Recursos Educacionais_ESAS
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- Biotecnologia vegetal: introdução de um gene de interesse num vetor binário utilizando a tecnologia GatewayPublication . Materatski, Patrick; Varanda, CarlaA Unidade Curricular (UC) de Biotecnologia Vegetal (LBBA1250), é uma UC obrigatória para o 2o ano da Licenciatura em Biologia e Biotecnologia Alimentar. Esta UC compreende, para além das aulas teóricas, uma componente teórico-prática e uma componente de prática-laboratorial, nas quais se pretende que os alunos aprofundem conhecimentos e obtenham competências no método de clonagem, mais especificamente na tecnologia Gateway®, que é um método de clonagem universal baseado nas propriedades de recombinação em local-específico do bacteriófago lambda (Landy, 1989). Esta tecnologia fornece uma forma rápida e altamente eficaz a capacidade de mover sequências de DNA para vários sistemas de vetores para análise funcional de genes e expressão de proteínas (Hartley et al., 2000). Pretende-se ainda que os alunos dominem técnicas de introdução de genes para a expressão de proteínas e silenciamento de genes em plantas indicadoras através de agroinfiltração, tecnologias estas que sustentam os vários domínios da biotecnologia em plantas e seus sistemas e processos. Assim, os protocolos aqui descritos, incluem as principais etapas realizadas num laboratório de biotecnologia vegetal, e uma vez que são transversais em biotecnologia, os estudantes aprendem de forma simples, as principais metodologias usadas rotineiramente num laboratório de biotecnologia vegetal. Este manual descreve os protocolos a realizar nas aulas práticas no ano letivo de 2024/25.
- Biotecnologia vegetal: isolamento e identificação de Colletotrichum spp.Publication . Materatski, Patrick; Varanda, Carla; Varanda, Carla; Materatski, PatrickA Unidade Curricular (UC) de Biotecnologia Vegetal (LBBA1250), é uma UC obrigatória do 2o ano da Licenciatura em Biologia e Biotecnologia Alimentar. Esta UC compreende, para além das aulas teóricas, uma componente teórico-prática e uma componente de prática laboratorial, nas quais se pretende que os estudantes aprofundem conhecimentos e obtenham competências no isolamento e cultura de organismos como bactérias e fungos de plantas de interesse para a região e o país. Pretende-se ainda que os alunos dominem técnicas de extração e identificação molecular que sustentam os vários domínios de aplicação tecnológica das plantas e dos seus sistemas e processos. Assim, os protocolos aqui descritos, incluem várias etapas realizadas num laboratório de biotecnologia vegetal, desde o isolamento de fungos de plantas, à extração e amplificação do DNA e identificação do organismos isolados. Uma vez que os protocolos usados em fungos de plantas são transversais em biotecnologia, os estudantes apreendem de forma simples, as várias das metodologias usadas rotineiramente num laboratório de biotecnologia vegetal. Este manual descreve os protocolos a realizar nas aulas práticas no ano letivo de 2024/25.
- Biotecnologia vegetal: silenciamento de genes em plantaPublication . Materatski, Patrick; Varanda, CarlaA Unidade Curricular (UC) de Biotecnologia Vegetal (LBBA1250), é uma UC obrigatória para o 2o ano da Licenciatura em Biologia e Biotecnologia Alimentar. Esta UC compreende, para além das aulas teóricas, uma componente teórico-prática e uma componente de prática-laboratorial, nas quais se pretende que os alunos aprofundem conhecimentos e obtenham competências no método de silenciamento de genes em planta com recurso a agroinfiltração através de Agrobacterium tumefaciens e que são compatíveis com o vetor binário pK7WG2 (Materatski e Varanda, 2025). Esta metodologia permite a realização de diversos estudos de análise funcional de genes de planta através do silenciamento dos mesmos, bem como a expressão de proteínas específicas. No caso de estudos em virologia, esta tecnologia possibilita também a análise funcional dos genes virais envolvidos na supressão do silenciamento, que é crucial para a correta descrição da biologia das doenças (Varanda, et al., 2018). Estas tecnologias sustentam os vários domínios da biotecnologia em plantas e seus sistemas e processos. Assim, os protocolos aqui descritos, incluem as principais etapas realizadas num laboratório de biotecnologia vegetal, e uma vez que são transversais em biotecnologia, os estudantes aprendem de forma simples, as principais metodologias usadas rotineiramente num laboratório de biotecnologia vegetal. Este manual descreve os protocolos a realizar nas aulas práticas no ano letivo de 2024/25.
- COACHING 4 YOUPublication . Pinto, PaulaNeste Webinar inicia-se com a introdução do conceito de Coaching e os seus princípios fundamentais. De seguida, é apresentada a metodologia base do Coaching e uma das ferramentas mais utilizadas na autoavaliuação e definição de objetivos.
- Coaching for Emotional Intelligence: Discover yourselfPublication . Pinto, PaulaGoals of the workshop: 1) raise awareness on the importance of emotions and the strategies to cope with emotions; 2) raise awareness on the most important values in your life and causes that are meaningful for you and 3) define your mission.
- Dieta mediterrânica, estilo de vida saudável e impacto no bem-estarPublication . Pinto, Paula
- Ecossistema montado: um modelo de sustentabilidadePublication . Potes, José Mira Vilas BoasA vulgarização do termo sustentabilidade induziu-nos na opção de iniciar este trabalho com uma abordagem à definição de sustentabilidade, pretendendo-se de forma objectiva apresentar uma ideia clara do conceito, aplicável aos sistemas de agricultura e que permita estabelecer padrões fundamentados em resultados obtidos e divulgados. Procede-se de seguida à caracterização do ecossistema Montado, evidenciando a integração de múltiplos sub-sistemas, que necessariamente terão que manter um equilíbrio para que as respectivas interacções não comprometam o funcionamento do ecossistema. A multidiversidade e a multifuncionalidade são patentes na descrição dos diversos sistemas de produção e identificados os respectivos produtos. Entrando na análise ao ecossistema começa-se pelos aspectos técnicos, destacando-se o papel que dois projectos de experimentação tiveram na concretização de diversos estudos desenvolvidos ao longo de oito anos. Através de um delineamento experimental que permitiu estudar a evolução da pastagem sujeita a um processo de melhoramento, conjugado com o comportamento do animal em pastoreio, foi possível obter resultados no domínio do melhoramento de pastagens, da pecuária extensiva e da evolução do solo. Estes conhecimentos, adquiridos ao nível da experimentação, associaram-se aos estudos de gestão da exploração, nomeadamente no domínio do controlo da flora arbustiva e da preservação da componente arbórea. A integração das diversas tecnologias analisadas conduziu à Rotação do Montado, como base estruturante da gestão do ecossistema. Salienta-se o papel desempenhado pelas culturas forrageiras com duplo efeito, na preservação do solo e como complemento alimentar dos sistemas de produção animal extensivos. Desta multifuncionalidade surge o Esquema Alimentar da Pecuária Extensiva, onde se realça a contribuição fundamental dos recursos naturais. A análise económica a um ecossistema tão rico e diverso é efectuada através do estudo de cada produto: cortiça, carne e seus derivados, queijo, lã, lenha, caça, mel, plantas aromáticas e medicinais, cogumelos e turismo. Faz-se uma breve caracterização do respectivo sistema produtivo e, nos casos em que tal é possível, apresentam-se os resultados económicos recolhidos. Procurou-se manter como denominador comum a dimensão da exploração mínima para garantir a viabilidade económica de cada sistema. A componente ambiental é avaliada através da análise de três elementos de suporte do ecossistema: o solo, a água e o ar. Pela importância que assumem, são também analisados: o fogo, combatido preventivamente através da boa gestão e a biodiversidade, sem dúvida uma forte mais valia ambiental do ecossistema. A discussão dos resultados realça a dinâmica do ecossistema e a necessidade económica de ressarcimento do mesmo pelos serviços ambientais que presta. Referem-se linhas de investigação/experimentação a desenvolver e termina com uma análise SWOT. A manutenção do equilíbrio técnico, dos balanços económicos e preservação do ambiente saudável e em equilíbrio, permitem concluir pela atribuição de modelo de sustentabilidade ao ecossistema Montado.
- Escrita CientíficaPublication . Pinto, PaulaEste artigo técnico apresenta algumas informações para apoiar a escrita de artigos científicos, estando dividido nos seguintes pontos: 1) antes da escrita; 2) o processo da escrita (título, resumo, introdução, metodologia, resultados, discussão, conclusões, referências e reconhecimentos).
- Mentoria apoiada no coachingPublication . Pinto, PaulaNo âmbito do Projeto de mentoria e Tutoria "To Be in IPSantarém", iniciado pelo Gabinete de Saúde e Acompanhamento Psicopedagógico, dos Serviços de Ação Social do IPSantarém, foram realizadas duas ações de formação de 4h cada - uma para docentes mentores (nos dias 9 e 11 de outubro) e uma para estudantes tutores (dia 6 de novembro). Os objetivos destas ações foram: 1) Ação Mentoria apoiada no coaching: Estruturar um programa de Mentoria; promover a aprendizagem e alteração de comportamentos; utilizar ferramentas de Coaching para aumentar a motivação intrínseca e a responsabilidade; melhorar a comunicação; 2) Ação Tutotia apoiada no Coaching: Promover a aprendizagem e alteração de comportamentos dos tutorados; melhorar as competências de liderança e comunicação.
- Mind7+ - Programa de Auto Regulação e Foco baseado em Mindfulness - Manual de formaçãoPublication . Pinto, PaulaDar a conhecer o que é o Mindfulness e como algumas práticas simples podem ajudar a tornar a mente numa aliada para lidar melhor com situações de ansiedade. Programa de formação de 30H, distribuídas em oito sessões de 4H, uma vez por semana.
