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- Empowerment dos Adolescentes na promoção da saúdePublication . Vital, Isabel Ermelinda; Silva, Isabel Barroso daEste relatório insere-se no 2º Curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária e serve de suporte à obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Comunitária. Pretende dar visibilidade às intervenções de enfermagem comunitária desenvolvidas no decorrer do estágio realizado na Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo II, para a aquisição de conhecimentos e capacidades de compreensão, conferidas ao grau de Mestre, na área de especialização do conhecimento em enfermagem comunitária. Foi desenvolvido um projeto de intervenção de enfermagem comunitária num grupo de 41 adolescentes do 8º ano de escolaridade da Escola Secundária Jácome Ratton em Tomar, de forma a promover o empowerment na promoção da saúde, deste grupo populacional, utilizando como estratégias principais a educação para a saúde e a criação de ambientes promotores de saúde, com recurso à teoria do empowerment. No sentido de enquadrar a prática clínica de enfermagem baseada na evidência com recurso à metodologia científica da Revisão Sistemática da Literatura, procurou-se a melhor evidência de forma a promover o empowerment dos adolescentes na promoção da sua saúde. A análise dos artigos revelou a importância da utilização de um modelo/teoria na promoção da saúde dos adolescentes, assim como da realização de sessões educacionais e de atividades paralelas promotoras de empowerment, neste grupo populacional, tais como a realização de sessões de atividade física e de registo diário dos progressos, de forma a estimularem o desenvolvimento de competências individuais que lhes permitam tomar decisões autónomas, genuínas, voluntárias e conscientes face à sua saúde. É como base nesta evidência que o enfermeiro especialista em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública deve planear e desenvolver as intervenções de enfermagem com os adolescentes nas escolas. A evidência científica constitui um pré-requisito para a excelência, segurança e otimização dos cuidados de enfermagem. This report is part of the 2nd Masters in Community Nursing and supports the latter. Its aim is to enhance the various community nursing interventions which were developed within the apprenticeship that took place at the Public Health Unit belonging to the Health Center Group of Médio Tejo II. The afore mentioned apprenticeship’s aim was to develop knowledge and skills pertaining the Master’s Degree, specializing in community nursing. A community nursing project was developed within a group of 41 8th grade adolescents from Jácome Ratton Secondary School in Tomar. The aim was to promote this population group’s empowerment within the range of health promotion. The main strategies which were applied pertained health education and creating healthy environments resorting to the empowerment Theory. We aimed to include the clinical practice of nursing based on evidence by resorting to the scientific method of Systematic Literature Revision. Therefore, the best evidence was sought in order to promote adolescents empowerment towards the promotion of their own health. Analysing the articles revealed the importance of using a model/theory within adolescents health promotion. The educational sessions and parallel activities promoting empowerment which were held, were also of utmost importance. An example of this were the physical activity sessions together with daily progress reports, leading to the development of individual skills that allow the teenagers to make autonomous, genuine, voluntary and conscious decisions pertaining their health. It is through such evidence that Community Nursing specialized nurses should plan and develop further nursing interventions with adolescents at schools. The scientific evidence is a prerequisite for excellence, safety and optimization of nursing care.
- Participação comunitária no âmbito do voluntariado para o idoso - um desafio para a enfermagemPublication . Nascimento, Filipa; Figueiredo, Maria do CarmoO envelhecimento demográfico, as alterações no padrão epidemiológico, na estrutura e comportamentos sociais e familiares da sociedade portuguesa, determinam novas necessidades em saúde, para as quais é urgente organizar respostas mais adequadas. (PNSPI, 2004). Estas novas necessidades na saúde do indivíduo e da comunidade são um desafio para a enfermagem comunitária. Através do diagnóstico de enfermagem da comunidade foi delineado e implementado um Projeto de Voluntariado para o Idoso na Freguesia do Ramalhal. Foram planeadas intervenções de enfermagem na comunidade baseadas no Modelo Sistémico de Betty Neuman. Pretendeu-se desenvolver competências no âmbito da prática baseada na evidência, recorreu-se à RSL, formulou-se a pergunta PI[C]O: “Que intervenções de enfermagem (I) respondem às necessidades (O) da pessoa idosa com solidão (P)?" Através da promoção da participação comunitária o projeto incluiu oito voluntários e envolveu a GNR e a IPSS como parceiros. Desta forma maximizou-se a potencialidade da eficácia deste projeto na comunidade, que abrangeu onze pessoas idosas em Centro de Dia e doze no Domicilio. Através das parcerias envolvidas aumentou-se a capacidade de resposta às necessidades (saúde, social e segurança) da pessoa idosa. Foi aplicada a ESCALA DE SOLIDÃO DA UCLA (Russell, D. W., 1988; tradução portuguesa de Neto, F., 1989), onde se verificou maior score de solidão nas pessoas que se encontravam no domicílio. Baseados nos estudos da RSL a solidão é um dos indicadores de bem-estar social e psicológico passível de ser avaliado. Contributo do estudo para a prática de enfermagem: promover a participação comunitária envolvendo a comunidade e reforçando ou criando parcerias melhora a nossa eficácia individual e comunitária no sentido de promover o bem-estar/saúde; é possível dar resposta às novas necessidades que emergem da comunidade utilizando instrumentos de avaliação de forma a avaliarmos os resultados sensíveis à intervenção de enfermagem. The aging population, changes in the epidemiological pattern, structure and social behaviors and family of Portuguese society, determine new needs in health, for which it is urgent to organize more adequate answers. (PNSPI, 2004). These new health needs of the individual and the community are a challenge for community nursing. Through nursing diagnosis community was designed and implemented a Project Volunteer for the Elderly in the parish of Ramalhal. Were planned nursing interventions in the community based on Betty Neuman Systems Model. It was intended to develop skills in evidence-based practice, appealed to the RSL, the question was formulated PI [C] O: "What nursing interventions (I) will meet the needs (O) of the elderly with loneliness (P)?" Through the promotion of community participation the project included 8 volunteers and involved the National Guard and Social Security as partners. Thus maximized to the potential effectiveness of this project in the community, which comprised eleven elders in the Day Centre and twelve in home. Through partnerships involved was increased the response capacity to the needs (health, social and security) of the elderly. Was applied to SCALE OF SOLITUDE UCLA (Russell, DW, 1988, English translation by Neto, F., 1989), which showed higher score of loneliness, in people who were at home. Based on studies of RSL loneliness is one of the indicators of social well-being and psychological that can be evaluated. Contribution of the study for nursing practice: to promote community participation by involving the community and strengthening or creating partnerships improves our effectiveness individual and community to promote the wellbeing/health, it is possible to meet the new needs that emerge from the community using assessment tools in order to evaluate the results sensitive to nursing intervention.
- Intervenções de enfermagem para a promoção da alimentação saudável na criançaPublication . Coelho, Guida; Saragoila, FatimaConsiderando a modificação de comportamentos alimentares em crianças, surge este relatório com os objetivos de refletir sobre as competências desenvolvidas em ensino clínico, nomeadamente as relacionadas com a educação das crianças e famílias, identificar estratégias de intervenção para a modificação da alimentação das crianças e analisar as intervenções realizadas durante o estágio tendo em conta, a melhoria dos cuidados, utilizando a evidência cientifica. Durante o ensino clinico na UCC do Entroncamento foram desenvolvidas as competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública. Nesta perspectiva foi realizado um estudo com uma população de 151 crianças em que 40 apresentavam peso acima do normal. Pelo que foi elaborado, planeado e implementado um projeto de estágio de forma a vencer esta realidade. Tendo em conta que a prática deve basear‐se na melhor evidência cientifica, realizou‐se uma revisão sistemática da literatura recorrendo à metodologia PI[C]O, com pesquisa de artigos científicos através da plataforma EBSCO nas bases de dados CINAHL e MEDLINE, com o objetivo de promover a reflexão na ação e sobre a ação. Foi elaborada a seguinte questão no formato referido: “Que intervenções de Enfermagem promovem na criança a modificação da alimentação?”. Da Revisão Sistemática da literatura surgiram vários contributos, nomeadamente a importância da promoção da saúde efetuada pelos Enfermeiros de Cuidados de Saúde Primários, que desempenham um papel fundamental na educação sobre a alimentação desde o início da vida, para que se desenvolvam relações positivas entre a alimentação e o crescimento saudável. Assim como, a importância das visitas domiciliárias como uma estratégia para aumentar e melhorar a responsabilidade e alimentação materna, aumentar o tempo da amamentação com práticas adequadas, melhorar os padrões de crescimento infantil e a satisfação das mães. Considering the modification of eating behaviors in children , comes this report aiming to reflect on the skills developed in clinical teaching , particularly those related to education of children and families , identify intervention strategies for changing children's eating and analyze interventions during the stage taking into account the improvement of care , using scientific evidence . During the clinical teaching in the UCC Entroncamento were developed skills of the Specialist Nurse in Community Nursing and Public Health . In this prospective study was conducted in 151 children in which 40 had above‐average weight . From what has been prepared , planned and implemented an internship project in order to combat this reality . Given that the practice is based on the best scientific evidence , we carried out a systematic literature review using the methodology PI [ C ] O, with research papers through the platform in EBSCO databases CINAHL and MEDLINE , with order to promote reflection in action and on action . Was prepared following question in the format above : " What nursing interventions to promote change in the child 's diet? “. Systematic Review of the literature were several contributions, including the importance of health promotion conducted by nurses Primary Health Care, which play a key role in education about food since the beginning of life, to develop positive relationships between food and healthy growth. As the importance of home visits as a strategy to increase and improve accountability and maternal nutrition, increase the time of breastfeeding with appropriate practices to improve child growth standards and the satisfaction of mothers.
- Intervenção psicológica no futebol de formação: treino integrado, competências psicológicas e assessoria nos juniores do Núcleo Sportinguista de Rio MaiorPublication . Gerardo, Nelson; Gonzaga, Luís; Teixeira, EduardoResumo A formação no futebol é um aspeto fundamental para os atletas, pois apresenta um nível de exigência elevadíssima nas diversas variáveis existentes no contexto da formação. Atualmente é necessário que o atleta desenvolve e potencializa ao máximo as suas capacidades ligados aos aspetos táticos, técnicos, físicos e principalmente psicológico. A vertente psicológica é hoje em dia uma componente essencial para a evolução do atleta ajudando no desenvolvimento pessoal focado na aquisição de valores sociais e humanos e assiste na promoção e otimização do rendimento desportivo ao reforçar a potencialização das competências psicológicas do atleta. O estágio curricular foi realizado num clube de formação da cidade de Rio Maior entre os meses de Setembro de 2012 e Maio de 2013 com o intuito de aplicar os conhecimentos adquiridos na área da Psicologia do Desporto e otimizar estes conhecimentos de forma prático num escalão de formação. Os objetivos gerais da minha intervenção psicológica no contexto referido focaram-se no treino integrado e de competências psicológicas junto de uma equipa de Juniores e de assessoria junto da equipa técnica. Os principais domínios da minha intervenção basearam-se numa avaliação inicial, identificação das necessidades psicológicas existentes dentro do plantel, de um planeamento, planear todas as intervenções realizadas ao longo da época desportiva, de um período de intervenção, isto é, intervir junto dos atletas e treinadores com o intuito de melhorar e potencializar as variáveis psicológicas identificadas na avaliação inicial e por fim uma avaliação final com a finalidade de perceber e identificar a existência de evoluções ao nível das competências psicológicas trabalhadas ao longo do processo de intervenção. Ao longo do desenvolvimento da minha atividade e do acompanhamento a equipa, a minha intervenção foi alvo de diversas alterações que obrigaram-me a uma maior operacionalização das intervenções perspetivadas, encarando as intervenções de forma planificada e pontual.
- Prática pedagógica em educação de infância : consciência fonológica e desenvolvimento de competências orais e escritasPublication . Coelho, Carla Sofia Marques; Santos, Leonor; Uva, MartaO presente trabalho sumariza essencialmente a minha frequência no Mestrado em Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, onde, primeiramente, abordo o meu percurso profissional ao longo dos três estágios que realizei e de seguida, aprofundo uma questão investigativa que surgiu ao longo dos mesmos. A primeira parte retrata aquilo que vivi como Educadora de Infância e professora de 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) em contexto de sala. É nesse sentido que abordo as minhas angústias, conquistas, trabalho desenvolvido com as crianças e as questões que foram surgindo ao longo da minha prática. Quanto à segunda parte deste trabalho, aborda e desenvolve uma questão que surgiu da minha prática, isto é através das minhas dúvidas e indo ao encontro dos interesses e necessidades das crianças, procurei investigar qual o contributo da consciência fonológica para o desenvolvimento de competências orais e escritas em crianças em idade de Pré-escolar e 1º CEB. Através da metodologia de investigação-ação foi desenvolvido um trabalho colaborativo entre mim e as crianças, a fim de alcançar os objetivos propostos, identificar o papel da consciência fonológica no desenvolvimento de competências orais e escritas de crianças dos 3 aos 7 anos e os modos de promoção da consciência fonológica em crianças em Pré-escolar e 1º CEB com vista ao desenvolvimento de competências orais e escritas. E ainda contribuir para o desenvolvimento de aptidões para profissionais de educação. Assim sendo, este trabalho consiste na reflexão sobre a aprendizagem de uma prática profissional nos vários contextos inseridos no Mestrado e sobre o contributo da Consciência Fonológica no desenvolvimento de competências orais e escritas nas crianças em pré-escolar e 1º ciclo, bem como em apresentar atividades de suporte que visam esse desenvolvimento.
- Prevenção de úlceras de pressão no domicilio com pessoas idosas em situação de dependência: uma prática baseada na evidência.Publication . Ramos, Susana; Godinho, CelesteProgredir nos cuidados de prevenção com um grupo de risco em desenvolver úlceras de pressão e na adaptação dos cuidadores informais a essa realidade no seu ambiente familiar, é atualmente um dos principais focos de atenção de muitos profissionais de saúde, nomeadamente na filosofia dos cuidados continuados em contexto comunitário. Enquanto Enf. Esp. Em Enfermagem Comunitária a intervenção substanciou-se na Promoção da Saúde com a principal finalidade de capacitar o grupo alvo face ao problema de saúde identificado, para alcançar um estado de bem-estar e equilíbrio no sistema, suportando-se no Modelo de Sistemas de NEUMAN como conceção teórica e utilizando a metodologia do planeamento em saúde com fio condutor para o desenvolvimento do projeto de intervenção em ensino clinico. A metodologia daRSL, recorrendo ao método PI[C]O a partir da questão:De que modo a intervenção do enfermeiro na visita domiciliária [I] contribui para a prevenção de úlceras de pressão [O] com pessoas idosas em situação de dependência [P]?A partir da conceptualização foram definidas palavras-chave e realizada uma pesquisa de artigos científicos em base de dados electrónica, sendo seleccionados três estudos, segundo critérios antecipadamente definidos. Estes foram examinados com o objetivo de “analisarde que modo a intervenção do enfermeiro na visita domiciliária contribui para a prevenção de úlceras de pressãocom as pessoas idosas em situação de dependência”. Foram vários os contributos das conclusões científicas para a intervenção, revelando principalmente a importância da implementação de um programa de educação na prevenção de úlceras de pressão com pessoas em situação de dependência no domicílio. Provando que a sua implementação teve efeito positivo a curto e médio prazo sobre a adesão e orientação dos enfermeiros e utentes, com uma menor prevalência de úlceras de pressão. Progress in preventive care with a group at risk of pressure ulcer development and adaptation of informal caregivers to this reality in their family environment, is currently a major focus of attention of many health professionals, particularly in the philosophy of the continuum in Community context. While nursein Community Nursing intervention substantiated in the Health Promotion for the main purpose of empowering the target group address the problem identified health, to achieve a state of wellness and balance in the system, supporting themselves in Model Systems NEUMAN as theoretical design and using the methodology of health planning with thread to the development of the project intervention in clinical teaching. The methodology of the RSL, using the method PI[C]O from the question: How does the intervention of nurses in home visits [I] contributes to the prevention of pressure ulcers [O] with elderly people in situations of dependency [P]? From conceptualization were defined keywords and conducted a survey of scientific articles in an electronic database, and selected three studies, according to criteria defined in advance. These were examined in order to “examine how the involvement of nurses in home visits contributes to the prevention of pressure ulcers in elderly people in situations of dependency."Were the contributions of the various scientific conclusions for intervention , particularly revealing the importance of implementing an education program in the prevention of pressure ulcers with people in situations of dependency at home . Proving that its implementation had a positive effect in the short and medium term on the adhesion and orientation of nurses and clients, with a lower prevalence of pressure ulcers.
- A intervenção do enfermeiro de reabilitação à pessoa/familia com lesão Vertebro Medular na promoção da mobilidade no domicilioPublication . Silva, Fernando C. e; Esparteiro, Maria João; Santos, Julia
- Environment and health in children day care centersPublication . Neuparth, Nuno; Papoila, A.L.; Pedro, Catarina; Caires, Iolanda; Martins, José Miguel; Guarino, Maria Pedro; Paixão, Paulo; São João, Ricardo; Marques, TeresaThis project addresses a set of common clinical problems in the context of children attending day care centres. It is common sense that children get sick more often as soon as they start attending a day care centre on a daily basis and this is particularly true for some groups at risk, as wheezing infants and wheezing pre-school children
- O papel do Técnico Oficial de Contas na elaboração de relatórios de sustentabilidade:Um estudo aplicado às 500 maiores empresas portuguesasPublication . Lima, Angela; Leal, Susana; Faria, JorgeA elaboração e divulgação dos relatórios de sustentabilidade são um novo desafio para as empresas, estando o campo de investigação em torno do assunto em crescente desenvolvimento. Estes relatórios assumem-se como um veículo importante na divulgação das práticas da Responsabilidade Social das Empresas, procurando demonstrar e comunicar os vários contributos de uma empresa face ao Triple Bottom Line. A comunicação da sustentabilidade tem de ser percebida pelas empresas como uma ferramenta de gestão utilizada para alcançar o melhor desempenho organizacional não só ao nível das empresas de maior dimensão, mas também ao nível das PMEs onde por vezes o Técnico Oficial de Contas (TOC) é o único técnico especializado. O TOC conhece a realidade de cada empresa, por isso deve ser integrado nas equipas que elaboram e publicam os relatórios de sustentabilidade. O presente trabalho tem como objetivo elaborar um retrato da realidade portuguesa face à participação do TOC na elaboração de Relatórios de Sustentabilidade, assim, estudamos quais as empresas que publicam relatórios de sustentabilidade e destas qual o papel do TOC na sua preparação e elaboração. O levantamento desta informação foi efetuado através do envio de questionários disponibilizados numa plataforma online, entre os meses de abril a junho de 2013. Obteve-se uma amostra de 35 empresas. Conclui-se que a publicação de relatórios de sustentabilidade ainda não é prática comum, apenas 43% das empresas inquiridas elaboram relatórios de sustentabilidade, 73% destas empresas utilizam a informação produzida pelo TOC na elaboração o seu relatório de sustentabilidade, mas não os incluem nas equipas de preparação (73%), sendo a sua principal função fazer uma extensão mais detalhada dos relatórios financeiros, considerando o grupo das 500 maiores empresas portuguesas (cf. revista Exame, 2012)
- I feel psychologically stronger when my organization is socially responsiblePublication . Rego, Arménio; Leal, Susana; Cunha, Miguel Pina eLiterature suggests that psychological capital (PsyCap: self-efficacy, hope, optimism, resilience; Luthans et al., 2007) relates positively with important employee attitudes (e.g., organizational commitment), and multiple measures of performance, and negatively with undesirable attitudes (e.g., turnover intentions) and behaviors (e.g., deviance). However, few studies have considered the antecedents of this construct. Moreover, corporate social responsibility (CSR) has been primarily studied at the macro level, few studies having taken into account the individual level (Aguinis & Glavas, 2012). Adopting an individual level of analysis, this paper shows how the employees’ perceptions of CSR predict their PsyCap both directly and through the mediating role of positive affect and the sense of meaningful work.Two hundred and seventy-nine individuals (45% female; mean age: 37.3 years), working in 21 organizations operating in several sectors participated. The measures are: (a) perceptions of CSR (forty 7-point scales from Rego et al., 2011), (b) sense of meaningful work (four 5-point scalessuggested by Fry et al., 2005), (c) positive affect (three items adapted from Turban et al., 2009), and (d) PsyCap (twenty-four items from Luthans et al., 2007). Confirmatory factor analysis assessed the validity of the scales, and structural equation modeling was carried out to test the hypothesized model. The hypothesized model fits the data satisfactorily (e.g., RMSEA: 0.06), all paths being significant. The findings suggest that both positive affect and the sense of meaningful work partially mediate the relationship between the perceptions of CSR and PsyCap. They also suggest that the employees’ perceived inconsistency about several CSR dimensions may be detrimental to their sense of meaningful work, positive affect and PsyCap.The paper suggests that organizations may promote employees’ PsyCap by investing in CSR practices and ensuring that their employees perceive such practices. The paper contributes to understanding (a) the underlying mechanisms linking CSR with outcomes at individual level and (b) how organizations can harmonize organizational and employees’ interests/aims.