Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 62
Results Per Page
Sort Options
- A vivência da sexualidade do casal durante a amamentaçãoPublication . Grincho, Nádia; Faustino, Maria de Lurdes Torcato; Dias, HeliaA sexualidade relacionada com a amamentação é uma temática complexa e pouco desenvolvida que implica um aprofundamento na investigação de modo a retratar a evidência científica de suporte ao desenvolvimento de intervenções de enfermagem de saúde materna, obstétrica e ginecológica, adequadas e individualizadas para cada situação específica, tendo o casal como alvo e a adaptação do mesmo como foco da prática. Neste sentido, através de uma revisão sistemática da literatura, pretendeu-se compreender o significado da sexualidade no casal durante a amamentação. Para desenvolver a Prática Baseada na Evidência foi formulada uma pergunta PI[C]O: Qual a intervenção do enfermeiro (I), com o casal durante a amamentação (P), para melhorar a sua vivência da sexualidade (O). Foram definidos alguns conceitos ou palavras-chave e realizada uma pesquisa de artigos científicos na EBSCOhost (no período entre 2008 e 2013), sendo selecionados quatro estudos, segundo critérios previamente definidos e centralizados na problemática em estudo. A evidência demonstra existir uma relação de influência da amamentação na vivência da sexualidade do casal e que a perspetiva de intervenção do enfermeiro tem de considerar os fatores culturais, sociais, físicos, psicológicos e ambientais, onde o casal se insere. É fulcral existir um maior investimento dos profissionais com os casais no sentido de promover uma vivência gratificante da sexualidade. ABSTRACT Sexuality related to breastfeeding is a complex theme and undeveloped that implies a deeper investigation in order to portray the scientific evidence supporting the development of maternal, obstetric and gynecological nursing interventions, appropriate and individualized for each specific situation, having the couple as a target and the adaptation of the same as focus of practice. In this sense, through a systematic review of the literature, the aim is to understand the meaning of sexuality in couples during breastfeeding. To develop Evidence Based Practice was formulated a question PI[C]O: What is the nurses' intervention (I), with the couple during breastfeeding (P), to improve their experience of sexuality (O). Were defined some concepts or keywords and conducted a search of scientific articles in EBSCOhost (between 2008 and 2013), four studies were selected according to predefined criteria and centered on the problem under study. Evidence shows there is a relationship of influence of breastfeeding on the couple's experience of sexuality and the prospect of intervention by the nurse must consider the cultural, social, physical, psychological and environmental, where the couple falls. It is crucial there be greater investment professionals with couples in order to promote a rewarding experience of sexuality.
- A integração do pai nos cuidados de enfermagem como condição facilitadora da sua transição para a paternidadePublication . Ferreira, Susana; Faustino, Maria de Lurdes Torcato; Carreira, Teresa MargaridaEste trabalho aborda o tema: O Cuidar do pai durante o Trabalho de Parto, ao considerarmos o pai como cliente, surge a identificação de focos de enfermagem e posteriormente a implementação de intervenções de enfermagem com o objetivo de facilitar a transição para a paternidade. Desta forma, foi definida a seguinte pergunta em formato PI(C)O: “A integração (I) do Pai (P) nos cuidados de enfermagem durante o trabalho de parto facilita a transição para a paternidade (O)”? Foi efetuada uma pesquisa na EBSCO a 4 Dezembro 2012, foram utilizadas as palavraschave, Care, Father, e Labor, e selecionados 6 artigos de um total de 34 (critérios de inclusão/ exclusão). Concluímos que a integração do pai nos cuidados de enfermagem durante o trabalho de parto favorece a transição para a paternidade, através de uma preparação pré-natal eficaz,otimização da sua participação durante o TP e acompanhamento no pós-parto. This work addresses the theme, Caring Father during Labor that is consider the father as a client, emerges foci of nursing and subsequently the implementation of nursing interventions with the goal of facilitating the transition to parenthood. In this way, the following question was defined in PICO format: "The integration (I) of the Father (P) in nursing care during labor facilitates the transition to fatherhood (O)"? We performed a search in the EBSCO, at 4 of December in 2012; we used the keywords, Care, Father, and Labor. 6 were selected articles from a total of 34(criteria for inclusion / exclusion). We conclude that the father’s integration of in nursing care during labor favors the transition to fatherhood, through an effective prenatal preparation, optimization of their participation during labor and postpartum follow-up.
- Apoiar para amamentar: contributo do enfermeiro EESMO na manutenção da amamentaçãoPublication . Miranda, Mónica; Cruz, Olímpia; Carreira, Teresa MargaridaO desempenho de competências maternas, na qual está incluída a amamentação, é, para as puérperas primíparas, o início de um percurso marcado pela insegurança, em que o desenvolvimento de confiança é imprescindível para a formação da identidade maternal. O apoio do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica é fundamental, especialmente, após a alta hospitalar, altura em que a puérpera se depara com mais dificuldades. Este relatório representa o desenvolvimento de uma pesquisa efetuada a quatro de março de 2013, onde foi utilizada a revisão sistemática de literatura como metodologia, partindo da pergunta orientadora PI[C]O: “Como se caracteriza o apoio dos enfermeiros EESMO, após a alta hospitalar, que contribui para a manutenção da amamentação nas puérperas primíparas?” Foram incluídos cinco estudos oriundos da pesquisa na plataforma EBSCO. Concluiu-se que as características do apoio dos enfermeiros EESMO envolvem as dimensões: física, emocional, informativa e de apreciação. The performance of maternal skills, in which is included breastfeeding, it is for primiparous mothers, the beginning of a journey marked by insecurity, in which the development of trust is essential for the attainment of maternal identity. The midwife support is substantial, especially after discharge, when mothers face more difficulties. This report represents the development of a survey conducted in 4th march of 2013 which was used as a systematic literature review methodology, based on the guiding question PI[C]O: “ How is the midwives’ support, after discharge, that contributes for the maintenance of breastfeeding in primiparous mothers?” Five studies were included in the survey from the platform EBSCO. It was concluded that the characteristics of midwives support involves physical, emotional, informational and appraisal dimentions.
- Cuidar em enfermagem de Saúde Materna e Obstetrica: a sexualidade da mulher em fase de climatério/menopausaPublication . Dias, Olinda; Cruz, Olimpia; Dias, HéliaCom o aumento da esperança de vida, existe a necessidade de intervenção dos Enfermeiros Especialistas de Saúde Materna, Obstetrícia e Ginecologia na vivência da sexualidade das mulheres em menopausa/climatério, uma vez que um terço das suas vidas é passado nesta etapa. A Ordem dos enfermeiros reconhece competências científicas, técnicas e humanas que permitem realizar a vigilância da saúde da mulher ao longo do ciclo reprodutivo e vivenciar processos de saúde/doença, no âmbito da educação sexual, ginecologia e climatério. Neste sentido, através da Revisão Sistemática de Literatura pretende-se caraterizar a intervenção do enfermeiro relativamente à sexualidade da mulher na fase do climatério. Através da metodologia PI[C]O, foram definidas algumas palavras-chave, com a pesquisa de artigos científicos através da plataforma EBSCOhost e de artigos em texto completo, publicados entre 2008/10/01 e 2013/10/31. Foram selecionados três estudos, segundo os critérios previamente definidos para a temática em questão, todos com o nível de evidência V. Após análise reflexiva dos achados para o estudo em causa, os resultados observados revelaram necessidades cruciais: implementar programas de educação para a saúde, para ajudar as mulheres a viverem a menopausa de forma positiva; incluir a família no processo de cuidados; promover a formação dos profissionais de enfermagem; e facilitar a acessibilidade aos serviços de saúde. Concluiu-se, então, que os enfermeiros proporcionam um importante contributo para que a mulher em menopausa/climatério disfrute de uma vida saudável.
- O despertar da primeira relação. A intervenção do EESMO na promoção da vinculação precoce na sala de partos.Publication . Correia, Susana; Cruz, OlímpiaO primeiro momento em que a vinculação se materializa é no nascimento, quando os pais conhecem o seu bebé. Este primeiro encontro casal/recém-nascido, é possibilitado por quem assiste, sendo o Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia, profissional que frequentemente presta primeiros cuidados ao RN e assiste a parturiente durante o parto eutócico. Sendo área privilegiada de atuação do Enfermeiro Especialista, seguindo uma lógica de prática baseada na evidência, procedeu-se a uma revisão sistemática da literatura, procurando responder à questão: ▪ Qual a intervenção do Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia para promover a vinculação precoce casal/recém-nascido no contexto da sala de partos? Os artigos encontrados sugerem que o contato pele-a-pele mãe/recém-nascido é vantajoso para todos os intervenientes, tendo benefícios que são imediatamente observáveis, mas também em longo prazo para o estabelecimento do vínculo parental e desenvolvimento futuro da criança.
- Episiotomia na vida da mulher. A intervenção do enfermeiro especialista em Enfermagem de Saúde Materna e ObstetríciaPublication . Lésico, Ana Filipa; Faustino, Maria de Lurdes TorcatoEste relatório tem como ponto de partida o estágio IV, realizado no âmbito do curso de mestrado em enfermagem de saúde materna e obstetrícia, onde pude perceber que a episiotomia era um ato que, realizado por enfermeiros especialistas, poderia intervir de forma traumática para a mulher em trabalho de parto e causar problemas na sua vida e sexualidade. Desta forma, e partindo da pergunta PI(C)O: De que forma, a intervenção do enfermeiro especialista em saúde materna e obstetrícia na Episiotomia (I), interfere na sexualidade (O) da mulher (P)?, recorri a uma revisão sistemática da literatura. Foram analisados 4 estudos em artigos encontrados nas bases de dados. Ao analisá-los pude concluir que a episiotomia interfere diretamente na sexualidade da mulher, tendo o enfermeiro especialista um importante papel na decisão da realização deste ato e no uso de técnicas que minimizem o impacto da mesma.
- Participação dos pais nos Cursos de Preparação para a ParentalidadePublication . Mendes, Maria João; Dias, HéliaAs alterações sociais, económicas e familiares, desenvolvem cada vez mais a expetativa de que o homem ao tornar‐se pai, consiga satisfazer as necessidades dos seus filhos. Progressivamente tem assumido um papel mais interventivo na prestação de cuidados e educação dos descendentes. Perante a vivência da gravidez, as grávidas/casais sentem a necessidade de se prepararem para o parto e para a parentalidade. A participação nos Cursos de Preparação para a Parentalidade, revela‐se um recurso acessível, capaz de promover o nascimento dos novos pais, seguros, envolvidos e empenhados neste seu novo papel. Empiricamente presume‐se o impacto positivo da participação dos pais nos CPP, pelo que a sua observação em contexto de Bloco de Partos assim como a perceção das Enfermeiras ESMO dinamizadoras dos CPP, constituem um contributo da prática diária. A Revisão Sistemática da Literatura reforça este contributo, promovendo o contínuo desenvolvimento do conhecimento que sustenta a Prática Baseada na Evidência.
- Empoderamento social do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e ObstetríciaPublication . Encarnação, Liliana; Torcato, Maria de Lurdes; Santiago, Maria ConceiçãoA filosofia do Enfermeiro Especialista é estabelecer relação de confiança com a parturiente/acompanhante na continuidade de cuidados/manutenção da normalidade nos diversos estadios. A complexidade de atuação e a qualidade da exposição social aparecem condicionadas a fatores culturais/sociais que impedem de criar consciência coletiva sobre a essência do Cuidar no Bloco de Partos. Recorreu-se à Revisão Sistemática da Literatura para responder à pergunta em formato PI[C]O: No Cuidar da Mulher em Trabalho de Parto, que competências o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna, Obstétrica e Ginecológica demonstra que desencadeie Empoderamento Social? Teve como objetivo contribuir para a promoção do Empoderamento Social do Enfermeiro Especialista na aquisição de poder profissional e integração cognitiva do conceito pela sociedade. Concluiu-se que o Enfermeiro Especialista em Saúde Materna, Obstétrica e Ginecológica deve utilizar as competências na finalidade da ação, assumindo atitudes clínicas que revelem autonomia e provoque reconhecimento da sua complexidade, contribuindo para o Empoderamento Social. It is the aim of nurses specialized in maternal, obstetrical and gynecologic health within midwifery, to establish a relationship of confidence among women, to ensure that women’s long term care are provided and fulfilled under different given conditions. The uniqueness of the field of work, regarding the general and specific knowledges of nurse-midwives and the kind of social exposure constrained by social and cultural factors, prevent a collective awareness of the gist of care concerning midwives and maternity care in midwifery. The empowerment of specific skills and knowledge borne by nurse-midwives, concerning the domain of professional power, along with the social acknowledgement in general, leads us to the question: Regarding care during labour which competences/skills does the nurse-midwife has to show, in order to be socially recognized? Answered this question, it is very important to use this empowerment as a source of engagement and decision making in clinical situations, as well as in daily professional behaviors, that show autonomy, responsibility, respect and professional dignity. Nurse-midwife’s complex actions and varied knowledges can thus contribute to a personal, as well as collective conscientiousness of social empowerment in maternal, obstetric and gynecologic nursing.
- Intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia na promoção da posição de partoPublication . Costa, Silvia; Cruz, Olimpia; Santiago, Maria da ConceiçãoNo âmbito da enfermagem especializada no bloco de partos, é importante compreender a intervenção do enfermeiro especialista na promoção da posição de parto. Para compreender esta intervenção recorreu-se à revisão sistemática da literatura através da metodologia PI[C]O, tendo sido formulada a questão de estudo: Qual a Intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde materna e obstetrícia junto da parturiente na promoção da posição de parto durante o período expulsivo? Através da análise da evidência obtida, verificou-se que a escolha da posição de parto deve ser debatida durante a vigilância pré-natal para que seja possível uma decisão partilhada, consciente e informada. A parturiente deve ter a possibilidade de escolha entre várias posições de parto e o enfermeiro especialista deve ter as competências necessárias para a assistência ao parto nessas diversas posições. Regarding in specialized nursing in labor ward, it is important to understand the specialist nurse intervention in promoting labor posture. To understand this intervention it was used a systematic literature review by PI[C]O methodology, having been made the study question: What is the nurse midwives intervention with the parturient in promoting labor posture during the second stage? Through the evidence analysis obtained, it was found that the choice of labor posture should be discussed during antenatal assessments for a possible shared decision, aware and informed. A woman in labor should be able to choose between several labor postures and the specialist nurse must have the skills required for delivery in these various postures.
- Contribuição do enfermeiro especialistas de saúde Materna e Obstetrícia e Ginecológica, para o bem estar materno fetalPublication . Ascensão, AnaPara garantir o bem-estar materno-fetal, ao longo do parto, o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna, Obstétrica e Ginecológica deve adequar as suas intervenções a cada mulher/família, promovendo a individualização e a continuidade dos cuidados. Ao desenvolver práticas específicas, apoiadas pela evidência científica, o Enfermeiro Especialista favorece a promoção do processo fisiológico do parto. Foi utilizada a metodologia PI[C]O, de forma a dar resposta à pergunta “Quais as intervenções especializadas em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia, junto das parturientes, que são promotoras do bem-estar materno-fetal?”. Através desta Revisão Sistemática de Literatura, conclui-se que a deambulação, a presença/participação ativa do acompanhante, o uso de técnicas não farmacológicas para controlo da dor, a ingestão de líquidos/refeições ligeiras durante o trabalho de parto são intervenções promotoras do bem-estar materno-fetal. To ensure maternal-fetal welfare during birth, the nurse-midwife must adapt the interventions according to each women/family, by promoting care individualization and continuity. While developing specific practices supported by scientific evidence, the nurse-midwife encourages the promotion of childbirth physiological process. the PI[C]O methodology was used to reply to the question "What Maternal Health Nursing and Obstetrics specialized interventions on the mothers are promoters of maternal and fetal well-being?" Through the present comprehensive review of literature, it could be concluded that ambulation, the presence/active participation of the companion, usage of non-pharmacological techniques for pain control, fluid intake/refreshments during labor are interventions that promote maternal-fetal wellfare.