Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Necessidades Educativas especiais: Guia de formação continua

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
GuiaSTP_FC_NEE_net.pdf2.95 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este documento pretende ser um apoio à atividade dos responsáveis pela supervisão de professores em contexto de formação contínua, na área das necessidades educativas especiais (NEE). O caminho da exclusão à inclusão das crianças e dos jovens com necessidades educativas especiais (NEE) está relacionado com as características económicas, sociais e culturais de cada época, as quais são determinantes para o modo como se perspetiva a diferença. Exclusão, segregação, integração e, nos tempos atuais, inclusão marcam um percurso, ao qual estão subjacentes conceções e práticas, relativamente às quais, no caso da inclusão, entendida como educação inclusiva, a formação de professores é um dos fatores fundamentais de implementação. Apesar de o presente manual de apoio à formação contínua ter uma base teórica ao nível dos conteúdos, sugere-se assim um aprofundamento teórico, mas sobretudo, que as sessões promovam a reflexão sobre as práticas de ensino do professor em formação. O contexto educacional inclusivo desafia o profissional da educação a refletir criticamente acerca da sua prática e do seu contínuo processo de formação. Esse movimento parte principalmente da auto-percepção, que instiga à busca de meios para se construir como autor dos processos de mudança no exercício do ser docente. Esse movimento gera indagações sobre as suas experiências significativas e a formação contínua que lhe possibilita uma percepção reflexiva, a qual o estimulará a buscar novas competências, para qualificar o seu desempenho como mediador da construção do conhecimento, de modo especial a formação do professor prático reflexivo, e os seus desdobramentos no quotidiano docente junto dos alunos com NEE.

Description

Keywords

republica democrática de são tomé e príncipe guião formação continua necessidades educativas especiais escola superior de educação

Citation

Cruz A. M. V., Neves L.F., Cruz S.V. & Barbosa L. (2016) Necessidades Educativas especiais: Guia de formação continua. Projeto Reforço Institucional e Qualificativo do Ensino Básico – RIQUEB. República Democrática de São Tomé e Príncipe. Unidade Disciplina Trabalho. Ministério da Educação, Cultura e Ciência. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Ministério da educação, cultura e ciência- Instituto Superior de Educação e Comunicação/ Instituto Politécnico de educação- ESE

CC License