Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
192.25 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente artigo, Aprendizagem híbrida: b-Learning – da sala de aula ao ciberespaço, pretende apresentar os
resultados de uma investigação que teve como finalidade a criação e a avaliação do impacto de um módulo on-line,
como complemento às aprendizagens em regime presencial, no desenvolvimento e aquisição de competências,
transversais e específicas, em alunos do primeiro ano do ensino superior politécnico, no domínio das tecnologias da
informação e comunicação, mais especificamente no módulo que dizia respeito à linguagem HTML.
Não foi nossa intenção, neste estudo, explorar, de forma aprofundada, conceitos tecnológicos inerentes ao e-
Learning, mas antes perceber de que forma este paradigma de ensino-aprendizagem poderá beneficiar os alunos na
aquisição e aperfeiçoamento de determinadas competências.
- The main objective of the present study, Hybrid Learning: b-learning – from the classroom to cyberspace, was to
create and evaluate the impact of an on-line training module as a complement to traditional lectures. This module
contributed to the development and acquisition of specific and transversal competences in Information and
Communication Technologies. We intend to verify the improvement in HTML language, on the competence level, of
those students who attend the first year, second semester subject multimedia of a degree in the area of cultural
animation lectured at a Superior School of Education.
It was not our intention, in this study, to explore inherent technological concepts to e-Learning, but to recognize how
this paradigm of teach-learning will be able to benefit students in the acquisition and development of determined
skills.
Description
Keywords
b-learning Ciberespaço Aprendizagem on-line Ensino a distância LMS aprendizagem colaborativa Moodle Tutor Moderação on-line Multimodalidade
Citation
Loureiro,A. & Barbas, M. (2007). Aprendizagem híbrida: b-learning - da sala de aula ao ciberespaço.In Dias,P. & Osório, A. (Eds). Actas da V Conferência Internacional de Tic na Educação - Challenges 2007.(ISBN: 978-972-8746-52-0