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Livros editados pelo Instituto Politécnico de Santarém

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  • Metodologia do ensino da matemática: guia de formação continua
    Publication . Afonso, Amândio; Nascimento, Madalena; Vaz, Eugénio; Monte, Isidoro Rosa; Branco, Neusa Cristina Vicente; Colaço, Susana
    A formação dos professores das 1.ª à 6.ª classes em Matemática deve contemplar o desenvolvimento do seu conhecimento matemático para ensinar e o conhecimento do ensino da Matemática. Assim, neste documento são discutidos alguns aspetos centrais do ensino da Matemática e aprofundados conceitos matemáticos essenciais para o desenvolvimento desse ensino, focando o contexto curricular em que se desenvolve. Este documento é a base para um curso de formação de professores cuja organização e cujos elementos de avaliação se encontram no Anexo 1. Nos programas da área da Matemática destas classes é destacada a importância da apropriação do conhecimento matemático por todas as crianças e jovens. Deste modo, os professores devem desenvolver o seu conhecimento para promover a aprendizagem dos seus alunos nos vários conteúdos integrados em cada domínio: números e operações, geometria, grandezas e medida, estatística e proporcionalidade.
  • Necessidades Educativas especiais: Guia de formação continua
    Publication . Cruz, Ana Maria Vera; Neves, Luís Filipe; Cruz, Selnaine Vera; Barbosa, Lídia
    Este documento pretende ser um apoio à atividade dos responsáveis pela supervisão de professores em contexto de formação contínua, na área das necessidades educativas especiais (NEE). O caminho da exclusão à inclusão das crianças e dos jovens com necessidades educativas especiais (NEE) está relacionado com as características económicas, sociais e culturais de cada época, as quais são determinantes para o modo como se perspetiva a diferença. Exclusão, segregação, integração e, nos tempos atuais, inclusão marcam um percurso, ao qual estão subjacentes conceções e práticas, relativamente às quais, no caso da inclusão, entendida como educação inclusiva, a formação de professores é um dos fatores fundamentais de implementação. Apesar de o presente manual de apoio à formação contínua ter uma base teórica ao nível dos conteúdos, sugere-se assim um aprofundamento teórico, mas sobretudo, que as sessões promovam a reflexão sobre as práticas de ensino do professor em formação. O contexto educacional inclusivo desafia o profissional da educação a refletir criticamente acerca da sua prática e do seu contínuo processo de formação. Esse movimento parte principalmente da auto-percepção, que instiga à busca de meios para se construir como autor dos processos de mudança no exercício do ser docente. Esse movimento gera indagações sobre as suas experiências significativas e a formação contínua que lhe possibilita uma percepção reflexiva, a qual o estimulará a buscar novas competências, para qualificar o seu desempenho como mediador da construção do conhecimento, de modo especial a formação do professor prático reflexivo, e os seus desdobramentos no quotidiano docente junto dos alunos com NEE.
  • Metodologia do ensino da expressões: guia de formação continua
    Publication . da Costa, Adinex; Barbosa, Lídia; da Costa, Maria Georgina; Reis, Maria Tomé; Rodrigues, Ricardina; Vicente, Lázaro; Lopes, Herculano; da Mota, Atanásio; Cotrim, Nilza; Rodrigues, Maria de Lurdes
    O presente documento destinado à formação contínua no domínio das Expressões parte do pressuposto de que existem pontos de convergência entre o desenvolvimento motor, plástico, dramático e musical, mas reconhece, igualmente, a especificidade de cada um destes domínios. A lógica da organização da formação contínua em Expressões decorre deste pressuposto, o que justifica a estrutura do presente documento, apresentando um primeiro capítulo destinado aos aspetos comuns entre as várias expressões, a que se seguem partes destinadas ao aprofundamento das propostas de formação contínua em cada domínio, que obedecem, contudo, à definição de um perfil de professor comum, que representa a meta para a qual todos os processos de formação se devem dirigir.
  • Guião de formação para directores e directoras de escolas
    Publication . Conde, Abel; Pedro das Neves, Maria; Silva, Gustavo; Salvaterra, Jerónimo
    Este documento foi construído incluindo componentes teóricas e práticas para apoiar o trabalho realizado pelos diretores e diretoras das escolas do ensino básico. Nesse sentido optou-se por uma metodologia de ação-formação para garantir que as diferentes situações abordadas deem resposta às dificuldades sentidas pelos diretores e diretoras nas suas escolas. A sua construção e organização resulta de pesquisas teóricas e da recolha de testemunhos junto de familiares, docentes, diretores e diretoras de escolas que apresentaram as suas dúvidas, dificuldades, problemas e sugestões.
  • Metodologia do ensino das ciências naturais e sociais: guia de formação continua
    Publication . Cunha, Armanda; Bandeira, Helena Maguenda; Narciso, Isabel; Sacramento, Filipa; Silva, Gustava; Silva, Uroginita
    Este documento foi construído tendo por base as mais recentes orientações internacionais sobre o ensino e a aprendizagem das Ciências Naturais e Sociais e visando proporcionar aos formandos diversas atividades que promovam a compreensão desse processo. Tem como objetivo apoiar o trabalho dos formadores na sua atividade de formação contínua de professores da 1.ª à 6.ª classes, tomando como base as orientações programáticas para o ensino das Ciências Naturais e Sociais em São Tomé e Príncipe. Pretende, também, levar os formadores e os formandos a refletir sobre outros tópicos que se relacionam com o ensino dessas ciências imprescindíveis para a compreensão global do mundo atual e que a investigação e a experiência de formação reconhecem, hoje em dia, como importantes para o sucesso do trabalho de professores e alunos neste domínio.
  • Organização e supervisão da prática pedagógica: guia de formação inicial
    Publication . Cunha, Armanda; Branco, Ana Maria; Sousa, Maria Inácia; Neto, Adriana; Quintas, Anastácio; Santos, Álvaro; Costa, Bleizy; Monte, Isidoro Rosa
    Este documento pretende ser um apoio à atividade dos responsáveis pela supervisão de professores em contexto de formação inicial. Construído numa lógica formativa, nele são fornecidas bases teóricas para a compreensão da atividade supervisiva nas suas várias dimensões e implicações, para depois se propor exercícios diversificados de caracterização e análise da realidade santomense, tanto a um nível macro, nomeadamente institucional e organizacional, como a um nível micro, de acompanhamento interpares, bem como exercícios de aplicação de diferentes técnicas e instrumentos de supervisão. Para melhor promover uma reflexão adequada ao contexto de São Tomé e Príncipe, recorre-se, em diversos momentos, ao conteúdo de entrevistas grupais que foram realizadas a professores santomenses em diferentes contextos de formação (inicial, em exercício e de profissionalização em serviço).
  • Metodologia do ensino da língua portuguesa: Guia de formação inicial
    Publication . Fernandes, Esmael; Sousa, Inácia; Silva, Antónia Luisa; da Mata, Leonilda; Campos, Nelson; Vasconcelos, Alberto; Rosa, Adelina
    O documento que agora se apresenta pretende servir de suporte para a atividade dos formadores responsáveis pela formação de professores no âmbito do ensino da Língua Portuguesa da 1.ª à 6.ª classes, em São Tomé e Príncipe. É um documento que procura responder às necessidades reais e contextualizadas de formação neste domínio. Trata-se, por isso, de um documento que, tomando como base as orientações programáticas para o ensino da Língua Portuguesa em São Tomé e Príncipe, as quais determinaram a organização dos capítulos da Parte III, procura também alargar o conhecimento dos professores e levá-los a refletir sobre outros tópicos que se relacionam com o ensino do português como língua de escolarização e que a investigação e a experiência de formação reconhecem, hoje em dia, como importantes para o sucesso do trabalho de professores e alunos neste domínio. Assim, na Parte I do documento, abordam-se aspetos gerais da gestão curricular da disciplina de Língua Portuguesa, com particular destaque para a temática da planificação da ação docente.
  • Metodologia do ensino da matemática: guia de formação inicial
    Publication . Afonso, Amândio; Nascimento, Madalena; Vaz, Eugénio; Rosa Nonte, Isidoro; Teixeira, Hermâni; Vilhete, Anatália; Rosa, Adelina
    A formação dos professores das 1.ª à 6.ª classes em Matemática deve contemplar o desenvolvimento do seu conhecimento matemático para ensinar e o conhecimento do ensino da Matemática. Assim, nestes documentos são discutidos alguns aspetos centrais do ensino da Matemática e aprofundados conceitos matemáticos essenciais para o desenvolvimento desse ensino, focando o contexto curricular em que se desenvolve. Este documento é a base para um curso de formação de professores cuja organização e cujos elementos de avaliação se encontram no Anexo 1. Nos programas da área da Matemática destas classes é destacada a importância da apropriação do conhecimento matemático por todas as crianças e jovens. Deste modo, os futuros professores devem desenvolver o seu conhecimento para promover a aprendizagem dos seus alunos nos vários conteúdos integrados em cada domínio: números e operações, geometria, grandezas e medida, estatística e proporcionalidade.
  • Metodologia do ensino das ciências naturais e sociais: guia de formação inicial
    Publication . Cunha, Arminda; Maguengo Bandeira, Helena; Narciso, Isabel; Sacramento, Filipa; Silva, Gustava; Silva, Uroginita
    Este documento foi construído tendo por base as mais recentes orientações internacionais sobre o ensino e a aprendizagem das Ciências Naturais e Sociais e visa envolver os formandos em diversas atividades que promovem a compreensão desse processo. Tem como objetivo apoiar o trabalho dos formadores na sua atividade de formação inicial de professores da 1.ª à 6.ª classes e foi elaborado de forma a responder às necessidades reais e contextualizadas de formação neste domínio. Ao mobilizar o conhecimento científico dos (futuros) professores adquiridos durante a sua formação inicial, este documento procura também alargar o seu conhecimento e levá-los a refletir sobre outros tópicos que se relacionam com o ensino dessas ciências, imprescindíveis para a compreensão global do mundo atual e que a investigação e a experiência de formação reconhecem, hoje em dia, como importantes para o sucesso do trabalho de professores e alunos neste domínio.
  • Metodologia do ensino das expressões: Guia de formação inicial
    Publication . Rodrigues, Maria de Lourdes; da Costa, Adinex; Barbosa, Lídia; da Costa, Maria Georgina; Reis, Maria Tomé; Rodrigues, Ricardina; Vicente, Lázaro; Lopes, Herculano; da Mota, Atanásio; Cotrim, Nilza
    O presente documento destinado à formação inicial no domínio das Expressões parte do pressuposto que existem pontos de convergência entre desenvolvimentos motor, plástico, dramático e musical, mas reconhece, igualmente, a especificidade de cada um destes domínios. A lógica da organização da formação inicial em Expressões decorre deste pressuposto, o que justifica a estrutura do presente documento, apresentando um primeiro capítulo destinado aos aspetos comuns entre as várias expressões, a que se seguem partes destinadas ao aprofundamento das propostas de formação inicial em cada domínio, que obedecem, contudo, à definição de um perfil de professor comum, que representa a meta para a qual todos os processos de formação se devem dirigir.