Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Aprendizagem do cuidar a família na comunidade: Usabilidade do Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
RV21073_PT.pdf320.21 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Enquadramento: O Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar é mobilizado no processo de ensino aprendizagem dos estudantes da licenciatura em enfermagem, como orientador no processo de cuidados às famílias na comunidade. Objetivo: Analisar as dimensões valorizadas pelos estudantes do curso de licenciatura em enfermagem, no desenvolvimento de competências na avaliação e intervenção familiar. Metodologia: Estudo exploratório-descritivo com 350 estudantes da licenciatura em Enfermagem. Uso de formulário para identificar aspetos valorizados na utilização do modelo referencial teórico e operativo em ensino clínico. Análise de conteúdo com categorização a priori e a posteriori. Cumpridos os pressupostos éticos. Resultados: Identificam-se cinco dimensões: Clareza (mais valorizada); Simplicidade; Generalidade; Consequências Deriváveis (frequência de nomeação intermédia) e Precisão Empírica (menos valorizada). Emerge interligação entre etapas do processo de cuidados e modelo como instrumento de mudança e referencial na tomada de decisão no contexto clínico. Conclusão: As dimensões confirmam a importância atribuída pelos estudantes à estrutura e sentido na aprendizagem dos cuidados à família sendo preditivas da aprendizagem integrada, entre teoria e prática em enfermagem.

Description

Keywords

Modelo dinâmico de avaliação e intervenção familiar Comunidade Enfermagem Família

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Referência

CC License

Altmetrics