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Resolução de problemas matemáticos em contexto colaborativo na infância: experiência(s) de regulação partilhada e autorregulação da aprendizagem na formação inicial

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Neste artigo apresenta-se uma linha de investigação em que se procura analisar, no âmbito de uma experiência de formação, a forma como futuros educadores de infância e professores do 1.º ciclo do ensino básico (CEB) percecionam a regulação partilhada e a autorregulação da aprendizagem (ARA) e como, a partir dessa experiência, promovem essas competências nas crianças, nomeadamente, na resolução de problemas matemáticos. Debruçar-nos-emos sobre a primeira fase da regulação partilhada a “antevisão do processo formativo”. Participaram no estudo cinco estudantes que frequentam o mestrado de educação pré-escolar e ensino do 1.º CEB e os respetivos grupos de crianças com que trabalharam nos contextos de estágio. Atendendo à natureza qualitativa deste estudo exploratório, que envolveu diferentes métodos e técnicas - grupo focal e narrativas de formação -, a análise dos dados assume-se como descritiva e interpretativa. Os resultados apontam que as estudantes identificam aspetos facilitadores na regulação partilhada das tarefas, tendo o suporte do grupo um papel relevante. Consideram que o educador de infância ou o professor do 1.º CEB poderá intervir, tendo um papel ativo na promoção destas competências, na medida em que pode criar condições para que as crianças aprendam em conjunto a resolver problemas, nomeadamente, matemáticos.
This article presents a line of investigation that seeks to analyze how future kinder-garten and 1st cycle of basic education (CEB) teachers perceive shared regulation and how, based on this experience, they promote these skills in children, namely, when solving mathematical problems. We will focus on the first phase of shared regulation the “preview of the formative process”. Five students who attend the master's degree in preschool education and teaching at the 1st CEB, and the respec-tive groups of children with whom they worked in the internship contexts partici-pated in the study. Given the qualitative nature of this exploratory study, which in-volved different methods and techniques -focus groups and training narratives -, data analysis is descriptive and interpretive. The results indicate that students iden-tify facilitating aspects in the shared regulation of tasks, with group support playing a relevant role. They also consider that the kindergarten or the primary teacher can intervene, having an active role in the promotion of these competencies, insofar as they can create conditions for children to learn to solve mathematical problems to-gethe

Description

Keywords

regulação partilhada autorregulação da aprendizagem narrativas de formação resolução de problemas matemático formação inicial de Educadores de Infância e Professores do 1.º CEB shared regulation self-regulated learning training narratives solving mathema-tical problems initial Training of Kindergarten and PrimaryTeachers

Citation

Piscalho, I., & Colaço, S. (2023). Resolução de problemas matemáticos em contexto colaborativo na infância: experiência(s) de regulação partilhada e autorregulação da aprendizagem na formação inicial. Medi@ções, 11(1), 107–123. https://doi.org/10.60546/mo.v11i1.385

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Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal

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