Loading...
22 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 22
- The impact of student-curated exhibitions about socio-scientific issues on students’ perceptions regarding their competences and the science classesPublication . Reis, Pedro; Tinoca, Luís; Baptista, Mónica; Linhares, ElisabeteThe IRRESISTIBLE Project (FP7, Grant 612367) had the aim of involving teachers, students, and the public in the discussion on Responsible Research and Innovation (RRI), promoting both the construction of knowledge on cutting-edge (and controversial) research topics and the discussion about the criteria that these research/innovation processes should respect in order to be considered as responsible. These criteria also represent a strong contribution to a more sustainable future for all. This quantitative research evaluates the impact of IRRESISTIBLE’s student-curated exhibitions–about the RRI dimensions of cutting-edge research topics (socio-scientific issues)–on students’ perceptions regarding their scientific competences and the science classes. A pre- and post-test questionnaire was developed, validated, and applied to students from 10 countries. The overall results of the statistical analysis indicate that students improved their perceptions regarding their competences in developing exhibitions in science classes as a way of creating awareness on topics relating to science, technology, and society. This activity reinforced students’ perceptions that in science classes they: (a) discuss current issues and how they impact their lives; (b) develop socially relevant projects; and (c) learn how to influence other citizens’ decisions about social issues related to science, technology, and the environment with the aim of assuring a more sustainable future.
- Comunicação científica e formação de professores: o caso da Exposição Científica sobre Geoengenharia ClimáticaPublication . Linhares, Elisabete; Reis, PedroA Geoengenharia Climática é um tema científico de ponta que, pela sua natureza controversa, requer um envolvimento dos cidadãos em diálogos mais amplos, orientado por princípios de Investigação e Inovação Responsáveis. Conscientes dos desafios que se colocam pelos avanços da ciência e da tecnologia foi proposto a uma turma do 1.º ano da Licenciatura em Educação Básica, na unidade curricular de Ecologia, o planeamento, a conceção e dinamização de uma exposição interativa aberta à comunidade sobre este tema. A exposição pretendeu informar e alertar a comunidade para o tema investigado, propondo soluções para os problemas identificados e, simultaneamente, estimular uma tomada de consciência acerca da necessidade de cooperação entre investigação científica e sociedade. Esta iniciativa foi orientada pelo modelo de ensino dos 5E: Engage, Explore, Explain, Elaborate e Evaluate ao qual foram acrescentados dois E - Exchange e Empower, no âmbito do projeto europeu IRRESISTIBLE. Através desta abordagem, os alunos foram ativamente envolvidos no tema e estimulados a pesquisarem informação de forma autónoma. As duas etapas acrescentadas ao modelo dos 5E (Exchange e Empowerment) implicaram o desenvolvimento da exposição científica interativa objeto de análise neste póster, sendo assumida como uma estratégia de ativismo em contexto escolar. A turma responsável por planear e construir a exposição era constituída por 19 estudantes e foi organizada em grupos de trabalho constituídos entre 3 a 6 elementos. Cada grupo ficou responsável por uma “área” da exposição e pela conceção do seu objeto para a exposição, tendo como condição sine qua non estabelecer uma relação entre Geoengenharia Climática e as dimensões da Investigação e Inovação Responsáveis, bem como os objetos de cada grupo serem diferentes e serem capazes de envolver os visitantes, estimulando-os a interagir com os objetos construídos. Os objetos construídos foram decididos ao nível da turma e contaram com a realização de um vídeo, cartazes, jogos com Banda Desenhadas e com pistas, trabalhos experimentais/laboratoriais, debate, bem como questionário avaliação da exposição (escrito e online – Kahoot). A exposição final realizada pelos estudantes deu oportunidade, aos estudantes envolvidos na atividade, de desempenhar um papel ativo em Sociedade – uma cidadania ativa – compartilhando com outras pessoas (neste caso, essencialmente estudantes do ensino básico e secundário) o conhecimento que construíram.
- A construção de exposições sobre controvérsias sociocientíficas: potencialidades educativas identificadas por alunosPublication . Reis, Pedro; Tinoca, Luís; Baptista, Mónica; Linhares, ElisabeteO Projeto IRRESISTIBLE teve como objetivo envolver professores, alunos e membros da comunidade na discussão sobre Investigação e Inovação Responsáveis (IIR), promovendo a construção de conhecimento sobre tópicos de investigação de ponta (e controversos) (Controvérsias Sociocientíficas - CSC) e a discussão sobre os critérios que os processos de investigação/inovação devem respeitar para serem considerados responsáveis. Este artigo apresenta resultados sobre o potencial educacional das exposições IRRESISTIBLE construídas pelos alunos sobre CSC e as suas dimensões de IIR. As exposições foram construídas pelos alunos em diferentes contextos - escolas, universidades, museus e locais públicos - e foram assumidas como uma estratégia de ativismo através da qual os alunos informaram a comunidade sobre a CSC que haviam investigado e desencadearam discussão sobre as condições necessárias para garantir práticas de IIR nessas áreas. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas com alunos participantes de 10 países. Os resultados gerais indicam que os alunos melhoraram as suas perceções sobre as suas competências de desenvolvimento de exposições como forma de conscientizar sobre temas relacionados com ciência, tecnologia e sociedade. Esta atividade reforçou a perceção dos alunos de que nas aulas de ciências eles desenvolvem projetos socialmente relevantes e aprendem como influenciar as decisões de outros cidadãos sobre questões sociais relacionadas com ciência, tecnologia e ambiente, com o objetivo de garantir um futuro mais sustentável.
- Iniciativas de ativismo ambiental com futuros professores: potencialidades e limitaçõesPublication . Linhares, Elisabete; Reis, PedroA investigação-ação realizada com futuros professores numa escola superior de educação teve como objetivo capacitar estes participantes a desenvolver iniciativas de ativismo e avaliar o impacte deste processo. Os dados revelam algumas dificuldades e apontam para um contexto de formação favorável a uma ação informada e negociada perante problemas ambientais.
- Capacitação de futuros professores para a ação sociopolítica através de exposições interativasPublication . Linhares, Elisabete; Reis, PedroO sistema educativo confronta-se com o desafio de capacitar os cidadãos para a resolução dos problemas complexos e imprevisíveis da sociedade. Este estudo de caso procurou conhecer o impacto do desenvolvimento de uma exposição interativa na capacitação de futuras professoras para a ação sociopolítica. Os resultados obtidos apontam para a realização de aprendizagens – sobre temas científicos atuais e sobre os critérios que devem orientar a investigação e a inovação responsáveis – e a consciencialização das participantes para a relevância da ação sociopolítica na melhoria da sociedade.
- Potencialidades educativas do desenvolvimento pelos alunos de exposições interativas sobre controvérsias sociocientíficasPublication . Reis, Pedro; Mónica, Baptista; Tinoca, Luis; Linhares, ElisabeteEsta pesquisa quantitativa avalia o impacto das exposições desenvolvidas pelos alunos de ciências no âmbito do projeto IRRESISTIBLE –sobre as dimensões de Investigação e Inovação Responsáveis de controvérsias sociocientíficas –nas percepções dos alunos sobre as suas competências científicas e as aulas de ciências. Um questionário com prée pós-teste foi desenvolvido, validado e aplicado a alunos de10 países. A análise estatística indica que os alunos melhoraram as percepções sobre:1) as suas competências de desenvolvimento de exposições como forma de conscientizar sobre temas relacionados à ciência, tecnologia e sociedade; 2) a relevância social das aulas de ciências. Como conclusão, discutem-se as potencialidades educativas desta estratégia educativa no ensino da Química.
- Interactive exhibition on climate geoengeneering: empowering future teachers for sociopolitical actionPublication . Linhares, Elisabete; Reis, PedroThe present case study, involving 19 pre-service teachers, intends to identify the potentialities and the limitations associated with the development of interactive exhibitions on socio-scientific issues as a strategy to empower future teachers for sociopolitical action. An interactive scientific exhibition developed accordingly to the IRRESISTIBLE project module "Geoengineering: Climate Control?" sought to create opportunities for students to work collaboratively, to take responsibility and to participate in activism initiatives. The results suggest positive impacts on students’ scientific knowledge, exhibitions’ development skills and empowerment for action. The main difficulties are focused on group work and time management. This pedagogical initiative allowed the development of competences considered important for citizens’ scientific literacy and active involvement in sociopolitical action.
- Initiatives d’activisme en formation initiale de professeurs: préparer à l’action et à la transformation.Publication . Linhares, Elisabete; Reis, PedroL’action collective raisonnée, connue sous le nom d’activisme, orientée vers la résolution de problèmes de la société, offre des possibilités d'apprentissage tout au long de la vie et permet aux étudiants de développer des connaissances du domaine de la science et de la technologie. Dans une société où les découvertes scientifiques et les progrès technologiques sont constants, les potentialités de cette approche sont également reconnues dans la formation de citoyens responsables, capables d'agir et de résoudre des problèmes, tout en essayant d'influencer d'autres citoyens à prendre des décisions sur les problèmes complexes tels que ceux que présentent les questions socialement vives. Considérant que la formation de jeunes et d’adultes plus responsables et scientifiquement informés est fondamentale, cette recherche-action visait: a) à munir les futurs enseignants de compétences dans la conception, la mise en oeuvre et l'évaluation des activités orientées vers l'action sociopolitique sur les questions socialement vives; b) promouvoir chez les participants les valeurs de citoyenneté et de sensibilisation à l'environnement; c) identifier les difficultés et le potentiel de ces initiatives; d) comprendre l'impact de ce type d'expérience éducative chez les futurs enseignants. Les participants à l'étude étaient des étudiants préparant une licence en éducation élémentaire (futurs professeurs des écoles primaires et maternelles) dans le contexte de la discipline d’Éducation à l’Environnement. L'analyse des narratives produites par les futurs enseignants a permis de constater que tous avaient développé des compétences au niveau de la planification et de l'intervention dans la société, en recourant à différents types d'initiatives. Cette expérience de formation a ainsi permis, aux participants le développement de capacités à l'action et à la transformation sociale et environnementale. Il a également été possible de sensibiliser le public-cible des actions réalisées par les futurs enseignants à agir de façon plus responsable sur l'environnement.
- Os Blogues: uma ferramenta teccnológica para discutir questões sócio-científicas e sócio-ambientaisPublication . Linhares, Elisabete; Reis, PedroCativar o interesse dos alunos para as ciências requer, por parte dos professores, a adoção de novas ferramentas de ensino, assim como uma nova visão sobre o tipo de cultura de sala de aula que necessitam alimentar. Neste cenário, os blogues constituem uma ferramenta tecnológica que oferece boas oportunidades para se alcançar esta meta. No presente estudo, foram construídos e dinamizados diversos blogues com vista à discussão de questões sócio-científicas e sócio-ambientais atuais. Apesar das potencialidades atribuídas à sua utilização em contexto educativo, importa conhecer formas de potenciar as suas vantagens na formação de literacia científica dos alunos e superar as dificuldades ou obstáculos que se possam colocar para a sua plena exploração. O presente estudo, de natureza qualitativa, teve como principal objetivo identificar potencialidades e dificuldades que se colocam à implementação de atividades de discussão com recurso a blogues. Os participantes foram alunos do curso de Licenciatura em Educação Básica a frequentar uma Unidade Curricular de Ambiente. Os dados foram recolhidos através da aplicação de um questionário de avaliação da atividade de discussão realizada e recorreu-se, também, a entrevistas destinadas a alguns dos alunos participantes no estudo. Para além da atividade de discussão ter contribuído para contactar com diversas problemáticas ambientais, verificou-se um crescimento dos alunos relativamente à autonomia, à gestão dos prazos e à responsabilidade. Destaca-se ainda a aprendizagem realizada na construção e dinamização de blogues bem como o desenvolvimento de competências relacionadas com o trabalho online. As limitações identificadas poderão ser superadas com alguns ajustamentos na atividade de discussão, tais como, o professor disponibilizar algumas sessões presenciais para acompanhar presencialmente os grupos de trabalho e realizar a atividade logo no início do semestre. - In order to attract the students’ interest for the sciences, the teachers have to adopt new teaching tools, as well as a new insight about the type of culture of the classroom that they need to improve. In this scenario, blogs are a technological tool that offers good opportunities to achieve this goal. In the present study, many blogs were built and streamlined in order to discuss current socio-scientific and socio-environmental issues. Despite the potentiality attributed to their use in an educational context, it is important to know ways to leverage its advantages in the formation of scientific literacy of students and to overcome difficulties or obstacles that may appear, so that fully exploration can happen. This study, qualitative in its nature, aimed to identify strengths and difficulties that the implementation of discussion activities with the use of blogs, have to face. The participants were students of the degree in Elementary Education that attend the Curricular Unit of Environment. Data was collected through an evaluation questionnaire about the discussion activity that was done, as well as the use of interviews destined to some of the students that participated in the study. In addition to the discussion activity that contributed to contact with various environmental issues, there was a growth of students in relation to autonomy, time management and responsibility. Another highlight is the learning done in the construction and promotion of blogs and the development of skills related to the work online. The identified limitations can be overcome with some adjustments in the discussion activity, such as, the teacher can provide some attendance sessions in order to monitor in person the group tasks and do the activity right at the beginning of the semester.
- Concepções e experiências dos alunos de uma instituição de ensino superior sobre a discussão em contexto escolarPublication . Linhares, Elisabete; Reis, Pedro
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »