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Authors
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Abstract(s)
Actualmente os contextos de trabalho tĂȘm-se centrado na flexibilidade dos processos de
trabalho (Bagnato, s.d.), na vertente cientĂfica e tĂ©cnica e no desenvolvimento de
competĂȘncias (ComissĂŁo Europeia, 2001), colocando-se a tĂłnica no conceito de gestĂŁo
por competĂȘncias e fazendo-se apelo a estas como resposta aos objectivos das organizaçÔes. O profissional deve ser capaz de se adaptar aos diferentes contextos e
funçÔes a desempenhar, a resolver situaçÔes de grande indefinição ou a adaptar-se
Ă quelas que comportem grandes nĂveis de imprevisibilidade, como o que se observa
com as situaçÔes de cuidados. Na prĂĄtica efectiva-se a relação entre competĂȘncias e
exercĂcio profissional, implicando-se o contexto como factor de desenvolvimento de
competĂȘncias e de confronto com o fazer e o saber fazer.
O que se pretendeu indagar com a presente investigação foi o modo como os enfermeiros desenvolvem as competĂȘncias do cuidar em enfermagem num serviço de medicina hospitalar e quais as determinantes desse processo. Para tal, considerĂĄmos um estudo de caso, o serviço de medicina hospitalar do Centro Hospitalar MĂ©dio Tejo, e o caso, os enfermeiros deste serviço. O trabalho empĂrico baseou-se num estudo de cariz qualitativo, etnometodolĂłgico que privilegiou a presença do investigador no
contexto, a observação participante, entrevistas etnogrĂĄficas e semi-estruturadas a enfermeiros e outros informantes privilegiados, alĂ©m de anĂĄlise documental. A triangulação de dados e de fontes, suportada em paradigmas de clarificação do desenvolvimento de competĂȘncias, permitiu conjugar e consolidar as diversas fontes de
informação, numa atitude crĂtica e construtivista face ao objecto em estudo.
O tratamento da informação recolhida foi efectuado num percurso recursivo entre o
contexto (serviço de medicina), a anĂĄlise da observação participante (Spradley, 1980) e a anĂĄlise de conteĂșdo (Miles e Huberman, 1994) com o apoio de programa informĂĄtico
Nud*Ist 6. Como principais conclusÔes identificamos: um habitus do serviço
caracterizado por partilha colectiva de significados e que determina o modo como se
cuida; uma organização estruturada mediada pela supervisão da enfermeira chefe e que
promove a integração de esquemas de acção; a ocorrĂȘncia de interacçÔes diĂĄdicas e
situaçÔes complexas promotoras de um processo reflexivo e de transformação de
competĂȘncias; a construção da experiĂȘncia centrada num processo reflexivo sobre a
pråtica, em articulação com a dimensão cognitiva, afectiva e com estratégias de
aprendizagem; um clima e cultura organizacional promotora de aprendizagem
organizacional a nĂvel micro (foco na socialização individual e processo sistema) e a nĂvel macro (foco na cultura). O desenvolvimento de competĂȘncias integra assim, um sistema auto-eco-organizativo, a nĂvel pessoal (microssistema), do serviço
(mesossistema), da organização(macrossistema) e ao longo do tempo (cronossistema).
Enquanto percurso investigativo novas questÔes surgiram como o papel educativo das
lideranças nas equipas de saĂșde, a multiprofissionalidade no cuidar da pessoa / famĂlia e a função da cultura organizacional no desempenho dos profissionais de saĂșde.
Description
Dissertação apresentada à Universidade de Aveiro para cumprimento dos
requisitos necessårios à obtenção do grau de Doutor em Didåctica realizada
sob a orientação cientĂfica da Doutora Arminda Mendes Costa, Professora
Coordenadora com Agregação no Instituto de CiĂȘncias BiomĂ©dicas Abel
Salazar da Universidade do Porto e co-orientação da Doutora Nilza Vilhena
Costa, Professora CatedrĂĄtica do Departamento de DidĂĄctica e Tecnologia
Educativa da Universidade de Aveiro
Keywords
ENFERMAGEM COMPETĂNCIAS EM ENFERMAGEM INTERACĂĂES DIĂDICAS HABITUS E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL