Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão e Orientação Pedagógica
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão e Orientação Pedagógica by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 18
Results Per Page
Sort Options
- Estilos de liderança em contexto de sala de aula:implicações na supervisão e orientação pedagógicaPublication . Cabaço, Patrícia Alexandra Lopes de Oliveira; Guimarães, António MesquitaO presente trabalho é um estudo de caso, realizado na Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa. A liderança do professor em contexto de sala de aula é o tema em estudo, pretendendo-se determinar a possibilidade de utilização da Teoria de Liderança Primal na sala de aula e a respetiva avaliação dos estilos de liderança primal pelos alunos. A análise das atitudes dos professores que marcaram o percurso escolar dos alunos é outro dos temas em análise. A revisão bibliográfica inicia-se com a apresentação do conceito de liderança e de estilo de liderança; são também estudadas várias teorias de liderança, tendo sido aprofundado o estudo da Liderança Emocional/Teoria da Liderança Primal, na qual se baseia este trabalho, mais precisamente nos trabalhos de Goleman, e deste em conjunto com Boyatzis e McKee. Seguidamente, passámos à temática da liderança na escola e na sala de aula, sendo que a mesma se iniciou com a caracterização da escola atual, a qual parece não responder às necessidades dos alunos e das empresas. O comportamento do professor na sala de aula define o seu estilo de liderança. Neste trabalho, foram feitos estudos aos estilos de liderança do professor, com base em Barros de Oliveira (2007) e Estanqueiro (2010). Posteriormente, abordámos a relação entre a emoção e cognição e a importância da formação de professores na aquisição de competência emocionais, terminando a contextualização teórica do trabalho com o estudo da supervisão e a sua relação com a liderança. A recolha consistiu na aplicação de questionários aos alunos de décimo primeiro e décimo segundo anos de escolaridade da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa. Os resultados apontam para a possibilidade de utilizar os estilos de liderança da Teoria da Liderança Primal no contexto da sala de aula. A valorização dos estilos de liderança por grau de preferência são, nomeadamente: Democrático, Conselheiro, Visionário, Pressionador, Dirigista e Relacional. No âmbito das atitudes positivas e negativas, verifica-se que os alunos consideram o desempenho profissional, conjuntamente com o relacionamento/clima da relação que estabelecem com o professor, fatores fundamentais para o sucesso do seu processo de aquisição do conhecimento. A partir dos resultados obtidos, construímos as linhas diretivas para a elaboração de um plano de formação para professores, no âmbito da Liderança Emocional na sala de aula.- The present work is the study of a case, taking place at Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa. The teacher’s leadership in a classroom context is the topic of study whose main purpose is to determine the possibility of using the Primal Leadership Theory in the classroom and the evaluation of Primal leadership types by the students. To analyse the attitude of teachers who have marked the school career of the students is other of the subjects of analysis. The bibliographic revision will start with the presentation of the concepts of leadership and leadership type; several theories of leadership are also aim of study, with a deepen study on Emotional Leadership/Primal Leadership Theory, on which this work is based, more precisely the works of Goleman and the works of Goleman, Boyatzis and McKee together. The following step was the analysis of the theme leadership at school and inside the classroom. For that, we have started with the characterization of the actual school, which seems not to meet the needs of students and companies. The teacher’s behaviour inside the classroom defines his leadership type. During this work, we have studied the teacher’s leadership types, based on Barros de Oliveira (2007) and Estanqueiro (2010). Thereafter, we have approached the relation between emotion and cognition and the importance of the teachers’ education in the acquisition of emotional competences, being the theoretical context of this work completed with the study of supervision and its relation with leadership. We have come to results through the application of questionnaires to students attending the 11th and 12th grades at Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa. The results point to the possibility of using the Primal Leadership Theory styles in a classroom context. The valorisation of leadership styles, by preference order are: Democratic, Coaching, Visionary, Pace-setting, Commanding and Affiliative. In what refers to positive and negative attitudes, we can verify that the students consider the professional performance, along with the relationship/ type of relationship they establish with the teacher, factors that are fundamental to succeed in the process of acquiring knowledge. From the results obtained, we established conducting lines to the elaboration of a formation plan for teachers, in the area of Emotional Leadership in the classroom.
- Contributos da supervisão para a dialógica e o trabalho colaborativo : estudo de um casoPublication . Gorgulho, Maria Manuel de Matos Salgueiro; Galinha, SóniaEsta investigação tem como objetivos principais perceber as funções e as atitudes consideradas mais significativas pelos inquiridos, as conceções que têm sobre as suas funções e destrezas, as relações interpessoais entre o seu trabalho como coordenadores/líderes e os restantes agentes educativos, a motivação que exercem a favor da melhoria do ambiente educativo, as vantagens do trabalho colaborativo realizado, o funcionamento e a contribuição dos Nichos de Aprendizagem para atingirem as metas definidas no Projeto Educativo. O quadro teórico de referência centra-se numa revisão da literatura sobre a importância do diálogo, da comunicação assertiva, do trabalho colaborativo e do conceito de supervisão. Assim, este estudo centra-se no trabalho diário, realizado a docentes de 2º e 3º ciclo do Sistema Educativo Português, no agrupamento de EC do distrito de Santarém, que integram grupos de trabalho denominados Nichos de Aprendizagem. Inclui ainda a amostra de dois membros da Direção por se considerar que detêm experiência e conhecimentos ao nível de supervisão e trabalho colaborativo. A metodologia de investigação segue uma abordagem interpretativa de estudo deste caso. Os instrumentos escolhidos foram o Inquérito Biográfico, o Inquérito de Suporte à Entrevista, o Inquérito por Entrevista Semiestruturada aos dois Membros da Direção, o Inquérito por Entrevista Semiestruturada às Coordenadoras do Departamento de Línguas e do Departamento das Ciências Exatas Físicas e Naturais, assim como às Coordenadoras de Grupo Disciplinar, e o Inquérito por Entrevista Focus Group aos Professores Coordenadores de Nicho de Aprendizagem. A todos foi garantida a respetiva confidencialidade. Os resultados do estudo indicam que os docentes envolvidos neste projeto aprendem colaborativamente, na sua profissão, segundo as formações que cada um tem. Há um esforço na dimensão coletiva e colaborativa. A forma de trabalho dos Nichos é, ela própria, formativa. Os docentes fazem uso da reflexão e do diálogo permanente para se tornarem atuais e ultrapassarem dificuldades. O clima de abertura, de confiança e a transmissão das vivências, no seu total, é de extrema importância no desenvolvimento deste projeto. No estudo, é possível verificar que existe uma apropriada coordenação de rede de informações, através de uma liderança de alguns membros nomeados para esse efeito e um excelente trabalho colaborativo em que as estratégias pedagógicas são centradas na superação de dificuldades dos alunos.
- Perfil do Supervisor Pedagógico do 1ºCEB: um estudo de casoPublication . Salgueiro, SílviaA presente investigação enquadra-se na temática da Supervisão e Orientação Pedagógica e tem como objetivos: compreender o pensamento e conceções de Professores do 1º CEB (Ciclo do Ensino Básico) sobre a Supervisão Pedagógica; analisar e caraterizar práticas supervisivas de Professores do 1º CEB; analisar e caraterizar perfis de competências do supervisor pedagógico; assim como definir uma proposta de perfil de competências do supervisor pedagógico no 1º CEB. Sabendo que o perfil do professor e do supervisor tem sofrido alterações ao longo do tempo, hoje, mais do que nunca, o professor e o supervisor são chamados a desempenhar um papel pluridimensional, o que leva a um perfil mais complexo. Daí a importância de desenvolver o perfil de competências do supervisor, nomeadamente no 1º CEB. Esta investigação decorreu num contexto educativo específico, o concelho de Abrantes, e optámos por utilizar uma abordagem predominantemente qualitativa, ainda que tenham também sido tratados dados quantitativos, utilizando o estudo de caso como suporte metodológico. Foi aplicado a setenta e sete professores do 1.º CEB, um inquérito por questionário; e a seis professores que fazem parte da equipa da direção dos agrupamentos em estudo, um inquérito por entrevista (semiestruturada). Os dados obtidos foram analisados através de um programa estatístico, no caso dos questionários, e através da análise de conteúdo, no caso das entrevistas e dos recursos documentais. Depois de analisados e discutidos os dados obtidos, consideramos ter atingido os objetivos a que nos propusemos, tendo sido possível desenhar uma proposta de perfil de competências do supervisor pedagógico do 1º CEB, implicando os próprios professores do 1º CEB. Os resultados do estudo evidenciam a supervisão como uma atividade ligada à orientação, à avaliação, às competências profissionais e à inovação. Contudo, podemos concluir que é crucial um quadro referencial de competências que se tornem úteis para o desempenho pessoal e profissional do supervisor do 1º CEB. Este estudo reforçou a nossa convicção de que, cada vez mais, os professores do 1º CEB devem saber assumir o papel de supervisão pedagógica dos seus pares como uma mais-valia para o seu desenvolvimento profissional, de modo a que desempenhem as suas funções de uma forma correta e adequada, potenciadora do desenvolvimento próprio e dos outros.
- A Supervisão em Cursos de Formação Inicial para o 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Silva, SuzanaEsta pesquisa pretende estudar diferentes cursos de licenciatura da formação inicial de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ministrados nas Escolas Superiores de Educação de Leiria, Santarém e Castelo Branco, entre os anos letivos 1998/1999 e 2006/2007. Num primeiro momento, esta pesquisa baseia-se na análise dos planos de estudo dos referidos cursos, procurando estudar a relação entre as dimensões teórica e prática da formação. Num segundo momento, e ouvindo professoras formadas nos cursos de licenciatura, é aprofundada a análise da relação teoria-prática e caracterizada a supervisão desenvolvida durante os estágios. Para uma melhor contextualização e compreensão dos cursos de licenciatura, também é realizada uma análise dos planos de estudo de cursos, ministrados nas instituições citadas, que os antecederam (antigo curso do Magistério Primário, ano letivo 1978/1979, e primeiros cursos de bacharelato das Escolas Superiores de Educação, ano letivo 1986/1987) e sucederam (cursos definidos no período imediatamente posterior à implementação do Processo de Bolonha, anos letivos 2007/2008 e 2008/2009). No final desta pesquisa, e considerando a análise dos planos de estudo, verifica-se que, comparativamente com os cursos anteriores e posteriores, as licenciaturas estudadas parecem revelar uma articulação mais equilibrada entre teoria e prática, aspeto também salientado durante as entrevistas. No entanto, o equilíbrio entre as dimensões teórica e prática da formação não é revelador de práticas supervisivas próximas das necessidades das formandas. Os resultados desta pesquisa indicam que, mais importante do que existir um equilíbrio entre teoria e prática, é fundamental que se considere a organização e o desenvolvimento do apoio supervisivo durante os estágios, que depende muito das características pessoais e profissionais dos supervisores.
- Bom aluno-Boa aluna. Conceções de docentes do 1º Ciclo do ensino básico. O papel da formaçãoPublication . Pereira, Ana Luísa Vieira; Cardona, Maria JoãoEste trabalho pretende compreender a influência do género nos desempenhos escolares, do ponto de vista dos/as docentes, e analisar o papel da formação na (re)construção das suas conceções educativas. Para a realização desta pesquisa, integrada num projeto que Escola Superior de Educação de Santarém está a desenvolver com o apoio da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, recorremos a cem docentes de um concelho do distrito de Santarém; e a dezassete docentes que integraram uma oficina de formação sobre Género e Educação para a Cidadania realizada na ESES. Numa primeira fase foram inquiridos professores/as do 1º. ciclo e educadoras de infância. Numa segunda fase, com os/as formandos/as da oficina também foram realizados questionários e entrevistas, antes e depois da formação, tentando estudar o seu impacto relativamente às questões de género nas práticas educativas. No final, refletindo como através da formação é possível promover um maior questionamento das práticas educativas, motivando uma mudança de atitude relativamente ao trabalho das questões de género, apresentamos um modelo de grelha de autoavalição/autoformação.
- Perceção docente da supervisão pedagógicaPublication . Mateus, Maria João Gomes da Costa; Santos, LeonorNa escola de hoje, a supervisão pedagógica pode desempenhar um papel importante na construção de uma cultura de equipa docente, baseada na partilha de experiências e saberes, em que o envolvimento de cada indivíduo se torna essencial para a identidade coletiva do grupo. O presente trabalho pretendeu conhecer a perceção docente da supervisão pedagógica através de um estudo de caso numa escola onde a investigadora exerceu a profissão docente durante vários anos. A finalidade do mesmo consistiu em perceber a existência ou não de relação entre a realidade supervisiva atual e a que se pretenderia que existisse por parte dos docentes. Os dados foram recolhidos primeiramente através de entrevistas semiestruturadas e, posteriormente, por questionários elaborados com base naquelas. Para além da análise de conteúdo, procedeu-se também à análise documental baseada em autores reconhecidos da vasta bibliografia relativa ao tema em estudo. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que, efetivamente, existe um desfasamento entre perceções da realidade supervisiva e perceções do que seria desejável no desempenho dessa mesma função. Com base no presente estudo empírico, pudemos apurar que a supervisão pedagógica deve sofrer alterações na sua génese. Essas alterações deverão visar um trabalho de equipa não hierarquizado, em que são fundamentais os comportamentos colaborativos numa perspetiva dialógica de trabalho. O supervisor deverá ser alguém dotado de competências sociais e cognitivas que lhe permitam fomentar a cooperação, revelando um espírito de liderança e promovendo a consecução de objetivos comuns, o que permitirá o desenvolvimento da identidade profissional docente baseada num espírito que se deseja de equipa.
- Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico - 3.º e 4.º anos : A Promoção de Aprendizagens de Primeiros Socorros no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Rosário, MónicaO presente Relatório de Estágio reflete o percurso realizado durante os três semestres que constituem o Mestrado em Educação Pré-escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Na primeira parte deste relatório encontra-se a análise reflexiva e fundamentada das atividades desenvolvidas no âmbito dos estágios realizados na Prática de Ensino Supervisionada nos diferentes contextos. Na segunda parte é apresentado o trabalho de investigação desenvolvido com uma turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre o ensino de Primeiros Socorros no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo de caso teve como principal objetivo verificar o impacte da exploração didática do tema dos Primeiros Socorros nos alunos participantes do estudo. Constatou-se que as atividades de Primeiros Socorros que foram concebidas, implementadas e avaliadas capacitaram os alunos a realizarem procedimentos de Primeiros Socorros.
- A supervisão na educação de infância: estudos de caso na rede particular e cooperativaPublication . Costa, Mónica Sofia de Almeida Rolo de Carvalho e; Cardona, Maria JoãoO presente estudo tem como objetivo compreender qual contributo do supervisor para a promoção da qualidade educativa, abordando a realidade específica das instituições integradas na rede particular e cooperativa do sistema de ensino português e procurando interpretar a forma como se desenvolvem os processos de supervisão e se organizam, no âmbito dos novos cenários, os atores educativos em estudo. Com base numa metodologia investigativa de estudos de caso múltiplos, estratégia metodológica que envolve pessoalmente o investigador e permite compreender, explorar ou descrever acontecimentos e contextos complexos e generalizar as elações a casos semelhantes, o estudo desenvolveu-se em três instituições da rede particular e cooperativa do distrito de Leiria e contou com treze educadoras de infância em exercício ou que já exerceram funções de coordenação pedagógica e com os três diretores técnicos das referidas instituições, recorrendo, para tal, à análise documental, inquéritos e entrevistas individuais. A sociedade atual tem evoluído bastante no sentido da qualidade, o que dificulta, por vezes, que possamos compreender qual o papel do supervisor neste mundo educativo em constante mudança no qual os coordenadores pedagógicos, diretores técnicos e, muitas vezes, educadores de infância, desempenham, entre muitas outras funções que não lhes competem, funções supervisivas vitais para a organização e gestão participada das instituições da rede solidária e reconhecem o papel da supervisão como contributo para a melhoria qualitativa. De um modo geral, o que o estudo sugere é que, embora haja ainda alguma confusão ao nível dos conceitos assimilados, as práticas de supervisão existem mas necessitam, acima de tudo, de uma mudança ao nível da formação dos técnicos e de uma maior consciencialização face ao importante papel que esta pode representar ao nível do funcionamento e das práticas educativas. É, pois, imprescindível que os técnicos que a desenvolvem tenham consciência do importante papel que desempenham no quotidiano da educação de infância e nas práticas de supervisão desenvolvidas no Terceiro Sector, tenham conhecimento das funções que exercem e dominem técnicas e estratégias que poderão/deverão utilizar ou desenvolver em cada contexto.
- Supervisão e orientação pedagógica como processo de formação contínua: caso de São Tomé e PríncipePublication . Rodrigues, Teodolinda Mendes Santos; Guimarães, António MesquitaO presente trabalho de investigação desenvolve-se em torno da temática da Supervisão de Professores considerada como processo que intervém, tanto na Formação Inicial como na Contínua, ligada ao desenvolvimento profissional com vista à construção de uma identidade própria, na medida em que o profissional reflexivo, ao atuar e refletir na ação e sobre a ação, constrói o próprio conhecimento profissional, como refere Belo F. (2008), citando A. Pérez Gómez. A Supervisão deve distinguir-se das tarefas inspetivas, na medida em que elege como objetivo fundamental o da formação em contexto, na base de estratégias reflexivas (Alarcão & Roldão, 2008), práticas colaborativas e mediadoras (Formosinho, 2002), reconhecendo os saberes e a experiência docente bem como os ciclos de vida dos docentes. Para ganhar a adesão dos professores, para as mudanças almejadas pelo processo de reforma que se vive em S. Tomé e Príncipe, justificam os processos de reflexão e colaboração, pois podem aumentar o grau de participação ativa dos professores, tendo em conta os novos paradigmas da educação e da sociedade. Com esta investigação pretendemos conhecer as Práticas de Formação e Supervisão de professores em S. Tomé e Príncipe, perceber as conceções que lhes estão subjacentes e propor as linhas gerais de um Programa de Formação e Supervisão de professores adequado às características sociológicas do País. O estudo insere-se num tipo de Pesquisa Descritiva, de natureza qualitativa com características etnográficas realizado nas escolas do Ensino Básico e nos Departamentos do Ministério da Educação de S. Tomé e Príncipe, e assume como fontes de informação os professores do ensino básico obrigatório, os diretores das respetivas escolas, os orientadores pedagógicos e inspetores de ensino e os responsáveis pela formação de professores nos últimos anos. Recorre-se, igualmente à análise de Documentos. Os Instrumentos de Recolha de informação são a Entrevista e o Questionário, os dados foram tratados recorrendo a Processos Indutivos de Análise de Conteúdo, bem como a Estatísticas Descritivas. Concluímos que, segundo a opinião dos inquiridos, o sucesso do Sistema de Ensino depende, em grande medida, da formação e qualificação do corpo docente. As Reuniões de Preparação Metodológica, têm sido momentos de partilha de ideias e troca de experiência entre os professores, tem contribuído consideravelmente para a melhoriada prática docente. No que toca ao processo de orientação e supervisão dos professores, a maioria dos entrevistados admite que o seu procedimento deve ser ajustado.
- O coordenador de departamento e a supervisão pedagógica no 2º e 3º ciclos do Ensino BásicoPublication . Rodrigues, AnaEsta dissertação centra-se num estudo de caso que emergiu do desejo de compreender melhor o papel supervisivo do coordenador de departamento do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico e a sua influência na prática letiva dos docentes, tendo em conta a importância que a supervisão foi adquirindo na evolução da própria estrutura organizacional da escola, patente na legislação que regula o nosso sistema educativo. Assim, foram objetivos desta investigação: perceber que perceções têm os coordenadores de departamento da sua função supervisiva; conhecer os conceitos de supervisão apropriados pelos coordenadores; compreender de que modo pensam estar interligada a sua prática de supervisão e a prática letiva exercida pelos docentes do seu departamento; perceber que entraves os coordenadores encontram no desempenho da sua função supervisiva; conhecer a opinião dos docentes dos departamentos sobre as funções exercidas pelo seu coordenador. Numa primeira parte desta dissertação procuramos definir supervisão pedagógica à luz do que nos dizem os autores, essencialmente portugueses, porque já muito se estuda e escreve sobre a supervisão no nosso país. Ainda na parte teórica, fizemos uma resenha da legislação, que se refere aos coordenadores de departamento, que nos faz percorrer todo o caminho da nossa democracia desde o 25 de abril de 1974 até aos nossos dias. No estudo empírico, realizamos entrevistas ao diretor do agrupamento de escolas que constituiu o nosso caso de estudo, bem como aos coordenadores de departamento e aos subcoordenadores de grupo, num total de treze entrevistas. Realizamos ainda um inquérito por questionário aos docentes que não participaram nas entrevistas. Analisamos todos os dados recolhidos, quer através da entrevista, quer dos questionários, e concluímos que esta é uma escola que está a percorrer um caminho, nem sempre fácil, para a reflexividade das suas práticas, sendo aqui o papel dos coordenadores de departamento e dos seus subcoordenadoras muito importante, pois através da supervisão pedagógica facilitam e abrem caminhos para uma escola cada vez mais reflexiva.