Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.54 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A dissertação que aqui apresentamos procura contribuir para um
conhecimento mais aprofundado do fenómeno bullying em Portugal, particularmente
através da caracterização dos alunos agressores e/ou vítimas nalguns domínios de
saúde e ajustamento escolar. A procura de um perfil diferenciado, associado a estes
grupos de alunos que se envolvem em comportamentos de bullying, facilita não só
uma melhor compreensão das variáveis directamente implicadas no fenómeno, como
também a concepção e elaboração de programas de intervenção adequados a uma
realidade educativa mais clarificada.
O nosso estudo incidiu sobre alunos a frequentar o 3º ciclo de escolaridade na
zona da grande Lisboa. A nossa amostra foi seleccionada em três fases, uma
selecção aleatória de concelhos do distrito de Lisboa, seguida da selecção aleatória
de escolas EB 2/3 e, por fim, a selecção aleatória de uma turma de 7º, 8º e 9º ano em
cada escola. Deste modo, a nossa amostra foi constituída por um total de 581 alunos
provenientes de 11 escolas dos concelhos de Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas e
Sintra.
O conjunto de instrumentos utilizados para a recolha de dados foi constituído
pela Escala de Auto-conceito para Adolescentes de Susan Harter, pelo Questionário
Comportamentos de Saúde em Jovens em Idade Escolar da Organização Mundial de
Saúde, por um Questionário sociométrico e por um Questionário de nomeação dos
colegas.
Verificou-se a associação diferenciada de alguns domínios de saúde e
ajustamento escolar ao grupo de alunos agressores, vítimas e vítimas-agressivas,
permitindo delinear diferentes perfis, designadamente ao nível do auto-conceito,
auto-estima, confiança em si próprio, nível de aceitação social, isolamento social e
relação com a escola.
Description
Dissertação de Doutoramento em
Psicologia, na especialidade de Psicologia
Pedagógica, apresentada à Faculdade de
Psicologia e de Ciências da Educação da
Universidade de Coimbra, sob a orientação
do Professor Doutor Eduardo Santos e coorientação
do Professor Doutor Gustave-
Nicolas Fischer.
Keywords
Bullying Bem estar Escola Psicologia pedagógica