Instituto Politécnico de Santarém
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- 2nd International Congress on 21st Century Literacies: book of abstractsPublication . Loureiro, Ana (ed.lit.); Rocha, Dina (ed.lit.); Messias, Inês (ed.lit.); Oliveira, Nuno Ricardo (ed.lit.); Lopes, Rui (ed.lit.)The 2nd International Congress on 21st Century Literacies (ICCL2022) intends to promote literacy in different areas of knowledge as part of the right to education, as well as a foundation for individuals’ empowerment and inclusive development in low density and cross-borders territories, allowing a greater literacy of these populations, thus contributing to a positive differentiation of these territories. The ICCL2022 will provide an opportunity to rethink the fundamental importance of literacy as a booster to the development and integration of these populations in the challenges of the coming decades. Several themes will be addressed, namely: digital, financial, environmental, quantitative, scientific, and emotional literacies, as well as literacy in the fields of health and management, STEM, reading and libraries, cinema, media, education, and arts, but not limited to. The meeting will provide a forum for discussion and debate of ideas with interest to the scientific community in general. With this meeting new scientific collaborations among colleagues, namely new collaborations in master’s and PhD projects are expected.
- 2nd International Congress on 21st Century Literacies: book of proceedingsPublication . Loureiro, Ana (ed.lit); Rocha, Dina (ed.lit.); Messias, Inês (ed.lit.); Oliveira, Nuno Ricardo (ed.lit.); Lopes, Rui (ed.lit.)The 2nd International Congress on 21st Century Literacies (ICCL2022) intends to promote literacy in different areas of knowledge as part of the right to education, as well as a foundation for individuals’ empowerment and inclusive development in low density and cross-borders territories, allowing a greater literacy of these populations, thus contributing to a positive differentiation of these territories. The ICCL2022 will provide an opportunity to rethink the fundamental importance of literacy as a booster to the development and integration of these populations in the challenges of the coming decades. Several themes will be addressed, namely: digital, financial, environmental, quantitative, scientific, and emotional literacies, as well as literacy in the fields of health and management, STEM, reading and libraries, cinema, media, education, and arts, but not limited to. The meeting will provide a forum for discussion and debate of ideas with interest to the scientific community in general. With this meeting new scientific collaborations among colleagues, namely new collaborations in master’s and PhD projects are expected.
- Anais do VI SIMELP – Da união à diversidadePublication . Teixeira, Madalena; Tavares, Teresa-Claudia; Gorgulho, Ana Rita; Macário, Maria João; Rodrigues, Patricia; Santos. Leonor"No VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (SIMELP) “Da união à diversidade”, que teve lugar na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, pretendeu-se proporcionar um espaço aglutinador de discussões entre professores, pesquisadores, estudantes, em áreas como a linguística, a literatura, a cultura, a tradução, a educação, e, ainda, profissionais de outras áreas para quem a língua portuguesa se traduziu num ponto de interesse"
- Ciências naturais e sociais: manual do aluno - 5º anoPublication . Cardona, Maria João; Fonseca, Ana; Rondoni, Isabel; Pagarete, Maria José; Costa, Fernando; Camacho, George; Reis, Pedro; Campiche, Jean; Cavalheiro, Teresa; Togtema, Margarida; Guimarães, António Mesquita; Marques, RamiroManual de ciências naturais e socias de apoio ao aluno do 5º ano, no sistema educativo de S. Tomé e Príncipe.
- CNaPPES 2019 – 6.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior [Livro de Atas]Publication . Loureiro, Ana (ed.lit); Rocha, Dina (ed.lit); Cardona, Maria João (ed.lit); Lopes, Rui (ed.lit)Os artigos apresentam questões relativamente à organização do ambiente educativo assim como preocupações em promover uma pedagogia diferenciada que dê uma resposta efetiva e eficaz ao público cada vez mais diversificado que frequenta o ensino superior. Uma das grandes questões que emergiu nos debates do congresso e que se evidencia nesta publicação é a necessidade de uma cada vez melhor contextualização e flexibilidade das práticas educativas a nível organizacional e pedagógico que responda às preocupações com a qualidade e a diversidade. Com efeito, a urgência em refletir sobre a pedagogia do ensino superior de forma dialógica, diferenciada e flexível, por vezes entra em contradição com alguns constrangimentos a nível organizacional, ou com a imposição de uma certa uniformidade perante a crescente diversidade no ensino superior - na oferta formativa, na formação do corpo docente e nas características dos estudantes e das estudantes que o procuram. As constantes mudanças que experienciamos, a imprevisibilidade da atualidade, necessitam respostas mais contextualizadas e diferenciadas, o que por sua vez exige um maior investimento na formação pedagógica dos docentes do ensino superior. Foi esta preocupação que originou a criação da rede CNAPPES e é esta preocupação que continua a fomentar o seu desenvolvimento.
- Contexto de investigação em administração educacionalPublication . Costa, Marcos Antônio Andrade da; Galinha, Sónia Alexandre; Ledo, Roger M. D.; Cardona, Maria João; Gonçalves ,Noeme César; Silva, Luciano Pereira da; Santos, Clarice Peres dos; Dâmaso, Maria Goreti; Penteado, Simone; Silva, Maria Cristina Madeira da; Thomaz, Tiago; Silveira, FláviaA presente publicação reúne um significativo conjunto de trabalhos desenvolvidos pelos alunos dos Cursos de Mestrado em Administração Educacional da Escola Superior de Educação de Santarém, evidenciando uma ampla atividade investigativa quer quanto às problemáticas do campo de estudos da Educação, quer quanto aos objetos de estudo. Heterogéneo quanto aos objetos de estudo, constatam-se, todavia, duas tendências: a importância da avaliação institucional e a sua dimensão gerencial no tocante à melhoria da qualidade dos serviços e à tomada de decisão pelos administradores educacionais. Assim, os presentes artigos seguem uma tendência que tem vindo a ganhar protagonismo na investigação há, pelo menos vinte anos, a da avaliação institucional. Este olhar investigativo acompanha as políticas públicas de educação que, globalmente, têm vindo a introduzir a avaliação como um novo modo de regulação institucional (Maroy e Dupriez (2000), processo lento que se inscreve na reconfiguração dos papéis do Estado. Constata-se, também, neste conjunto de artigos, uma convergência na adoção de uma “abordagem émica” (Afonso, 2005) que visa compreender os contextos institucionais a partir dos testemunhos dos seus protagonistas. Deste modo, as técnicas de recolha de dados utilizadas nos estudos exploram as perceções de estudantes, docentes e administradores educacionais em torno de uma pluralidade de problemáticas que abrange a avaliação institucional nas suas diversas formas – avaliação externa e interna, controlo interno, auditoria ou monitorização. Convergem, também, os estudos numa perspetiva de utilidade empírica, partindo da apresentação dos resultados para a recomendação de propostas de intervenção com vista à melhoria do serviço educativo prestado pelas instituições selecionadas como “locus empírico”. Esta publicação dá ainda conta da internacionalização da Escola Superior de Educação de Santarém enquanto instituição parceira de instituições educativas do Brasil, num processo de construção de conhecimento sobre a administração educacional com ganhos para ambos os lados do Atlântico. Neste enquadramento, é de assinalar um estudo que se debruça sobre o impacto dos trabalhos de projeto dos alunos do primeiro curso de Mestrado em Administração Educacional da Escola Superior de Educação nas suas instituições de contexto laboral, propondo a uma atitude institucional de autorreflexão e oferecendo pistas para a melhoria, numa perspetiva de eficácia dos percursos formativos.Por último, esta publicação, de forma transversal, valoriza o papel das instituições educativas no combate às desigualdades sociais, no reforço das competências individuais e coletivas, no contributo para a formação de cidadãos mais críticos, mais conhecedores e mais capazes de fazer face aos desafios do mercado de trabalho. É, em suma, o trabalho das instituições educativas que é analisado no conjunto das investigações apresentadas, onde a preocupação central é a melhoria da qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem suportada por dimensões organizacionais como a importância da biblioteca, a avaliação e controlo de processos como ferramenta de apoio à decisão, o trabalho dos agentes educativos, sem excluir os estudantes, as suas circunstâncias e expectativas face aos processos formativos.
- Contextos de formação de novas gerações de falantes de português: perspectivas em política, história, língua e literaturaPublication . Teixeira e Silva, Roberval(org.)Em tempos em que a língua portuguesa ganha cada vez mais espaço no mundo, precisam de ser desenvolvidas reflexões i) sobre como é posiciona- da em diferentes ambientes sociolinguísticos e ii) sobre como se posicionam os sujeitos que se constroem nela. Esta publicação se propõe a considerar estes novos aspectos que constituem diferentes e novos contextos de língua portuguesa no mundo em perspectivas teóricas e analíticas.
- Cuidadores Informais em Portugal: Formação ao longo da vidaPublication . Reis, Alcinda Maria Sarmento do Sacramento Costa; Afonso, Catarina; Viana, Susana; Nogueira, Helena; Godinho, Celeste; Oliveira, Rafael; Marta, Rosa; Melo, Sónia; Olas, Anabela; Moutinho, Victor; carvalho, Carla; Marques, Rosa; Carvalho, Telma; Pereira, Inês; Matias, SilviaA obra que se apresenta, surgiu após desenvolvimento de dois cursos de formação conducentes a microcredenciali, no âmbito da capacitação de equipas de profissionais de referência que trabalham quotidianamente com cuidadores informais e também da capacitação destes mesmos cuidadores. O desenvolvimento destes cursos decorreu após identificação de necessidades de formação especificas, pela Escola Superior de Saúde (ESSS) do Politécnico de Santarém em estreita articulação com entidades parceiras do IPSantarém e da comunidade em geral, visando respostas e estratégias de operacionalização do Decreto-Lei nº. 1/2022, de 10 de janeiro, referente à implementação do Estatuto do Cuidador Informal em Portugal. Por outro lado a ESSS assume-se como responsável direta pelo desenvolvimento da atividade académica de ensino, investigação e formação na área da saúde, ao serviço da sociedade, empenhada na qualificação de alto nível dos cidadãos; visa a produção e difusão do conhecimento, criação, transmissão e difusão do saber de natureza profissional, da cultura, da ciência, da tecnologia, da investigação orientada e do desenvolvimento experimental, centralizada nos estudantes/formandos e na comunidade envolvente, num quadro de referência internacional. Um diagnóstico das necessidades de oferta formativa desenvolvido recentemente na ESSS com diferentes stakeholders (Reis et al., 2021)ii, identificou a necessidade de preparação da comunidade para os cuidados aos mais velhos, considerando que a realidade do apoio à pessoa idosa, denota preocupação na oferta de cuidados especializados no âmbito da saúde e do social. A preocupação manifestada assenta na realidade loco-regional e nacional quando se analisam nos últimos anos essencialmente os elevados índices nacionais de envelhecimento, de dependência total e de dependência dos idosos. Foi neste alinhamento que foram planeados de entre outros, os processos formativos dos cursos conducentes a microcredenciais a serem desenvolvidos por docentes do Politécnico de Santarém e por técnicas superiores do Instituto da Segurança Social que gentilmente acederam a uma colaboração que resultou perfeita. Visou-se promover o desenvolvimento de competências para o acompanhamento de cuidadores informais, valorizando-se as especificidades da trajetória do cuidar de cada cuidador informal. Pretendeu-se assim a capacitação dos profissionais de referência, para o acompanhamento de cuidadores informais. Entenderam-se aqui estes profissionais, como aqueles que são referenciados pelos serviços competentes de saúde e da segurança social da área de residência da pessoa cuidada, competindo-lhes o acompanhamento de proximidade e a mobilização dos recursos disponíveis para assegurarem, de forma adaptada e organizada, os apoios e serviços, por forma a responderem às necessidades ao nível dos cuidados de saúde e de apoio social. Nesta obra, são mobilizados os diferentes constructos onde se alicerça o processo de atribuição/aquisição do Estatuto de Cuidador Informal, através da partilha de projetos piloto, pretendendo-se fornecer ao leitor, contributos para a sensibilização individual e experiencial na avaliação do processo de acompanhamento dos cuidadores informais, através da reflexão critico-reflexiva como ferramenta de desenvolvimento de competências dos profissionais das equipas de referência mas também dos que são efetivamente cuidadores informais, numa perspetiva sinergética de trabalho em equipa.
- Da autonomia da escola ao sucesso educativo, obstáculos e soluçõesPublication . Formosinho Sanches Simões, João Manuel; Machado, Joaquim; Simões, Graça; Ferreira, Henrique; Pinhal, João; Dias, Paulo Coelho; Bento, António V.; Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Sousa, Jesus Maria; Seabra, Teresa; Marques, Ramiro; Cardona, Maria JoãoEsta nova publicação que a ESE tem vindo a realizar em parceria com Editora Cosmos pretende refletir questões sobre as implicações da autonomia da escola nos resultados dos seus alunos e alunas, quais os obstáculos e aspectos positivos que se refletem no sucesso educativo. Resumindo um conjuntos de textos, na sua maioria organizados na sequência de seminários que integraram a primeira edição de Mestrado de Administração Educacional da ESE, este livro tem o privilégio de juntar uma diversidade de autores e pontos de vistas.
- Da pesquisa ao delineamento de projetos de intervenção em instituições educativasPublication . Cardona (coord.), Maria João; Linhares (coord.), ElisabeteEsta publicação foi organizada no âmbito do Mestrado em Administração Educacional da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém e integra vários textos que divulgam alguns dos trabalhos finais realizados pelos/as formandos e formandas no âmbito do Mestrado, devidamente enquadrados pelo/as docentes que os orientaram. Os textos reunidos nesta publicação refletem uma perspetiva integradora que resulta da parceria criada com o Instituto Federal de Brasília refletindo questões emergentes com as quais os profissionais da educação lidam diariamente. Estas pesquisas podem, assim, constituir-se como uma referência para as instituições educacionais, conforme enuncia o Professor Wilson Conciani no prefácio deste livro. Este é já o segundo livro de uma coleção que a ESE I IPSantarém irá continuar a publicar sobre práticas de investigação e formação na área da Administração Educacional.