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- A influência da publicidade no consumo de bebidas alcoólicas dos estudantes do Instituto Politécnico de SantarémPublication . Mesquita, Sancho Filipe Ferreira; Gaspar, Fernando C.; Pinho, Luis Fé deO consumo de bebidas alcoólicas pelos jovens do Instituto Politécnico de Santarém é considerado por vezes excessivo e pode ser influenciado pela publicidade das marcas de bebidas alcoólicas. Existem diversos estudos que incidem sobre os comportamentos de consumo dos estudantes do Ensino Superior, contudo, são escassos os que focam a exposição à publicidade. O objetivo do presente estudo é examinar a associação entre a exposição à publicidade e o envolvimento com o álcool, através de uma coleta de dados sobre estudantes do Instituto Politécnico de Santarém, expostos a diferentes tipos de publicidade de bebidas alcoólicas. O método utilizado foi o estudo transversal com uma amostra de 190 jovens do Instituto Politécnico de Santarém com idades entre os 17 e mais de 25 anos, que responderam a uma série de perguntas de modo a avaliar a exposição dos jovens à publicidade de bebidas alcoólicas em diferentes meios de comunicação (televisão, internet, outdoors, flyers, publicidade de rua e festas temáticas de bebidas). O consumo de álcool foi avaliado por meio de nove perguntas (iniciação ao consumo, frequência recente, tipologia de bebidas consumidas, razão pela intensão do consumo, quantidade ingerida e grupos de referência). O instrumento de colheita de dados utilizado foi o questionário baseado em vários autores e adaptado pelo investigador a esta realidade, estes foram analisados com o auxílio do programa estatístico SPSS de investigação quantitativa e qualitativa. Após o tratamento estatístico e análise dos resultados obtidos, podemos concluir que, o sexo, se relaciona com o grau de envolvimento com o álcool dos jovens; que os jovens do 1º e 2º ano da licenciatura estão mais envolvidos que os restantes e que os jovens passam mais tempo na internet, do que qualquer outro meio de comunicação. Nesta sequência, considera-se que a utilização de estratégias na comunicação por parte das marcas de bebidas alcoólicas, não são as mais eficazes.
- Supervisão e orientação pedagógica como processo de formação contínua: caso de São Tomé e PríncipePublication . Rodrigues, Teodolinda Mendes Santos; Guimarães, António MesquitaO presente trabalho de investigação desenvolve-se em torno da temática da Supervisão de Professores considerada como processo que intervém, tanto na Formação Inicial como na Contínua, ligada ao desenvolvimento profissional com vista à construção de uma identidade própria, na medida em que o profissional reflexivo, ao atuar e refletir na ação e sobre a ação, constrói o próprio conhecimento profissional, como refere Belo F. (2008), citando A. Pérez Gómez. A Supervisão deve distinguir-se das tarefas inspetivas, na medida em que elege como objetivo fundamental o da formação em contexto, na base de estratégias reflexivas (Alarcão & Roldão, 2008), práticas colaborativas e mediadoras (Formosinho, 2002), reconhecendo os saberes e a experiência docente bem como os ciclos de vida dos docentes. Para ganhar a adesão dos professores, para as mudanças almejadas pelo processo de reforma que se vive em S. Tomé e Príncipe, justificam os processos de reflexão e colaboração, pois podem aumentar o grau de participação ativa dos professores, tendo em conta os novos paradigmas da educação e da sociedade. Com esta investigação pretendemos conhecer as Práticas de Formação e Supervisão de professores em S. Tomé e Príncipe, perceber as conceções que lhes estão subjacentes e propor as linhas gerais de um Programa de Formação e Supervisão de professores adequado às características sociológicas do País. O estudo insere-se num tipo de Pesquisa Descritiva, de natureza qualitativa com características etnográficas realizado nas escolas do Ensino Básico e nos Departamentos do Ministério da Educação de S. Tomé e Príncipe, e assume como fontes de informação os professores do ensino básico obrigatório, os diretores das respetivas escolas, os orientadores pedagógicos e inspetores de ensino e os responsáveis pela formação de professores nos últimos anos. Recorre-se, igualmente à análise de Documentos. Os Instrumentos de Recolha de informação são a Entrevista e o Questionário, os dados foram tratados recorrendo a Processos Indutivos de Análise de Conteúdo, bem como a Estatísticas Descritivas. Concluímos que, segundo a opinião dos inquiridos, o sucesso do Sistema de Ensino depende, em grande medida, da formação e qualificação do corpo docente. As Reuniões de Preparação Metodológica, têm sido momentos de partilha de ideias e troca de experiência entre os professores, tem contribuído consideravelmente para a melhoriada prática docente. No que toca ao processo de orientação e supervisão dos professores, a maioria dos entrevistados admite que o seu procedimento deve ser ajustado.
- O impacto da Publicidade televisiva no consumo infantil (O caso do McDonald´s em Portugal)Publication . Rodrigues, Sara Catarina Cardoso; Gaspar, Fernando C.Nesta Dissertação são apresentados os resultados de uma investigação sobre o impacto que a Publicidade televisiva tem no consumo infantil de Fast Food, reportando-nos especificamente ao caso do McDonald´s em Portugal. Ou seja, pretende-se perceber efetivamente se uma variável tem influência direta sobre a outra, e se esse nível de influência é ou não relevante. Trata-se de um projecto de pesquisa qualitativo e quantitativo, cujo principal objetivo é identificar a forma como as crianças absorvem e percecionam as mensagens publicitárias sobre a comida Fast Food e, por outro lado, perceber também de que forma a Publicidade exerce influência sobre as crianças e molda os seus gostos. A ideia desta temática surge associada ao facto de a obesidade ser um tema cada vez mais polémico e alvo de debates constantes e associada também à importância de ter uma alimentação saudável. No seguimento desta temática verifica-se a necessidade de ter uma visão concreta a este nível, nomeadamente no que diz respeito ao caso português, ou seja, perceber em que medida a Publicidade em Portugal influencia o consumo infantil de Fast Food, visto que não existem ainda estudos concretos em relação a esta temática.Só através da obtenção dos resultados principais desta análise é possível ter a perceção do impacto que a Publicidade tem sobre o consumo infantil de Fast Food e só a partir daí é possível tentar criar novas estratégias ou melhorar as já existentes e, por outro lado, através das conclusões retiradas é, também, possível criar campanhas ao nível da saúde, alimentação saudável e bem-estar físico, ou seja, porventura campanhas de prevenção da obesidade que façam frente às do McDonald´s. Como resultado final foi possível confirmar a ideia geral da temática desta dissertação, ou seja, foi possível verificar que a Publicidade televisiva tem realmente impacto no que diz ao consumo infantil, particularmente ao consumo de alimentos McDonald´s. O nível de impacto revelado não se revelou extremamente alto, mas a dúvida quanto ao fato de a variável Publicidade ter influência direta no que diz respeito ao consumo infantil de Fast Food McDonald´s em Portugal ficou clara. Através deste estudo foi possível concluir que as crianças absorvem e percepcionam a Publicidade, sabem identificá-la, sabem qual a sua preferida, sabem até que a Publicidade nãoé linear nem transparente, mas mesmo assim vêm-na, assistem Televisão muitas horas e a maioria das vezes sozinhas. Da mesma forma que sabem identificar a Publicidade as crianças sabem também identificar o McDonald´s, e a preferência por esta cadeia alimentar e pelo tipo de produtos desta cadeia alimentar, em detrimento de outras, é indiscutível a partir dos resultados efectivos. Os pais têm também noção do que é a Publicidade e em que consiste a mesma, mas fica claro que a Televisão e a Publicidade fazem inquestionavelmente parte do dia-a-dia e da casa de todas as famílias, na maioria dos casos mais horas até do que seria de esperar.
- Diversidade de relações escola-família e mecanismos de envolvimento nas dinâmicas escolaresPublication . Valente, Patrícia Sofia Rosa; Marques, RamiroO Relatório Final Diversidade de Relações Escola-Família e Mecanismos de Envolvimento nas Dinâmicas Escolares tem como finalidade abordar a Relação Escola- Família numa vertente sociológica, onde as variáveis sociais que influenciam esta relação e parceria – Género, Estrutura familiar, Profissão dos pais, Nível socioeconómico, Classe social e Cultura e Etnicidade - são o enfoque primordial. Concludentemente, procura-se justificar e dar a conhecer os benefícios que as relações positivas e colaborantes que se estabelecem entre famílias e instituições escolares, considerando igualmente os seus profissionais, poderão ter no desenvolvimento de cada criança, tendo em conta as suas especificidades familiares, sociais, escolares, emocionais e cognitivas. Ao longo deste relatório, que surgiu em torno da questão-problema - Como é que a escola/professor lida com a diversidade de Relações Escola-Família e quais os mecanismos que mobiliza e tem ao dispor para que os pais se envolvam nas dinâmicas escolares? - apresento uma breve contextualização e caracterização dos níveis de ensino em que estagiei – Creche, Pré-Escolar e 1º Ciclo do E.B - e a partir dos quais iniciei a minha investigação. Ainda a par disto, este relatório é complementado com um quadro teórico de referência, a partir do qual estão fundamentadas as vivências, intenções, objetivos e dúvidas despoletadas em cada contexto que integrei, aludindo ainda à importância da Relação Escola-Família, às modalidades de participação, à legislação e programas que prevêem este tipo de relação em cada nível de ensino, tal como às variáveis sociais determinantes ao estabelecimento ou não desta relação de colaboração entre a escola e as famílias. Para finalizar, o relatório abaixo apresentado está assente num trabalho de investigação que procura dar a conhecer melhor a realidade vivida em três contextos educativos distintos mas complementares onde a Relação Escola-Família é ainda um “mundo” por explorar.