Escola Superior de Saúde
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Escola Superior de Saúde by Title
Now showing 1 - 10 of 427
Results Per Page
Sort Options
- Acolhimento ao Acompanhante na Sala de EmergênciaPublication . Tavares, Ana; Graça, Paulo; Azinhaga, Alexandra; Marques, Sandra; Lino, Paula; Ferreira, Isilda Maria DuarteDe acordo com o estado da arte acerca da estrutura do serviço de urgência dos hospitais, da especificidade da sala de emergência, da situação crítica vivenciada pela pessoa e sua família, das barreiras à comunicação em contexto de situação crítica e tendo em conta as competências do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, foi identificada como necessidade a presença de um suporte descritivo do que é uma sala de emergência e como se encontra o doente crítico, que seja um meio facilitador para que se efetive o acolhimento do acompanhante perante a complexidade do espaço que é esta sala. Esta necessidade foi refletida no contexto de estágio no âmbito da Pós Licenciatura em Enfermagem e resultou na criação desta proposta de poster.
- A adaptação do cuidador informal como foco da prática de enfermagem. Um programa de intervenção com matriz conceptual no modelo transaccional de stress e copingPublication . Ferreira, SaleteA adaptação do cuidador informal no cuidado à pessoa dependente por doença crónica, em ambiente domiciliário, é uma temática complexa que implica um aprofundamento na investigação de modo a retratar evidência científica de suporte ao desenvolvimento de um programa de intervenção de enfermagem, inovador e individualizado para cada situação específica, tendo a pessoa do cuidador informal como alvo e a adaptação do mesmo como foco da prática. Neste sentido, através de uma revisão sistemática da literatura, pretende-se analisar o conhecimento científico disponível acerca da efectividade de programas de intervenção na gestão do stress e coping do cuidador informal, com matriz conceptual no Modelo Transaccional de Stress e Coping, desenvolvidos por enfermeiros. A partir da questão PI[C]O, foram definidos alguns conceitos ou palavras-chave e realizada uma pesquisa de artigos científicos em base de dados electrónica (no período entre 2000 e 2010), sendo seleccionados quatro estudos, segundo critérios previamente definidos e centralizados na problemática em estudo. Após análise reflexiva dos contributos dos achados para o estudo em causa, e ao se concluir que a prática de Enfermagem, com matriz conceptual no Modelo Transaccional de Stress e Coping, focalizada na adaptação do cuidador informal da pessoa dependente por doença crónica em ambiente domiciliário, é efectiva, será descrito o processo e estrutura de um futuro programa de intervenção.
- Adaptação e validação de um instrumento para identificação dos modos de escutaPublication . Duarte, JoaquimCom este estudo metodológico, pretendemos validar um instrumento para identificação dos modos de escuta. Após revisão bibliográfica e quadro conceptual, nos quais tivemos em conta, respectivamente, aspectos relacionados com validação de instrumentos e com os modos de escuta ou comunicação verbal, definimos as hipoteses e seleccionámos as variaveis. Como principais indicadores para medir a variavel dependente seleccionámos: Indice de validade de conteudo e Coeficiente de estabilidade ou de concordancia. A metodologia utilizada baseou-se na tradução, adptação, validação e aplicação do questionário de Jacques Chalifour.
- Adolescente com ideação suicida: contributo da apreciação familiarPublication . Frazão, Inês; Pereira, Maria Do Carmo; Reis, Alcinda; Pascoal, Dina; Fernandes-Jorge, MadalenaA adolescência é um período de complexo desenvolvimento, em que alguns adolescentes apresentam ideação suicida. Compreender esse fenómeno tem sido um grande desafio para os enfermeiros de família. Este estudo de caso aborda o adolescente, com ideação suicida, e a sua família, em que a intervenção do enfermeiro de família foi essencial para identificar necessidades e implementar um plano de cuidados, conducentes a um melhor bem-estar familiar e dos seus indíviduos. OBJETIVO: Avaliar o impacto dos cuidados de enfermagem na família em estudo, segundo o Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar . MÉTODO: Como estratégia metodológica foi utilizado o estudo de caso qualitativo de apreciação da família e como referencial teórico o Modelo mencionado. Para a colheita de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas à família em contexto de unidade de saúde e analisada a informação dos aplicativos informáticos resultantes de registos do enfermeiro de família. Com os dados obtidos, segundo o Modelo, foram elaborados os diagnósticos e propostas as intervenções de enfermagem. RESULTADOS: Os dados colhidos permitiram, após a sua análise, avaliar a família e estabelecer intervenções. É uma família, composta pelo casal e um filho adolescente, com rendimento familiar insuficiente, papel parental não adequado e processo familiar disfuncional. Face aos diagnósticos, foram delineadas intervenções tendo em conta as competências e recursos da família e comunidade. Após a intervenção verificaram-se ganhos em saúde familiar: rendimento familiar suficiente (com intervenção da técnica de serviço social), papel parental adequado e processo familiar não disfuncional (com a intervenção do psiquiatra e da psicóloga). A alteração favorável destes diagnósticos influenciarem positivamente o estado de saúde mental e psicológico do adolescente. CONCLUSÃO/CONSIDERAÇÕES FINAIS: A família vivencia, com o diagnóstico da ideação suicida do adolescente, uma situação causadora de grande sofrimento, necessitando de ser cuidada. Conclui-se que a avaliação e intervenção familiar, segundo o Modelo, foram eficazes, pois resultou em ganhos na saúde familiar e individual. O Enfermeiro de Família assumiu um papel preponderante perante a ideação suicida do adolescente, em que a referenciação para outros profissionais foi fulcral para a prevenção de tentativas de suicídio ou, inclusivamente, do suicídio.
- Anamnese cultural de enfermagem nas famílias migrantes: uma scoping reviewPublication . Reis, Alcinda; Spinola, Ana; Pinto, M. Rosario; Amendoeira, JoséA prática clínica com famílias migrantes coloca desafios aos profissionais de saúde e particularmente aos enfermeiros na atualidade, como apontam diferentes autores nacionais e internacionais. Na anamnese cultural os profissionais procuram identificar elementos facilitadores da comunicação e da avaliação inicial das famílias, visando a promoção da adesão e da continuidade aos cuidados propostos.
- Anamnese Cultural de enfermagem nas famílias migrantes: Uma scoping reviewPublication . Spínola, Ana; Reis, Alcinda; Dias, Hélia; Pinto, Rosário; Amendoeira, JoséAnamnese cultural de enfermagem nas famílias migrantes: uma scoping review Resumo Desenvolve-se uma scoping review que procura identificar as dimensões que os enfermeiros mobilizam na anamnese cultural das famílias migrantes. Define-se a seguinte questão: quais as dimensões que os enfermeiros mobilizam na anamnese cultural das famílias migrantes? Construindo-se o presente background: A prática clínica com famílias migrantes coloca desafios aos profissionais de saúde e particularmente aos enfermeiros na atualidade, como apontam diferentes autores nacionais e internacionais. Na anamnese cultural os profissionais procuram identificar elementos facilitadores da comunicação e da avaliação inicial das famílias, visando a promoção da adesão e da continuidade aos cuidados propostos. Material e métodos: As famílias migrantes constituem-se a População da Scoping Review; Conceitos: Anamnese cultural; famílias; migrantes; competência cultural; enfermagem; Contexto: a anamnese cultural por enfermeiros. Os estudos a incluir são de tipo quantitativo, qualitativo e misto. A pesquisa foi realizada com os descritores Mesh interligados pelo booleano AND e conjuga os seguintes descritores: Emigration and immigration AND Family nursing AND Cultural competency. Procede-se à pesquisa de artigos primários e secundários, publicados nas bases de dados ProQuest e PubMed e na plataforma EBSCOhost: CINAHL Complete, MEDLINE Complete e Mediclatina, com os limitadores: texto integral, publicado entre 13/6/2013 a 13/6/2018, humanos e qualquer autor é enfermeira. Tratamento e análise dos resultados: O processo de seleção dos estudos está em curso e desenvolve-se de acordo com o PRISMA; procede-se deste modo à extração dos dados a partir do instrumento proposto pelo Joanna Briggs Institute, garantido a qualidade metodológica dos mesmos. Nos resultados destaca-se a importância da relação de confiança estabelecida com as famílias migrantes. Conclusão: Nas evidências obtidas identifica-se a valorização pelos enfermeiros das experiências de saúde e de doença das famílias migrantes no país de acolhimento, quando é desenvolvida uma adequada anamnese cultural. Palavras-chave: Anamnese cultural; famílias migrantes; enfermagem
- Apoiar para amamentar: contributo do enfermeiro EESMO na manutenção da amamentaçãoPublication . Miranda, Mónica; Cruz, Olímpia; Carreira, Teresa MargaridaO desempenho de competências maternas, na qual está incluída a amamentação, é, para as puérperas primíparas, o início de um percurso marcado pela insegurança, em que o desenvolvimento de confiança é imprescindível para a formação da identidade maternal. O apoio do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica é fundamental, especialmente, após a alta hospitalar, altura em que a puérpera se depara com mais dificuldades. Este relatório representa o desenvolvimento de uma pesquisa efetuada a quatro de março de 2013, onde foi utilizada a revisão sistemática de literatura como metodologia, partindo da pergunta orientadora PI[C]O: “Como se caracteriza o apoio dos enfermeiros EESMO, após a alta hospitalar, que contribui para a manutenção da amamentação nas puérperas primíparas?” Foram incluídos cinco estudos oriundos da pesquisa na plataforma EBSCO. Concluiu-se que as características do apoio dos enfermeiros EESMO envolvem as dimensões: física, emocional, informativa e de apreciação. The performance of maternal skills, in which is included breastfeeding, it is for primiparous mothers, the beginning of a journey marked by insecurity, in which the development of trust is essential for the attainment of maternal identity. The midwife support is substantial, especially after discharge, when mothers face more difficulties. This report represents the development of a survey conducted in 4th march of 2013 which was used as a systematic literature review methodology, based on the guiding question PI[C]O: “ How is the midwives’ support, after discharge, that contributes for the maintenance of breastfeeding in primiparous mothers?” Five studies were included in the survey from the platform EBSCO. It was concluded that the characteristics of midwives support involves physical, emotional, informational and appraisal dimentions.
- Aprendizagem da promoção da saúde centrada nos estudantes do curso de enfermagemPublication . Figueiredo, MariaContexto: A aprendizagem da promoção da saúde (PrS) centrada no estudante implica um papel deste como gestor da sua aprendizagem, no sentido da tomada de decisões com responsabilidade e autonomia reflexiva, num contínuo de imaturidade para a maturidade dependendo dos tipos de aprendizagem educativa, das interações educativas entre os professores e os estudantes e dos episódios de aprendizagem num paradigma de aprendizagem educativo-humanístico. Objetivos: Caraterizar o conhecimento dos professores sobre a PrS, na conceção, desenvolvimento e avaliação curricular; identificar os sentidos atribuídos pelos estudantes à aprendizagem da PrS. Método: Estudo de caso múltiplo: análise documental, observação participante e entrevistas. Tratamento e análise dos dados: conteúdo, domínios culturais e triangulação. Resultados: Da análise dos dados emergiu o tema: aprendizagem da PrS centrada nos estudantes e domínio: Processo de aprendizagem. Conclusões: Os professores salientam as narrativas escritas como estratégias educativas, mas estas são sucintas e assistemáticas, não permitindo a transformação do conhecimento e de paradigma. Utilizam a reflexão sob a forma de narrativas orais e prática baseada na evidência, na construção do conhecimento teórico e prático e valorização do conhecimento em enfermagem. Os professores e estudantes valorizam a simulação para aprendizagem de conceitos essenciais e desenvolvimento de capacidades dos estudantes como promotores de saúde.
- Aprendizagem do cuidar a família na comunidade: Usabilidade do Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção FamiliarPublication . Figueiredo, Maria; Madeira, Ana; Reis, Alcinda; Santos, Maria; Santiago, Maria; Ferreira, Maria; Dias, HéliaEnquadramento: O Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar é mobilizado no processo de ensino aprendizagem dos estudantes da licenciatura em enfermagem, como orientador no processo de cuidados às famílias na comunidade. Objetivo: Analisar as dimensões valorizadas pelos estudantes do curso de licenciatura em enfermagem, no desenvolvimento de competências na avaliação e intervenção familiar. Metodologia: Estudo exploratório-descritivo com 350 estudantes da licenciatura em Enfermagem. Uso de formulário para identificar aspetos valorizados na utilização do modelo referencial teórico e operativo em ensino clínico. Análise de conteúdo com categorização a priori e a posteriori. Cumpridos os pressupostos éticos. Resultados: Identificam-se cinco dimensões: Clareza (mais valorizada); Simplicidade; Generalidade; Consequências Deriváveis (frequência de nomeação intermédia) e Precisão Empírica (menos valorizada). Emerge interligação entre etapas do processo de cuidados e modelo como instrumento de mudança e referencial na tomada de decisão no contexto clínico. Conclusão: As dimensões confirmam a importância atribuída pelos estudantes à estrutura e sentido na aprendizagem dos cuidados à família sendo preditivas da aprendizagem integrada, entre teoria e prática em enfermagem.
- Apresentação da Plataforma YOUR PELPublication . Dias, Hélia