Mestrados da ESSS
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Mestrados da ESSS by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Médicas::Ciências da Saúde"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Capacitação dos profissionis de saúde pra implementação do estatuto de cuidador informalPublication . Neves, Marta LagartoO envelhecimento populacional e o aumento da dependência física exigem cuidados prolongados, frequentemente assumidos por cuidadores informais, o que releva a sua importância. No contexto de Unidades de Cuidados na Comunidade, identificou-se uma fraca divulgação do Estatuto do Cuidador Informal, legitimada com a realização de um Focus Group, que permitiu compreender o domínio e perspetiva dos enfermeiros acerca do tema, validando as respetivas competências e identificando as principais dificuldades e obstáculos. Foi desenvolvida uma Scoping Review que fundamentou teoricamente o projeto de intervenção, cujo principal objetivo consistiu em capacitar os enfermeiros para a implementação e divulgação do referido estatuto. Foram concretizadas estratégias e instrumentos de apoio, nomeadamente sessões educativas e materiais didáticos, tais como e-books e manuais. O projeto teve impacto positivo, realçando o papel do enfermeiro na promoção da literacia e na coordenação de iniciativas que valorizem os cuidadores informais e melhorem a equidade nos cuidados
- CUIDAR COM MÚSICA - INTERVENÇÃO DO ENFERMEIRO ESPECIALISTA EM ENFERMAGEM DE SAÚDE MATERNA E OBSTÉTRICA, NA PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR DA MULHER, NO TRABALHO DE PARTO.Publication . Rosado, Ana; Cruz, OlimpiaO uso da música no trabalho de parto, constitui uma poderosa ferramenta na promoção do bem-estar da mulher. Consiste num método não farmacológico e uma intervenção autónoma da enfermagem, que vai enriquecer a prestação de cuidados do EESMO, contribuindo para uma experiência de parto positiva. Com o objetivo de mapear a evidência científica sobre o uso da música, como cuidado, na promoção do bem-estar da mulher no trabalho de parto, foi realizada uma Scoping Review partindo da questão “Quais as vantagens do uso da música, como cuidado, no trabalho de parto?”. Na pesquisa realizada na EBSCOhost obtiveram-se 9 artigos, dos quais emergiram temáticas pertinentes relativamente ao uso da música no trabalho de parto. Os resultados apontam como vantagens: alívio da dor/ desconforto; promoção do relaxamento; redução da ansiedade/ stress; e bem-estar físico e psicológico. Face à existência de pouca evidência científica de origem portuguesa, sugere-se um aprofundamento do tema ao nível da investigação bem como da formação.
- A influencia dos mitos e crenças no trabalho de parto e partoPublication . Rodrigues, Elsa; Cruz, OlimpiaA cultura desempenha um papel significativo nas crenças, mitos, atitudes e práticas em torno trabalho de parto e parto. Estudar a interação entre a cultura e a experiência trabalho de parto e parto pode ajudar a entender melhor as necessidades e preocupações específicas das mulheres grávidas em diferentes contextos culturais. Foi realizada uma Scoping Review com o objetivo de mapear a evidência científica sobre a influência dos mitos e crenças no trabalho de parto e parto na perspetiva da mulher grávida, obtendo-se 5 artigos. Pela evidência científica obtida infere-se que é essencial reconhecer que as crenças e mitos em torno do trabalho de parto e parto variam amplamente entre as culturas e comunidades, e que o impacto específico depende da história, educação e experiências individuais da mulher grávida. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica deve estar ciente dessas influências culturais, respeitar e apoiar a mulher nas suas opções de parto, salvaguardando o bem-estar materno e fetal e promovendo uma experiência de parto positiva.
- Intervenções do Enfermeiro Especialista de Saúde Materna e Obstétrica na Prevenção do Trauma Perineal no 2º Estadio do Trabalho de PartoPublication . Costa, Ana; Dias, HeliaO trauma perineal no parto define-se como a perda de integridade dos tecidos devio a lesões na região genial durante o período expulsivo do trabalho de parto. Associa-se a diversas morbilidades a curto e/ou longo prazo na vida da mulher. Torna-se emergente a atualização da evidênia científica e a sua mobilização para a prática de cuidados, com o objetivo de uniformizar os cuidados especializados e promover os ganhos em saúde. O presente relatório tem como objetivo geral descrever e avaliar de forma individual, crítica e reflexiva as atividades desenvolvidas face aos objetivos propostos para o estágio IV, enquanto futura EEESMO. A partir da questão de revisão: “Quais as evidências relativas às intervenções do EEESMO na prevenção do trauma perineal no segundo estadio do trabalho de parto?” realizou-se uma Scoping Review, segundo as orientações do Joanna Briggs Institute. Utilizaram-se as plataformas: EBSCO e PubMed; literatura cinzenta: RCAAP e Scielo e, foram incluídos 11 artigos. As evidências científicas demonstram como intervenções do EEESMO na prevenção do trauma perineal no segundo estadio do trabalho de parto: técnica “Hands On”/Manobra de Ritgen, técnica “Hands Off”, aplicação de compressas quentes, aplicação de substâncias lubrificantes, promoção do puxo espontâneo, massagem perineal, proteção perineal manual, proteção perineal moderada e técnica “Please Squeeze”. É fulcral que o EEESMO investigue, reflita sobre a sua prática clínica, desenvolva competências e conhecimentos na prevenção do trauma perineal no 2º estadio do TP, mas, aliado a todas as intervenções surge a importância do EEESMO asseguar um ambiente seguro, promover o apoio contínuo e prestar cuidados individualizados às parturientes.
- O Papel do Enfermeiro na Capacitação do Cuidador Informal em Contexto DomiciliárioPublication . Caraça, Vera Mónica Charneca Figueiras; Rosa, MartaPortugal enfrenta desafios decorrentes de uma população idosa crescente, marcada por doenças e dependência. Destaca-se assim a importância de avaliar os cuidados oferecidos a estas pessoas. Quando um familiar necessita de cuidados por dependência, geralmente um membro próximo torna-se Cuidador Informal (CI), enfrentando os desafios físicos e psicológicos daí decorrentes. Este projeto de intervenção em enfermagem comunitária foi desenvolvido para capacitar os CIs da Equipa de Cuidados Continuados Integrados (ECCI) numa Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC). O objetivo é fornecer-lhes conhecimentos sobre estratégias para lidar com a sobrecarga, visando melhorar a qualidade de vida. Com base na metodologia do Planeamento em Saúde e teoria das Transições de Affaf Meleis, o diagnóstico de situação de saúde foi realizado através de questionário, entrevistas e aplicação da escala de Sobrecarga de Zarit adaptada, identificando-se fatores de sobrecarga. Estratégias foram elaboradas para capacitar os CIs, com foco em em Educação para a Saúde (EpS).
- Prevenção das infecções associadas aos cuidados de saúde em equipas de Cuidados continuados Iintegrados.Publication . Beatriz Simões LopesEste relatório de estágio descreve o trabalho desenvolvido para obtenção do grau de mestre em Enfermagem de Saúde Comunitária e Saúde Pública. Na prestação de cuidados identifica-se a problemática das infeções do trato urinário (ITUs) numa comunidade alvo de cuidados domiciliários em cuidados continuados integrados. Tem como objetivos: aplicar e refletir sobre o projeto de prevenção e controlo das ITU e desenvolver competências específicas. Utilizou-se a metodologia do Planeamento em Saúde e o Modelo Sistémico de Neuman, com análise de dados pelo SPSS®. Através de uma «Scoping Review», emergiram estratégias como entrevistas a enfermeiros, consultas de processos e sessões formativas. O projeto aumentou o conhecimento dos enfermeiros sobre fatores e estratégias de prevenção e controlo de ITUs. O enfermeiro especialista contribuiu significativamente na educação e sensibilização, implementação de protocolos, vigilância, monitorização, investigação e colaboração interdisciplinar.
- Promoção da literacia dos jovens sobre infecções sexualmente transmissiveis em saude escolarPublication . PAPAI DA SILVA; Godinho, CelesteOs jovens são um grupo onde a prevalência e a incidência das Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST) é cada vez maior. Este facto parece dever-se a um grupo de fatores determinantes, entre os quais se destaca a literacia em saúde. Foi definido como objetivo geral promover o aumento da literacia sobre infeções sexualmente transmissíveis, em saúde escolar, através da implementação de um projeto de intervenção comunitária numa unidade, durante o período de dezembro de 2023 a janeiro de 2024. Teve como fio condutor a Metodologia do Planeamento em Saúde, sustentado no referencial teórico de Nola Pender, o Modelo de Promoção da Saúde. A avaliação do projeto demonstrou um impacto positivo na literacia em saúde dos jovens da amostra estudada. A implementação deste projeto, juntamente com as atividades desenvolvidas ao longo do estágio final, contribuiu significativamente para o desenvolvimento de competências específicas do enfermeiro especialista em enfermagem comunitária e de saúde pública
- Promoção do inicio precoce da amamentação durante o contato pele-a-pelePublication . Marita Carla Correia BentoRESUMO Com a elaboração do presente documento, pretende-se espelhar o percurso realizado no sentido da aprendizagem, aquisição e desenvolvimento de competências de Mestre e Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica. O ambiente de cuidados em que decorre o parto e o pós-parto imediato tem profundas implicações no estabelecimento do início precoce da amamentação. Amamentar o recém-nascido durante a primeira hora de vida dá-lhe melhores hipóteses de sobreviver, crescer e desenvolver todo o seu potencial. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica encontra-se numa posição privilegiada para promover a fisiologia do parto e cuidados respeitosos após o nascimento, equilibrando o protagonismo da mulher/família e facilitando o início precoce da amamentação, aumentado a sua probabilidade de sucesso e a qualidade dos cuidados em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica. O ciclo reprodutivo, gravídico e puerperal pauta-se pela constante necessidade de adaptação da mulher/casal/família aos estímulos físicos, emocionais, psicológicos e sociais que encerra, pelo que, o percurso formativo aqui demonstrado foi norteado pela Teoria de Grande Alcance de Callista Roy, no seu Modelo Adaptativo. Metodologicamente, optou-se pela realização de uma Scoping Review, segundo as orientações do Joanna Briggs Institute Manual for Evidence Synthesis, com objetivo de mapear a evidência científica existente acerca das intervenções do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica para a promoção do início precoce da amamentação, durante o contacto pele-a-pele. Foi, ainda, realizado um estudo primário, qualitativo, exploratório e descritivo, visando identificar e descrever as intervenções do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica para a promoção do início precoce da amamentação, assim como explorar a sua perceção acerca das implicações destas intervenções nos cuidados prestados. Os resultados obtidos sugerem que o parto eutócico e a realização do contacto pele-a-pele imediato estão estreitamente relacionados com o início precoce da amamentação, seguidos de práticas de cuidados como a presença da pessoa significativa, a manutenção da privacidade e a realização de procedimentos durante o contacto pele-a-pele. As intervenções do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica passam pela promoção da fisiologia do parto e pós-parto imediato, facilitação do contacto pele-a-pele ininterrupto e independentemente da via do parto, manutenção das condições ambientais favoráveis e apoio emocional e/ou físico à mulher, até à concretização da primeira mamada espontânea do RN.
- Promoção do inicio precoce da amamentação durante o contato pele-a-pelePublication . Marita Carla Correia BentoCom a elaboração do presente documento, pretende-se espelhar o percurso realizado no sentido da aprendizagem, aquisição e desenvolvimento de competências de Mestre e Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica. O ambiente de cuidados em que decorre o parto e o pós-parto imediato tem profundas implicações no estabelecimento do início precoce da amamentação. Amamentar o recém-nascido durante a primeira hora de vida dá-lhe melhores hipóteses de sobreviver, crescer e desenvolver todo o seu potencial. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica encontra-se numa posição privilegiada para promover a fisiologia do parto e cuidados respeitosos após o nascimento, equilibrando o protagonismo da mulher/família e facilitando o início precoce da amamentação, aumentado a sua probabilidade de sucesso e a qualidade dos cuidados em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica. O ciclo reprodutivo, gravídico e puerperal pauta-se pela constante necessidade de adaptação da mulher/casal/família aos estímulos físicos, emocionais, psicológicos e sociais que encerra, pelo que, o percurso formativo aqui demonstrado foi norteado pela Teoria de Grande Alcance de Callista Roy, no seu Modelo Adaptativo. Metodologicamente, optou-se pela realização de uma Scoping Review, segundo as orientações do Joanna Briggs Institute Manual for Evidence Synthesis, com objetivo de mapear a evidência científica existente acerca das intervenções do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica para a promoção do início precoce da amamentação, durante o contacto pele-a-pele. Foi, ainda, realizado um estudo primário, qualitativo, exploratório e descritivo, visando identificar e descrever as intervenções do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica para a promoção do início precoce da amamentação, assim como explorar a sua perceção acerca das implicações destas intervenções nos cuidados prestados. Os resultados obtidos sugerem que o parto eutócico e a realização do contacto pele-a-pele imediato estão estreitamente relacionados com o início precoce da amamentação, seguidos de práticas de cuidados como a presença da pessoa significativa, a manutenção da privacidade e a realização de procedimentos durante o contacto pele-a-pele. As intervenções do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica passam pela promoção da fisiologia do parto e pós-parto imediato, facilitação do contacto pele-a-pele ininterrupto e independentemente da via do parto, manutenção das condições ambientais favoráveis e apoio emocional e/ou físico à mulher, até à concretização da primeira mamada espontânea do RN.