Browsing by Author "Hamido, Gracinda"
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- Analysing projects of professionalizing education: the challenge of qualityPublication . Hamido, Gracinda; Roldao, Maria; César, MargaridaThis work intends to describe the theoretical-conceptual design of an investigation whose main aim is to analyse and interpret an ongoing process of reconstruction of a teacher education curricular project (1st to the 4th grade teaching) as well as its bases. We use several theoretical frameworks that form three dimensions of analysis: curricular, organisational and personal / interpersonal. We are seeking to identify points and levels of intersection of these analysis dimensions, in search of a "pluralist" synthesis of several theoretical frameworks, that will provide conceptual consistency to the interpretations of the phenomenon under scrutiny.
- Arte, educação e aprendizagem: reflexões em torno do conceito, da prática curricular e da formação de educadores e professores em educação artísticaPublication . Togtema, Ana Margarida; Hamido, Gracinda; Luís, HelenaComeçando por nos situarmos epistemologicamente face à multiplicidade de significados e práticas curriculares associadas à Educação Artística, focamo-nos na prática de Educadores de Infância e Professores do 1o Ciclo do Ensino Básico, colocando-nos na perspetiva de discutir modelos e estratégias que garantam, quer nas práticas quotidianas de Jardins e Escolas, quer na formação de professores: i) a efetiva integração curricular (empreendimento interdisciplinar) das expressões artísticas (Artes Visuais, Música, Teatro e Dança); ii) a capacitação dos docentes dos pontos de vista epistemológico e atitudinal, técnico e didático- pedagógico. Mobilizamos dados e reflexões da experiência e avaliação resultantes do desenvolvimento, desde 2015, de um projeto de intervenção (I-A) em Educação Artística num Agrupamento de Escolas do concelho de Abrantes. Propomos algumas reflexões com base nas quais seja possível melhor compreender e tomar decisões curriculares em Educação Artística.
- Construir identidades profissionais no ensino superior. Aprender a ensinar a ser (Sendo) ProfessorPublication . Hamido, Gracinda; Luís, Helena; Piscalho, Isabel; Guimarães, Célia MariaNesta comunicação pretendemos apresentar e analisar alguns dados preliminares recolhidos no âmbito de um projeto mais abrangente, de parceria entre duas instituições de formação professores, em Portugal e no Brasil. A partir da análise de representações do que é ser professor, e do modo com essas representações podem ser (re)configuradas no decurso de processos de formação, procuramos gerar alguns contributos para a compreensão dos processos de construção da identidade profissional de educadores e professores. Os dados mobilizados resultam de algumas respostas obtidas a questionários realizados a alunos do 1º ciclo de estudos do curso de formação de educadores de infância e professores, 55 alunos da instituição portuguesa e 77 da instituição brasileira. Sustentamos a nossa análise num quadro de referência conceptual que assume os conceitos de representação social (Moscovici, 1988), de dialogismo (Grossen, 1999; Hermans, 2001) e de transição (Zittoun, 2006) como centrais à compreensão das dinâmicas de mudança e de continuidade inerentes à construção e desenvolvimento de identidades. Os resultados preliminares reforçam a relevância dos processos comunicativos de coordenação simbólica e intersubjetiva que, no decurso da formação e da supervisão dos alunos, podem reconfigurar as representações de alunos e de formadores
- Cuidar desde o Início: um programa de qualificação para o Sistema Nacional de 329 Intervenção Precoce na InfânciaPublication . Piscalho, Isabel; Luís, Helena; Seixas, Sónia; Hamido, GracindaO programa de formação que se apresenta, no âmbito do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI), instituído através do Decreto-Lei n.º 281/2009, de 6 de outubro, visou potenciar os recursos humanos integrados ou a integrar as Equipas Locais de Intervenção (ELI) garantindo uma maior cobertura e melhor qualidade das respostas às necessidades multidimensionais e específicas das crianças elegíveis e das suas famílias, com vista à sua inclusão social. Sendo a missão do SNIPI garantir a Intervenção Precoce na Infância (IPI), entendendo- -se como um conjunto de medidas de apoio integrado centrado na criança e na família, incluindo ações de natureza preventiva e reabilitativa, no âmbito da educação, da saúde e da ação social, propôs-se a construção de um conjunto de ações de formação para técnicos dos sistemas de saúde, social e de educação, que trabalhassem neste Sistema e que tivessem necessidades de formação diferenciadas. Apesar do grande desenvolvimento do referencial teórico que sustenta este Sistema de Intervenção, apenas um número reduzido de profissionais teve acesso a formação específica para desempenhar funções, em particular na área do Alentejo, como explicitamos de seguida. Dando resposta a uma necessidade de descentralização desta oferta formativa e estando a nossa Instituição de Ensino Superior no centro da Lezíria do Tejo/Alentejo, inicialmente, analisámos de forma mais detalhada as necessidades desta região. Porém, posteriormente, verificou-se a necessidade de desenvolver este programa formativo a nível nacional no formato b-learning, entre novembro de 2021 e 2 de junho de 2022, e por consequência visou-se além do contributo para a consolidação do próprio Sistema, assegurar a extensão da cobertura já alcançada dos serviços prestados, assim como, naturalmente, a contínua melhoria da sua qualidade.
- (Dia)lógicas de formação: contributo para a conceptualização de práticas supervisivas e de investigação proporciadoras de desenvolvimento profissionaisPublication . Hamido, GracindaPretende-se neste artigo organizar um contributo para a conceptualização dos processos de formação e desenvolvimento profissionais enquanto processos eminentemente dialógicos, sustentados na supervisão e na reflexividade investigativa na e a partir da prática. Elabora-se em primeiro lugar alguma explicitação do(s) ângulo(s) conceptuais em que nos posicionamos, a propósito do conceito de aprendizagem/ formação profissional, comportando dimensões individuais e colectivas/organizacionais em clara interdependência, e reconhecendo a relação íntima do conhecimento profissional e dos seus processos de construção com a praxis. Exploram-se, em seguida, os contornos epistemológicos e teóricos de alguns conceitos que se pressupõem centrais e clarificadores do carácter compósito e sistémico desses processos: Dialogismo, Intersubjectividade, Self dialógico, Identidade e Voz, Aprendizagem situada, Comunidade de prática e Participação. Procura-se, por fim, identificar algumas implicações do quadro de leitura proposto para a definição de modalidades relacionais e interactivas favoráveis ao desenvolvimento de processos de supervisão que, dos pontos de vista profissional e organizacional, se revelem equilibrados e eficazes.Abstract Our aim in this paper is to organize a conceptual contribution to the development of professional education processes. These are conceptualized as dialogical processes, supported by supervision, reflectivity and research within and on practice. First we try to clarify our view of professional learning and education. Recognizing an intimate relation between professional knowledge construction processes and praxis, we also stress the interdependence of individual and collective / organizational dimensions of those processes. Then we conduct a brief examination of the epistemological and theoretical frameworks of some concepts that we assume to be central and descriptive of the composite and systemic nature of professional learning and education: Dialogism, Intersubjectivity, Dialogical Self and Identity, Voice, Situated learning, Community of practice and Participation. Finally we draw some implications of the presented conceptual framework to the identification of relational and interactive modalities that may be helpful in developing balanced and efficient supervision processes.
- Editorial: Dialogismo(s) e construção de conhecimentoPublication . Hamido, Gracinda; César, Margarida
- Editorial: Dialogismo(s) e construção de conhecimentos IIPublication . Hamido, Gracinda; César, Margarida
- Editorial: Investigação e prática profissional: histórias de relação com o saberPublication . Hamido, Gracinda; Luís, Helena
- A escola, ecologia viva e reflexiva: o poder de mudarPublication . Hamido, GracindaÉ sobretudo centrados numa discussão dos traços identitários da Escola e dos conceitos de mudança, de inovação e de aprendizagem, que nos propomos analisar algumas implicações do papel da escola, enquanto organização, no acesso ao conhecimento e ao saber que é suposta promover. Este papel converte-a num elemento nuclear dos processos de mudança e inovação das sociedades, sendo certo, porém, que a obriga a desenvolver a capacidade de, ela própria, aprender. Entre os traços identitários da escola e dos agentes que a habitam e a sua reclamada mudança, existe uma relação dialógica que importa analisar. Ela envolve (re)avaliações de pressupostos, valores e práticas, numa dinâmica que mobiliza competências para pensar e agir, interagir e decidir com outros, ou seja, competências de pensamento e de aprendizagem colectivos/organizacionais. Defendemos que estas competências se geram no (inter)agir colectivo que relaciona, conecta, articula e integra diferentes lógicas de acção, epistemologias e ideologias. Geram-se, portanto, na assunção do dialogismo essencial que atravessa os processos de construção de conhecimento. - School, as an organization, plays a central role in society’s processes of change and innovation, by promoting the access to learning and knowledge. This implies, however, that school itself should be able to learn. In this article we analyse this core learning competence of schools, by focusing on a conceptual discussion on school identity and change, innovation and learning. There is a dialogical relation between identity and change, whether we refer to schools, or to agents that live and work in it. This dialogical relation involves re-evaluating presuppositions and reconverting values and practices, i.e, developing a dynamic process that mobilizes a competence to think and act, interact and decide with others. We claim that this competence emerges from collective, situated (inter)acting, where different logics of action, epistemologies and ideologies confront, articulate and integrate one another. It emerges, therefore, from the essential dialogism that cuts across all knowledge construction processes.
- Um estudo sobre a educação de infância no distrito de SantarémPublication . Cardona, Maria João; Alves, Maria Madalena; Luís, Helena; Costa, Fernando; Gonçalves Camacho, António George; Pereira, Idalina; Hamido, Gracinda; Rodrigues, IsabelProjeto de caracterização da Educação Pré-Escolar no distrito de Santarém - PROCEP