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Desenvolvimento de competĂȘncias dos enfermeiros

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Abstract(s)

Actualmente os contextos de trabalho tĂȘm-se centrado na flexibilidade dos processos de trabalho (Bagnato, s.d.), na vertente cientĂ­fica e tĂ©cnica e no desenvolvimento de competĂȘncias (ComissĂŁo Europeia, 2001), colocando-se a tĂłnica no conceito de gestĂŁo por competĂȘncias e fazendo-se apelo a estas como resposta aos objectivos das organizaçÔes. O profissional deve ser capaz de se adaptar aos diferentes contextos e funçÔes a desempenhar, a resolver situaçÔes de grande indefinição ou a adaptar-se Ă quelas que comportem grandes nĂ­veis de imprevisibilidade, como o que se observa com as situaçÔes de cuidados. Na prĂĄtica efectiva-se a relação entre competĂȘncias e exercĂ­cio profissional, implicando-se o contexto como factor de desenvolvimento de competĂȘncias e de confronto com o fazer e o saber fazer. O que se pretendeu indagar com a presente investigação foi o modo como os enfermeiros desenvolvem as competĂȘncias do cuidar em enfermagem num serviço de medicina hospitalar e quais as determinantes desse processo. Para tal, considerĂĄmos um estudo de caso, o serviço de medicina hospitalar do Centro Hospitalar MĂ©dio Tejo, e o caso, os enfermeiros deste serviço. O trabalho empĂ­rico baseou-se num estudo de cariz qualitativo, etnometodolĂłgico que privilegiou a presença do investigador no contexto, a observação participante, entrevistas etnogrĂĄficas e semi-estruturadas a enfermeiros e outros informantes privilegiados, alĂ©m de anĂĄlise documental. A triangulação de dados e de fontes, suportada em paradigmas de clarificação do desenvolvimento de competĂȘncias, permitiu conjugar e consolidar as diversas fontes de informação, numa atitude crĂ­tica e construtivista face ao objecto em estudo. O tratamento da informação recolhida foi efectuado num percurso recursivo entre o contexto (serviço de medicina), a anĂĄlise da observação participante (Spradley, 1980) e a anĂĄlise de conteĂșdo (Miles e Huberman, 1994) com o apoio de programa informĂĄtico Nud*Ist 6. Como principais conclusĂ”es identificamos: um habitus do serviço caracterizado por partilha colectiva de significados e que determina o modo como se cuida; uma organização estruturada mediada pela supervisĂŁo da enfermeira chefe e que promove a integração de esquemas de acção; a ocorrĂȘncia de interacçÔes diĂĄdicas e situaçÔes complexas promotoras de um processo reflexivo e de transformação de competĂȘncias; a construção da experiĂȘncia centrada num processo reflexivo sobre a prĂĄtica, em articulação com a dimensĂŁo cognitiva, afectiva e com estratĂ©gias de aprendizagem; um clima e cultura organizacional promotora de aprendizagem organizacional a nĂ­vel micro (foco na socialização individual e processo sistema) e a nĂ­vel macro (foco na cultura). O desenvolvimento de competĂȘncias integra assim, um sistema auto-eco-organizativo, a nĂ­vel pessoal (microssistema), do serviço (mesossistema), da organização(macrossistema) e ao longo do tempo (cronossistema). Enquanto percurso investigativo novas questĂ”es surgiram como o papel educativo das lideranças nas equipas de saĂșde, a multiprofissionalidade no cuidar da pessoa / famĂ­lia e a função da cultura organizacional no desempenho dos profissionais de saĂșde.

Description

Dissertação apresentada Ă  Universidade de Aveiro para cumprimento dos requisitos necessĂĄrios Ă  obtenção do grau de Doutor em DidĂĄctica realizada sob a orientação cientĂ­fica da Doutora Arminda Mendes Costa, Professora Coordenadora com Agregação no Instituto de CiĂȘncias BiomĂ©dicas Abel Salazar da Universidade do Porto e co-orientação da Doutora Nilza Vilhena Costa, Professora CatedrĂĄtica do Departamento de DidĂĄctica e Tecnologia Educativa da Universidade de Aveiro

Keywords

ENFERMAGEM COMPETÊNCIAS EM ENFERMAGEM INTERACÇÕES DIÁDICAS HABITUS E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

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