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Advisor(s)
Abstract(s)
Este documento pretende ser um apoio à atividade dos responsáveis pela supervisão de professores em contexto de formação inicial.
Construído numa lógica formativa, nele são fornecidas bases teóricas para a compreensão da atividade supervisiva nas suas várias dimensões e implicações, para depois se propor exercícios diversificados de caracterização e análise da realidade santomense, tanto a um nível macro, nomeadamente institucional e organizacional, como a um nível micro, de acompanhamento interpares, bem como exercícios de aplicação de diferentes técnicas e instrumentos de supervisão.
Para melhor promover uma reflexão adequada ao contexto de São Tomé e Príncipe, recorre-se, em diversos momentos, ao conteúdo de entrevistas grupais que foram realizadas a professores santomenses em diferentes contextos de formação (inicial, em exercício e de profissionalização em serviço).
Description
Keywords
republica democrática de são tomé e príncipe guião organização e supervisão prática pedagógica escola superior de educação
Citation
Cunha A., Branco A.M., Sousa M.I., Neto A., Quintas A., Santos A., Costa B. & Monte I. R. (2016)Organização e supervisão da prática pedagógica: guia de formação inicial. Escola Superior de Educação.
Publisher
Ministério da educação, cultura e ciência- Instituto Superior de Educação e Comunicação/ Instituto Politécnico de educação- ESE