Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

CreativeLab_Sci&Math | Um estudo na formação inicial de professores sobre estatísticas do tempo de reação à queda de um objeto

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

A atividade “CreativeLab_Sci&Math: Estatísticas do tempo de reação à queda de um objeto” consiste numa investigação estatística sobre a reação do corpo humano à queda de uma régua, através da avaliação do tempo de reação, tendo em conta diferentes variáveis. A reação consistiu em segurar a régua com dois dedos, após a queda. Os participantes foram 48 estudantes em formação inicial de professores, organizados em 11 grupos de trabalho. Tiveram de criar uma questão de investigação, identificar variáveis que pudessem interferir no tempo de reação, introduzir dados no software CODAP® e analisá-los de modo a dar resposta à questão de investigação. Realizaram tarefas que implicaram o trabalho colaborativo, a pares e em grupos de 3 a 5 elementos, assim como o envolvimento de toda a turma. Os resultados mostram que alguns grupos realizaram adequadamente todo o processo de investigação estatística, mas outros tiveram dificuldade em identificar as variáveis mobilizadas no procedimento ou as suas relações estatísticas. Desta implementação surgem diferentes aspetos a serem enfatizados na formação inicial de professores, assim como alterações a realizar numa futura implementação da atividade-
The activity “CreativeLab_Sci&Math: Statistics on reaction time to a falling object” consists in a statistical investigation on the human body's reaction to the fall of a ruler, through the evaluation of the reaction time, considering different variables. The reaction consisted of holding the ruler with two fingers after it fell. Participants were 48 students from a teacher education program, organized into 11 groups. They had to create a research question, identify variables that could interfere on the reaction time, enter data into the CODAP® software and analyze it to answer the question. They carried out tasks that implied collaborative work, in pairs and in groups of 3 to 5 elements, as well as the whole class. The results show that some groups adequately performed the entire statistical investigation process, but also suggest that some students had difficulty identifying the variables mobilized during the procedure or their statistical relation. From this implementation arise different aspects to be emphasized in the teacher education program, as well as changes to be made in a future implementation of the activity
La actividad “CreativeLab_Sci&Math: Estadísticas sobre el tiempo de reacción ante la caída de un objeto” contempla una investigación estadística sobre la reacción del cuerpo humano ante la caída de una regla, a través de la evaluación del tiempo de reacción, teniendo en cuenta diferentes variables. La reacción consistió en sujetar la regla con dos dedos después de que cayera. Los participantes fueron 48 estudiantes en formación inicial de profesores, organizados en 11 grupos de trabajo. Tuvieron que crear una pregunta de investigación, identificar variables que podrían interferir con el tiempo de reacción, ingresar datos al software CODAP® y analizarlos para dar respuesta a la pregunta de investigación. Realizaron tareas que implicaron trabajo colaborativo, en parejas y en grupos de 3 a 5 elementos, así como la implicación de toda la clase. Los resultados muestran que algunos grupos realizaron adecuadamente todo el proceso de investigación estadística, pero también sugieren que algunos grupos tienen dificultad para identificar las variables movilizadas en el procedimiento o las relaciones estadísticas entre ellas. De esta implementación surgen diferentes aspectos a enfatizar en la formación inicial de profesores, así como cambios a realizar en una futura implementación de la actividad.

Description

Keywords

ato voluntário biologia humana estatística formação inicial de professores interdisciplinaridade sistema nervoso human biology initial teacher education interdisciplinary nervous system statistics voluntary act biología humana estadística formación inicial de profesores interdisciplinariedad

Citation

Cavadas, B., & Santos, R. (2023). CreativeLab_Sci&Math | Um estudo na formação inicial de professores sobre estatísticas do tempo de reação à queda de um objeto. APEduC, 4(2), 163-180.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Altmetrics