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- Intensive investments in intellectual:the way to increase sustainablePublication . Lopes, Ilídio TomásThis paper aims to highlight the need to monitor the macroeconomic innovation effort and diagnose its linkage with business returns. It constitutes a basic approach about intellectual property as a key driver towards better strategic and financial performance achievements.
- Relatório de Estágio, Escola Secundária Poeta António AleixoPublication . Maurício, CristinaRESUMO A Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM) e a Escola Secundária Poeta António Aleixo (ESPAA) de Portimão estabeleceram uma parceria no sentido de proporcionar o Estagio Pedagógico a dois mestrandos, inserindo-se no âmbito do 2.º ciclo do processo de Bolonha. O presente Relatório do Estágio Pedagógico procura sustentar e relatar a última etapa deste processo. O Estágio oferece um conhecimento da realidade em situação de trabalho, isto é, exercer a docência em unidades escolares do sistema de ensino, sendo um período de adaptação do aluno à condição de profissional no mercado de trabalho. A Educação Física nasce com a necessidade de preparar e educar os corpos, tendo como objectivos principais o desenvolvimento multilateral e ecléctico, criação de hábitos de higiene, de comportamentos saudáveis e contribuir para o desenvolvimento de uma aprendizagem de qualidade ao longo da vida, promover elevados níveis de desempenho e preparar os alunos para uma vida activa. As aulas foram leccionadas durante o ano lectivo de 2009/10, à turma C do 11.º ano, e é composta por vinte e seis alunos que frequentaram as aulas de Educação Física. São 8 alunos do género masculino e 18 do género feminino, com uma média etária de 16,31 ± 0,79 anos, sendo os valores mínimo e máximo de 15 e 19 respectivamente. Objectivos: operacionalização dos objectivos propostos no Projecto de Estágio, visando a implementação da modalidade de Ultimate Frisbee, bem como organização e realização de uma acção de formação para os professores de Educação Física; organização e execução de um projecto de actividades (Acampamento); observação e análise da leccionação de outros professores; assessoria à directora de turma; acompanhamento e auxilio nas várias actividades do Desporto Escolar e ao grupo de Dança; acompanhamento das aulas do Professor Orientador e do outro estagiário; preparação e apresentação de aulas, através de uma metodologia de leccionação alternada entre o orientador e o estagiário, utilizando o modelo por etapas. O processo de Ensino e Aprendizagem tem como referência fundamental uma avaliação centrada em três Áreas: Área das Actividades Físicas Desportivas, Área da Aptidão Física e Área dos Conhecimentos. Neste Estágio foi ainda aplicado o Inquérito de Valores de Satisfação, uma versão adaptada e traduzida para língua portuguesa (IAAF, Introduction to Coaching Theory, 1991). Os resultados foram analisados pelo programa estatístico do SPSS, evidenciando pela negativa o sentido de humor e a paciência que o professor tem para com o aluno. Enquanto pela positiva salienta-se o conhecimento dos vários desportos e o dar aulas com entusiasmo. Neste sentido, é avançada uma perspectiva centrada na interligação das valências realizadas, cuja configuração contempla a análise e o envolvimento entre todas as actividades.
- A adaptação do cuidador informal como foco da prática de enfermagem. Um programa de intervenção com matriz conceptual no modelo transaccional de stress e copingPublication . Ferreira, SaleteA adaptação do cuidador informal no cuidado à pessoa dependente por doença crónica, em ambiente domiciliário, é uma temática complexa que implica um aprofundamento na investigação de modo a retratar evidência científica de suporte ao desenvolvimento de um programa de intervenção de enfermagem, inovador e individualizado para cada situação específica, tendo a pessoa do cuidador informal como alvo e a adaptação do mesmo como foco da prática. Neste sentido, através de uma revisão sistemática da literatura, pretende-se analisar o conhecimento científico disponível acerca da efectividade de programas de intervenção na gestão do stress e coping do cuidador informal, com matriz conceptual no Modelo Transaccional de Stress e Coping, desenvolvidos por enfermeiros. A partir da questão PI[C]O, foram definidos alguns conceitos ou palavras-chave e realizada uma pesquisa de artigos científicos em base de dados electrónica (no período entre 2000 e 2010), sendo seleccionados quatro estudos, segundo critérios previamente definidos e centralizados na problemática em estudo. Após análise reflexiva dos contributos dos achados para o estudo em causa, e ao se concluir que a prática de Enfermagem, com matriz conceptual no Modelo Transaccional de Stress e Coping, focalizada na adaptação do cuidador informal da pessoa dependente por doença crónica em ambiente domiciliário, é efectiva, será descrito o processo e estrutura de um futuro programa de intervenção.