Browsing by Issue Date, starting with "2013-07"
Now showing 1 - 10 of 15
Results Per Page
Sort Options
- Casa das Ciências – Portal Gulbenkian para professores em ciênciaPublication . Linhares, ElisabeteO portal Casa das Ciências da Fundação Calouste Gulbenkian é um projeto que teve o seu lançamento definitivo em 2009 e que pretende ser um espaço de referência para os professores da área das Ciências em língua portuguesa. O presente projeto visa integrar o recurso às Tecnologias da Informação no processo de ensino e de aprendizagem de diversos agentes educativos, dando visibilidade e utilidade ao trabalho desenvolvido por muitos profissionais da educação. Desta forma, um dos seus principais objetivos é funcionar como um espaço de partilha e publicação de recursos educativos validados científica e pedagogicamente (Casa das Ciências – Portal Gulbenkian para Professores, 2013).
- Interação individualizada educador-criança e desenvolvimento da linguagemPublication . Ferreira, Vânia Carina Almeida; Santos, LeonorO presente relatório de estágio apresenta duas partes distintas, mas complementares. A primeira parte é relativa aos estágios curriculares, inicialmente em jardim de infância, posteriormente em 1º Ciclo do Ensino Básico e, por último, em creche. Os contextos são apresentados num breve resumo do trabalho desenvolvido ao longo de três semestres. Em simultâneo são descritas algumas das aprendizagens realizadas e, ainda neste capítulo, é feita uma breve reflexão sobre todo o processo investigativo. Na segunda parte é apresentado um trabalho de pesquisa cujo objetivo é perceber como a interação entre os adultos e as crianças pode promover aprendizagens significativas, nomeadamente ao nível da linguagem, em crianças de dois anos. O estudo é de natureza qualitativa, assentando nos registos dos discursos adulto-criança e nas notas de campo. No final deste relatório partilho uma pequena reflexão sobre o percurso académico ao longo dos três semestres correspondentes ao mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico.
- Prática de Ensino Supervisionada em Educação de Infância - Creche : interação individualizada educador-criança e desenvolvimento da linguagemPublication . Ferreira, Vânia Carina Almeida; Santos, Maria LeonorO presente relatório de estágio apresenta duas partes distintas, mas complementares. A primeira parte é relativa aos estágios curriculares, inicialmente em jardim de infância, posteriormente em 1º Ciclo do Ensino Básico e, por último, em creche. Os contextos são apresentados num breve resumo do trabalho desenvolvido ao longo de três semestres. Em simultâneo são descritas algumas das aprendizagens realizadas e, ainda neste capítulo, é feita uma breve reflexão sobre todo o processo investigativo. Na segunda parte é apresentado um trabalho de pesquisa cujo objetivo é perceber como a interação entre os adultos e as crianças pode promover aprendizagens significativas, nomeadamente ao nível da linguagem, em crianças de dois anos. O estudo é de natureza qualitativa, assentando nos registos dos discursos adulto-criança e nas notas de campo. No final deste relatório partilho uma pequena reflexão sobre o percurso académico ao longo dos três semestres correspondentes ao mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. - This report presents two distinct but complementary parts. The first one relates to the curriculum traineeships, beginning in kindergarten, later in the 1st Cycle of Basic Education and lastly in day nursery. The contexts are presented, as well as a synthesis of the work developed along the eighteen months (three and a half years). We also describe some of the learnings and competences developed, and, still in this 1st, part we reflect about the investigative process. In the second part, it is presented a research work developed with the aim to understand how the interaction between adults and children can promote significant learnings especially in terms of language in two years old children. The study is a qualitative one, based on observations, records of the dialogues between children and adult, and field notes. At the end of this report we share some reflections about the academic route developed along the three and a half years of the Master in Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education.
- Modelação e projeção da incidência de cancro colo-rectal e do estômago no Sul de PortugalPublication . São João, Ricardo; Papoila, A.L.; Sousa, Bruno de; Miranda, AnaO presente estudo tem como ojetivos: a modelação da incidência de cancro do cólon, reto e do estômago no período 1998-2006, com recurso aos modelos APC e a projeção da taxa de incidência no período 2007-2010 para as referidas neoplasias com base nos modelos APC e em modelos lineares, log-lineares e não lineares.
- Aplicação da teoria da autodeterminação ao contexto do futebol: estudo da relação entre as necessidades psicológicas básicas, a regulação da motivação e a perceção do esforçoPublication . Saraiva, Ana; Cid, LuísEstudo Um: Adaptar e validar preliminarmente um instrumento de avaliação das necessidades psicológicas básicas para o contexto do desporto A Teoria da Autodeterminação é uma a abordagem psicológica sobre a motivação, que se preocupa com as causas e as consequências da forma como o ser humano regula o seu comportamento. Esta teoria indica que a base do comportamento autodeterminado (regulação para formas intrinsecamente motivadas) passa pela satisfação de três necessidades psicológicas básicas (competência, autonomia e relacionamento). O objectivo principal deste estudo é adaptar e validar preliminarmente um instrumento de avaliação das necessidades psicológicas básicas para o contexto do desporto. Para tal, participaram no estudo 243 jogadores de futebol (n=254), com idades compreendidas entre os 16 e 36 anos (M=21,72; SD=5,29) e com diferentes escalões de competição (seniores, juvenis e juniores). Utilizamos como instrumento o Basic Psychological Needs Exercise Scale (BPNES). Os principais resultados obtidos revelaram que as suas qualidades psicométricas iniciais comprovam a adequação da adaptação efectuada, demonstrando que a sua estrutura factorial possui índices bastante aceitáveis de validade e de fiabilidade. Assim, poderá ser utilizada, com alguma confiança, na avaliação das necessidades psicológicas básicas dos atletas na modalidade de Futebol. No entanto, dados os problemas encontrados com o item 1, consideramos fundamental a continuação dos estudos que aprofundem a validade factorial deste instrumento de medida.
- Participação na implementação da NP EN 9001:2008 numa confeitariaPublication . Ribeiro, Rita Pereira Francisco Mota; Raimundo, António FariaComo forma de atender à competitividade do mercado actual, cada vez mais globalizado, a indústria portuguesa esforça-se por acompanhar essa evolução, onde os sistemas de gestão da qualidade são parte integrante dos seus processos. Muitas empresas têm vindo a adotar estes sistemas de gestão pelo facto de sentirem a necessidade de se destacarem no mercado competitivo, certificando a qualidade dos seus serviços. Foi neste sentido que a International Organization for Standardization (ISO) determinou requisitos referentes à normalização de procedimentos de implementação de Sistemas de gestão baseados nestas preocupações. Estes requisitos constituem normas que orientam as empresas que pretendam implementar sistemas de gestão e, eventualmente, posterior certificação. A implementação destes sistemas contribui para o melhor funcionamento da organização, aumentando o controlo da administração e da produtividade, redução de custos, distinção no mercado e melhoria contínua. O presente trabalho revela a participação no processo de implementação da NP EN ISO 9001:2008 numa empresa de confeitaria, onde foram estudados os métodos implementadas e onde se procurou compreender as várias fases envolvidas no processo de implementação, em conjunto com os responsáveis pelo projeto na organização. A confeitaria onde se realizaram as atividades no presente trabalho pretende obter certificação em qualidade, contribuindo para o enriquecimento do trabalho desenvolvido. Foi possível concluir que o processo de implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade exige o envolvimento e comprometimento de todos os membros da organização, onde é necessário existir um plano de trabalho com as medidas a implementar, bem como os objetivos e metas a atingir.
- O impacto da NCRF 22 - norma contabilística dos subsídios do governo e divulgação de apoios do governo:uma análise comparadaPublication . Justino, Sílvia João Lopes; Lopes, Ilídio TomásEste trabalho incidirá sobre a NCRF 22 - Norma Contabilística dos Subsídios do Governo e Divulgação de Apoios do Governo e pretende identificar quais as principais diferenças entre o normativo anterior (POC – Plano Oficial de Contabilidade) e o atual (SNC – Sistema de Normalização contabilística), no que se refere à contabilização dos Subsídios. Para além disso, pretende perceber-se qual o impacto dos subsídios nas organizações em estudo, bem como o impacto da NCRF 22 nos indicadores de gestão. Neste contexto, foram selecionadas entidades que já beneficiaram de subsídios geridos pela Leader Oeste, sendo portanto um estudo de caso. Foram analisados os dados secundários recolhidos dos Relatório & Contas à data de 31 de dezembro referente aos anos: pré-projeto, finalização do projeto e pós- projeto. Do estudo conclui-se que o impacto da atribuição de subsídios foi na sua generalidade positivo permitindo mesmo a criação de postos de trabalho. Verificou-se que os Rácios de Rendibilidade e Liquidez melhoraram com a realização do projeto de investimento, assim como os Rácios de Estrutura, com exceção do rácio Cobertura de Encargos Financeiros. Esta situação justifica-se pela ausência de capacidade financeira dos promotores, encontrando-se em alguns casos, obrigados a recorrer ao financiamento externo o que implicou um aumento dos Rácios de Endividamento. Mediante a análise comparativa dos indicadores de gestão obtidos através de ambos os normativos conclui-se que as diferenças encontradas, no que diz respeito ao reconhecimento contabilístico dos subsídios, geram por si só, alterações em todos os rácios apresentados. No entanto, verifica-se que o impacto não é generalizado registando-se maior impacto positivo nos Rácios de Estrutura nomeadamente na Autonomia Financeira e na Solvabilidade. Se o objetivo era não penalizar as entidades nacionais no apuramento de indicadores económico-financeiros, pode concluir-se que o objetivo foi atingido com sucesso.
- A problemática dos impostos diferidos:grau de harmonização, nível de divulgação e seus determinantesPublication . Silva, Marisa Dalila Coelho da; Lopes, Ilídio TomásDevido à crescente harmonização contabilística, a nível internacional, ocorrida nas últimas décadas através da publicação de vários diplomas que consagram esse objetivo, espera-se que a qualidade da informação fornecida pelos operadores económicos seja, não só maior,como também mais abrangente e mais equitativa. Deste modo, as International Accounting Standards (IAS) apresentam-se como diretivas das matérias abordadas no que respeita às definições, ao reconhecimento e à apresentação e divulgação da informação. Será, portanto, relevante compreender se, de facto, as empresas estão a cumprir o estipulado pelas IAS, atingindo a harmonização pretendida. O presente estudo pretende responder a estas questões, assentando na replicação de metodologias já testadas noutras temáticas e populações, nomeadamente nos estudos de Henrique (2010) e Lemos (2009). Assim, para o tema dos impostos diferidos, testou-se se as empresas portuguesas cotadas no ano de 2010 divulgam o previsto pela IAS 12, verificando-se a harmonização da informação cumprida. Investigou-se igualmente, se o cumprimento de determinado requisito de apresentação e divulgação é independente do tipo de requisito de que se trata. Por fim, identificaram-se os fatores que contribuem para o índice de divulgação de informação sobre impostos diferidos. Os resultados mostram que o tipo de requisito a divulgar influencia o cumprimento de divulgação, não sendo, portanto, independente. Quanto aos fatores explicativos do índice de divulgação apontados - qualidade do auditor externo, existência de planos de atribuição de ações/opções a empregados, setor de atividade financeiro ou não, dimensão da empresa e nível de endividamento - não é possível identificar estatisticamente a associação entre as variáveis dummy. Porém, foi possível aferir que existe uma correlação positiva entre a dimensão das empresas e o índice de divulgação.
- Prática desportiva, imagem corporal e bem-estarPublication . Fialho, Teresa; Silva, CarlosResumo - Estudo Um O presente estudo teve como objetivo analisar a influência da prática desportiva na imagem corporal (IC), entre praticantes de ambos os sexos, em comparação com não praticantes. Trata-se de um estudo transversal, realizado com 500 indivíduos (N=500), de ambos os sexos, residentes em Rio Maior, Santarém e Benedita, com uma média de idades e um desvio padrão de 35,38 ± 11,34. Foram aferidos o peso e a altura para o cálculo do índice de massa corporal (IMC), sendo a avaliação da IC realizada através da Escala de Figuras de Silhuetas, desenvolvida por Kakeshita, Silva, Zanatta, e Almeida (2009), onde cada participante selecionou uma figura referente à imagem que tem do seu próprio corpo (IC atual), e uma figura que mais se aproximasse da silhueta que desejaria ter (IC desejada). Foi ainda solicitado, aos participantes, o número de sessões realizadas por semana de prática desportiva, assim como a duração de cada sessão, sendo posteriormente identificado como volume de prática semanal. Os resultados mostraram que o sexo feminino apresenta-se mais vulnerável que o sexo masculino, evidenciando uma maior insatisfação corporal, identificando-se com silhuetas superiores, sobrestimando o seu peso, mesmo quando se encontravam com um IMC adequado. Foram, ainda, encontradas diferenças estatisticamente significativas quando avaliada a IC em função da prática desportiva dos participantes (U=23,998; p=0,000), sendo que os praticantes identificaram-se com silhuetas menores, o que nos leva a concluir que estes encontravam-se mais satisfeitos com a sua IC face aos não praticantes. Foi, também, evidente a existência de diferenças significativas entre o IMC autorrelatado e o IMC autopercionado, uma vez que os participantes apresentaram uma tendência a identificarem-se com um IMC acima do atual. Quando analisada a correlação entre a satisfação corporal e o volume de prática semanal, verificou-se que a mesma, embora fraca, era positiva no sexo masculino, levando-nos a mencionar que a sua satisfação corporal, melhora à medida que aumenta o volume de prática semanal. Relativamente ao sexo feminino, os resultados indicaram que não existe qualquer correlação com as mesmas variáveis.
- Intervenção do gabinete de psicologia numa escola de futebol: Dragon-Force-Futebol Clube do PortoPublication . Ramos, Eduardo; Vitorino, Anabela; Sequeira, JoanaO futebol de formação de crianças e jovens assume importância no desenvolvimento sustentado das crianças e jovens praticantes. A sua importância ao nível do desenvolvimento pessoal, coletivo, social e académico é reconhecido pelos valores transmitidos, pela gestão emocional e pelos ganhos acrescentados ao processo de formação pessoal. A Psicologia do Desporto é uma área de intervenção com ferramentas uteis no futebol de formação, porque intervém ao nível dos sistemas individuais e coletivos como jogadores, treinadores, comunidade organizacional e encarregados de educação, no estudo das emoções, comportamentos afetos à modalidade desenvolvimento de capacidades. O estágio no projeto Dragon Force- Futebol Clube do Porto propõe o crescimento do estagiário, o aumento da sua autonomia e contextualização do seu trabalho e intervenções no terreno e a promoção de competências consideradas básicas para os jovens em formação.