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- A supervisão na educação de infância: estudos de caso na rede particular e cooperativaPublication . Costa, Mónica Sofia de Almeida Rolo de Carvalho e; Cardona, Maria JoãoO presente estudo tem como objetivo compreender qual contributo do supervisor para a promoção da qualidade educativa, abordando a realidade específica das instituições integradas na rede particular e cooperativa do sistema de ensino português e procurando interpretar a forma como se desenvolvem os processos de supervisão e se organizam, no âmbito dos novos cenários, os atores educativos em estudo. Com base numa metodologia investigativa de estudos de caso múltiplos, estratégia metodológica que envolve pessoalmente o investigador e permite compreender, explorar ou descrever acontecimentos e contextos complexos e generalizar as elações a casos semelhantes, o estudo desenvolveu-se em três instituições da rede particular e cooperativa do distrito de Leiria e contou com treze educadoras de infância em exercício ou que já exerceram funções de coordenação pedagógica e com os três diretores técnicos das referidas instituições, recorrendo, para tal, à análise documental, inquéritos e entrevistas individuais. A sociedade atual tem evoluído bastante no sentido da qualidade, o que dificulta, por vezes, que possamos compreender qual o papel do supervisor neste mundo educativo em constante mudança no qual os coordenadores pedagógicos, diretores técnicos e, muitas vezes, educadores de infância, desempenham, entre muitas outras funções que não lhes competem, funções supervisivas vitais para a organização e gestão participada das instituições da rede solidária e reconhecem o papel da supervisão como contributo para a melhoria qualitativa. De um modo geral, o que o estudo sugere é que, embora haja ainda alguma confusão ao nível dos conceitos assimilados, as práticas de supervisão existem mas necessitam, acima de tudo, de uma mudança ao nível da formação dos técnicos e de uma maior consciencialização face ao importante papel que esta pode representar ao nível do funcionamento e das práticas educativas. É, pois, imprescindível que os técnicos que a desenvolvem tenham consciência do importante papel que desempenham no quotidiano da educação de infância e nas práticas de supervisão desenvolvidas no Terceiro Sector, tenham conhecimento das funções que exercem e dominem técnicas e estratégias que poderão/deverão utilizar ou desenvolver em cada contexto.