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- A elaboração de pósteres como método de iniciação à investigação na formação inicial de educadores e professoresPublication . Cavadas, Bento; Linhares, ElisabeteO processo de Bolonha trouxe diversos desafios à formação profissional que ocorre no Ensino Superior no espaço europeu. Nesse âmbito, surgiram novas exigências no processo de formação de educadores e professores, nomeadamente a atribuição de grande importância à investigação, reconhecendo que esse processo deve combinar a prática com a investigação para promover o desenvolvimento global dos futuros docentes. Nesse enquadramento, este estudo de caso centra-se na análise do processo formativo da unidade curricular de Investigação em Estudo do Meio do curso de Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Nessa unidade, os estudantes, através de um processo tutorial, realizam um trabalho de investigação sobre uma temática à sua escolha,preferencialmente relacionada com contextos educativos, em três fases: i) Fase I. Contextualização; ii) Fase II. Desenvolvimento da investigação e elaboração do póster; e iii) Fase III. Divulgação. A fase de contextualização visa a familiarização dos estudantes com as práticas investigativas na área de Estudo do Meio. Na fase de desenvolvimento, os estudantes devem realizar uma investigação e apresentar o seu trabalho num póster que deve incluir os seguintes elementos: i) a problemática e os objetivos do estudo; ii) a revisão teórica; iii) a metodologia; iv) os resultados; e v) a interpretação dos resultados e as conclusões. Na última fase, de divulgação, os estudantes são incentivados a apresentar publicamente os trabalhos investigativos em encontros científicos, sob o formato de póster. Ao dar a conhecer estas práticas que introduzem a investigação no processo de formação inicial docente, queremos também contribuir para a melhoria das metodologias usadas no processo formativo dos estudantes em formação inicial de professores.
- Acolhimento ao Acompanhante na Sala de EmergênciaPublication . Tavares, Ana; Graça, Paulo; Azinhaga, Alexandra; Marques, Sandra; Lino, Paula; Ferreira, Isilda Maria DuarteDe acordo com o estado da arte acerca da estrutura do serviço de urgência dos hospitais, da especificidade da sala de emergência, da situação crítica vivenciada pela pessoa e sua família, das barreiras à comunicação em contexto de situação crítica e tendo em conta as competências do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, foi identificada como necessidade a presença de um suporte descritivo do que é uma sala de emergência e como se encontra o doente crítico, que seja um meio facilitador para que se efetive o acolhimento do acompanhante perante a complexidade do espaço que é esta sala. Esta necessidade foi refletida no contexto de estágio no âmbito da Pós Licenciatura em Enfermagem e resultou na criação desta proposta de poster.
- A elaboração de pósteres como método de iniciação à investigação na formação inicial de educadores e professoresPublication . Cavadas, Bento; Linhares, ElisabeteO processo de Bolonha trouxe diversos desafios à formação profissional que ocorre no Ensino Superior no espaço europeu. Nesse âmbito, surgiram novas exigências no processo de formação de educadores e professores, nomeadamente a atribuição de grande importância à investigação, reconhecendo que esse processo deve combinar a prática com a investigação para promover o desenvolvimento global dos futuros docentes. Nesse enquadramento, este estudo de caso centra-se na análise do processo formativo da unidade curricular de Investigação em Estudo do Meio do curso de Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Nessa unidade, os estudantes, através de um processo tutorial, realizam um trabalho de investigação sobre uma temática à sua escolha,preferencialmente relacionada com contextos educativos, em três fases: i) Fase I. Contextualização; ii) Fase II. Desenvolvimento da investigação e elaboração do póster; e iii) Fase III. Divulgação. A fase de contextualização visa a familiarização dos estudantes com as práticas investigativas na área de Estudo do Meio. Na fase de desenvolvimento, os estudantes devem realizar uma investigação e apresentar o seu trabalho num póster que deve incluir os seguintes elementos: i) a problemática e os objetivos do estudo; ii) a revisão teórica; iii) a metodologia; iv) os resultados; e v) a interpretação dos resultados e as conclusões. Na última fase, de divulgação, os estudantes são incentivados a apresentar publicamente os trabalhos investigativos em encontros científicos, sob o formato de póster. Ao dar a conhecer estas práticas que introduzem a investigação no processo de formação inicial docente, queremos também contribuir para a melhoria das metodologias usadas no processo formativo dos estudantes em formação inicial de professores.
- Os determinantes da eficácia organizacional na resposta social centro de dia, do Centro de Bem Estar Social da Zona Alta de Torres Novas:uma abordagem multistakeholderPublication . Isidoro, Anabela Santos; Dias, Paulo; Leal, SusanaNo tempo conturbado em que vivemos, o papel da Economia Social (ES) é cada vez mais importante nas sociedades ocidentais e um pouco por todo o mundo. As organizações da ES são muitas vezes o único espaço de afirmação daqueles que não têm voz ou relativamente aos quais é fácil negar direitos. A eficácia destas organizações é por isso determinante. Este trabalho é realizado no âmbito da ES e da eficácia organizacional das suas estruturas. No contexto da ES, além da caraterização, discussão concetual e reflexão acerca da sua identidade, no mundo e em Portugal, estudamos as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) no nosso país, dando enfoque, neste domínio, às Respostas Sociais (RS) relacionadas com o envelhecimento da população, sobretudo o Centro de Dia (CD). Sequencialmente, trabalhamos ao nível da avaliação da eficácia organizacional desta RS, numa IPSS - o Centro de Bem Estar Social da Zona Alta de Torres Novas (CBESZA) - utilizando uma abordagem multistakeholder. Assim, realizamos na primeira parte do trabalho, uma revisão da literatura nos domínios da ES, IPSS em Portugal, envelhecimento da população, RS de apoio a idosos e, ainda, nos domínios da eficácia organizacional. Na componente empírica da dissertação, estudamos a RS referida. Identificamos, junto dos seus vários stakeholders, os determinantes da eficácia organizacional, com base nos quais nos propomos desenhar um modelo de avaliação, “à medida”, para esta RS do CBESZA. Quanto à metodologia, dado que nos interessa conhecer em profundidade uma realidade concreta e restrita, optámos pelo estudo de caso. Assim, os dados serão recolhidos e tratados através de metodologias qualitativas por recurso a entrevistas e análise de documentos. Este estudo proporcionou um maior conhecimento acerca da organização e permitiu concluir que os determinantes da eficácia organizacional variam em função dos interesses dos diferentes stakeholders.
- A organização do ambiente educativo na educação de infânciaPublication . Oliveira, Elódia Filipa da Silva; Cardona, Maria JoãoO presente relatório sintetiza a experiência e aprendizagens adquiridas no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este é composto por duas partes: uma primeira em que são apresentados os contextos de estágio e a (auto)avaliação do percurso de aprendizagem e desenvolvimento profissional realizado, bem como uma segunda parte em que apresento a pesquisa que realizei, sobre A organização do ambiente educativo na Educação de Infância, partindo das questões com que me confrontei durante os estágios. Através desta pesquisa procurei compreender, a partir das perceções das crianças e das educadoras, o modo como o espaço educativo deve ser organizado e como é que este pode favorecer a realização de aprendizagens significativas por parte das crianças. Assim, este trabalho de pesquisa assumiu-se como uma forma de apoio à minha futura prática como educadora, e ajudou-me a compreender melhor como a organização do espaço educativo está na base do desenvolvimento de pedagogias participativas da infância. Destaco também a relevância da metodologia usada nesta pesquisa, como base fundamental para a promoção de uma atitude mais crítica do trabalho realizado.
- O papel dos encarregados de educação no apoio às aprendizagens escolares dos educandosPublication . Évora, Joana Raposo; Marques, RamiroO presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico realizado na Escola Superior de Educação de Santarém para cumprimento do segundo ciclo de estudos. Este documento apresenta uma reflexão crítica sobre o percurso desenvolvido ao longo dos estágios e uma investigação elaborada no âmbito desta mesma prática. O relatório está organizado em duas partes, a primeira é composta por uma síntese e reflexão acerca das experiências de ensino realizadas ao longo das Práticas de Ensino Supervisionadas. Na segunda parte é apresentado um estudo de caso, sobre a importância do apoio dos encarregados de educação nas aprendizagens escolares dos seus educandos. Através desta investigação pretendeu-se saber qual a relevância do apoio da família sobre o desempenho escolares dos alunos, assim foi possível aferir que o sucesso escolar dos seus educandos está relacionado com as práticas e hábitos das famílias.