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- O despertar da primeira relação. A intervenção do EESMO na promoção da vinculação precoce na sala de partos.Publication . Correia, Susana; Cruz, OlímpiaO primeiro momento em que a vinculação se materializa é no nascimento, quando os pais conhecem o seu bebé. Este primeiro encontro casal/recém-nascido, é possibilitado por quem assiste, sendo o Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia, profissional que frequentemente presta primeiros cuidados ao RN e assiste a parturiente durante o parto eutócico. Sendo área privilegiada de atuação do Enfermeiro Especialista, seguindo uma lógica de prática baseada na evidência, procedeu-se a uma revisão sistemática da literatura, procurando responder à questão: ▪ Qual a intervenção do Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia para promover a vinculação precoce casal/recém-nascido no contexto da sala de partos? Os artigos encontrados sugerem que o contato pele-a-pele mãe/recém-nascido é vantajoso para todos os intervenientes, tendo benefícios que são imediatamente observáveis, mas também em longo prazo para o estabelecimento do vínculo parental e desenvolvimento futuro da criança.
- A Criança e o BrinquedoPublication . Marques, Vanessa Filipa Costa; Guimarães, António MesquitaO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular da Prática Pedagógica para a Educação de Infância inerente ao Mestrado em Educação PréEscolar. O mesmo aborda a participação, intervenção e caracterização dos estágios em contexto de creche e de jardim de infância, como também a questão/dilema que surgiu com o decorrer da intervenção, na qual foi elaborada uma investigação-ação relativa aos brinquedos/materiais pedagógicos existentes em cada contexto. Com esta investigação pretende-se caracterizar os brinquedos para cada idade em contexto de creche e de jardim de infância, e o que cada um pode proporcionar às crianças, dependendo da utilização que lhes é dada. O brinquedo pode ser considerado como um objeto que permite a diversão das crianças e a estimulação da representação e expressão de imagens que lembram aspetos da realidade. Para dar resposta a esta questão foram realizadas diversas pesquisas baseadas em autores de referência que analisam e defendem a relação do brinquedo com o desenvolvimento das crianças. Com base no resultado das pesquisas e na observação direta dos dois contextos, conclui-se que o brinquedo pode ser de extrema importância para o desenvolvimento da criança dependendo do modo de utilização. O educador antes de facultar qualquer tipo de brinquedo à criança deve avaliá-lo e observá-lo, verificando se a competência que pretende que a criança adquira está implícita.
- Selection for morphology, gaits and functional traits in Lusitano horses: II. Fixed effects, genetic trends and selection in retrospectPublication . Vicente, António; Carolino, Nuno; Ralão-Duarte, J.; Gama, LuisMixed model procedures were used to analyze morphology and gaits records collected in about 18,000 Lusitano horses from 900 studs, over a period of 43 years, and functional records collected since 1998, to carry-out a critical assessment of the fixed effects and selection practices followed in this breed. Fixed effects considered in the analysis of morphology (head/neck, shoulder/withers, chest/thorax, back/loin, croup, legs and overall impression), gaits and final score (computed by summing partial morphological and gaits scores) were stud, year, sex, inbreeding and age. Functional traits analyzed were the scores obtained in working equitation dressage (WEDT) and maneability (WEMT) trials and in classical dressage (CD), where fixed effects were event, level of competition, sex, inbreeding and age. Phenotypic trends were moderate over the period analyzed, with a slight increase in height at withers, and a decline in final score. Nevertheless, differences among years were mostly environmental. Males received lower scores for almost all morphological and gaits traits except croup, with a difference of about −1.7 points for final score relative to females. Sex differences were small for functional traits, with general advantage of males in WEMT and CD, and a disadvantage in WEDT. Considerable differences were detected among studs, especially in their environmental effects but also in mean estimated breeding value (EBV), for morphology, gaits and functionality. The environmental effect of competition level in CD resulted in a progressively lower scoring as the competition became more difficult, while for WEMT the pattern was opposite and differences were minor for WEDT. Inbreeding depression was observed for all morphological and gait traits, but the magnitude of its impact was very small for all traits analyzed, never exceeding −0.1% of the mean per 1% inbreeding. Still, for functional traits the effect of inbreeding was negligible. The EBV for morphology, gaits, WEMT and WEDT show considerable variability, indicating that selection can be effective. For CD, however, the distribution of EBV was narrower. The genetic trend was positive but moderate for all traits, and it was slightly higher for head and neck, overall impression, gaits and final score. As a percentage of the mean, these traits and working equitation trials showed the highest responses, which in the best cases did not exceed 0.2% of the mean per year. Genetic selection differentials and the corresponding selection intensities were very modest for all traits analyzed, with a slightly higher intensity in sires when compared to dams.
- Selection for morphology, gaits and functional traits in Lusitano horses: I. Genetic parameter estimates.Publication . Vicente, António; Carolino, Nuno; Ralão-Duarte, J.; Gama, LuisGenetic parameters were estimated for morphology, gaits and functional traits in Lusitano horses by uni- and multivariate animal models. Morphological traits considered in the analyses were partial scores attributed to up to 18,076 horses at the time of registration in the studbook and included head and neck, shoulder and withers, chest and thorax, back and loin, croup, legs and overall impression, plus a final score computed by summing the partial morphological scores and the gaits score. The functional traits considered were the scores obtained in the dressage and maneability trials of working equitation (WE, about 1500 records by 200 horses), and classical dressage (12,131 records by 759 horses). The heritability (h2) estimates for all partial morphological scores ranged between 0.12 and 0.18, except for legs (0.07). The h2 for final score, height at withers and gaits was 0.18, 0.61 and 0.17, respectively, while for WE dressage trial and classical dressage it was 0.32 and for WE maneability trial it was 0.18. The genetic correlations (rG) of final score with the different partial scores were generally high (0.56–0.95), while among partial components of morphology they were positive but widely different (0.08–0.77). With the exception of legs, rG between morphology/gaits and functional traits were positive, with a stronger relationship between morphological traits and performance in WE dressage trial (rG between 0.36 and 0.56) when compared with performance in maneability trial or classical dressage. Height at withers had a rG of 0.40 with performance in classical dressage, but lower rG(0.06 and −0.10) with WE trials. Final score and overall impression had moderate to strong genetic relationships with functional traits, especially with WE dressage trial, while gaits had a strong rG with performance in all the disciplines (0.60–0.72). Indirect selection for morphology/gaits to improve functionality was assessed, by selecting for final score or a combined index of partial scores. Compared to direct selection for functionality, selection for final score or an index combining partial morphological scores would be less effective, resulting in accuracies of, respectively, 0.28 and 0.37 for WE dressage trial, 0.14 and 0.38 for WE maneability trial and 0.22 and 0.39 for classical dressage. Thus, an index combining all partial morphological scores would be better than selection for overall final score, but its relative efficiency compared to direct selection would be about 0.7 in WE dressage trial and classical dressage, and 0.9 in WE maneability trial. Lusitano horses maintain considerable levels of genetic variability, and selection for both morphology and functionality should be effective. The favorable genetic relationships existing between morphology and performance indicate that morphology/gaits traits can play an important role in a two-stage selection program, contributing to enhance selection response when the genetic improvement of working equitation or classical dressage is intended.
- Desenvolvimento de um sistema idiossincrático de apoio à identificação de múltiplos critérios e ao cálculo de trade-offs na avaliação do risco de crédito a pequenas e médias empresas (PMEs)Publication . Gonçalves, Tânia Sofia Henriques; Ferreira, Fernando Alberto FreitasAtualmente, as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) são consideradas como as grandes impulsionadoras da economia de um país. Até à data, muitos têm sidos os estudos desenvolvidos sobre esta temática, mais concretamente sobre a avaliação do risco de crédito a PMEs. Esta avaliação é influenciada por diversos fatores que, em muitos casos, são mal interpretados e analisados de forma pouco transparente. Tendo por base os princípios da avaliação multicritério de apoio à tomada de decisão e, em particular, recorrendo à combinação de técnicas de cartografia cognitiva com a Tomada de Decisão Interativa Multicritério (TODIM), a presente dissertação tem como principal objetivo construir um sistema idiossincráticos de apoio à identificação de múltiplos critérios e ao cálculo dos respetivos ponderadores (i.e. trade-offs) na avaliação de risco de crédito a PMEs. Este objetivo resulta, essencialmente, do crescente número de créditos vencidos ao nível das PMEs, bem como da falta de confiança existente entre proponentes e agentes bancários. Com a realização deste trabalho, pretende-se que haja maior capacidade de avaliação dos pedidos de crédito efetuados pelas PMEs, aumentando a transparência ao longo de todo o processo de decisão e contribuindo para a diminuição dos valores de crédito vencido em Portugal. As implicações práticas desta proposta serão igualmente objeto de análise e discussão.
- Importância dos sistemas de contabilidade e controlo de gestão na formação do capital financeiro e do capital social das organizações não-governamentais:o caso da OIKOSPublication . Reis, Eduardo Manuel Godinho dos; Novas, Jorge Luís Pedreira Murteira Marques CasasNos últimos anos tem existido uma preocupação dos Estados, através de novas políticas governamentais, para dotar as organizações sem fins lucrativos (OSFL) de instrumentos e meios que confiram maior transparência e credibilidade à gestão. Os sistemas de contabilidade e controlo de gestão (SCCG) constituem um desses meios, que em muitos casos substituem os processos informais de gestão e em algumas situações complementam a sua ação. A importância da utilização dos SCCG é um elemento central da presente pesquisa. O trabalho desenvolvido centra-se na análise da importância (perceção) das informações produzidas pelos SCCG e pelas consequências da implementação dos sistemas de controlo de gestão nas diversas etapas de gestão da OIKOS, uma organização sem fins lucrativos para a cooperação e desenvolvimento. Pretende-se analisar a importância dos SCCG na ação das OSFL e na possível formação (captação e criação) de capital financeiro e na formação de capital social por estas. Procurou-se organizar uma teia de relações através da construção de um modelo conceptual sustentado no modelo de alavancas de controlo de Simons (1994), representativo da procura do equilíbrio entre a aplicação de diferentes sistemas de controlo na organização. A investigação envolveu a realização de um estudo de caso. A informação foi recolhida por entrevistas semiestruturadas com análise de conteúdo aos elementos da direção e da coordenação, e através de um questionário aos colaboradores em Portugal e no exterior. Acredita-se que os dados recolhidos podem comprovar aspetos da validade conceptual do modelo proposto, através da comprovação de conclusões cientificamente reiteradas em estudos anteriores. Os resultados foram reforçados pela realização de um questionário complementar realizado a duas categorias de respondentes não pertencentes à organização (colaboradores de outras OSFL e professores na área de Gestão) e no conjunto mostram que a informação dos SCCG é muito valorizada / ou de utilização muito frequente pelos públicos internos e externos da OIKOS, nas dimensões acima referidas. Essa informação potencializa a capacidade da organização captar e criar o capital financeiro de que necessita e contribui fortemente para melhorar a qualidade dos vínculos relacionais internos da OIKOS, de forma a torná-los a fonte de maior contribuição para a formação de capital social.
- Estratégias de prevenção da indisciplina em sala de aulaPublication . Duarte, Joana Pedro de Pina; Cavadas, BentoO presente trabalho foi elaborado no âmbito do Mestrado que habilita para a docência no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico e divide-se em duas partes principais. A primeira parte destina-se à apresentação do percurso desenvolvido na prática de ensino supervisionada no 1.º e 3.º anos do 1º ciclo do Ensino Básico e no 6º ano do 2º Ciclo do Ensino Básico, em Língua Portuguesa, História e Geografia de Portugal e em Matemática e Ciências da Natureza. A segunda parte constitui uma componente de investigação, que se centra no estudo das estratégias passíveis de serem aplicadas na sala de aula, com o objetivo de combater a indisciplina. O estudo desenvolvido seguiu uma metodologia qualitativa, tendo como participantes os alunos do 1.º ano e professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Ao longo da investigação foram aplicadas duas estratégias de prevenção da indisciplina em sala de aula, na turma do 1º ano do 1.º CEB e realizadas entrevistas a docentes do 1.º e 2.º CEB, com larga experiência de ensino, sobre a temática da indisciplina. Os resultados evidenciam o contributo das estratégias aplicadas para a prevenção efetiva da indisciplina em sala de aula. O estudo permitiu ainda aferir quais as estratégias que os professores experientes usam para o controlo e prevenção da indisciplina nas escolas.
- O perímetro e a área em situações que envolvam materiais manipuláveisPublication . Dias, Inês Filipa Rosa; Branco, NeusaO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. O relatório apresenta-se dividido em duas partes. A parte I respeita às experiências e reflexão proporcionadas pelas Práticas de Ensino Supervisionadas, no 1.º ciclo do ensino básico e em Português, História e Geografia de Portugal, Matemática e Ciências Naturais do 2.º ciclo do ensino básico. Além disso, apresenta como surge a temática do estudo que é apresentado na parte II, centrado no ensino da Matemática. Esse estudo tem como objetivo identificar a compreensão e as dificuldades que os alunos manifestam na determinação do perímetro e da área das figuras no plano em situações que envolvem materiais manipuláveis. Segue uma metodologia qualitativa na modalidade de estudo de caso e tem por base a realização de duas tarefas com materiais manipuláveis, geoplano e pentaminós, com alunos de 6.º ano. Alguns alunos manifestaram dificuldades na reprodução de figuras no papel ponteado ou quadriculado e alguns revelaram confundir a fórmula de cálculo da área e do perímetro. Os dados revelam que os materiais contribuíram para clarificar os conceitos de perímetro e área e fazer surgir diferentes figuras que permitem explorar situações diversificadas da determinação do seu perímetro e da sua área.
- A supervisão na educação de infância: estudos de caso na rede particular e cooperativaPublication . Costa, Mónica Sofia de Almeida Rolo de Carvalho e; Cardona, Maria JoãoO presente estudo tem como objetivo compreender qual contributo do supervisor para a promoção da qualidade educativa, abordando a realidade específica das instituições integradas na rede particular e cooperativa do sistema de ensino português e procurando interpretar a forma como se desenvolvem os processos de supervisão e se organizam, no âmbito dos novos cenários, os atores educativos em estudo. Com base numa metodologia investigativa de estudos de caso múltiplos, estratégia metodológica que envolve pessoalmente o investigador e permite compreender, explorar ou descrever acontecimentos e contextos complexos e generalizar as elações a casos semelhantes, o estudo desenvolveu-se em três instituições da rede particular e cooperativa do distrito de Leiria e contou com treze educadoras de infância em exercício ou que já exerceram funções de coordenação pedagógica e com os três diretores técnicos das referidas instituições, recorrendo, para tal, à análise documental, inquéritos e entrevistas individuais. A sociedade atual tem evoluído bastante no sentido da qualidade, o que dificulta, por vezes, que possamos compreender qual o papel do supervisor neste mundo educativo em constante mudança no qual os coordenadores pedagógicos, diretores técnicos e, muitas vezes, educadores de infância, desempenham, entre muitas outras funções que não lhes competem, funções supervisivas vitais para a organização e gestão participada das instituições da rede solidária e reconhecem o papel da supervisão como contributo para a melhoria qualitativa. De um modo geral, o que o estudo sugere é que, embora haja ainda alguma confusão ao nível dos conceitos assimilados, as práticas de supervisão existem mas necessitam, acima de tudo, de uma mudança ao nível da formação dos técnicos e de uma maior consciencialização face ao importante papel que esta pode representar ao nível do funcionamento e das práticas educativas. É, pois, imprescindível que os técnicos que a desenvolvem tenham consciência do importante papel que desempenham no quotidiano da educação de infância e nas práticas de supervisão desenvolvidas no Terceiro Sector, tenham conhecimento das funções que exercem e dominem técnicas e estratégias que poderão/deverão utilizar ou desenvolver em cada contexto.
- Autonomia comportamental das crianças no pré-escolar e papel dos docentes na sua aquisiçãoPublication . Parreira, Cátia Sofia Duarte; Guimarães, António MesquitaO presente relatório de estágio sintetiza diversas experiências e aprendizagens obtidas em contextos de estágio de creche e jardim de infância durante dois semestres, estando dividido em duas partes. A primeira é direcionada para a apresentação dos contextos de estágio e do meu percurso de desenvolvimento profissional. E a segunda enfatiza a minha questão de pesquisa aprofundada através de um estudo investigativo assente na recolha de dados no jardim de infância. A mesma encontra-se relacionada com autonomia comportamental das crianças em idade pré-escolar, mais concretamente sobre os comportamentos de autonomia que cada faixa etária do jardim de infância possui. Com base nos dados recolhidos concluí que as diversas faixas etárias apresentam uma autonomia apropriada de acordo com o que é mencionado por diversos autores, embora se revele diferente em cada uma das idades sendo influenciada por diversos fatores.
