Repository logo
 

Recursos Educacionais_ESAS

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 12
  • Biotecnologia vegetal: silenciamento de genes em planta
    Publication . Materatski, Patrick; Varanda, Carla
    A Unidade Curricular (UC) de Biotecnologia Vegetal (LBBA1250), é uma UC obrigatória para o 2o ano da Licenciatura em Biologia e Biotecnologia Alimentar. Esta UC compreende, para além das aulas teóricas, uma componente teórico-prática e uma componente de prática-laboratorial, nas quais se pretende que os alunos aprofundem conhecimentos e obtenham competências no método de silenciamento de genes em planta com recurso a agroinfiltração através de Agrobacterium tumefaciens e que são compatíveis com o vetor binário pK7WG2 (Materatski e Varanda, 2025). Esta metodologia permite a realização de diversos estudos de análise funcional de genes de planta através do silenciamento dos mesmos, bem como a expressão de proteínas específicas. No caso de estudos em virologia, esta tecnologia possibilita também a análise funcional dos genes virais envolvidos na supressão do silenciamento, que é crucial para a correta descrição da biologia das doenças (Varanda, et al., 2018). Estas tecnologias sustentam os vários domínios da biotecnologia em plantas e seus sistemas e processos. Assim, os protocolos aqui descritos, incluem as principais etapas realizadas num laboratório de biotecnologia vegetal, e uma vez que são transversais em biotecnologia, os estudantes aprendem de forma simples, as principais metodologias usadas rotineiramente num laboratório de biotecnologia vegetal. Este manual descreve os protocolos a realizar nas aulas práticas no ano letivo de 2024/25.
  • Mind7+ - Programa de Auto Regulação e Foco baseado em Mindfulness - Manual de formação
    Publication . Pinto, Paula
    Dar a conhecer o que é o Mindfulness e como algumas práticas simples podem ajudar a tornar a mente numa aliada para lidar melhor com situações de ansiedade. Programa de formação de 30H, distribuídas em oito sessões de 4H, uma vez por semana.
  • Padrão Alimentar Mediterrânico e Estilo de Vida: impacto no bem-estar subjetivo
    Publication . Pinto, Paula
    O aumento do bem-estar subjetivo da população é um dos objetivos da Organização Mundial de Saúde, tendo o Padrão Alimentar Mediterrânico, e outros fatores de estilo de vida saudável associados, um papel essencial na melhoraria do bem-estar subjetivo. Setores de atividade nas áreas da saúde, educação, alimentação, turismo, e atividade física, têm um papel decisivo na promoção de estilos de vida associados a um melhor bem-estar subjetivo, sendo importante os profissionais destas áreas acompanharem as evidências científicas, de forma a delinearem novas estratégias.
  • Publicações Científicas
    Publication . Pinto, Paula
    Publicações científicas: 1- preparação da escrita; 2- título e resumo; 3 - seleção da revista; 4- escrita do manuscrito; 5- submissão.
  • Escrita Científica
    Publication . Pinto, Paula
    Este artigo técnico apresenta algumas informações para apoiar a escrita de artigos científicos, estando dividido nos seguintes pontos: 1) antes da escrita; 2) o processo da escrita (título, resumo, introdução, metodologia, resultados, discussão, conclusões, referências e reconhecimentos).
  • Coaching for Emotional Intelligence: Discover yourself
    Publication . Pinto, Paula
    Goals of the workshop: 1) raise awareness on the importance of emotions and the strategies to cope with emotions; 2) raise awareness on the most important values in your life and causes that are meaningful for you and 3) define your mission.
  • COACHING 4 YOU
    Publication . Pinto, Paula
    Neste Webinar inicia-se com a introdução do conceito de Coaching e os seus princípios fundamentais. De seguida, é apresentada a metodologia base do Coaching e uma das ferramentas mais utilizadas na autoavaliuação e definição de objetivos.
  • MOOC SK4e - Skills for employability
    Publication . Pinto, Paula; Potes Barbas, Maria; Matos, Pedro
    This Massive Online Open Course aims to facilitate the development of intrapersonal and interpersonal skills important to meet the needs of today’s professional environment and maintain work-life balance. The course is structured in three modules: Module 1 - Soft skills in professional environment; Module 2 - Self-leadership; Module 3 - Communicate efficiently. Completion of all activities is achieved in seven weeks, after which, the participant earns a certificate. The design of the course was based on project TRANSPEER: A transnational skills programme to enhance the employability of researchers (site: https://transpeerdevelopment.org/)
  • Mentoria apoiada no coaching
    Publication . Pinto, Paula
    No âmbito do Projeto de mentoria e Tutoria "To Be in IPSantarém", iniciado pelo Gabinete de Saúde e Acompanhamento Psicopedagógico, dos Serviços de Ação Social do IPSantarém, foram realizadas duas ações de formação de 4h cada - uma para docentes mentores (nos dias 9 e 11 de outubro) e uma para estudantes tutores (dia 6 de novembro). Os objetivos destas ações foram: 1) Ação Mentoria apoiada no coaching: Estruturar um programa de Mentoria; promover a aprendizagem e alteração de comportamentos; utilizar ferramentas de Coaching para aumentar a motivação intrínseca e a responsabilidade; melhorar a comunicação; 2) Ação Tutotia apoiada no Coaching: Promover a aprendizagem e alteração de comportamentos dos tutorados; melhorar as competências de liderança e comunicação.