Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
320.21 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Enquadramento: O Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar é mobilizado no processo
de ensino aprendizagem dos estudantes da licenciatura em enfermagem, como orientador no processo
de cuidados às famílias na comunidade.
Objetivo: Analisar as dimensões valorizadas pelos estudantes do curso de licenciatura em enfermagem,
no desenvolvimento de competências na avaliação e intervenção familiar.
Metodologia: Estudo exploratório-descritivo com 350 estudantes da licenciatura em Enfermagem.
Uso de formulário para identificar aspetos valorizados na utilização do modelo referencial teórico e
operativo em ensino clínico. Análise de conteúdo com categorização a priori e a posteriori. Cumpridos
os pressupostos éticos.
Resultados: Identificam-se cinco dimensões: Clareza (mais valorizada); Simplicidade; Generalidade;
Consequências Deriváveis (frequência de nomeação intermédia) e Precisão Empírica (menos valorizada).
Emerge interligação entre etapas do processo de cuidados e modelo como instrumento de mudança e
referencial na tomada de decisão no contexto clínico.
Conclusão: As dimensões confirmam a importância atribuída pelos estudantes à estrutura e sentido
na aprendizagem dos cuidados à família sendo preditivas da aprendizagem integrada, entre teoria e
prática em enfermagem.
Description
Keywords
Modelo dinâmico de avaliação e intervenção familiar Comunidade Enfermagem Família
Citation
Publisher
Referência