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- Análise do Feedback Pedagógico em Instrutores Estagiários e Experientes na Atividade de Localizada - Comportamento observado, auto-perceção dos instrutores e preferências dos praticantesPublication . Simões, VeraA presente investigação centra-se no estudo do comportamento de feedback de instrutores de localizada, com diferentes níveis de experiência profissional, sob diferentes perspetivas: comportamento observado dos instrutores, auto-perceção dos instrutores e preferências dos praticantes. Para o efeito, inicialmente foi realizada uma introdução geral sobre a problemática subjacente a esta investigação e definidos os objetivos do trabalho. Seguidamente foram efetuados 5 estudos, designadamente: estudo 1 – desenvolvimento, validação e aplicação piloto do sistema de observação de feedback de instrutores de fitness em aulas de grupo (SOFIF – AG); estudo 2 – desenvolvimento e validação do questionário de feedback de instrutores de fitness em aulas de grupo (QUEFIF-AG), versões auto-perceção do instrutor e preferências dos praticantes; estudo 3 – o feedback dos instrutores de localizada com diferentes níveis de experiência profissional, caracterização e comparação entre grupos; estudo 4 – o feedback dos instrutores de localizada com diferentes níveis de experiência profissional, relação entre comportamento observado e auto-perceção; estudo 5 – o feedback dos instrutores de localizada com diferentes níveis de experiência profissional e preferências dos praticantes, relação entre comportamento observado e preferências. Os resultados obtidos nos diferentes estudos indicaram a validade e fiabilidade dos instrumentos SOFIF-AG e QUEFIF-AG. Foram identificadas, em algumas categorias de feedback, diferenças significativas entre os instrutores estagiários e experientes. Verificou-se a existência de algumas relações significativas entre o comportamento de feedback observado e auto-perceção dos instrutores, em cada um dos grupos, bem como a existência de algumas relações entre o comportamento observado, em ambos os grupos de instrutores, e as preferências dos praticantes. Com o desenvolvimento deste trabalho, espera-se dar um contributo no conhecimento sobre o comportamento de feedback no contexto do fitness, convidando à reflexão desta temática.
- Aplicação de Modelos Teóricos Motivacionais ao Contexto do Exercício - Explorar a Integração das Teorias dos Objectivos de Realização e do Comportamento Autodeterminado e a sua Relação com a Adesão ao Exercício Físico em GinásiosPublication . Cid, LuisEstudo 1 Tradução e Validação da Versão Portuguesa da Goal Orientation in Exercise Measure (GOEMp). Análise Factorial Exploratória e Confirmatória ao Modelo de Medida dos Objectivos de Realização no Contexto do Exercício O objectivo principal do estudo é a apresentação dos resultados da tradução e validação da versão Portuguesa da Goal Orientation in Exercise Measure (GOEM), com recurso à análise factorial exploratória (AFE) e confirmatória (AFC), realizadas com dois grupos independentes de praticantes de exercício em ginásios, de ambos os géneros e com idades compreendidas entre os 15 e os 55 anos (AFE: n=120; AFC: n=318). Os resultados obtidos na AFE revelam uma estrutura factorial igual à versão original (modelo de 10 itens), que explica 62.1% da variância dos resultados, com pesos factoriais entre 0.54 e 0.88, e uma boa consistência interna (αEgo=0.88; αTarefa=0.80). Os resultados obtidos na AFC indicam que o modelo se ajustou aos dados de forma bastante aceitável: S-Bχ²=65.9; df=34; p=0.001; S-Bχ²/df=1.94; SRMR=0.05; NNFI=0.96; CFI=0.97; RMSEA=0.05; 90% IC RMSEA=0.03-0.07, observando-se ainda uma consistência interna razoável (αEgo=0.84; αTarefa=0.77), e pesos factoriais estandardizados entre 0.45 e 0.86, o que nos leva a concluir que a versão Portuguesa da GOEM pode ser utilizada, com elevada confiança, na avaliação dos objectivos de realização no domínio do exercício. Estudo 2 Tradução e Validação da Versão Portuguesa da Adaptação para o Exercício do Perceived Motivational Climate Sport Questionnaire (PMCSQp). Análise Factorial Exploratória e Confirmatória ao Modelo de Medida da Percepção do Clima Motivacional no Contexto do Exercício O objectivo principal do estudo é a apresentação dos resultados da tradução e validação da versão Portuguesa da adaptação ao exercício do Perceived Motivational Climate in Sport Questionnaire (PMCSQ), com recurso à análise factorial exploratória (AFE) e confirmatória (AFC), realizadas com dois grupos independentes de praticantes de exercício em ginásios, de ambos os géneros e com idades compreendidas entre os 14 e os 64 anos (AFE: n=122; AFC: n=358). Os resultados obtidos na AFE revelam uma estrutura factorial que explica 52% da variância dos resultados, com pesos factoriais entre 0.63 e 0.80, e uma boa consistência interna (αMestria=0.78; αPerformance=0.74). Os resultados obtidos na AFC indicam que o modelo se ajustou aos dados de forma excelente: S-Bχ²=40.6; df=34; p=0.20; S-Bχ²/df=1.19; SRMR=0.03; NNFI=0.98; CFI=0.99; RMSEA=0.02; 90% IC RMSEA=0.00-0.05, observando-se ainda uma consistência interna razoável (αMestria=0.74; αPerformance=0.75), e pesos factoriais estandardizados entre 0.50 e 0.79, o que nos leva a concluir que a versão Portuguesa da adaptação do PMCSQ ao exercício pode ser utilizada, com elevada confiança, na avaliação do clima motivacional no domínio do exercício. Estudo 3 Avaliação das Necessidades Psicológicas Básicas no Contexto do Exercício. Exploração de um Índice Global de Satisfação da Autonomia, Competência e Relação, a partir da Versão Portuguesa da Basic Psychological Needs in Exercise Scale (BPNESp) O objectivo deste estudo é examinar as qualidades psicométicas da versão Portuguesa da Basic Psychological Needs in Exercise Scale (BPNESp), bem como, a exploração de um modelo hierárquico que permita avaliar as necessidades psicológicas básicas na sua globalidade. Participaram no estudo 550 praticantes de exercício físico em ginásios, com idades compreendidas entre os 14 e 69 anos. Os resultados suportam a adequação do modelo de três factores e doze itens (S-Bχ²=134.7; df=51; p=0.000; χ²/df=2.64; SRMR=0.05; NNFI=0.93; CFI=0.94; RMSEA=0.06; 90% IC RMSEA=0.04-0.07), bem como, do modelo hierárquico com um factor de 2ª-ordem subjacente aos três factores de 1ª-ordem (SBχ ²=134.9; df=52; p=0.000; χ²/df=2.59; SRMR=0.05; NNFI=0.93; CFI=0.94; RMSEA=0.05; 90% IC RMSEA=0.04-0.07). Os resultados indicam ainda uma consistência interna razoável (Autonomia=0.68; Competência=0.68; Relação=0.81; Índice Global=0.82), o que nos leva a concluir que a versão Portuguesa do BPNES poderá ser utilizada com um elevado grau de confiança, na avaliação das necessidades psicológicas básicas no contexto do exercício.- Study 1 Translation and Validation of the Portuguese version of Goal Orientation in Exercise Measure (GOEMp). Exploratory and Confirmatory Factor Analysis Measurement Model of Achievement Goals in Exercise Domain The main purpose of this study is to present the results of translation and validation of the Portuguese version of Goal Orientation in Exercise Measure (GOEM) through exploratory (EFA) and confirmatory (CFA) factor analysis, performed with two independent groups of participants, all exercisers in private fitness clubs, of both sexes, and aged between 15 and 55 years old (EFA: n=120; CFA: n=318). The EFA results reveal a factorial structure equal to original version (10-item model), explaining 62.1% of total variance, with item factor loadings ranged from 0.54 to 0.88, and reasonable reliability (αEgo=0.88; αTask=0.80). The AFC results are generally good and showed an adequate model fit to data: S-Bχ²=65.9; df=34; p=0.001; S-Bχ²/df=1.94; SRMR=0.05; NNFI=0.96; CFI=0.97; RMSEA=0.05; 90% CI RMSEA=0.03-0.07. The results also indicated an acceptable reliability (αEgo=0.84; αTask=0.77), and item factor loadings ranged from 0.45 to 0.86, which leads us to conclude that Portuguese version of GOEM can be used with high confidence to measure achievement goals in exercise domain.Study 2 Translation and Validation of the Portuguese version of Perceived Motivational Climate Sport Questionnaire (PMCSQp) adaptation to Exercise. Exploratory and Confirmatory Factor Analysis Measurement Model of Perceived Motivational Climate in Exercise Domain The main purpose of this study is to present the results of translation and validation of the Portuguese version of Perceived Motivational Climate in Sport Questionnaire (PMCSQ) adaptation to exercise, through exploratory (EFA) and confirmatory (CFA) factor analysis, performed with two independent groups of participants, all exercisers in private fitness clubs, of both sexes, and aged between 14 and 64 years old (EFA: n=122; CFA: n=358). The EFA results reveal a factorial structure explaining 52% of total variance, with item factor loadings ranged from 0.63 to 0.80, and reasonable reliability (αMastery=0.78; αPerformance=0.74). The AFC results are generally good and showed an excellent model fit to data: S-Bχ²=40.6; df=34; p=0.20; S-Bχ²/df=1.19; SRMR=0.03; NNFI=0.98; CFI=0.99; RMSEA=0.02; 90% IC RMSEA=0.00-0.05. The results also indicated an acceptable reliability (αMastery=0.74; αPerformance=0.75), and item factor loadings ranged from 0.50 to 0.79, which leads us to conclude that Portuguese version of PMCSQ adaptation to exercise can be used with high confidence to measure motivational climate in exercise domain.Study 3 Basic Psychological Needs Assessment in Exercise Domain. Exploring an Global Satisfaction Index of Autonomy, Competence and Relatedness, from the Portuguese version of Basic Psychological Needs in Exercise Scale (BPNESp) The main propose of this study is the psychometric properties examination of the Portuguese version of Basic Psychological Needs in Exercise Scale (BPNESp). Besides that, an overall need satisfaction factor was postulated underpinned by the three psychological needs. These proposes were accomplished with a sample of 550 exercisers from private fitness centers, aged from 14 to 69 years. The results support the suitability of the three-factor and twelveitems model (S-Bχ²=134.7; df=51; p=0.000; χ²/df=2.64; SRMR=0.05; NNFI=0.93; CFI=0.94; RMSEA=0.06; 90% IC RMSEA=0.04-0.07), and also of the three first-order factors underpinning a second-order factor (S-Bχ²=134.9; df=52; p=0.000; χ²/df=2.59; SRMR=0.05; NNFI=0.93; CFI=0.94; RMSEA=0.05; 90% IC RMSEA=0.04-0.07). The results also indicated a reasonable reliability (Autonomy=0.68; Competence=0.68; Relatedness=0.81; Global Index=0.82). Those findings allow us to conclude, that Portuguese version of BPNES can be used to, with great confidence, to measure the basic psychological needs in exercise domain.Study 4 Behavioural Regulation Assessment in Exercise Domain: Exploring an Autonomous versus Controlled Motivation Index from the Portuguese version of Behavioural Regulation in Exercise Questionnaire (BREQ-2) The main propose of this study is the psychometric properties examination of the Portuguese version of Behavioural Regulation in Exercise Questionnaire (BREQ-2). Besides that, an overall factor to measure autonomous and controlled motivation was postulated underpinned by the different types of behavioral regulation. These proposes were accomplished with a sample of 550 exercisers from private fitness centers, aged from 14 to 69 years. The results support the suitability of the five-factor and eighteen-items model, that lead us to one item exclusion (S-Bχ²=221.7; df=125; p=0.000; χ²/df=1.77; SRMR=0.06; NNFI=0.90; CFI=0.92; RMSEA=0.04; 90% IC RMSEA=0.03-0.05). However, factor reliability showed some problems of internal consistency. In other hand, results of the hierarchical model underpinning two second-order factors, that comprise controlled motivation (external and introjected regulation) and autonomous motivation (identified and intrinsic regulation), showed acceptable fit to data (S-Bχ²=172.6; df=74; p=0.000; χ²/df=2.33; SRMR=0.07; NNFI=0.90; CFI=0.92; RMSEA=0.05; 90% IC RMSEA=0.04-0.06), and reasonable reliability (controlled motivation=0.75; autonomous motivation=0.76). Those findings allow us to conclude, that Portuguese version of BREQ-2 (excluded item 17) can be used to measure the controlled and autonomous motivation (by an composite of factors), in exercise domain.Study 5 Motivation and Adherence to Exercise in Fitness Centers. Test of Motivational Hierarchical Models that Integrates the Achievement Goal Theory and Self-Determination Theory The main propose of this study is to test two hierarchical motivational models of exercise adherence that integrates the Achievement Goal Theory and Self-Determination Theory. These proposes were accomplished with 218 exercisers from private fitness centers of both genders (102 female, 116 male), and aged between 15 and 60 years, that completed the Portuguese version of Goal Orientation Exercise Measure (GOEM), Perceived Motivational. Climate in Exercise Questionnaire (PMCEQ), Basic Psychological Needs in Exercise Scale (BPNES), Behavioural Regulation in Exercise Questionnaire (BREQ-2), and adherence to exercise was measure by the number of their visits to the fitness center over 6-month period before and after the psychological assessment. The structural equation modeling results showed: 1) task orientation positively predicted autonomous motivation, while ego orientation positively predicted amotivation. In turn, only the positive association between selfdetermined motivation and adherence to exercise was significant; 2) mastery-involving motivacional climate positively predicted the basic psychological needs. In turn, the satisfaction of these needs predicted autonomous motivation, which also positively predicted adherence to exercise. There were no significant associations between performance-involving motivacional climate, basic psychological needs, and less self-determined motivation; 3) only few amount of variation of adherence to exercise was explained by both motivacional models. However both models significant improve their predictive power over adherence to exercise when past behaviour was taken into account.
- Comportamento pedagógico dos instrutores de Fitness em aulas de grupo de Localizada. Comportamento observado, percepção, preferência e satisfação dos praticantes.Publication . Franco, SusanaO presente trabalho centrou-se no estudo do comportamento pedagógico dos instrutores da actividade de grupo de Fitness Localizada. Foi construído e validado um novo sistema de observação do comportamento dos instrutores de aulas de grupo de Fitness (SOCIF), o qual foi utilizado para codificar os comportamentos observados nos vídeos das aulas de Localizada de 62 instrutores, caracterizando a sua intervenção. Foi também construído e validado um questionário acerca da percepção e da preferência do comportamento pedagógico dos instrutores de aulas de grupo de Fitness, com o qual foi possível aceder à percepção e à preferência dos praticantes de Localizada (n = 447) acerca do comportamento do instrutor. Foi ainda colocada uma questão acerca da satisfação global dos praticantes com o instrutor. A preferência, a satisfação específica (preferência - percepção) dos praticantes com cada um dos comportamentos e a satisfação global foram também caracterizadas. Foram colocadas 7 hipóteses de estudo, tendo-se concluído o seguinte. H1: Verificou-se existir associação linear positiva entre o comportamento observado nos instrutores e a percepção dos praticantes nos comportamentos: Correcção Com Exercício; Conversas com Alunos Com Exercício; Conversas com Alunos Sem Exercício. No comportamento de Gestão Com Exercício verificou-se existir uma associação linear significativa, mas negativa, em vez de positiva. Não se verificou existir associação linear positiva entre o comportamento observado nos instrutores e a percepção dos praticantes nos comportamentos de Avaliação Positiva (Com e Sem Exercício) e de Avaliação Negativa (Com e Sem Exercício). Constatou-se existirem também outras relações lineares significativas entre o comportamento observado nos instrutores e a percepção dos praticantes: Informação Com Exercício, Informação Sem Exercício, Questionamento Com Exercício; Questionamento Sem Exercício; Afectividade Positiva Com Exercício; Afectividade Positiva Sem Exercício; Afectividade Negativa Com Exercício; Afectividade Negativa Sem Exercício; Pressão Com Exercício; Pressão Sem Exercício; Conversas Com Outros Com Exercício; Atenção às Intervenções Verbais dos Alunos Sem Exercício; Atenção às Intervenções Verbais de Outros Com Exercício. H2: Apenas se verificou existir associação linear significativa positiva entre o comportamento observado nos instrutores e a preferência dos praticantes em 7 dos 33 comportamentos, nomeadamente: Informação Com Exercício; Questionamento Com Exercício; Afectividade Positiva (Com e Sem Exercício); Afectividade Negativa Sem Exercício; Conversas com Alunos Com Exercício; Conversas com Outros Com Exercício. Constatou-se também existir uma relação linear significativa entre o comportamento observado nos instrutores e a preferência dos praticantes, mas negativa, em vez de positiva, na Avaliação Positiva Sem Exercício. H3: Verificou-se existir associação linear significativa positiva entre a percepção e a preferência dos praticantes em todos os 33 comportamentos. H4: Não se verificou existir associação linear significativa entre a satisfação global e o comportamento observado, como era suposto, no caso da Avaliação Negativa (Com e Sem Exercício) e Informação (Com e Sem Exercício), Avaliação Positiva (Com e Sem Exercício) e Correcção (Com e Sem Exercício), tendo-se encontrado uma associação linear significativa positiva na Pressão Com Exercício. Foram também encontradas outras associações lineares significativas, nomeadamente: Demonstração Sem Informação; Questionamento Sem Exercício; Afectividade Negativa Com Exercício; Atenção às Intervenções Verbais de Outros Com Exercício. H5: Apesar de se ter constatado existir associação linear significativa negativa entre a satisfação global e a satisfação específica nos comportamentos de Informação (Com e Sem Exercício), Correcção Sem Exercício, Avaliação Positiva (Com e Sem Exercício) e Pressão (Com e Sem Exercício), foi também encontrada relação significativa negativa, em vez de positiva, na Avaliação Negativa (Com e Sem Exercício). Foram também encontradas outras associações lineares significativas entre a satisfação global e a satisfação específica, designadamente nos comportamentos: Questionamento Com Exercício; Questionamento Sem Exercício; Exercício Independente; Observação Com Exercício; Atenção às Intervenções Verbais dos Alunos Com Exercício; Atenção às Intervenções Verbais dos Alunos Sem Exercício; Outros Comportamentos. H6: No que concerne à influência dos comportamentos observados na satisfação global, dado que não foram verificados os pressupostos da regressão linear múltipla na testagem inicial, não se chegou a testar nenhum modelo. H7: Relativamente à influência das variáveis de satisfação específica na satisfação global, apesar de se ter chegado a um mesmo modelo de regressão linear múltipla com os diferentes métodos de procura (Stepwise, Forward e Backward), onde as variáveis Pressão Com Exercício, Outros Comportamentos, Observação Sem Exercício, Avaliação Positiva Sem Exercício e Afectividade Negativa Sem Exercício apresentaram um coeficiente de valor negativo e a Afectividade Negativa Com Exercício e a Gestão Sem Exercício apresentaram um coeficiente de valor positivo, este modelo não é válido pelo facto de não se verificarem alguns dos pressupostos do mesmo.
- Comportamentos de bullying entre pares - bem estar e ajustamento escolarPublication . Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta MarruazA dissertação que aqui apresentamos procura contribuir para um conhecimento mais aprofundado do fenómeno bullying em Portugal, particularmente através da caracterização dos alunos agressores e/ou vítimas nalguns domínios de saúde e ajustamento escolar. A procura de um perfil diferenciado, associado a estes grupos de alunos que se envolvem em comportamentos de bullying, facilita não só uma melhor compreensão das variáveis directamente implicadas no fenómeno, como também a concepção e elaboração de programas de intervenção adequados a uma realidade educativa mais clarificada. O nosso estudo incidiu sobre alunos a frequentar o 3º ciclo de escolaridade na zona da grande Lisboa. A nossa amostra foi seleccionada em três fases, uma selecção aleatória de concelhos do distrito de Lisboa, seguida da selecção aleatória de escolas EB 2/3 e, por fim, a selecção aleatória de uma turma de 7º, 8º e 9º ano em cada escola. Deste modo, a nossa amostra foi constituída por um total de 581 alunos provenientes de 11 escolas dos concelhos de Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas e Sintra. O conjunto de instrumentos utilizados para a recolha de dados foi constituído pela Escala de Auto-conceito para Adolescentes de Susan Harter, pelo Questionário Comportamentos de Saúde em Jovens em Idade Escolar da Organização Mundial de Saúde, por um Questionário sociométrico e por um Questionário de nomeação dos colegas. Verificou-se a associação diferenciada de alguns domínios de saúde e ajustamento escolar ao grupo de alunos agressores, vítimas e vítimas-agressivas, permitindo delinear diferentes perfis, designadamente ao nível do auto-conceito, auto-estima, confiança em si próprio, nível de aceitação social, isolamento social e relação com a escola.
- Controvérsias sócio-científicas: discutir ou não discutir?:Percursos de aprendizagem na disciplina de ciências da terra e da vidaPublication . Reis, PedroA presente investigação pretendeu estudar a forma como um grupo de professores e alunos de Ciências da Terra e da Vida (11º ano) interpretam e reagem às controvérsias sócio-científicas recentes, divulgadas pelos meios de comunicação social. Este estudo reveste-se de particular relevância num período marcado, simultaneamente, por fortes discussões relativas ao impacto social e ambiental de várias inovações científicas e tecnológicas e pela implementação de novos currículos de ciências, que realçam a importância da discussão de controvérsias sócio-científicas no desenvolvimento da literacia científica dos alunos. Actualmente, a compreensão da natureza da ciência e da sua relação com a sociedade e a cultura é considerada um dos eixos fundamentais da literacia científica (Galvão, 2001; McComas, 2000). No entanto, diversas investigações têm revelado que tanto a escola como os meios de comunicação social parecem contribuir, explícita e implicitamente, para a construção de concepções limitadas acerca da ciência e dos cientistas (Abd-El-Khalick e Lederman, 2000; Matthews e Davies, 1999; Praia e Cachapuz, 1998). Perante esta situação, assume especial importância a realização de iniciativas de desenvolvimento pessoal e profissional (centradas nas escolas) que, estimulando a reflexão na acção e sobre a acção, capacitem os professores para uma reconstrução dos currículos e das suas práticas, de acordo com as orientações curriculares actuais para o ensino das ciências (Roldão, 1999; Ponte, 1998; Schön, 1987; Loucks-Horsley, Hewson, Love e Stiles, 1998). Nesta investigação, optou-se por uma abordagem interpretativa, de tipo qualitativo, que decorreu em duas fases complementares. Numa primeira fase, baseada essencialmente em estudos de caso, procurou-se investigar o eventual impacto destas controvérsias nas concepções dos professores e dos alunos (sobre a natureza, o ensino e a aprendizagem das ciências) e na prática pedagógica desses professores. Como métodos de recolha de dados aplicaram-se questionários, realizaram-se entrevistas semi-estruturadas, efectuaram-se observações de aulas e analisaram-se diversos documentos (nomeadamente, histórias de ficção científica redigidas pelos alunos). Entre os alunos, foi evidente a falta de conhecimentos processuais e epistemológicos sobre a ciência, bem como a existência de diversas ideias estereotipadas e deturpadas sobre as características e a actividade dos cientistas. As práticas de sala de aula utilizadas pelos seus professores e as imagens de ciência divulgadas pelos meios de comunicação social parecem contribuir para esta situação. A segunda fase do estudo, suscitada pelos resultados obtidos durante a primeira fase, assumiu um formato de investigação-acção, perseguindo, simultaneamente, como é inerente a esta metodologia, finalidades de compreensão e de intervenção sobre a realidade detectada. A constatação do teor limitado e estereotipado das concepções dos alunos e de algumas práticas de sala de aula caracterizadas pela ausência de referências explícitas a aspectos processuais e epistemológicos da ciência, motivou a realização de uma acção de desenvolvimento pessoal e profissional dirigida aos professores envolvidos na primeira fase do estudo. Esta acção de formação permitiu constatar as potencialidades de várias estratégias utilizadas na estimulação da reflexão (sobre as concepções e as práticas de sala de aula), no reconhecimento das potencialidades das actividades de discussão de questões sócio-científicas (na abordagem de aspectos da natureza e funcionamento da ciência) e na construção de conhecimento didáctico necessário à utilização deste tipo de actividades em contexto de sala de aula. Contudo, o aspecto mais importante da acção de formação deverá ter sido a sua contribuição para a identificação e o estudo de factores que afectam a congruência entre as concepções dos professores (acerca da natureza, do ensino e da aprendizagem das ciências) e a prática de sala de aula. Os resultados obtidos neste estudo têm implicações para a investigação sobre as concepções dos alunos acerca da natureza da ciência, o ensino das ciências (no Ensino Básico e Secundário) e a formação inicial e contínua de professores. Entre as mais significativas destacam-se: a) as potencialidades da utilização combinada de histórias de ficção científica (sobre a actividade dos cientistas) e de entrevistas na investigação das concepções dos alunos acerca do empreendimento científico; b) a importância de uma intervenção activa do ensino das ciências na discussão das imagens veiculadas pelos media (acerca da ciência, da tecnologia e da actividade, características e motivações dos cientistas); c) a pertinência de um maior investimento na concepção e avaliação de materiais educativos centrados em aspectos processuais e epistemológicos da ciência; e d) a relevância de iniciativas de desenvolvimento pessoal e profissional, centradas na escola, que apoiem os professores durante a concepção e a implementação desse tipo de materiais em contexto de sala de aula. Palavras-Chave: Ensino das Ciências; Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS); Controvérsias Sócio-Científicas; Discussão; Concepções acerca da Natureza da Ciência; Práticas de Sala de Aula; Conhecimento e Desenvolvimento Profissional.
- Desenvolvimento de competências dos enfermeirosPublication . Serrano, TeresaActualmente os contextos de trabalho têm-se centrado na flexibilidade dos processos de trabalho (Bagnato, s.d.), na vertente científica e técnica e no desenvolvimento de competências (Comissão Europeia, 2001), colocando-se a tónica no conceito de gestão por competências e fazendo-se apelo a estas como resposta aos objectivos das organizações. O profissional deve ser capaz de se adaptar aos diferentes contextos e funções a desempenhar, a resolver situações de grande indefinição ou a adaptar-se àquelas que comportem grandes níveis de imprevisibilidade, como o que se observa com as situações de cuidados. Na prática efectiva-se a relação entre competências e exercício profissional, implicando-se o contexto como factor de desenvolvimento de competências e de confronto com o fazer e o saber fazer. O que se pretendeu indagar com a presente investigação foi o modo como os enfermeiros desenvolvem as competências do cuidar em enfermagem num serviço de medicina hospitalar e quais as determinantes desse processo. Para tal, considerámos um estudo de caso, o serviço de medicina hospitalar do Centro Hospitalar Médio Tejo, e o caso, os enfermeiros deste serviço. O trabalho empírico baseou-se num estudo de cariz qualitativo, etnometodológico que privilegiou a presença do investigador no contexto, a observação participante, entrevistas etnográficas e semi-estruturadas a enfermeiros e outros informantes privilegiados, além de análise documental. A triangulação de dados e de fontes, suportada em paradigmas de clarificação do desenvolvimento de competências, permitiu conjugar e consolidar as diversas fontes de informação, numa atitude crítica e construtivista face ao objecto em estudo. O tratamento da informação recolhida foi efectuado num percurso recursivo entre o contexto (serviço de medicina), a análise da observação participante (Spradley, 1980) e a análise de conteúdo (Miles e Huberman, 1994) com o apoio de programa informático Nud*Ist 6. Como principais conclusões identificamos: um habitus do serviço caracterizado por partilha colectiva de significados e que determina o modo como se cuida; uma organização estruturada mediada pela supervisão da enfermeira chefe e que promove a integração de esquemas de acção; a ocorrência de interacções diádicas e situações complexas promotoras de um processo reflexivo e de transformação de competências; a construção da experiência centrada num processo reflexivo sobre a prática, em articulação com a dimensão cognitiva, afectiva e com estratégias de aprendizagem; um clima e cultura organizacional promotora de aprendizagem organizacional a nível micro (foco na socialização individual e processo sistema) e a nível macro (foco na cultura). O desenvolvimento de competências integra assim, um sistema auto-eco-organizativo, a nível pessoal (microssistema), do serviço (mesossistema), da organização(macrossistema) e ao longo do tempo (cronossistema). Enquanto percurso investigativo novas questões surgiram como o papel educativo das lideranças nas equipas de saúde, a multiprofissionalidade no cuidar da pessoa / família e a função da cultura organizacional no desempenho dos profissionais de saúde.
- Effects of a physical activity and dietary education intervention in a population with type 2 diabetes mellitusPublication . Hopffer Romero, Félix LuísBackground: Type 2 Diabetes is becoming increasingly prevalent worldwide at an alarming rate. Physical activity and adequate dietary patterns are cornerstones for the treatment and prevention of diabetes. Lifestyle intervention programs can be effective, but their application to the elderly needs further study. Methods: overall, 43 individuals with diagnosed type 2 diabetes were assigned to control (12 men, 12 women; age 68.9 ± 11.3, range 46- 84 years) or intervention (6 men 13 women; age 69.5 ± 8.9, range 52- 81 years) groups based on their own choice. The intervention group received a lifestyle program including physical activity classes and dietary counseling for a 9 month period. The control group received the usual care. Improvement in physical activity and dietary patterns was assessed as well as changes in biological (weight, body composition, blood pressure, lipid profile, HbA1c, glycemia), fitness (strength, aerobic endurance, flexibility, agility), psychological (profile of mood states) and economic variables (individual and state cost of medications). Results: participants in the intervention group tended to increase their overall physical activity (p=0.020) and to adopt better dietary patterns (p=0.050). However changes in lifestyle were mild: changes in overall physical activity outside the program were non-significant and no significant changes were found in the percentage of compliers with the dietary recommendations for the Portuguese population. Significant changes were found in lower limb strength (p=0.014), upper limb strength (p=0.001), aerobic endurance (p=0.001) and upper limb flexibility (p=0.040). Conversely no significant changes were found for body composition, blood pressure, lipid profile or glycemic control. The profile of mood states showed a significant decrease in the Fatigue-Inertia factor (p=0.002). The cost of medication increased substantially for the State (p=0.028) but not for individuals. Conclusions: The program achieved moderate success in relation to behaviour change, but not enough to have a significant impact on most clinical and biological variables. Fitness was improved and perceived fatigue reduced. Our results suggest that in order to be more effective, intervention should begin as early as possible, as its implementation among elderly subjects is difficult. This would lead to a larger response to the program and to a more intense physical activity intervention.Antecedentes: la diabetes tipo 2 es cada vez más frecuente en la población general. La actividad física adecuada y los hábitos alimentarios son las piedras angulares para el tratamiento de la diabetes y por lo tanto los programas de intervención de mejora del estilo de vida pueden ser de valor, pero el impacto de estos programas necesita más estudio. Métodos: 43 personas diagnosticadas con diabetes tipo 2 fueron asignadas a un grupo de control (12 hombres y 12 mujeres, 68,9 ± 11,3 rango 46-84 años) y otro grupo a una intervención (6 hombres y 13 mujeres, 69,5 ± 8,9 rango 52-81 años), en función de su voluntad. El grupo de intervención recibió un programa de estilo de vida incluyendo clases de actividad física y el asesoramiento dietético para un período de 9 meses. El grupo control recibió la atención habitual. Fueron evaluados los cambios en los hábitos de actividad física y alimentarios y sus consecuencias en las variables biológicas (peso, composición corporal, presión arterial, perfil lipídico, HbA1c y glucemia), de fitness (fuerza física, resistencia aeróbica, flexibilidad y agilidad), psicológicas (Profile of Mood States) y económicas (gastos individuales y los del Estado con los medicamentos). Resultados: Los participantes del grupo de intervención tienden a aumentar su actividad física en general (p = 0,020), y a adoptar mejores patrones en la dieta (p = 0,050). Sin embargo, los cambios en el estilo de vida fueron leves: el incremento de la actividad física general fuera del programa fue no significativo y los cambios en la conducta alimentaria no fueron suficientes para, de forma significativa, modificar el porcentaje de participantes que cumplían las recomendaciones dietéticas para la población portuguesa. Cambios significativos fueron encontrados en la fuerza de la extremidad inferior (p = 0,014), de las extremidades superiores (p = 0,001), la resistencia aeróbica (p = 0,001) y la flexibilidad de las extremidades superiores (p = 0,040). Por otra parte, no se encontraron cambios significativos en la composición corporal, presión arterial, perfil lipídico, o el control glucémico. El perfil de los estados de ánimo mostró una disminución significativa en el factor fatiga-inercia (p = 0,002). El coste de la medicación incrementó substancialmente para el Estado (p = 0,028) pero no para los individuos. Conclusiones: El programa obtuvo un éxito moderado en relación al cambio de comportamiento, pero no suficiente para obtener un impacto significativo en la mayoría de las variables clínicas y biológicas. El fitness mejoró y la fatiga percibida se redujo. Nuestros resultados sugieren que para ser más efectivos, la intervención debe comenzar tan pronto como sea posible, ya que su implementación en personas mayores resulta más complicada. Esto permitiría
- Entre preparar enfermeiros e educar em enfermagem. Uma transição inacabada 1950-2003. Um contributo socio-historico.Publication . Amendoeira, JoséO estudo do(s) Modelo(s) de formação em enfermagem na segunda metade do século XX e a concepção e a utilização do conhecimento em enfermagem, constitui-se no objecto desta tese, inserindo-se a investigação na tendência actual da sociologia da educação, porque satisfaz as pretensões de clarificação da disciplina de enfermagem tal como se assume na hipótese de trabalho - A construção do modelo de formação em enfermagem ocorre pela dialéctica entre a formação e a profissão, suportando a actual concepção e organização do ensino de enfermagem. Adopta-se uma perspectiva teórica, que transcenda a teoria enquanto análise substantiva ou concreta de um determinado aspecto da realidade social, considerando que os factos emergentes dos três domínios em estudo – os espaços, os curricula/saberes e os actores, não são dados brutos, sendo construídos e procurados na base das perspectivas teóricas diferenciadas. Mobiliza-se a existência de uma polarização teórica de base que considera as teorias da reprodução educativa orientadas para a transformação: de um lado os modelos estruturalistas relativamente estáticos e fechados; do outro, os modelos mais abertos, que dão particular relevo à dialéctica entre acção e estrutura associando a sociologia da acção e a sociologia da educação. Assume-se o método histórico como enquadrador da metodologia das histórias de vida e sócio histórica, com a utilização de técnicas, respectivamente a entrevista etnobiográfica e a análise documental, numa estratégia de estudo de caso único, com características qualitativas, permitindo contribuir de forma singular para o conhecimento dos fenómenos individuais, organizacionais, sociais e políticos. O conceito de transicionalidade, permitiu propor um modelo interpretativo da transição ocorrida no modelo de formação entre uma orientação biomédica e uma orientação para o pensamento complexo, transição esta mediada pela sociologia do currículo, em que este é considerado nas duas dimensões propostas por Apple e, pela sociologia dos grupos profissionais, nas dimensões processo de profissionalização e identidade sócio-profissional de acordo com Dubar, e que se designa por Modelo Transicional. Como principais conclusões emergentes de cada domínio, salientam-se: Espaços: - Apesar de se considerar claramente a existência de escolas autónomas de nível superior, a indecisão política quanto à organização da rede escolar parece inibir a transição acabada para escolas capazes de desenvolver a integralidade das suas autonomias como estabelecimentos do ensino superior. Currículo / Saberes: - a disciplina de enfermagem mobiliza conceitos teóricos próprios, como conteúdos, mas em que a sistematização dos saberes tem ocorrido a partir da introdução da reflexividade na acção e não pela investigação da essência e da natureza da enfermagem; - quanto à forma, considera-se ter ocorrido a verdadeira transição, com a unificação do nível de formação e com a integração no ensino superior, ao nível da licenciatura. Actores: - O processo de construção do grupo profissional dos enfermeiros é socialmente reconhecido pela decisão histórica de unificação do nível de formação, passando a existir um único profissional enfermeiro, a partir de 1975. Actualmente ocorre o processo de consolidação e sedimentação da qualificação dos enfermeiros e dos professores de enfermagem, onde a identidade sócio-profissional em construção, se associa ao reconhecimento social destes.