Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
É sobretudo centrados numa discussão dos traços identitários da Escola e dos
conceitos de mudança, de inovação e de aprendizagem, que nos propomos analisar
algumas implicações do papel da escola, enquanto organização, no acesso ao
conhecimento e ao saber que é suposta promover. Este papel converte-a num
elemento nuclear dos processos de mudança e inovação das sociedades, sendo certo,
porém, que a obriga a desenvolver a capacidade de, ela própria, aprender. Entre os
traços identitários da escola e dos agentes que a habitam e a sua reclamada
mudança, existe uma relação dialógica que importa analisar. Ela envolve
(re)avaliações de pressupostos, valores e práticas, numa dinâmica que mobiliza
competências para pensar e agir, interagir e decidir com outros, ou seja, competências
de pensamento e de aprendizagem colectivos/organizacionais. Defendemos que estas
competências se geram no (inter)agir colectivo que relaciona, conecta, articula e
integra diferentes lógicas de acção, epistemologias e ideologias. Geram-se, portanto,
na assunção do dialogismo essencial que atravessa os processos de construção de
conhecimento. - School, as an organization, plays a central role in society’s processes of change
and innovation, by promoting the access to learning and knowledge. This implies,
however, that school itself should be able to learn. In this article we analyse this core
learning competence of schools, by focusing on a conceptual discussion on school
identity and change, innovation and learning. There is a dialogical relation between identity and change, whether we refer to schools, or to agents that live and work in it.
This dialogical relation involves re-evaluating presuppositions and reconverting values
and practices, i.e, developing a dynamic process that mobilizes a competence to think
and act, interact and decide with others. We claim that this competence emerges from
collective, situated (inter)acting, where different logics of action, epistemologies and
ideologies confront, articulate and integrate one another. It emerges, therefore, from
the essential dialogism that cuts across all knowledge construction processes.
Description
Keywords
Mudança Inovação Aprendizagem organizacional Dialogismo
Citation
HAMIDO, Gracinda - A escola, ecologia viva e reflexiva: o poder de mudar. Revista Interacções. Nº 7 (2007), p.141-178
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação