Livros editados pelo Instituto Politécnico de Santarém
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- Cuidadores Informais em Portugal: Formação ao longo da vidaPublication . Reis, Alcinda Maria Sarmento do Sacramento Costa; Afonso, Catarina; Viana, Susana; Nogueira, Helena; Godinho, Celeste; Oliveira, Rafael; Marta, Rosa; Melo, Sónia; Olas, Anabela; Moutinho, Victor; carvalho, Carla; Marques, Rosa; Carvalho, Telma; Pereira, Inês; Matias, SilviaA obra que se apresenta, surgiu após desenvolvimento de dois cursos de formação conducentes a microcredenciali, no âmbito da capacitação de equipas de profissionais de referência que trabalham quotidianamente com cuidadores informais e também da capacitação destes mesmos cuidadores. O desenvolvimento destes cursos decorreu após identificação de necessidades de formação especificas, pela Escola Superior de Saúde (ESSS) do Politécnico de Santarém em estreita articulação com entidades parceiras do IPSantarém e da comunidade em geral, visando respostas e estratégias de operacionalização do Decreto-Lei nº. 1/2022, de 10 de janeiro, referente à implementação do Estatuto do Cuidador Informal em Portugal. Por outro lado a ESSS assume-se como responsável direta pelo desenvolvimento da atividade académica de ensino, investigação e formação na área da saúde, ao serviço da sociedade, empenhada na qualificação de alto nível dos cidadãos; visa a produção e difusão do conhecimento, criação, transmissão e difusão do saber de natureza profissional, da cultura, da ciência, da tecnologia, da investigação orientada e do desenvolvimento experimental, centralizada nos estudantes/formandos e na comunidade envolvente, num quadro de referência internacional. Um diagnóstico das necessidades de oferta formativa desenvolvido recentemente na ESSS com diferentes stakeholders (Reis et al., 2021)ii, identificou a necessidade de preparação da comunidade para os cuidados aos mais velhos, considerando que a realidade do apoio à pessoa idosa, denota preocupação na oferta de cuidados especializados no âmbito da saúde e do social. A preocupação manifestada assenta na realidade loco-regional e nacional quando se analisam nos últimos anos essencialmente os elevados índices nacionais de envelhecimento, de dependência total e de dependência dos idosos. Foi neste alinhamento que foram planeados de entre outros, os processos formativos dos cursos conducentes a microcredenciais a serem desenvolvidos por docentes do Politécnico de Santarém e por técnicas superiores do Instituto da Segurança Social que gentilmente acederam a uma colaboração que resultou perfeita. Visou-se promover o desenvolvimento de competências para o acompanhamento de cuidadores informais, valorizando-se as especificidades da trajetória do cuidar de cada cuidador informal. Pretendeu-se assim a capacitação dos profissionais de referência, para o acompanhamento de cuidadores informais. Entenderam-se aqui estes profissionais, como aqueles que são referenciados pelos serviços competentes de saúde e da segurança social da área de residência da pessoa cuidada, competindo-lhes o acompanhamento de proximidade e a mobilização dos recursos disponíveis para assegurarem, de forma adaptada e organizada, os apoios e serviços, por forma a responderem às necessidades ao nível dos cuidados de saúde e de apoio social. Nesta obra, são mobilizados os diferentes constructos onde se alicerça o processo de atribuição/aquisição do Estatuto de Cuidador Informal, através da partilha de projetos piloto, pretendendo-se fornecer ao leitor, contributos para a sensibilização individual e experiencial na avaliação do processo de acompanhamento dos cuidadores informais, através da reflexão critico-reflexiva como ferramenta de desenvolvimento de competências dos profissionais das equipas de referência mas também dos que são efetivamente cuidadores informais, numa perspetiva sinergética de trabalho em equipa.
- Da autonomia da escola ao sucesso educativo, obstáculos e soluçõesPublication . Formosinho Sanches Simões, João Manuel; Machado, Joaquim; Simões, Graça; Ferreira, Henrique; Pinhal, João; Dias, Paulo Coelho; Bento, António V.; Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Sousa, Jesus Maria; Seabra, Teresa; Marques, Ramiro; Cardona, Maria JoãoEsta nova publicação que a ESE tem vindo a realizar em parceria com Editora Cosmos pretende refletir questões sobre as implicações da autonomia da escola nos resultados dos seus alunos e alunas, quais os obstáculos e aspectos positivos que se refletem no sucesso educativo. Resumindo um conjuntos de textos, na sua maioria organizados na sequência de seminários que integraram a primeira edição de Mestrado de Administração Educacional da ESE, este livro tem o privilégio de juntar uma diversidade de autores e pontos de vistas.
- Educação Sexual: Promover a Saúde Europeia. Guia formativoPublication . Guerra, Açucena; Santiago, Conceição; Dias, Hélia; Palma, Sara; Carreira, Teresa; Yáñez Araque, Benito; Perez Perez, Jorge; Soto Fernández, Irene; Torres Alaminos, Maria Angustias; Moncunill Martínez, Maria Eva; Bocos Reglero, María Jesús; Frias, Ana; Frade, Fátima; Bia, Florbela; Barros, Maria da Luz; Volta, Barbara; Mecugni, Daniela; Castagnaro, Elena; Aaberg, VickyTrabalhar a educação sexual é uma das questões mais prementes, mas também das mais difíceis com que se confrontam os sistemas educativos da atualidade. Refletir estes desafios num projeto internacional, é uma excelente oportunidade para encontrar novas reflexões e abordagens. A partir de uma perspetiva holística, devidamente contextualizada, o projeto EdSeX, vem apresentar sugestões de trabalho bem fundamentadas que nos fazem pensar no que se espera da educação sexual, desde a infância, até ao ensino superior, refletindo a formação de profissionais que trabalham na área da saúde e da educação. São muitas as questões associadas à sexualidade que nos continuam a preocupar e que carecem de ser trabalhadas desde a infância. A identidade sexual começa a definir-se precocemente, e é também precocemente que se começam a construir ideias estereotipadas. Depois de muitos anos em que predominou um determinismo biológico que considerava que a natureza dos homens é diferente da natureza das mulheres, o conceito de género considera que as questões culturais associadas à identidade sexual são um constructo social. Concebendo a definição de género, num sentido amplo, multidimensional, tendo em conta a identidade, orientação sexual, as competências pessoais e interesses, a desconstrução de ideias estereotipadas é a base para a construção de uma maior equidade entre todos e todas desde a infância. Este processo implica que a educação sexual comece pela construção de um conhecimento critico de si próprio e dos/as outros/as, no reconhecimento da diversidade, numa perspetiva de cidadania. O conhecimento de si e do outro, é também a base para o conhecimento do contexto social e das variáveis que o caracterizam, nomeadamente os riscos que uma sexualidade pouco informada pode implicar. A prevenção da violência a nível sexual e afetivo começa precocemente e tem que ser trabalhada de forma construtiva nos vários níveis de ensino, sem esquecer o ensino superior e a formação dos futuros/ as profissionais de saúde e de educação que vão ter que fazer este trabalho com públicos cada vez mais diversificados. Neste contexto complexo, ter um Guião de apoio baseado em experiências diversificadas é uma excelente orientação que o projeto EdSeX nos proporciona. Este Guião promove a educação sexual como um processo de aprendizagem dinâmico, numa perspetiva dialógica, dando visibilidade à diversidade sexual, linguística e cultural, recorrendo aos meios digitais de forma construtiva e critica. A par dos recursos de trabalho fornecidos, o projeto tem a mais-valia da parte metodológica construída que deixa o caminho aberto para o desenvolvimento do trabalho já iniciado nos diferentes países envolvidos, a nível da formação e investigação. Que o projeto EdSeX seja a base para a construção de muitos mais projetos!
- Educación sexual: promoción de la salud europea. Guía formativaPublication . Guerra, Açucena; Santiago, Conceição; Dias, Hélia; Palma, Sara; Carreira, Teresa; Martin Forero, Alba; Perez Perez, Jorge; Yáñez Araque, Benito; Soto Fernandez, Irene; Torres Alaminos, Maria Angustias; Moncunill Martínez, María Eva; Bocos Reglero, María Jesús; Frias, Ana; Frade, Fátima; Bia, Florbela; Barros, Maria da Luz; Volta, Barbara; Mecugni, Daniela; Castagnaro, Elena; Aaberg, VickyTrabajar en educación sexual es una de las cuestiones más apremiantes, pero también una de las más difíciles, a las que se enfrentan los sistemas educativos en la actualidad. Reflejar estos desafíos en un proyecto internacional es una excelente oportunidad para encontrar nuevas reflexiones y enfoques. Desde una perspectiva holística y adecuadamente contextualizada, el proyecto EdSeX presenta fundamentadas sugerencias de trabajo que nos hacen pensar en lo que se espera de la educación sexual, desde la infancia hasta la educación superior, reflejando la formación de los profesionales que actúan en el área de la salud y educación. Hay muchas cuestiones asociadas a la sexualidad que nos siguen preocupando y necesitan ser abordadas desde la infancia. La identidad sexual comienza a definirse tempranamente, y también es temprano cuando se comienzan a construir ideas estereotipadas. Luego de muchos años en los que prevaleció el determinismo biológico, considerando la naturaleza de los hombres como diferente a la de las mujeres, el concepto de género considera que las cuestiones culturales asociadas a la identidad sexual son una construcción social. Concebiendo la definición de género, en un sentido amplio y multidimensional, teniendo en cuenta la identidad, la orientación sexual, las capacidades y los intereses personales, la deconstrucción de ideas estereotipadas es la base para construir una mayor equidad entre todos desde la niñez. Este proceso implica que la educación sexual comienza con la construcción del conocimiento crítico de uno mismo y de los demás, en el reconocimiento de la diversidad, desde una perspectiva de ciudadanía. El conocimiento de uno mismo y de los demás es también la base para comprender el contexto social y las variables que lo caracterizan, es decir, los riesgos que puede conllevar una sexualidad desinformada. La prevención de la violencia sexual y emocional comienza temprano y debe trabajarse de manera constructiva en los diferentes niveles educativos, sin olvidar la educación superior y la formación de los futuros profesionales de la salud y la educación que tendrán que hacer esta labor con públicos cada vez más diversos. En este contexto complejo, contar con una hoja de ruta de apoyo basada en diversas experiencias es una excelente guía que nos brinda el proyecto EdSeX. Esta Guía promueve la educación sexual como un proceso de aprendizaje dinámico, desde una perspectiva dialógica, dando visibilidad a la diversidad sexual, lingüística y cultural, utilizando los medios digitales de manera constructiva y crítica. Además de los recursos de trabajo aportados, el proyecto tiene el valor añadido de la parte metodológica construida que deja abierto el camino al desarrollo de los trabajos ya iniciados en los diferentes países implicados, en materia de formación e investigación. ¡Que el proyecto EdSeX sea la base para la construcción de muchos más proyectos!
- Educazione sessuale: promuovere la salute europea. Guida alla formazionePublication . Guerra, Açucena; Santiago, Conceição; Dias, Hélia; Palma, Sara; Carreira, Teresa; Martin Forero, Alba; Perez Perez, Jorge; Yáñez Araque, Benito; Soto Fernandez, Irene; Torres Alaminos, Maria Angustias; Moncunill Martínez, María Eva; Bocos Reglero, María Jesús; Frias, Ana; Frade, Fátima; Bia, Florbela; Barros, Maria da Luz; Volta, Barbara; Mecugni, Daniela; Castagnaro, Elena; Aaberg, VickyLavorare sull’educazione sessuale è uno dei temi più urgenti, ma anche uno dei più difficili da affrontare i sistemi educativi di oggi si trovano a confrontarsi. Riflettere queste sfide in un progetto internazionale è a ottima occasione per trovare nuove riflessioni e approcci. Da una prospettiva olistica, opportunamente contestualizzata, il progetto EdSeX presenta suggerimenti piani di lavoro ben fondati che ci fanno riflettere su cosa ci si aspetta dall’educazione sessuale, da infanzia, fino all’istruzione superiore, riflettendo la formazione dei professionisti che operano nel settore sanitario e formazione scolastica. Ci sono molte questioni legate alla sessualità che continuano a preoccuparci e che ne hanno bisogno su cui lavorare fin dall’infanzia. L’identità sessuale comincia a definirsi presto, ed è presto anche quello costruire idee stereotipate. Dopo molti anni in cui prevaleva il determinismo biologico chi riteneva che la natura degli uomini fosse diversa dalla natura delle donne, il concetto di genere ritiene che le questioni culturali legate all’identità sessuale siano un costrutto sociale. Concepire il definizione di genere, in senso ampio e multidimensionale, tenendo conto dell’identità, dell’orientamento sessuale, competenze e interessi personali, la decostruzione delle idee stereotipate è la base per costruire di maggiore uguaglianza tra tutti fin dall’infanzia. Questo processo implica che l’educazione sessuale inizi con la costruzione di una conoscenza critica di sé e degli altri, nel riconoscimento della diversità, in una prospettiva di cittadinanza. La conoscenza di sé e gli altri, costituisce anche la base per la conoscenza del contesto sociale e delle variabili che lo caratterizzano, vale a dire i rischi che la sessualità non informata può comportare. La prevenzione della violenza sessuale ed emotiva inizia presto e occorre lavorarci sopra modo costruttivo ai diversi livelli di istruzione, senza dimenticare l’istruzione superiore e la formazione dei futuri/ professionisti della sanità e dell’istruzione che dovranno svolgere questo lavoro con sempre maggiore frequenza diversificato. In questo contesto complesso, avere una Guida di supporto basata su esperienze diverse è importante eccellente guida che il progetto EdSeX ci fornisce. Questa Guida promuove l’educazione sessuale come processo di apprendimento dinamico, da una prospettiva prospettiva dialogico, dando visibilità alla diversità sessuale, linguistica e culturale, utilizzando i mezzi digitali modo costruttivo e critico. Oltre alle risorse lavorative previste, il progetto ha il valore aggiunto della parte metodologica costruita che lascia la strada aperta allo sviluppo del lavoro già avviato nei diversi paesi coinvolti, il livello di formazione e ricerca. Possa il progetto EdSeX essere la base per la costruzione di tanti altri progetti!
- Guião de Atividades para o 1.º CEB — PROJETO DA CULTURA AVIEIRAPublication . Linhares, Elisabete; Rodrigues, Patricia; Santos, RaquelEnquadradapeloPlanodeSalvaguardadaCulturaAvieiraepeloProjetoEducativoparaaSalvaguardadaCulturaAvieira(PESCA),apresentebrochuraprocuradarrespostaaosobjetivosdoPESCA.Tempordestinatáriosprofessores,alunosdo1.ºCiclodoEnsinoBásicoeoutrosprofissionaisdoensinonãoformalcominteressenestaárea.EsterecursovisasermaisumcontributonarevitalizaçãoenoaprofundamentodotrabalhodeaçãoedivulgaçãodasmanifestaçõesculturaisAvieirasjuntodepúblicosjovensescolares(e-Atlas,s.d.),noâmbitodapromoçãodasalvaguardadopatrimónioAvieiro,enquantoelementoconstitutivodaidentidadecomunitáriadasregiõesenvolvidas(Véstia,2012).ParavalorizaraculturaAvieira,énecessárioconhecê-laecompreenderasuaimportânciaanívellocal,mas,também,global.Destaforma,importadescobriraspeculiaridadesdestaculturaeorioqueserviudeestrada“líquida”–oTejo,dadaainterdependênciaentreambos.ÉsabidoopapelfulcraldorioTejoparaascomunidadesribeirinhas(enãosó),noentanto,sãomuitososproblemasqueoafetam.Nestesentido,aspropostasdeatividadeestãocentradasnorio,masaabordageméenquadradaesustentadapelaculturaAvieira,numaóticadevalorizaçãodopatrimónioculturalimaterialenatural.Adimensãoambientalexploradanestabrochuradecorredanecessidadedeumatomadadeconsciênciageneralizadanoscidadãosdoserrosambientaisquesetêmvindoacometerecujasconsequênciasestãoàvista,masmuitasvezesignoradas.Procura-se,deste modo,um levantar do véu.
- Guião de formação para directores e directoras de escolasPublication . Conde, Abel; Pedro das Neves, Maria; Silva, Gustavo; Salvaterra, JerónimoEste documento foi construído incluindo componentes teóricas e práticas para apoiar o trabalho realizado pelos diretores e diretoras das escolas do ensino básico. Nesse sentido optou-se por uma metodologia de ação-formação para garantir que as diferentes situações abordadas deem resposta às dificuldades sentidas pelos diretores e diretoras nas suas escolas. A sua construção e organização resulta de pesquisas teóricas e da recolha de testemunhos junto de familiares, docentes, diretores e diretoras de escolas que apresentaram as suas dúvidas, dificuldades, problemas e sugestões.
- MatematicAtiva : aprender matemática de forma ativa atividade física e jogos lúdicos para conteúdos de matemática do 2.º ano - 1.ºcicloPublication . Ramos, Liliana; Simões, Vera; Franco, SusanaSão inúmeras as evidências científicas que demonstram que a prática de atividade física (AF) está associada a benefícios para a saúde e é reconhecida como um importante determinante do bem-estar físico e psicossocial das crianças. Contudo, atendendo às alterações, significativas, que os ambientes e contextos do quotidiano, da nossa sociedade, têm sofrido nos últimos anos, têm-se vindo a verificar níveis insuficientes de prática de AF, sobretudo, nas crianças, levando a problemas de saúde pública como por exemplo o excesso de peso e a obesidade infantil. Note-se que a obesidade infantil está no topo da agenda política da Organização Mundial da Saúde (OMS) e é considerada uma grave condição de saúde pública, em todo o mundo. Atentas a esta questão, várias entidades mundiais emanaram diversas orientações com o intuito de aumentar os níveis de prática de AF nas crianças. A OMS desenvolveu uma estratégia europeia de AF, que refere as escolas como um importante cenário-chave para implementar projetos de AF para aumentar os níveis de AF em crianças. Tendo em conta que as crianças e jovens passam a maior parte do dia na escola, este é o local ideal para implementar programas de AF que promovam uma vida ativa e saudável.
- Metodologia do ensino da expressões: guia de formação continuaPublication . da Costa, Adinex; Barbosa, Lídia; da Costa, Maria Georgina; Reis, Maria Tomé; Rodrigues, Ricardina; Vicente, Lázaro; Lopes, Herculano; da Mota, Atanásio; Cotrim, Nilza; Rodrigues, Maria de LurdesO presente documento destinado à formação contínua no domínio das Expressões parte do pressuposto de que existem pontos de convergência entre o desenvolvimento motor, plástico, dramático e musical, mas reconhece, igualmente, a especificidade de cada um destes domínios. A lógica da organização da formação contínua em Expressões decorre deste pressuposto, o que justifica a estrutura do presente documento, apresentando um primeiro capítulo destinado aos aspetos comuns entre as várias expressões, a que se seguem partes destinadas ao aprofundamento das propostas de formação contínua em cada domínio, que obedecem, contudo, à definição de um perfil de professor comum, que representa a meta para a qual todos os processos de formação se devem dirigir.
- Metodologia do ensino da língua portuguesa: Guia de formação inicialPublication . Fernandes, Esmael; Sousa, Inácia; Silva, Antónia Luisa; da Mata, Leonilda; Campos, Nelson; Vasconcelos, Alberto; Rosa, AdelinaO documento que agora se apresenta pretende servir de suporte para a atividade dos formadores responsáveis pela formação de professores no âmbito do ensino da Língua Portuguesa da 1.ª à 6.ª classes, em São Tomé e Príncipe. É um documento que procura responder às necessidades reais e contextualizadas de formação neste domínio. Trata-se, por isso, de um documento que, tomando como base as orientações programáticas para o ensino da Língua Portuguesa em São Tomé e Príncipe, as quais determinaram a organização dos capítulos da Parte III, procura também alargar o conhecimento dos professores e levá-los a refletir sobre outros tópicos que se relacionam com o ensino do português como língua de escolarização e que a investigação e a experiência de formação reconhecem, hoje em dia, como importantes para o sucesso do trabalho de professores e alunos neste domínio. Assim, na Parte I do documento, abordam-se aspetos gerais da gestão curricular da disciplina de Língua Portuguesa, com particular destaque para a temática da planificação da ação docente.