Escola Superior de Saúde
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Escola Superior de Saúde by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 427
Results Per Page
Sort Options
- Adaptação e validação de um instrumento para identificação dos modos de escutaPublication . Duarte, JoaquimCom este estudo metodológico, pretendemos validar um instrumento para identificação dos modos de escuta. Após revisão bibliográfica e quadro conceptual, nos quais tivemos em conta, respectivamente, aspectos relacionados com validação de instrumentos e com os modos de escuta ou comunicação verbal, definimos as hipoteses e seleccionámos as variaveis. Como principais indicadores para medir a variavel dependente seleccionámos: Indice de validade de conteudo e Coeficiente de estabilidade ou de concordancia. A metodologia utilizada baseou-se na tradução, adptação, validação e aplicação do questionário de Jacques Chalifour.
- A Formação em enfermagem. Que conhecimento? Que contextos? Um estudo etno-sociológicoPublication . Amendoeira, JoséNesta investigação procurámos estudar o uso que os enfermeiros dão ao conhecimento, quer o que resulta da aprendizagem no processo educativo (saberes teóricos), quer o que resulta do desenvolvimento da profissão (saberes experienciais), numa lógica interdisciplinar. Partimos do objecto de estudo - O processo de cuidados como organizador da socialização dos enfer-meiros. Para compreender o processo de cuidados a doentes internados em hospitais, bem como as rela-ções entre o processo de cuidados em meio hospitalar e a socialização dos enfermeiros, investigámos a problemática da formação teórica e da formação prática, enquanto relação dialéctica da investigação. O hospital foi o local seleccionado, por ser aí que se produzem relações sociais complexas, estabelecidas entre a missão e os actores (Enfermeiros, médicos, auxiliares de acção médica e outros), e onde o doente é simultaneamente alvo e produtor dos cuidados de saúde. Classificamos o estudo como qualitativo de orientação etno-sociológica, com utilização de técnicas multi-formes de produção de dados (observação participante e entrevista em profundidade), com tratamento dos dados através de análise de conteúdo temática e taxonómica. Como principais conclusões salientamos: • O processo de cuidados constitui-se numa "estrutura actancial" de grande complexidade, emergindo da situação social criada pelas necessidades da pessoa (doente) internada, numa rede complexa de campos de acção e de modos de organizar o trabalho dos diferentes actores. • O doente internado nem sempre é o centro de interesse da referida situação social como seria legíti-mo, de acordo com a missão da organização, as linhas de política da saúde e o paradigma humanista para a formação dos enfermeiros. • Os saberes teóricos da enfermagem têm permitido à formação teórica contribuir para uma autonomi-zação da profissão, preconizando que o centro de interesse do trabalho das enfermeiras é a pessoa saudável ou doente. • A formação em enfermagem, alicerçada nos saberes experienciais, profissionais e organizacionais, atribuem sentido forte à necessidade de contextualizar os cuidados, tendo em consideração os mode-los de cuidar próximos do paradigma humanista, onde a "normatividade" adquire uma importância grande na perspectiva da "socialização" que se realiza interpares, mas com grande ênfase nas normas e valores da organização. • A interdisciplinaridade parece ficar claramente evidenciada na cooperação entre enfermeiras e médi-cos, alicerçada nos saberes teóricos e profissionais, sendo que pelas diferentes orientações paradig-máticas, se constituem como geradores de conflitos. • As estratégias para o exercício das autonomias, passam pela valorização forte da "divisão do traba-lho" alicerçada num paradigma que valoriza teoricamente o doente como centro de interesse, fazendo com que esta seja uma forma de atribuição de poder às enfermeiras, não como atributo, mas baseado na relação interpessoal que lhes permite conhecer melhor alguns doentes. • Utilização de um processo heurístico de organização do trabalho, tanto pelas enfermeiras como pelos médicos, com valorização: do contextual e do jogo, na lógica das zonas de incerteza que emergem do confronto dos diferentes actores, na acção.
- Os problemas éticos na prática quotidiana dos enfermeirosPublication . Paz, AnicetaConfrontados com o descontentamento manifestado pelos enfermeiros pelo tipo de abordagem que as questões éticas têm merecido, quer na formação de base quer na contínua, por não os preparar para os problemas que surgem no dia a dia da prestação de cuidados e conscientes de que para alterar esta situação é necessário ter em conta as experiências dos enfermeiros, desenvolvemos este trabalho que tem como objectivo compreender as vivências dos enfermeiros sobre os problemas éticos da prática quotidiana. No enquadramento teórico abordámos as questões relacionadas com a evolução da enfermagem, a ética e a moral na prática de enfermagem e os problemas éticos e a tomada de decisão no quotidiano dos enfermeiros. Atendendo ao objectivo do estudo, utilizámos uma abordagem fenomenológica porque esta nos permite compreender as experiências dos enfermeiros tal como foram vividas. O estudo foi realizado nos serviços de medicina de um hospital, tendo sido seleccionada uma amostra intencional de doze enfermeiros. O instrumento de colheita de dados utilizado foi a entrevista semi-estruturada. Para analisar os dados obtidos utilizámos os procedimentos de análise fenomenológica propostos por Colaizzi, o que nos permitiu chegar à estrutura essencial do fenómeno. A análise dos dados evidencia que os problemas éticos vivenciados pelos enfermeiros na sua prática quotidiana estão relacionados com a humanização e a qualidade de cuidados, com os cuidados na última fase do ciclo de vida e com o respeito pelos direitos dos doentes. Salienta também que o trabalho da equipa de saúde, consoante o modo como se desenvolve, é considerado um factor facilitador ou dificultador na vivência destes problemas. 5 Os enfermeiros sentem ser seu dever prestar cuidados humanizados e de qualidade a todos os doentes, ou seja, centrados na pessoa doente e na satisfação das suas necessidades globais. No entanto, os condicionalismos inerentes ao próprio enfermeiro ou ao contexto em que os cuidados se desenvolvem nem sempre lhes permitem ter este tipo de actuação, o que os faz vivenciar conflitos de valores. Ao prestarem cuidados aos doentes que se encontram na última fase do ciclo de vida, os enfermeiros vivenciam conflitos de valores quando são confrontados com a necessidade de colaborarem, por prescrição médica, em formas inúteis de obstinação terapêutica, quando têm que decidir sobre a utilização de medidas que visam prolongar a vida ou sobre a atitude a tomar perante os doentes que se encontram com dores intensas. As situações em que os enfermeiros têm dificuldade em respeitar e fazer respeitar os direitos dos doentes, nomeadamente, o direito à informação, ao consentimento informado, à confidencialidade e à privacidade, são vivenciadas como problemas éticos. O trabalho da equipa de saúde é considerado facilitador da vivência de problemas éticos, se existirem reuniões periódicas onde se analisem os problemas éticos e se partilhem experiências, se houver apoio e ajuda por parte de colegas e superiores hierárquicos e se existir trabalho de equipa entre os diferentes elementos da equipa de saúde. É sentido como dificultador quando os espaços e tempos consignados à discussão de problemas éticos são inexistentes, os superiores hierárquicos não apoiam as decisões dos enfermeiros e o trabalho de equipa entre médicos e enfermeiros é apenas esporádico. Os enfermeiros vivenciam sentimentos de mal estar, frustração e impotência quando devido aos diferentes condicionalismos com que se deparam não conseguem resolver os problemas de acordo com os interesses e direitos dos doentes. 6 SUMMARY Faced With the displeasure showed by the nurses for the type of approach, that ethical issues have deserved, either in the basis or continuous formation, for not having them prepared to the problems, which arise everyday in the care giving and aware that to change this situation, it is necessary to have in mind the nurses experiences, we developed this work, whose main purpose is to understand the nurses experiences about the ethical problems in the daily practice. Theoretically, we have made an approach to the issues related to the nursing development, the ethic and moral in the nursing practice and the ethical problems and decision-making in nurses everyday`s life. Taking into account the main purpose of this study, we used the phenomenon approach because it allows us to understand the nurses experience as they were experienced. The sudy was made in the medical services of an hospital, having been selected an intentional sample of twelve nurses. The instrument used to gather the data was the semi-structured interview. To examine the data it was used the analyse phenomena procedures proposed by Colaizzi, which allowed us to reach the essencial structure of the phenomena. The data analysis shows that the ethical problems experienced by the nurses in their daily practice are associated with the humanization, the caring quality and the care in the last stage of a circle`s life and with respect for the patient`s rights, emphasizing also that the health team`s work, according to the way it develops, is considered the easy and difficult-making element in experiecing these problems. The nurses are aware that it is their duty to give humanized and quality care to all their patients, that is focused on the patient itself or in satisfaction of its 7 global needs. However the inherent conditioners to the nurse itself or to the contex, in which care are developed dont`t ever allow them to have this kind of performance, that makes them to experience value conflicts. When the nurses give care to patients, who are in the last stage of their lives, they experience conflicts of values and are faced with the need to cooperate, by medical prescription, in useless ways of therapeutic obstinacy, they have to decide upon the use of measures, which aims the continuation of life or about the attitude to have towards patients with intense aches. These situations, in which nurse have difficulty to respect and make others to respect the patient`s rights, namely, the right to information, the informed agreement and the classified privacy are experienced as ethical problems. The health team`s work is seen as the easy-making of the ethical problems experience, if there are periodical meetings, where the ethical problems are analysed and to share experiences. If there is support and help of the colleagues and hierarchical superiors and if there is work team among the different elements of the health team. Difficulties arise when the space and time consigned to the ethical problem`s discussion are inexistent, the hierarchical superiors don`t support the nurses decisions and the work team between doctors and nurses are only sporadic. The nurses experience feelings of discomfort, frustration and impotence when, due to the different conditioners which they have to face, are not able to solve problems according to the patient`s interests and rights.
- Cuidar idosos: uma construção cultural para o estudante de enfermagemPublication . Reis, AlcindaO desenvolvimento desta investigação, processou-se com vista à clarificação dos significados atribuídos pelos estudantes da formação inicial em Enfermagem, à interacção e relações de cuidar pessoas idosas – objecto do estudo. No sentido da compreensão destes significados bem como do seu processo de construção, procurámos identificar os momentos – marcantes e os personagens – chave no contexto de todo o percurso de vida dos estudantes tal como a sua relação com opções adoptadas pela e na Enfermagem. Utilizámos as histórias de vida de três estudantes, com uma orientação de entrevista etno biográfica, visando o seu testemunho circunstanciado no âmbito do acontecimento específico referido. Classificamos o estudo de qualitativo, de orientação etnográfica, mais especificamente de mini etnografia. Sendo que, quer o contexto familiar dos narradores, quer o da sua formação escolar em Enfermagem, são assumidos no decurso da investigação, como pólos organizadores da discussão, referimos como principais conclusões: -A vivência de uma cultura familiar que privilegia o cuidar genérico dos seus idosos em que o narrador desenvolve por vezes acções nesse sentido, a par do elemento feminino da família (normalmente a mãe) é assumida como um factor importante na opção pelo cuidar profissional. -O controle familiar que é sentido nos momentos de morte dos avós, sendo vedada aos estudantes, a vivência deste tipo de rituais, é simultaneamente assumido como um ponto de “viragem” em que é tomada a opção profissional pela Enfermagem. -A representação da pessoa idosa como foco do cuidar profissional, é sobreponível à figura dos “avó”, estruturada a partir de uma noção de afectividade, constituindo-se como alicerce fundamental da socialização dos estudantes. -As vivências e relações de convivialidade em meio rural, são promotoras da sensibilização para cuidar idosos. -A interacção e relações de cuidar em ensino clínico, estabelecidas com idosos, são dimensionadas numa perspectiva «alocêntrica» para os narradores, pois que os induz num nível de reflexividade e auto – aceitação, bem como no estabelecimento de valores altruístas. -A responsabilidade na auto – formação ao nível da Enfermagem Gerontológica e Geriátrica, é assumida pelos estudantes no sentido de um “saber em construção” ao invés de um “saber construído”. -O objectivo da formação neste âmbito é o cuidar idosos de forma culturalmente congruente, que é todavia por vezes comprometido, quando se enfatiza o contexto hospitalar como preferencial, privilegiando-se sobretudo o desenvolvimento de um “sentimento de pertença” a uma cultura profissional de Enfermagem, que tem aí maior visibilidade. The development of this research, was aimed at clarifying the meanings assigned by students of initial training in nursing, interaction and relationships of caring for elderly – subject of study. Trying to understand these meanings as well as its construction process, we sought to identify striking moments – and characters – key in the context of the whole route of life of students such as his relationship with options taken by and in nursing. We have used the life stories of three students, with a biographical interview with his testimony detailed the specific event. We classify our study as qualitative with ethnographic orientation, more specifically like a mini ethnography. Being that both the familiar context of narrators, whether your school training in nursing, are made in the course of the investigation, as poles organizers discussion, mentioned as main conclusions: -The experience of a family culture that emphasizes the care of their elderly in generic narrator’s develops sometimes shares the couple family female element (usually the mother) is assumed to be an important factor in opting for professional care. -The control family is felt in moments of death of grandparents, being forbidden to students, the experience of this type of ritual, is simultaneously assumed as a "turning point" in which the option is taken by the Nursing Professional. -The representation of the older person as focus of care professional is like the figure of "Grandma", structured from a notion of affectivity, becoming as fundamental building block of the socialization of students. -The experiences and relationships of user-friendliness in rural areas, are promoting awareness to care for the elderly. -The interaction and relationships of care in clinical education, established on the elderly, are sized in an «alocentric» perspective for narrators, since that induces a level of reflection and auto-acceptance, as well as in the establishment of altruistic values. -Responsibility in self – training in Gerontological and Geriatric Nursing, is taken by students in the sense of a "under construction" rather than a "know built." -The objective of training in this context is the care for the elderly so culturally congruent, which is however sometimes compromised when it emphasizes the hospital context as their preferred, privilegiating the development of a "sense of belonging" to a culture of Professional Nursing, which has greater visibility.
- O prestador informal de cuidados à pessoa idosa alvo de apoio domiciliário integrado. Uma análise exploratória como suporte à garantia da efectividade de um programa de promoção da saúdePublication . Ferreira, SaleteO Processo de Investigação que se encontra descrito neste relatório tem o objectivo de tornar inteligível o processo de empowerment dos prestadores informais de cuidados à pessoa idosa alvo de ADI. Desta forma, a problemática em estudo contém três grandes dimensões: - a especificidade sócio-demográfica da rede de apoio informal à pessoa idosa alvo de ADI; - a percepção dos prestadores informais acerca do impacto e satisfação no cuidado à pessoa idosa alvo de ADI; - as etapas do processo de empowerment dos prestadores informais enquanto sistemas activos no processo de cuidados à pessoa idosa alvo de ADI. Trata-se de um estudo de casos múltiplos, de carácter exploratório, suportado por uma abordagem de investigação mista, sem a existência de recessividade e/ou dominância dos paradigmas quantitativo e qualitativo no processo de investigação. Tendo os prestadores informais de cuidados à pessoa idosa alvo de ADI como os sujeitos do estudo, o trabalho de campo teve por base estratégias de pesquisa de âmbito quantitativo (questionário) e qualitativo (entrevista e observação), em que os dados quantitativos foram alvo de um processo de redução estatística e os dados qualitativos alvo de análise de conteúdo. Estruturado de forma à construção da teoria, este relatório encontra-se dividido em três partes, nomeadamente, a Parte A que, apresentando uma perspectiva teórica do cuidado informal à pessoa idosa em ambiente domiciliário, orienta a investigação e permite, assim, ir para além de um amontoado pouco sistemático e arbitrário de acontecimentos; a Parte B onde é caracterizada a problemática do estudo e onde está descrito e justificado o modo de investigação, bem como, as opções metodológicas de todo o processo de construção e tratamento dos dados; e a Parte C onde, ao atribuirmos significados aos dados, numa fase de análise e discussão dos resultados em resposta às questões de investigação, são geradas conclusões e definidas recomendações. Como principais conclusões do presente estudo, salientamos: O Cuidado Informal à Pessoa Idosa em Ambiente Domiciliário 9 - a rede de apoio informal é maioritariamente constituída por familiares da pessoa idosa alvo de ADI que, por sua vez, são, predominantemente, esposas, também elas idosas, que possuem como habilitações literárias o ensino básico primário completo e não desenvolvem nenhuma actividade profissional; - a maioria dos prestadores informais de cuidados à pessoa idosa alvo de ADI referem a existência de impacto do cuidado, percepcionando um nível médio de sobrecarga e/ou de interrupção no seu estilo vida, sendo que, para a grande parte dos prestadores informais, é muito difícil planear o futuro, quando as necessidades da pessoa idosa são tão imprevisíveis, e a situação de cuidado à pessoa idosa impossibilita bastante terem a privacidade que gostariam. No que se refere à satisfação em cuidar, a maioria dos prestadores informais referem estar bastante satisfeitos com a prestação de cuidados ao familiar idoso, sendo as principais causas dessa satisfação o facto de gostarem muito de estar junto do mesmo, e sentirem muito apreço pelo cuidado que prestam. - o processo de empowerment dos prestadores informais é estruturado por um conjunto de valores, condicionado por determinantes de saúde e obtém resultados de índole intrapessoal. Os valores que estão na base da construção da identidade do prestador informal dizem respeito à conceptualização de si, da pessoa idosa, e do ambiente domiciliário enquanto espaço de desenvolvimento dos cuidados. Os determinantes são de natureza fisiológica, psicológica, sócio-cultural e de desenvolvimento.
- Cuidar em enfermagem na perspectiva do géneroPublication . Dias, HéliaO cuidar representa uma necessidade humana e é reconhecido como o núcleo central da enfermagem. Desenvolve-se uma revisão de literatura sobre o conceito, do ponto de vista teórico e empírico, desde quatro perspectivas: antropológica, filosófica, psicossocial (Patistea, 1999) e ideológica. Esta última inclui uma perspectiva de género, que é recente na investigação em enfermagem, apesar de o conceito de género penetrar e atravessar a história da enfermagem. Por último, discutem-se as tendências de evolução do conceito, quer a nível teórico, quer a nível do questionamento das práticas. Abstract Caring represents an human need and is accepted as the central focus of nursing. This document examines the literature on the concept of caring from anthropological, philosophical, psychosocial (Patistea, 1999) and ideological perspectives. The last one includes a gender approach as a recent concept in nursing research, despite the fact that the concept of gender penetrates through the history of nursing. Lastly, the evolution trends of the concept are debated from theoretical and practice levels.
- Os instrumentos básicos na construção da disciplina de enfermagem. Expressões e significadosPublication . Amendoeira, José; Barroso, Isabel; Coelho, Teresa; Santos, Irene; Godinho, Celeste; Saragoila, Fátima; Marques, Gina Maria Da Silva; Filipe, Domingos
- O enfermeiro e a prestação de cuidados domiciliários. Um estudo na Sub-Região de Saúde de SantaremPublication . Rosa, MartaO presente trabalho de investigação surge associado às crescentes exigências no que se refere às competências para o exercício profissional, nomeadamente ao nível dos cuidados de enfermagem prestados em casa. A nossa pesquisa tem assim como temática a percepção do enfermeiro face aos cuidados de enfermagem prestados em casa, surgindo no sentido da melhoria da prestação de cuidados de enfermagem em casa a idosos, essencialmente no que diz respeito ao nível relacional destes mesmos cuidados. Teve como objectivo o de conhecer a importância atribuída pelo enfermeiro à dimensão relacional dos cuidados de enfermagem que são prestados em casa. No sentido do conhecimento do terreno de pesquisa e dos seus intervenientes caracterizamos pessoal e profissionalmente os enfermeiros que prestam cuidados de enfermagem em casa, na Sub-Região de Saúde de Santarém, através da realização de um inquérito. No sentido da caracterização do tipo de cuidados de enfermagem, prestados em casa, à pessoa idosa foram efectuadas entrevistas a enfermeiros. Emergiram duas grandes categorias da análise dos dados das entrevistas sendo estas: Cuidar em casa: o processo e O modo de pensar e cuidar. Após análise e reflexão chegamos assim a conclusões, das quais salientamos: A perspectiva do enfermeiro em relação à dimensão relacional dos cuidados é muito positiva, porém depende de: tempo e a disponibilidade do enfermeiro, assim como o seu gosto em realizar esta actividade; Segundo os enfermeiros a expectativa da pessoa cuidada vai no sentido da maior disponibilidade do enfermeiro para estar com ela.
- Interacção Enfermeiro/Doente: Acontecimentos marcantes na vida dos enfermeiros e o seu significado na construção da identidade profissionalPublication . Cândido, AnabelaO desenvolvimento desta investigação processou-se com vista à clarificação do significado atribuído pelos sujeitos do estudo à interacção enfermeiro/doente em contexto hospitalar – objecto do estudo. Delinearam-se como objectivos orientadores os seguintes: - Identificar os momentos marcantes e os personagens chave na vida dos sujeitos; - Compreender de que modo estes momentos marcantes e estes personagens chave, contribuem para a construção da identidade profissional do enfermeiro Desenvolveu-se o estudo numa perspectiva etnográfica, mais especificamente de mini-etnografia, com recurso a histórias de vida cruzadas ou acumuladas. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório, descritivo e compreensivo. O instrumento de colheita de dados foi a entrevista semi-directiva, sendo que a amostra foi constituída por dezasseis sujeitos. Destes, cinco são estudantes do 4.º ano, 2.º semestre do Curso de Licenciatura em Enfermagem e onze são enfermeiros, sendo que cinco, têm menos de 5 anos de exercício profissional e seis, têm mais de 5 anos de exercício da profissão. No sentido de se compreender qual o significado atribuído à interacção do enfermeiro com o doente, procurou-se identificar os acontecimentos marcantes e os personagens chave no contexto da vida dos sujeitos. Foi possível identificar e categorizar os acontecimentos marcantes em duas categorias, os positivos e os negativos. Construíram-se respectivamente oito e sete dimensões. Assumiu-se como estruturante e central a esta investigação, a existência de acontecimentos referenciados pelos sujeitos como marcantes, na interacção que estabelecem com o doente e que são responsáveis pelo desencadear de múltiplas emoções e sentimentos. Em termos teóricos, elegeu-se como autor de referência para o desenvolvimento do estudo, António Damásio, no que concerne ao polo organizador que são os Marcadores Somáticos, entendidos como um mecanismo de homeostase na regulação das emoções, permitindo uma capacidade de decidir vantajosamente em situações que envolvem risco e conflito emocional. Referem-se como principais conclusões as seguintes: - Verificou-se existir neste estudo, um acontecimento principal que se pode considerar determinante da construção da identidade profissional do enfermeiro. É um acontecimento referenciado como negativo e foi mencionado por todos os sujeitos sem excepção. Trata-se da morte. - Face aos resultados encontrados, os mesmos sugerem que é, através de reinstalações e readaptações que são feitas em termos de experiências anteriores e que são mediadas simbolicamente, que os sujeitos conseguem que acontecimentos negativos se transformem em positivos, neste sentido pode-se então afirmar que provavelmente são os marcadores somáticos positivos os que apresentam maior significado na construção da identidade profissional do enfermeiro, sendo que é, no processo de transformação, da somatização negativa em positiva que o enfermeiro vai construindo a sua identidade profissional.
- Entre preparar enfermeiros e educar em enfermagem. Uma transição inacabada 1950-2003. Um contributo socio-historico.Publication . Amendoeira, JoséO estudo do(s) Modelo(s) de formação em enfermagem na segunda metade do século XX e a concepção e a utilização do conhecimento em enfermagem, constitui-se no objecto desta tese, inserindo-se a investigação na tendência actual da sociologia da educação, porque satisfaz as pretensões de clarificação da disciplina de enfermagem tal como se assume na hipótese de trabalho - A construção do modelo de formação em enfermagem ocorre pela dialéctica entre a formação e a profissão, suportando a actual concepção e organização do ensino de enfermagem. Adopta-se uma perspectiva teórica, que transcenda a teoria enquanto análise substantiva ou concreta de um determinado aspecto da realidade social, considerando que os factos emergentes dos três domínios em estudo – os espaços, os curricula/saberes e os actores, não são dados brutos, sendo construídos e procurados na base das perspectivas teóricas diferenciadas. Mobiliza-se a existência de uma polarização teórica de base que considera as teorias da reprodução educativa orientadas para a transformação: de um lado os modelos estruturalistas relativamente estáticos e fechados; do outro, os modelos mais abertos, que dão particular relevo à dialéctica entre acção e estrutura associando a sociologia da acção e a sociologia da educação. Assume-se o método histórico como enquadrador da metodologia das histórias de vida e sócio histórica, com a utilização de técnicas, respectivamente a entrevista etnobiográfica e a análise documental, numa estratégia de estudo de caso único, com características qualitativas, permitindo contribuir de forma singular para o conhecimento dos fenómenos individuais, organizacionais, sociais e políticos. O conceito de transicionalidade, permitiu propor um modelo interpretativo da transição ocorrida no modelo de formação entre uma orientação biomédica e uma orientação para o pensamento complexo, transição esta mediada pela sociologia do currículo, em que este é considerado nas duas dimensões propostas por Apple e, pela sociologia dos grupos profissionais, nas dimensões processo de profissionalização e identidade sócio-profissional de acordo com Dubar, e que se designa por Modelo Transicional. Como principais conclusões emergentes de cada domínio, salientam-se: Espaços: - Apesar de se considerar claramente a existência de escolas autónomas de nível superior, a indecisão política quanto à organização da rede escolar parece inibir a transição acabada para escolas capazes de desenvolver a integralidade das suas autonomias como estabelecimentos do ensino superior. Currículo / Saberes: - a disciplina de enfermagem mobiliza conceitos teóricos próprios, como conteúdos, mas em que a sistematização dos saberes tem ocorrido a partir da introdução da reflexividade na acção e não pela investigação da essência e da natureza da enfermagem; - quanto à forma, considera-se ter ocorrido a verdadeira transição, com a unificação do nível de formação e com a integração no ensino superior, ao nível da licenciatura. Actores: - O processo de construção do grupo profissional dos enfermeiros é socialmente reconhecido pela decisão histórica de unificação do nível de formação, passando a existir um único profissional enfermeiro, a partir de 1975. Actualmente ocorre o processo de consolidação e sedimentação da qualificação dos enfermeiros e dos professores de enfermagem, onde a identidade sócio-profissional em construção, se associa ao reconhecimento social destes.