Browsing by Issue Date, starting with "2009-12"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Ciência e controvérsiaPublication . Reis, Pedro
- Concepções e experiências dos alunos de uma instituição de ensino superior sobre a discussão em contexto escolarPublication . Linhares, Elisabete; Reis, Pedro
- PROMOÇÃO DA SAÚDE EM ENFERMAGEM - UM ENSAIOPublication . Figueiredo, Maria do Carmo; Amendoeira, JoséA enfermagem enquanto disciplina e profissão mobiliza conhecimentos científicos da Promoção da Saúde na sua área de intervenção. Esta foi relevada na Carta de Ottawa na prática comunitária, participação da comunidade sobre as políticas sociais e de saúde. A evidência científica salienta a abordagem de mudança de comportamento pelos enfermeiros e não a abordagem salutogénica. Este artigo surge no seguimento da tese de doutoramento em enfermagem, na qual emergiu a proposta de utilização do modelo de sistemas, integrando o modelo salutogénico.Objetivo: Propor uma reflexão crítica em torno destes modelos com contributo para a abordagem da Promoção da Saúde em enfermagem. Metodologia:Ensaio com exposição teórica, reflexiva e argumentativa. Resultados: Com os contributos do modelo salutogénico para o modelo de sistemas, a enfermagem tem um suporte orientador para a formação e prática da Promoção da Saúde, acompanhando a pessoa, num paradigma de transformação.
- Potencialidades e limitações de sessões de discussão de controvérsias sociocientíficas como contributos para a literacia científicaPublication . Reis, Pedro; Hilário, TeresaA presente investigação pretendeu avaliar potencialidades de sessões de discussão em torno de controvérsias sociocientíficas na promoção da literacia científica dos alunos. Para tal, procedeu-se a uma investigação, de índole essencialmente qualitativa, numa turma de Biologia do décimo segundo ano, constituída por vinte e cinco alunos com 17-18 anos. Esta turma foi organizada em grupos, ficando cada um deles encarregue de conceber e dinamizar, sob a supervisão da professora, uma sessão de discussão em torno de conteúdos curriculares de natureza controversa, nomeadamente, manipulação da fertilidade humana, manipulação da informação genética humana e engenharia genética. Nessas sessões, que decorreram posteriormente à abordagem dos temas em aula, participaram os alunos envolvidos no estudo e outra turma convidada, do décimo primeiro ano, proveniente de uma área diferente da área científico tecnológica. As sessões foram alvo de observação por parte da professora, simultaneamente investigadora, e sempre que possível por um segundo observador. Após concluídas as várias sessões, que decorreram ao longo do ano lectivo, procurou-se aceder às concepções dos alunos acerca das potencialidades e limitações da discussão, através da redacção de narrativas individuais e da realização de entrevistas semi-estruturadas a um conjunto de oito alunos seleccionados aleatoriamente. Os resultados evidenciaram uma variação da qualidade das sessões de discussão de acordo com vários factores, nomeadamente: o tema em discussão, as características do grupo dinamizador, as características do grupo participante, a estrutura da sessão de discussão e o facto de ter ou não existido uma apresentação prévia dos conceitos científicos pelos organizadores da discussão. Os resultados apontam para a contribuição das sessões de discussão para uma melhor apropriação do conhecimento científico inerente, para o desenvolvimento de capacidades de comunicação, argumentação e reflexão e, ainda, para o confronto dos alunos com uma concepção de ciência como empreendimento dinâmico, dependente de valores, condicionado e condicionante da sociedade. Não se detectaram diferenças no envolvimento e na participação entre a turma de Biologia e a turma convidada, mas a qualidade da intervenção de cada turma foi diferente: ambos os grupos justificaram as suas posições com recurso a aspectos sociais e morais mas os alunos da turma de Biologia recorreram também a aspectos de natureza científica para fundamentar os seus pontos de vista. Apesar de algumas limitações, como o tempo exigido para a realização da actividade e o facto de alguns alunos demonstrarem alguma dificuldade na exposição oral das suas perspectivas, os resultados da discussão parecem reforçar a concepção que o recurso sistemático a sessões de discussão em torno de assuntos científicos de natureza controversa contribui para alicerçar a literacia científica dos mesmos, pelo que se recomenda a sua introdução nas aulas de Biologia.
- Analysis of kinematics of the lower limb during step exercisePublication . Santos-Rocha, RA; Veloso, António; Valamatos, M João; Machado, M Lourdes; André, Helô IsaThe motion of lower extremity joints is one of the mechanisms by which mechanical load is attenuated. The main purposes of this study were to characterize the motion of the right lower limb in a group of 18 women experienced in step exercise, when performing selected step patterns, and to investigate the differences that exist between four stepping rate conditions (125, 130, 135, and 140 beats per minute) and between four step patterns (basic step, knee lift, run step, and knee hop). The parameters explored were the range-of-movement and angular velocity of hip, knee, and ankle joints at initial contact and peak values. The four movement patterns analyzed presented different kinematical profiles, but no profiles were influenced by stepping rate. Stepping rate and step pattern had more effect on range of motion of ankle and knee joints, and on the angular velocity of knee and hip joints. To prevent injury, proper instruction should be provided in relation to foot placement on the step bench and on the ground.