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- Curso Literacia Digital para o Mercado de TrabalhoPublication . Lopes, Nádia; Barbas, Maria Potes; José, Mário; Matos, PedroO presente artigo pretende abordar o primeiro curso, não conferente de grau, no Ensino Superior em Portugal, destinado a jovens com dificuldade intelectual e desenvolvimental com um grau de incapacidade igual ou superior a 60%, e quais os resultados do primeiro ano. Serão mencionados os argumentos da pertinência e relevância da construção deste curso. No final falaremos sobre a ação que estamos a construir destinada à empregabilidade, destinada a este público alvo. Em 2017/2018, o número de crianças e jovens com necessidades educativas com programa educativo individual (Decreto-Lei n.º 3/2008), em todo o sistema, era de cerca de 87000. Cerca de 12500 destes estudantes tiveram CEI (Currículo Específico Individual).
- Relato de uma atividade interdisciplinar inclusiva sobre educação ambientalPublication . Cavadas, Bento; Branco, Neusa Cristina Vicente; Lopes, Nádia; Maurício Dias, JoséO curso de Literacia Digital para o Mercado de Trabalho (LDMT) da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (ESE|IPSantarém) visa proporcionar uma formação abrangente a estudantes com necessidades educativas especiais para que desenvolvam um conjunto de competências essenciais ao ingresso no mercado de trabalho. Numa perspetiva de integração curricular, os docentes das unidades curriculares de Qualidade de Vida (QV), Atelier de Contabilidade (AE) e Desenvolvimento de Competências Técnicas Empresariais (DCTE) mobilizaram-se para planificar e concretizar uma atividade de Educação Ambiental. Este trabalho tem como objetivo apresentar o relato da prática pedagógica proporcionada aos estudantes e os resultados de uma atividade que visou desenvolver competências associadas ao desenvolvimento sustentável. Participaram os onze estudantes de LMDT do ano letivo 2018-19 e quatro professores do curso. A atividade interdisciplinar visava que os estudantes fossem capazes de: i) Distinguir os resíduos que devem e não devem ser depositados nos ecopontos azul, verde e amarelo e no contentor do lixo indiferenciado; ii) Organizar os resíduos recolhidos no campus do IPSantarém e tratar os dados; iii) Identificar ações que podem ser aplicadas para reduzir esses resíduos. Os dados foram recolhidos através de uma observação participante, registos fotográficos e produções dos estudantes. A atividade interdisciplinar decorreu em quatro aulas. Numa primeira aula, com o professor de QV, os estudantes através da exploração e discussão de diversos recursos educativos digitais distinguiram o significado e as ações associadas aos 3R (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e iniciaram a discussão sobre os tipos de resíduos que devem ser depositados nos ecopontos azul, verde, amarelo e contentor indiferenciado. Na segunda aula, com os professores de QV e AC, recolheram resíduos no campus do IPSantarém e, em laboratório, organizaram-nos e contabilizaram-nos por tipologia. Na terceira aula, com os professores de DCTE, os dados foram organizados num gráfico usando um recurso digital. Por fim, numa quarta aula e com o professor de QV, analisaram os resultados e identificaram que os resíduos mais abundantes pertencem ao ecoponto amarelo (palhinhas, copos de plástico, garrafas de sumo), seguidos dos que pertencem ao ecoponto azul (copo de papel, papel diverso e caixas de cigarros), e, por último, os do ecoponto verde (garrafas). Dessa análise emergiu uma discussão em que identificaram ações para reduzir esses resíduos: “Usar copos de vidro é uma forma de reduzir palhinhas”; “Os copos de plástico podem ser substituídos por copos de vidro porque permitem mais reutilizações”; “Para diminuir o número de garrafas de plástico, podemos usar garrafas reutilizáveis. Dessa forma, também diminuímos o número de tampas de plástico”; “Para diminuir os copos de papel de café podemos usar copos de vidro ou chávenas de porcelana”. Os resultados evidenciam que a atividade, de carácter interdisciplinar sobre Educação Ambiental, contribuiu para o desenvolvimento de competências das diversas unidades curriculares. Os estudantes revelaram um grande envolvimento em todos os momentos, mobilizando conhecimentos anteriores e desenvolvendo, progressivamente, o conhecimento sobre os 3R, com ênfase na reciclagem, e competências sociais e digitais, que poderão ser aplicadas nos contextos de trabalho.
- Promover as relações sociais entre os idosos para melhor qualidade de vidaPublication . Santos, Anabela; Figueiredo, Maria do CarmoO isolamento social afeta o processo de envelhecimento de qualidade definindo-se pela necessidade de contacto significativo com outros indivíduos. A falta de qualidade, ou mesmo ausência, de relacionamentos traduz-se numa experiência de exclusão social. Tendo como suporte o planeamento em saúde elaborou-se o diagnóstico de enfermagem comunitário com base no modelo conceptual de Betty Neuman: “Ameaça à linha de defesa dos idosos relacionada com os stressores intrapessoais, evidenciada pelo isolamento social e solidão”, que conduziu à intervenção comunitária “Promover as relações sociais entre os idosos para melhor qualidade de vida” lançando uma questão fundamental: “Quais as intervenções de enfermagem na prevenção do Isolamento Social nos Idosos?”. Esta intervenção, suportada pela evidência científica patente na Scoping Review, incidiu sobre os utentes da Unidade de Cuidados na Comunidade do Entroncamento, demonstrando ganhos em saúde, bem como na visibilidade necessária à prática, revelando um valor médio de aumento de 76,7% sobre a temática. Social isolation affects the quality aging process defined as the need of significant contact with other individuals. The lack of quality, or absence, of relationships translate into a social exclusion experience. Supported by Health Planning, a nursing diagnosis was elaborated based on Betty Neuman`s conceptual model: “Threat to the senior comunity defense line related with intrapersonal stressors, underlined by social isolation and solitude” wich led to the comunity intervention “Promoting social relationships for a better life quality” launching a fundamental question: “Wich are the nursing interventions regarding the prevention of social isolation in senior population?” This intervention, based on scientific evidence displayed in the Scoping Review, focused on the users of the Care Unit in the Community of Entroncamento, demonstrating health gains as well as the needed visibility to the practice, revealing an increased medium value of 76,7% in aquired knowledge over the topic.
- Empowerment aos idosos com Hipertensão ArterialPublication . Nóbrega, Tércio; Figueiredo, Maria do CarmoA hipertensão arterial é uma doença crónica, sendo o principal fator de risco de doença cardiovascular causando elevada mortalidade a nível mundial. Os enfermeiros através do empowerment podem capacitar os indivíduos a adotarem comportamentos saudáveis. Desenvolveu-se uma Scoping Review, com a questão: quais as intervenções de enfermagem no empowerment aos idosos com hipertensão arterial? Nas evidências obtidas identificou-se a importância do empowerment nas intervenções de enfermagem aos idosos com hipertensão arterial. Tendo como base a metodologia do Planeamento em Saúde, foi elaborado o Diagnóstico de Enfermagem segundo o Modelo Conceptual de Betty Neuman, que levou à intervenção comunitária “Hiper(A)tensão ao seu Coração” que teve como objetivos o aumento de conhecimentos face à hipertensão arterial e a adoção de comportamentos saudáveis, nos idosos com 65 ou mais anos de um bairro social. Os resultados apontam para um aumento de conhecimentos médio de 22%, demonstrando o impacto positivo do projeto. Arterial hypertension is a chronic disease, being the leading risk factor for cardiovascular disease causing high mortality worldwide. Nurses through empowerment can empower individuals to adopt healthy behaviors. A Scoping Review was developed with the question: what are the nursing interventions in empowering of the aged with hypertension? The evidence obtained identified the importance of empowerment in nursing interventions for the aged with hypertension. Based on the Health Planning Methodology, the Nursing Diagnosis was elaborated according to Betty Neuman's Conceptual Model, which led to the community intervention “Hyper(A)tension to your Heart” which had as objectives the increase of knowledge regarding arterial hypertension and the adoption of healthy behaviors, in the aged with 65 or more years of a social neighborhood. The results point to an average knowledge increase of 22%, demonstrating the positive impact of the project
- Recursos Digitais em Educação: estudo de caso de um mestrado blended em PortugalPublication . Mattar, João; Ramos, Daniela karine; Loureiro, AnaEste artigo investiga o blended learning em um curso de pós-graduação stricto sensu. É um estudo de caso exploratório. Seu objetivo é descrever a organização pedagógica de um mestrado blended oferecido em Portugal e analisar suas contribuições para a formação dos alunos. A metodologia emprega métodos de análise qualitativos e quantitativos, utilizando-se da codificação e categorização a partir das orientações da análise de conteúdo. Utiliza como instrumentos para coleta de dados: análise documental, observação participante e um questionário com perguntas abertas e fechadas. Os resultados mostram uma contradição entre a flexibilidade de tempo para o estudo que o blended learning possibilita e uma demanda por mais encontros presenciais por parte dos alunos. o artigo conclui que há um desafio no equilíbrio proposto no blended learning entre o estudo a distância e presencial.
- Crianças em movimentoPublication . Rodrigues, Márcia; Reis, AlcindaO projeto de intervenção comunitária realizado na Unidade de Cuidados na Comunidade de Ponte de Sôr- “Crianças em Movimento” teve como base de intervenção as 15 crianças do 1º ciclo da Escola Básica de Foros do Arrão com idades compreendidas entre os 7 e 11 anos. Como referencial teórico, optei pela perspetiva teórica de Betty Neuman. Como metodologia utilizei as etapas do Planeamento em Saúde. Foram identificados dois diagnósticos de enfermagem o Grupo com Excesso de Peso e o Grupo com Obesidade. Perante esta realidade tornou-se fundamental desenvolver um projeto para promover a prática da atividade física nestas crianças, no qual foram executadas variadas estratégias e atividades. Neste estágio a intervenção foi planeada e desenvolvida, com base na evidência científica identificada a partir de uma Scoping Review. A elaboração do projeto contribuiu para o reconhecimento da importância da promoção da saúde assim como para o desenvolvimento de competências especializadas em enfermagem comunitária. The community intervention project carried out at the Community Care Unit of the Ponte de Sôr - "Children in Motion" was based on intervention of the 15 children of the 1st cycle of the Basic School of Foros do Arrão, aged between 7 and 11 years. As a theoretical reference, I opted for the theoretical perspective of Betty Neuman. As methodology I used the steps of Health Planning. Two nursing diagnoses were identified: the Overweight Group and the Obesity Group. Given this reality, it became essential to develop a project to promote the practice of physical activity in these children, in which various strategies and activities were performed. At this stage the intervention was planned and developed, based on scientific evidence identified from a Scoping Review. The elaboration of the project contributed to the recognition of the importance of health promotion as well as the development of specialized skills in community nursing.
- Comer bem, crescer saudávelPublication . Rodrigues, Catarina; Reis. AlcindaA alimentação saudável consiste num fator essencial para o desenvolvimento e crescimento das crianças. O projeto de intervenção comunitária realizado na Unidade de Cuidados na Comunidade de Ponte de Sôr teve como foco de intervenção 15 crianças do 1º Ciclo da Escola Básica de Foros do Arrão com a finalidade de promover a sua aquisição de hábitos alimentares saudáveis. Como metodologia de trabalho mobilizaram-se as etapas do planeamento em saúde e como referencial teórico o Modelo de Sistemas de Betty Neuman. O Diagnóstico de Saúde realizado permitiu identificar os seguintes diagnósticos de enfermagem: Grupo com excesso de peso e Grupo com obesidade. Tendo em conta esta realidade torna-se essencial desenvolver um projeto de intervenção comunitária “Comer bem, Crescer Saudável”. De forma a dar suporte à intervenção, identificar e analisar as evidências científicas sobre as estratégias utilizadas pelos enfermeiros na promoção da alimentação saudável nas crianças do 1º ciclo, foi realizada uma Scoping Review. Posso concluir que após a intervenção houve um ganho de conhecimentos deste grupo-alvo a nível desta temática. Healthy eating is an essential factor for the development and growth of children. The community intervention project carried out at the Ponte de Sôr Community Care Unit focused on intervention of 15 children from the 1st Cycle of Foros do Arrão Elementary School in order to promote their acquisition of healthy eating habits. As a working methodology, the stages of health planning were mobilized and the Betty Neuman Systems Model as theoretical reference. The Health Diagnosis performed allowed us to identify the following nursing diagnoses: Group overweight and Group obese. Given this reality, it is essential to develop a community intervention project “Eat well, Grow healthy”. In order to support the intervention, identify and analyze the scientific evidence on the strategies used by nurses to promote healthy eating in first cycle children, a Scoping Review was conducted. I can conclude that after the intervention there was a gain of knowledge of this target group on this subject.
- Mentoria apoiada no coachingPublication . Pinto, PaulaNo âmbito do Projeto de mentoria e Tutoria "To Be in IPSantarém", iniciado pelo Gabinete de Saúde e Acompanhamento Psicopedagógico, dos Serviços de Ação Social do IPSantarém, foram realizadas duas ações de formação de 4h cada - uma para docentes mentores (nos dias 9 e 11 de outubro) e uma para estudantes tutores (dia 6 de novembro). Os objetivos destas ações foram: 1) Ação Mentoria apoiada no coaching: Estruturar um programa de Mentoria; promover a aprendizagem e alteração de comportamentos; utilizar ferramentas de Coaching para aumentar a motivação intrínseca e a responsabilidade; melhorar a comunicação; 2) Ação Tutotia apoiada no Coaching: Promover a aprendizagem e alteração de comportamentos dos tutorados; melhorar as competências de liderança e comunicação.
- Inovação no ensino da matemática e das ciênciasPublication . Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Clara Martins, Maria; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Branco, Neusa Cristina Vicente; Santos, Raquel; Colaço, SusanaO Encontro Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências | 2019, realizado nos dias 15 e 16 de março de 2019, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, surgiu do trabalho que tem vindo a ser realizado pelos professores do Departamento de Ciências Matemáticas e Naturais da instituição. Esse trabalho originou um projeto, designado CreativeLab_Sci&Math, centrado na inovação pedagógica em Matemática e Ciências na formação de educadores e professores em Matemática e Ciências. O projeto assenta num forte trabalho colaborativo e interdisciplinar entre os professores da Escola Superior de Educação, mas também com docentes de outras instituições de ensino superior e de jardins de infância e escolas. O encontro apresentou-se como um espaço para a partilha de práticas, projetos e investigações em inovação pedagógica no ensino da Matemática e das Ciências.
- Metabolic and energetics characterization and gender comparison in prepubertal karate practitionersPublication . VencesBrito, António M.; Rodrigues Ferreira, Mário André; Milheiro, Vitor; Branco, Marco A. C.; Mercê, Cristiana; Seabra, Ana Paula; Catela, DavidThe number of children practicing karate is constantly increasing. It is necessary to provide correct information to the karate masters/coaches about this specific population, so they can properly develop karate training processes without causing any harm to practitioners but, on the contrary, contribute to the harmonious development of children and youths. This study was carried out with twenty-one prepubertal karate practitioners, male and female. They were analyzed on their maturational development, metabolic and energetic behavior in an incremental test until exhaustion. Only the energetic variables presented significant differences between gender, so it seems that the karate practice has a similar metabolic impact in the development of the prepubertal karate practitioners of both genders
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