Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

(Dia)lógicas de formação: contributo para a conceptualização de práticas supervisivas e de investigação proporciadoras de desenvolvimento profissionais

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
N10 - Hamido.pdf600.99 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Pretende-se neste artigo organizar um contributo para a conceptualização dos processos de formação e desenvolvimento profissionais enquanto processos eminentemente dialógicos, sustentados na supervisão e na reflexividade investigativa na e a partir da prática. Elabora-se em primeiro lugar alguma explicitação do(s) ângulo(s) conceptuais em que nos posicionamos, a propósito do conceito de aprendizagem/ formação profissional, comportando dimensões individuais e colectivas/organizacionais em clara interdependência, e reconhecendo a relação íntima do conhecimento profissional e dos seus processos de construção com a praxis. Exploram-se, em seguida, os contornos epistemológicos e teóricos de alguns conceitos que se pressupõem centrais e clarificadores do carácter compósito e sistémico desses processos: Dialogismo, Intersubjectividade, Self dialógico, Identidade e Voz, Aprendizagem situada, Comunidade de prática e Participação. Procura-se, por fim, identificar algumas implicações do quadro de leitura proposto para a definição de modalidades relacionais e interactivas favoráveis ao desenvolvimento de processos de supervisão que, dos pontos de vista profissional e organizacional, se revelem equilibrados e eficazes.Abstract Our aim in this paper is to organize a conceptual contribution to the development of professional education processes. These are conceptualized as dialogical processes, supported by supervision, reflectivity and research within and on practice. First we try to clarify our view of professional learning and education. Recognizing an intimate relation between professional knowledge construction processes and praxis, we also stress the interdependence of individual and collective / organizational dimensions of those processes. Then we conduct a brief examination of the epistemological and theoretical frameworks of some concepts that we assume to be central and descriptive of the composite and systemic nature of professional learning and education: Dialogism, Intersubjectivity, Dialogical Self and Identity, Voice, Situated learning, Community of practice and Participation. Finally we draw some implications of the presented conceptual framework to the identification of relational and interactive modalities that may be helpful in developing balanced and efficient supervision processes.

Description

Keywords

Dialogismo Supervisão Reflexividade Desenvolvimento profissional Dialogism Supervision Reflectivity Professional development

Citation

Hamido,G. (2010).(Dia)lógicas de Dformação: contributo para a conceptualização de práticas supervisivas e de investigação proporciadoras de desenvolvimento profissionais. Revista interacções,14(6),216-258

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação

CC License