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A supervisão na educação de infância: estudos de caso na rede particular e cooperativa

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Abstract(s)

O presente estudo tem como objetivo compreender qual contributo do supervisor para a promoção da qualidade educativa, abordando a realidade específica das instituições integradas na rede particular e cooperativa do sistema de ensino português e procurando interpretar a forma como se desenvolvem os processos de supervisão e se organizam, no âmbito dos novos cenários, os atores educativos em estudo. Com base numa metodologia investigativa de estudos de caso múltiplos, estratégia metodológica que envolve pessoalmente o investigador e permite compreender, explorar ou descrever acontecimentos e contextos complexos e generalizar as elações a casos semelhantes, o estudo desenvolveu-se em três instituições da rede particular e cooperativa do distrito de Leiria e contou com treze educadoras de infância em exercício ou que já exerceram funções de coordenação pedagógica e com os três diretores técnicos das referidas instituições, recorrendo, para tal, à análise documental, inquéritos e entrevistas individuais. A sociedade atual tem evoluído bastante no sentido da qualidade, o que dificulta, por vezes, que possamos compreender qual o papel do supervisor neste mundo educativo em constante mudança no qual os coordenadores pedagógicos, diretores técnicos e, muitas vezes, educadores de infância, desempenham, entre muitas outras funções que não lhes competem, funções supervisivas vitais para a organização e gestão participada das instituições da rede solidária e reconhecem o papel da supervisão como contributo para a melhoria qualitativa. De um modo geral, o que o estudo sugere é que, embora haja ainda alguma confusão ao nível dos conceitos assimilados, as práticas de supervisão existem mas necessitam, acima de tudo, de uma mudança ao nível da formação dos técnicos e de uma maior consciencialização face ao importante papel que esta pode representar ao nível do funcionamento e das práticas educativas. É, pois, imprescindível que os técnicos que a desenvolvem tenham consciência do importante papel que desempenham no quotidiano da educação de infância e nas práticas de supervisão desenvolvidas no Terceiro Sector, tenham conhecimento das funções que exercem e dominem técnicas e estratégias que poderão/deverão utilizar ou desenvolver em cada contexto.
This study aims to understand what’s the contribution of the supervisor in the promotion of quality in child education, addressing the specific circumstances of the institutions that integrate the cooperative network in the portuguese educational system and trying to interpret how they develop oversight processes and organize themselves, under the new scenarios and actors in educational study. Based on research methodology of multiple case studies, methodological strategy that personally involves the researcher and allows us to understand, explore or describe events and complex contexts and generalize elations to similar cases, the empirical study was developed in three institutions of private and cooperative network of the Leiria district and counted with thirteen kindergarten teachers in exercise or who have acted as pedagogical coordinators and the three directors of these institutions, and was based in document analysis, surveys and interviews. Modern society has evolved greatly towards quality, which makes it harder to understand the role of the educational supervisor in this changing world in which educational coordinators, directors and teachers themselves, play, among many other functions that are not their responsibility, supervisory functions, representing an important contribution to qualitative improvement and management of the organizations. In general, what the study suggests is that, although there is still some confusion regarding to the assimilated concepts, supervisory practices do exist in these kind of institutions but require, above all, a change in training of the technicians and greater awareness towards the important role that it may represent to educational practices. It is therefore imperative that technicians who develop these part are aware of the important role they play in the daily life of childhood education and supervisory practices, of their duties and master techniques and strategies that can / should use or develop in each context.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada à Escola Superior de Educação de Santarém, para obtenção do grau de Mestre em Supervisão e Orientação Pedagógica

Keywords

supervisão coordenação pedagógica educação de infância IPSS rede particular e cooperativa qualidade educativa supervision pedagogical coordination in childhood education private network and cooperative quality in education

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