Mestrados da ESSS
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Mestrados da ESSS by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 161
Results Per Page
Sort Options
- Intervenção do enfermeiro na educação do familiar cuidador da pessoa em situação de cuidados paliativos no domicilioPublication . Faria, Maria Lúcia; Amendoeira, José; Rosa, PiresAtendendo à pessoa em situação de cuidados paliativos e ao contexto do cuidar no domicílio, surge este relatório com o objectivo de identificar as necessidades do cuidador familiar e reflectir sobre as competências desenvolvidas em ensino clínico, nomeadamente as relacionadas com a capacitação do familiar cuidador. Considerou-se pertinente realizar uma revisão sistemática de literatura recorrendo à metodologia PI[C]O com pesquisa de artigos científicos através da plataforma EBSCO nas bases de dados CINAHL e MEDLINE, com o objectivo de promover a reflexão na acção e sobre a acção. Foi elaborada a seguinte questão no formato referido: “Intervenção do Enfermeiro na educação do familiar cuidador da pessoa em situação de cuidados paliativos no domicílio?” O medo da morte é secular, esta foi gradualmente transferida para os hospitais, deixou de ser vivida como um facto social, contudo a transferência da vivência da morte, do meio familiar para o meio hospitalar, não significou uma melhor e mais adequada assistência (MOREIRA, 2001). Vive-se um período de tentativa de mudança para que a pessoa passe a fase final da sua vida no domicílio, o que representa para a família o enfrentar de situações inesperadas e novas necessidades perante as quais o enfermeiro e a restante equipa de cuidados paliativos devem estar atentos. Na realidade, grande parte dos cuidadores, não possui os conhecimentos, recursos e habilidades necessárias para sustentar as suas actuações (DEL REY; ALVEAR, 1995). Neste contexto é necessário que o enfermeiro esteja disponível para dar apoio e desempenhar a sua função de educador junto da pessoa em situação de cuidados paliativos e respectivo familiar cuidador, no sentido da capacitação e melhoria da qualidade de vida do doente e do cuidador familiar. Considering the person in a situation of palliative care and the context of care at home, this report follows with the aim to identify the needs of the family caregiver and to reflect on the skills developed in clinical teaching, in particular those related to the qualification of family caregiver. It was considered appropriate to perform a systematic review of the literature using the PI[C]O methodology, with scientific article research through the platform EBSCO in the databases CINAHL and MEDLINE, with the aim of promoting reflection on action and on the action. It was drawn up the following question in the format specified: "Intervention of the Nurse in education of the caregiver of the person in a situation of palliative care at home?" The fear of death is secular, this was gradually transferred to the hospitals and it is no longer lived as a social fact. However, the transfer of the experience of death, of the family environment for the hospital environment, did not signify a better and more appropriate assistance (MOREIRA, 2001). We live in a period of attempts to change for the person to pass the final phase of his life at home, which represents for the family the facing of unexpected situations and new needs that the nurse and the rest of the palliative care team must be attentive with. In fact, a large proportion of caregivers do not have the necessary knowledge, resources and skills to sustain their actions (DEL REY; ALVEAR, 1995). In this context, it is necessary that the nurse is available to give support and carry out its role of educator next to the person in a situation of palliative care and their family caregiver, in the sense of empowerment and improvement of the quality of life of the patient and family caregiver.
- A relação terapêutica contribui para a qualidade de vida da pessoa em fim de vidaPublication . Severina, Ana; Rosa, Pires; Amendoeira, JoséO Relatório realizado divide-se em duas partes, sendo a primeira sobre a análise das competências em Enfermagem adquiridas em ensino clínico, no que refere à prestação de cuidados paliativos, no domínio da responsabilidade profissional, visando a melhoria contínua da qualidade, com base na gestão dos cuidados, bem como no desenvolvimento das aprendizagens profissionais. A segunda parte tem como objectivo conhecer o contributo das intervenções terapêuticas na qualidade de vida das pessoas em fim de vida. Como ponto de partida para a revisão sistemática da literatura foi formulada a pergunta de investigação em formato PI[C]O, sendo seleccionado um artigo. Assim, através da análise crítica do artigo seleccionado, verificou-se a importância efectiva da relação terapêutica e a sua contribuição na qualidade de vida da pessoa em fim de vida, realçando que é necessário trabalhar e desenvolver estratégias de relacionamento interpessoal e com isso efectivar a comunicação entre enfermeiro e pessoa, pois o processo de comunicação terapêutica deve ser priorizado como intervenção. 4 ABSTRACT The report made divided into two parts, the first on the analysis of skills acquired in nursing clinical education, as regards the provision of palliative care in the field of professional responsibility, aimed at continuous quality improvement, based on managed care, as well as the development of professional learning. The second part aims to understand the contribution of therapeutic interventions on quality of life for people in end of life, as a starting point for the systematic literature review was formulated research question in the format of PI [C] O, and selected a article. Thus, through critical analysis of the selected item, there was the importance of effective therapeutic relationship and its contribution to the quality of life of the person to life, highlighting the need to work and develop strategies for interpersonal relationships and thereby effecting communication between nurse and person, because the process of therapeutic communication should be prioritized as a nursing intervention relevant and essential.
- A massagem como promotora de conforto à pessoa em fim de vidaPublication . Dias, Guida A.; Rosa, Pires; Amendoeira, JoséO presente relatório encontra-se dividido em duas áreas. Na primeira parte reflecte-se sobre as competências específicas alcançadas em contexto clínico, nomeadamente no que concerne à área da prestação de cuidados junto da pessoa e família em situação de cuidados paliativos, ao domínio da responsabilidade profissional, ética e legal, ao âmbito da melhoria contínua da qualidade, à esfera da gestão dos cuidados e do desenvolvimento das aprendizagens profissionais. No âmbito da prática baseada na evidência, foi efectuada a pesquisa na EBSCO (CINAHL Plus with Full Text, MEDLINE with Full Text). Foram procurados artigos científicos publicados em Texto Integral publicados entre 2004 e 2011. Foi utilizado o método PI[C]O e seleccionado 1 artigo do total de 4 encontrados. Como resultado da análise do artigo verifica-se que a introdução da massagem, como medida de conforto, na pessoa em fim de vida, aumenta os seus níveis de conforto. This report is divided in two areas. The first part reflected the specific skills acquired in the clinical context, particularly the area of care the person and family in palliative care, the field of professional responsibility, ethics and legal Framework, the scope of continuous improvement quality, the área of managed care and development of apprenticeships. The context of evidence-based practice, was conducted a research in EBSCO (CINAHL Plus with Full Text, MEDLINE with Full Text). Searched papers in full text published between 2004 and 2011. Used the method of PI[C]O and selected 1 of total 4 found. As a result of the analysis of article verifies that the introduction of massage as a measure of comfort, in person at the end of life, increases the levels of comfort.
- Educação para a saúde da pessoa com diabetes na adesão ao regime terapêuticoPublication . Vitorino, Paula; Amendoeira, José; Silva, MárioA construção de uma ciência é assente na sua evidência, e o caminho da Enfermagem não poderá ser outro senão o de uma profissão cujas práticas se fundamentem em conhecimento científico. As intervenções de enfermagem têm um papel importante como promotor educativo, e é por isso uma força necessária no atual panorama na educação em saúde, em que as doenças crónicas, são uma realidade crescente e uma preocupação. A adesão ao regime terapêutico é um foco de atenção dos enfermeiros e uma necessidade que emerge da avaliação da pessoa com diabetes, no auto-cuidado ao regime terapêutico, com particular destaque no âmbito da promoção de doenças crónicas, nomeadamente na diabetes tipo II. A não adesão representa uma sobrecarga económica com um enorme impacto na saúde e qualidade de vida das pessoas. O presente documento reflete o trabalho desenvolvido no estágio II com recurso à Educação para a Saúde na pessoa com diabetes através do projeto “caminhar para o equilíbrio”, apresenta ainda o desenvolvimento metodológico da prática baseada na evidência, (PBE), na análise reflexiva do que se entende como intervenção de enfermagem. Como resultados da avaliação do projeto podemos verificar que a totalidade dos participantes (9), diminuíram os seus valores de glicemia capilar, no entanto só poderemos considerar que um participante atingiu os valores normoglicémicos, (91mg/dl), 5 dos participantes alteraram os seus hábitos relacionados com o exercício físico, quanto aos hábitos alimentares atualmente, 6 fazem seis refeições por dia, e 3, fazem 5 refeições por dia, sendo que inicialmente tínhamos 4 pessoas que faziam um total de quatro refeições por dia, e apenas uma pessoa fazia 6 refeições/dia. De referir ainda que 4 participantes reduziram o peso, 4 mantiveram o peso e apenas 1 participante aumentou o peso em relação à avaliação inicial. Através do projeto de intervenção na comunidade foi possível a perceção da importância da intervenção de enfermagem a nível da educação para a saúde. O recurso à revisão sistemática permitiu enriquecer o mesmo, complementando a prática diária com o conhecimento científico. The construction of a science is base on it´s evidence, and the path of Nursing cannot be any other than that of a profession whose practises are founded on scientific knowledge. Nursing interventions play an important role as an educational promoter, and is for that reason a necessary force in the actual panorama of health education, where chronic illnesses are a growing reality and source of worry. The patients commitment to the therapeutical regime is a centrepoint of nurse´s attention and a need that arises from the evaluation of a person suffering from diabetes, in self-help of the therapeutical regime, with particular focus in the area of caring for chronical illnesses, namely diabetes type II. The patient´s non committal represents an economic expense with an enormous impact on people´s health and quality of life. We developed, in the II Stage, a project towards understanding how the education towards health in the person with diabetes through the project “walking towards balance”, with the methodological development of the practice based on evidence (PBE) with the Systematic Revision of Literature, in the reflexive analysis of what is understood as nurse intervention. As result of the Systematic Revision of Literature and with the established protocol, 10 articles from the databases CINAHL and MEDLINE were considered, through the EBSCO platform. The referred studies fundamentally sustain the relationship between education towards health and the improvement of the quality indicators, and all refer in their conclusions the importance of nursing in the adoption of strategies of change in the acceptance of the therapeutical regime, namely of medication, food and physical exercise. Through the community intervention project it was possible to perceive the importance of nursing intervention at the health education level. The use of systematic revision allowed it´s enrichment, complementing the daily practice with scientific knowledge.
- De enfermeira a enfermeira de família: abordagem dinâmica de famílias com idoso dependentePublication . Luís, Vânia Cristina; Reis, Alcinda; Esparteiro, Maria JoãoOs cuidados de saúde aos idosos dependentes têm emergido como inquietantes quer para as famílias, como para a sociedade, induzindo estratégias político-económicas que respondam a essas inquietudes. Em Portugal, a enfermagem de saúde familiar é uma recente área de especialização, com competências específicas em ruptura com o empirismo. Realizou-se uma revisão sistemática da literatura na base de dados EBSCO, com o intuito de reflectir e analisar criticamente as intervenções realizadas com as famílias em contexto da prática. Formulou-se uma pergunta em formato PI[C]O, seleccionando-se seis estudos que iam de encontro à temática da enfermagem de família em contexto de visita domiciliária na promoção da saúde familiar em famílias com idoso dependente, emergente do contexto de estágio. Compreendeu-se que a família é uma unidade complexa, com necessidades e impacte no estado de saúde. O contexto domiciliário é o espaço privilegiado para a interacção familiar, sendo bem aceite a presença dos profissionais pelas famílias. A visita domiciliária é uma estratégia fundamental, carecendo de uma mobilização mais criteriosa pelos profissionais. As famílias com idoso dependente, estão sujeitas a factores de stress, dependendo dos seus recursos internos e externos para se adaptar às suas realidades. As comunidades apresentam ausência de recursos de lazer e ocupação para estas famílias, sendo que os grupos de autoajuda apresentam várias vantagens para estas famílias, que recorrem aos serviços de saúde como meio de socialização. A enfermagem de família detém as competências para cuidar das famílias enquanto sistema, assumindo uma posição de centralidade entre os agentes comunitários de saúde. A rigidez burocrática é um constrangimento para cuidados multidisciplinares e centralizados nas famílias. Sugere-se a criação de um grupo de auto-ajuda para responder às necessidades das famílias do estágio e para promover a melhoria continua dos enfermeiros da prática pelo uso da metodologia da prática baseada na evidência. The health-care to the dependence aged people have emerged as unsettle for the families, as for all the society, induced the creation of politician and economic strategies that answer to these preoccupations. In Portugal, family nursing is a new area of specialization, in rupture with empiricism. It was performed a systematic literature review in the database EBSCO, in order to reflect and critically examine interventions with families in the context of practice. It was formulated a question in a PI[C]O format and selected six studies that were related to the theme of family in nursing home visits, in the context of health promotion in families with frail aged that emerged from the internship context. It was understood that the family is a complex unit, with needs and impact on health. The home environment was the ideal place for family interaction and was well accepted the professional’s presence by families. The home visit is a key strategy, but require a more careful mobilization by professionals. Families with dependent elders, are subject to stressors, depending on their internal and external resources to adapt to reality. The communities have no resources for recreation and occupation for these families, and the self-help groups have several advantages for these families, that use healthcare services as a means of socialization. The family nursing owns skills to care for the family as a system, assuming a position of centrality among community healthcare agents. The bureaucratic is a constraint for multidisciplinary care and centered on the families. It’ suggested the creation of a self-help group to meet the needs of families of internship and to promote continuous improvement of nursing practice by using the methodology of evidence-based practice.
- O cuidador da pessoa idosa dependente: necessidades de educaçãoPublication . Martins, Luisa; Barroso, Isabel; Rosa, Marta
- Empoderamento em Enfermagem Comunitaria. Análise de um contextoPublication . Benardino, Dina; Barroso, Isabel; Figueiredo, Maria do CarmoEste relatório reflete a aprendizagem efetuada durante a unidade curricular estágio e relatório que decorreu na Unidade de Cuidados na Comunidade do Cartaxo. Apresenta-se em duas partes: análise reflexiva das atividades desenvolvidas em enfermagem comunitária; e o projeto de intervenção implementado. O projeto teve como ponto de partida a questão: “Como se implementa o Empoderamento no contexto da prática clínica em Enfermagem Comunitária? Usou a perspetiva de BETTY NEUMAN (1995), de NOLA PENDER (2002), e de LAVERACK (2008) para empoderamento comunitário. Projeto de natureza investigativa que utilizou uma abordagem qualitativa com caráter exploratório, tendo mobilizado na construção do seu corpus, a revisão sistemática da literatura, assim como a observação participante e a entrevista semiestruturada como métodos de recolha de dados. O esquema de análise integrou a conceptualização do empoderamento na prática de enfermagem comunitária, entendendo-o como suporte básico das conclusões: O sistema cliente indivíduo/família emerge no centro do processo de cuidados; O enfermeiro surge no processo de cuidados em dois polos, a prática normativa/ habitus instituído e a prática reflexiva/ contextual com desconstrução do habitus. A organização dos cuidados é contextual, onde se valorizam as interações de caráter reparatório; A interação entre o enfermeiro e o sistema cliente é influenciada pela literacia deste, assim como a sua participação no seu processo de saúde; Dos métodos e instrumentos utilizados pelo enfermeiro como estratégia de abordagem para o resultado, salientam-se a liderança, a negociação, o trabalho de equipa e a mediação, sendo esta última quase exclusiva do EEECSP; O tipo de relação estabelecido entre enfermeiro e cliente é potenciador da participação/não participação deste no processo de cuidados; Especificidades de um contexto ou de uma equipa fica a questão…, certo é que são especificidades da enfermagem comunitária, onde a implementação do empoderamento comunitário permanece uma prática em construção. ABSTRACT This report reflects the learning done during the course and report stage which took place at the Community Care Unit of Cartaxo. It is presented in two parts: the reflective analysis of the activities in community health nursing, and the intervention project implemented. The project had as its starting point the question: "How do nurses implement Empowerment in the context of clinical practice in Community Nursing? He used the perspetive of BETTY NEUMAN (1995), NOLA Pender (2002) for nursing and Laverack (2008) for community empowerment. The investigative nature of the project used a qualitative exploratory approach, having mobilized in building its corpus the systematic review of the literature as well as the participant observation and semi-structured interviews as methods of data collection. A analysis scheme was constructed and considered part of the conceptualization of empowerment in community nursing practice in analysis, understanding it as basic support of the findings: The client system individual / family emerges at the center of care; The nurse comes in the care process into two poles, the normative practice / habitus instituted and the reflective practice / context sensitive deconstruction of the habitus; The organization of care is contextual, which are valued reparatory interactions; The interaction between nurse and client system is influenced by the literacy of this system, as well as the participation in the process of health; Of the methods and tools used by nurses as a strategy for approaching the outcome, show leadership, negotiation, teamwork and mediation (almost exclusively by EEECSP); The type of relationship established between nurse and the client system look out the potential participation / non-participation in the process of care; Specifics of a context or a team…, are certain are those specifics of community health nursing, where the implementation of community empowerment remains a practice in construction.
- Educar: um pilar na prevenção da recidiva de Ùlceras VenosasPublication . Inacio, Cristina; Barroso, Isabel; Fifueiredo, Maria do CarmoA evolução da Enfermagem como ciência pressupõe desenvolvimento e aperfeiçoamento do conhecimento e competências. O presente relatório baseou-se na revisão sistemática da literatura como suporte à prática baseada na evidência e nos resultados sensíveis para Enfermagem através da implementação de um projeto de intervenção na comunidade e respetivo relatório de estágio, procurando compreender de que forma o enfermeiro intervém em educação para a saúde na prevenção de recidivas de úlceras venosas crónicas em pessoas idosas. Este relatório de estágio está inserido no plano de estudos do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária e foi desenvolvido na UCC/UCSP de Alenquer. Objetivo: Desenvolver competências pessoais e profissionais através da reflexão sistemática da prática profissional, baseadas em evidência científica, Refletir sobre intervenções de enfermagem conducentes a resultados sensíveis aos cuidados de enfermagem; Metodologia: Na realização deste trabalho, a formulação da pergunta teve como base a estratégia em formato PI(C)O: “Qual a intervenção do enfermeiro em educação para a saúde na prevenção de recidivas de úlceras venosas crónicas, em pessoas idosas?” Numa amostra de sete artigos, foram selecionados três, retirados da plataforma EBSCO, nas bases de dados CINAHL e MEDLINE. Resultados: A análise dos artigos revelou que a educação para a saúde é um elemento essencial para a prevenção de recidivas de úlceras venosas crónicas na promoção de uma vivência/convivência com uma doença crónica, que pode ser bastante limitante e depressora, Verificou-se que a úlcera venosa consome bastantes recursos na sociedade. A educação para a saúde pode ser uma forma de melhorar essa situação, sendo a prevenção uma forma de diminuir esses encargos evitando o reaparecimento das úlceras. Através do estágio na comunidade foi possível perceber a intervenção do enfermeiro em educação para a saúde da pessoa idosa. Neste estágio verificaram-se ganhos em saúde, onde se apuraram mudanças de comportamento. Essa mudança foi sustentada através do modelo transteórico do comportamento, averiguando-se que a maioria dos participantes passou para um estadio de preparação, iniciando o processo de mudança. Conclusões: No estágio, ressaltou sobretudo a necessidade de haver maior produção de conhecimento científico sobre as recidivas de úlceras venosas crónicas. SUMMARY The evolution of nursing as a science requires the development and improvement of knowledge and skills. This report was based on a systematic literature review to support evidence-based practice and nursing outcomes through the implementation of an intervention project in the community, seeking to understand the role of the nurse in health education towards the prevention of the recurrence of chronic venous ulcers in the elderly. This internship report in included in the study plan of the first master course in Community Nursing and it was developed at the UCC/UCSP de Alenquer. Aim of the study: To develop personal and professional skills through a systematic analysis of an evidence-based professional practice. Reflecting on the nursing interventions that lead to results sensitive to nursing care; Methodology: In this work, the formulation of the research question was based on the PI(C)O format: "What is the nurse intervention nurse in health education to prevent the recurrence of chronic venous ulcers in the elderly?" From a sample of seven articles, three were selected from the MEDLINE and CINAHL databases, searched using the EBSCO platform. Results: The analysis of the selected texts revealed that health education, combined with other factors, is an essential element for the prevention of recurrence of chronic venous ulcers and the adaptation to a chronic illness that can be quite limiting and depressing, as the venous disease. Considering that the venous ulcer consumes enough resources to society, the health education can be a way to improve this situation and to reduce these costs by preventing the recurrence of ulcers. It was evident, during the clinical practice in the community, the intervention of the nurse in health education for the elderly, the group with the greatest prevalence of these chronic wounds. Through behavioral changes, health outcomes were achieved. This change was supported by the transtheoretical model of behavior, as most participants came to a stage of preparation, starting the process of change. Conclusions: Through the completion of this placement, the need for greater production of cientific knowledge on the recurrence of chronic venous ulcers was highlighted.
- Intervenção do enfermeiro especialista em Reabilitação na prevenção de quedas da pessaoa com alterações do equilíbrio postural decorrentes da lesão neurologicaPublication . Costa, Sara; Simões, Joaquim; Esparteiro, Maria JoãoA incidência de quedas na pessoa com lesão neurológica é relevante estando estas particularmente ligadas às doenças que afectam a marcha e o equilíbrio. O AVC e o TVM foram duas das doenças analisadas nos contextos do Estágio II. Em todos estes contextos, verificou-se que o enfermeiro especialista em reabilitação tinha uma preocupação comum: a prevenção de quedas destas pessoas, constituindo esta a temática para o presente relatório. Pretende-se, assim, evidenciar as aprendizagens realizadas a partir de um processo auto-formativo, de pesquisa e reflexão sobre a prática. Recorreu-se à prática baseada na evidência, no sentido de, analisar o conhecimento mais actualizado sobre esta temática, identificado a partir da metodologia PICO. O processo de pesquisa foi realizado através da EBSCOhost Web tendo-se seleccionado as bases de dados CINAHL Plus with full text e MEDLINE Plus with Full text. Dos 20 artigos encontrados, apuraram-se 4 artigos para analisar. Da análise, conclui-se que, o enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação poderá ter um papel preponderante na capacitação e maximização das capacidades funcionais da pessoa com AVC e TVM, promovendo o equilíbrio e independência da pessoa e evitando desta forma as quedas. The incidence of falls in people with neurological injury is particularly relevant these being linked to diseases that affect gait and balance. Stroke and Spinal Cord injury were two of the diseases analyzed in the context of Stage II. In all these contexts, it was found that the specialist nurse in rehabilitation had a common concern: the prevention of falls of these people, this being the theme for this report. The aim is thus to highlight the learning that takes place from a self-training, research and reflection on practice. Appealed to the evidence-based practice, in order to, analyze the most updated knowledge on this subject identified from the PICO method. The research process was conducted through the EBSCOhost Web and it was selected the databases CINAHL Plus with Full Text and MEDLINE with Full Text Plus. Of the 20 articles found, it was found 4 items for review. From the analysis, it is concluded that the specialist nurse in rehabilitation may have a role in training and maximization of the functional capacities of people with stroke and Spinal cord injury, promoting balance and independence of the person and thus preventing falls.
- Empowerment dos adolescentes na alimentação saudavelPublication . Simões, Eva; Barroso, Isabel; Spínola, AnaO presente relatório insere-se no Curso de Mestrado de Enfermagem de Saúde Comunitária, na opção estágio de natureza profissional objeto de relatório final. Pretende o mesmo, dar visibilidade à intervenção de enfermagem comunitária desenvolvida e às estratégias mobilizadas durante o estágio na Unidade de Cuidados na Comunidade de Coruche para aquisição de competências de enfermeira especialista em enfermagem comunitária e de saúde pública. Dando cumprimento às etapas do processo de planeamento em saúde, foi desenvolvido um projeto de intervenção de enfermagem comunitária num grupo de adolescentes do 12ºano da Escola Secundária de Coruche para promover o seu empowerment na alimentação saudável, utilizando como estratégias principais a educação pelos pares e a criação de ambientes favorecedores de escolhas alimentares saudáveis. No sentido de enquadrar a prática clínica de enfermagem na evidência mais atual, e porque o percurso formativo se suporta na via indutiva, procurou-se, pela metodologia científica da revisão sistemática da literatura, procurar a melhor evidência para permitir, potenciar e incentivar o desenvolvimento do empowerment dos adolescentes na alimentação saudável. A análise dos artigos selecionados revelou a prática de conjugação de estratégias educacionais e ambientais em projetos de promoção do empowerment dos adolescentes na alimentação saudável, através de intervenções que estimulem o desenvolvimento de competências individuais e sociais que lhes permitam tomar decisões conscientes e positivas face à sua saúde e à da sua comunidade. São estas estratégias de eleição para o enfermeiro especialista desenvolver em parceria com os adolescentes. This report is part of the Master's Degree in Community Health Nursing, in the option of an internship with a final report. It intends to give visibility to the intervention of community nursing carried out and to the strategies used during the internship in Coruche’s Community Care Unit to acquire the skills of specialist nurse in community nursing and public health. To implement the stages of health planning, we developed an intervention project for community nursing in a group of adolescents in the 12th grade of Coruche’s Secondary school to promote their empowerment on healthy diet, using as main strategies peer education and the creation of environments that favor healthy food choices. In order to frame the clinical practice of nursing in the most current evidence, and because the training path supports itself in the inductive way, we sought, through the scientific methodology of systematic review of literature, the best evidence to enable, empower and encourage the development of empowerment of adolescents on healthy eating. The analysis of the selected articles revealed the practice of combining educational strategies and environmental projects for the promotion of empowerment of adolescents on healthy eating, through interventions that encourage the development of individual and social skills that enable them to make informed decisions and positive view of their health and of their community. These are the strategies of choice for the specialist nurse to develop in partnership with the adolescents.