Recursos Educacionais_ESAS
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- Biotecnologia vegetal: introdução de um gene de interesse num vetor binário utilizando a tecnologia GatewayPublication . Materatski, Patrick; Varanda, CarlaA Unidade Curricular (UC) de Biotecnologia Vegetal (LBBA1250), é uma UC obrigatória para o 2o ano da Licenciatura em Biologia e Biotecnologia Alimentar. Esta UC compreende, para além das aulas teóricas, uma componente teórico-prática e uma componente de prática-laboratorial, nas quais se pretende que os alunos aprofundem conhecimentos e obtenham competências no método de clonagem, mais especificamente na tecnologia Gateway®, que é um método de clonagem universal baseado nas propriedades de recombinação em local-específico do bacteriófago lambda (Landy, 1989). Esta tecnologia fornece uma forma rápida e altamente eficaz a capacidade de mover sequências de DNA para vários sistemas de vetores para análise funcional de genes e expressão de proteínas (Hartley et al., 2000). Pretende-se ainda que os alunos dominem técnicas de introdução de genes para a expressão de proteínas e silenciamento de genes em plantas indicadoras através de agroinfiltração, tecnologias estas que sustentam os vários domínios da biotecnologia em plantas e seus sistemas e processos. Assim, os protocolos aqui descritos, incluem as principais etapas realizadas num laboratório de biotecnologia vegetal, e uma vez que são transversais em biotecnologia, os estudantes aprendem de forma simples, as principais metodologias usadas rotineiramente num laboratório de biotecnologia vegetal. Este manual descreve os protocolos a realizar nas aulas práticas no ano letivo de 2024/25.
- Biotecnologia vegetal: isolamento e identificação de Colletotrichum spp.Publication . Materatski, Patrick; Varanda, Carla; Varanda, Carla; Materatski, PatrickA Unidade Curricular (UC) de Biotecnologia Vegetal (LBBA1250), é uma UC obrigatória do 2o ano da Licenciatura em Biologia e Biotecnologia Alimentar. Esta UC compreende, para além das aulas teóricas, uma componente teórico-prática e uma componente de prática laboratorial, nas quais se pretende que os estudantes aprofundem conhecimentos e obtenham competências no isolamento e cultura de organismos como bactérias e fungos de plantas de interesse para a região e o país. Pretende-se ainda que os alunos dominem técnicas de extração e identificação molecular que sustentam os vários domínios de aplicação tecnológica das plantas e dos seus sistemas e processos. Assim, os protocolos aqui descritos, incluem várias etapas realizadas num laboratório de biotecnologia vegetal, desde o isolamento de fungos de plantas, à extração e amplificação do DNA e identificação do organismos isolados. Uma vez que os protocolos usados em fungos de plantas são transversais em biotecnologia, os estudantes apreendem de forma simples, as várias das metodologias usadas rotineiramente num laboratório de biotecnologia vegetal. Este manual descreve os protocolos a realizar nas aulas práticas no ano letivo de 2024/25.
- Biotecnologia vegetal: silenciamento de genes em plantaPublication . Materatski, Patrick; Varanda, CarlaA Unidade Curricular (UC) de Biotecnologia Vegetal (LBBA1250), é uma UC obrigatória para o 2o ano da Licenciatura em Biologia e Biotecnologia Alimentar. Esta UC compreende, para além das aulas teóricas, uma componente teórico-prática e uma componente de prática-laboratorial, nas quais se pretende que os alunos aprofundem conhecimentos e obtenham competências no método de silenciamento de genes em planta com recurso a agroinfiltração através de Agrobacterium tumefaciens e que são compatíveis com o vetor binário pK7WG2 (Materatski e Varanda, 2025). Esta metodologia permite a realização de diversos estudos de análise funcional de genes de planta através do silenciamento dos mesmos, bem como a expressão de proteínas específicas. No caso de estudos em virologia, esta tecnologia possibilita também a análise funcional dos genes virais envolvidos na supressão do silenciamento, que é crucial para a correta descrição da biologia das doenças (Varanda, et al., 2018). Estas tecnologias sustentam os vários domínios da biotecnologia em plantas e seus sistemas e processos. Assim, os protocolos aqui descritos, incluem as principais etapas realizadas num laboratório de biotecnologia vegetal, e uma vez que são transversais em biotecnologia, os estudantes aprendem de forma simples, as principais metodologias usadas rotineiramente num laboratório de biotecnologia vegetal. Este manual descreve os protocolos a realizar nas aulas práticas no ano letivo de 2024/25.
- Dieta mediterrânica, estilo de vida saudável e impacto no bem-estarPublication . Pinto, Paula
- Mind7+ - Programa de Auto Regulação e Foco baseado em Mindfulness - Manual de formaçãoPublication . Pinto, PaulaDar a conhecer o que é o Mindfulness e como algumas práticas simples podem ajudar a tornar a mente numa aliada para lidar melhor com situações de ansiedade. Programa de formação de 30H, distribuídas em oito sessões de 4H, uma vez por semana.
- Padrão Alimentar Mediterrânico e Estilo de Vida: impacto no bem-estar subjetivoPublication . Pinto, PaulaO aumento do bem-estar subjetivo da população é um dos objetivos da Organização Mundial de Saúde, tendo o Padrão Alimentar Mediterrânico, e outros fatores de estilo de vida saudável associados, um papel essencial na melhoraria do bem-estar subjetivo. Setores de atividade nas áreas da saúde, educação, alimentação, turismo, e atividade física, têm um papel decisivo na promoção de estilos de vida associados a um melhor bem-estar subjetivo, sendo importante os profissionais destas áreas acompanharem as evidências científicas, de forma a delinearem novas estratégias.
- Publicações CientíficasPublication . Pinto, PaulaPublicações científicas: 1- preparação da escrita; 2- título e resumo; 3 - seleção da revista; 4- escrita do manuscrito; 5- submissão.
- Escrita CientíficaPublication . Pinto, PaulaEste artigo técnico apresenta algumas informações para apoiar a escrita de artigos científicos, estando dividido nos seguintes pontos: 1) antes da escrita; 2) o processo da escrita (título, resumo, introdução, metodologia, resultados, discussão, conclusões, referências e reconhecimentos).
- Coaching for Emotional Intelligence: Discover yourselfPublication . Pinto, PaulaGoals of the workshop: 1) raise awareness on the importance of emotions and the strategies to cope with emotions; 2) raise awareness on the most important values in your life and causes that are meaningful for you and 3) define your mission.
- COACHING 4 YOUPublication . Pinto, PaulaNeste Webinar inicia-se com a introdução do conceito de Coaching e os seus princípios fundamentais. De seguida, é apresentada a metodologia base do Coaching e uma das ferramentas mais utilizadas na autoavaliuação e definição de objetivos.