Browsing by Author "Cardona, Maria João"
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- Ciências naturais e sociais: manual do aluno - 5º anoPublication . Cardona, Maria João; Fonseca, Ana; Rondoni, Isabel; Pagarete, Maria José; Costa, Fernando; Camacho, George; Reis, Pedro; Campiche, Jean; Cavalheiro, Teresa; Togtema, Margarida; Guimarães, António Mesquita; Marques, RamiroManual de ciências naturais e socias de apoio ao aluno do 5º ano, no sistema educativo de S. Tomé e Príncipe.
- Concepções educativas e percursos escolares numa escola que procura promover a igualdade de oportunidades para todo/asPublication . Cardona, Maria JoãoO papel da escola na promoção de uma maior igualdade de oportunidades e participação é parte integrante do atual discurso político e pedagógico. Mas na prática observa- se que estas ideias ainda estão longe de corresponder à realidade. E estas diferenças observam- se a vários níveis, começando pela forma como se processa o acesso ao sistema educativo, passando pela diversidade do funcionamento que continua a caracterizar a rede institucional.
- Contexto de investigação em administração educacionalPublication . Costa, Marcos Antônio Andrade da; Galinha, Sónia Alexandre; Ledo, Roger M. D.; Cardona, Maria João; Gonçalves ,Noeme César; Silva, Luciano Pereira da; Santos, Clarice Peres dos; Dâmaso, Maria Goreti; Penteado, Simone; Silva, Maria Cristina Madeira da; Thomaz, Tiago; Silveira, FláviaA presente publicação reúne um significativo conjunto de trabalhos desenvolvidos pelos alunos dos Cursos de Mestrado em Administração Educacional da Escola Superior de Educação de Santarém, evidenciando uma ampla atividade investigativa quer quanto às problemáticas do campo de estudos da Educação, quer quanto aos objetos de estudo. Heterogéneo quanto aos objetos de estudo, constatam-se, todavia, duas tendências: a importância da avaliação institucional e a sua dimensão gerencial no tocante à melhoria da qualidade dos serviços e à tomada de decisão pelos administradores educacionais. Assim, os presentes artigos seguem uma tendência que tem vindo a ganhar protagonismo na investigação há, pelo menos vinte anos, a da avaliação institucional. Este olhar investigativo acompanha as políticas públicas de educação que, globalmente, têm vindo a introduzir a avaliação como um novo modo de regulação institucional (Maroy e Dupriez (2000), processo lento que se inscreve na reconfiguração dos papéis do Estado. Constata-se, também, neste conjunto de artigos, uma convergência na adoção de uma “abordagem émica” (Afonso, 2005) que visa compreender os contextos institucionais a partir dos testemunhos dos seus protagonistas. Deste modo, as técnicas de recolha de dados utilizadas nos estudos exploram as perceções de estudantes, docentes e administradores educacionais em torno de uma pluralidade de problemáticas que abrange a avaliação institucional nas suas diversas formas – avaliação externa e interna, controlo interno, auditoria ou monitorização. Convergem, também, os estudos numa perspetiva de utilidade empírica, partindo da apresentação dos resultados para a recomendação de propostas de intervenção com vista à melhoria do serviço educativo prestado pelas instituições selecionadas como “locus empírico”. Esta publicação dá ainda conta da internacionalização da Escola Superior de Educação de Santarém enquanto instituição parceira de instituições educativas do Brasil, num processo de construção de conhecimento sobre a administração educacional com ganhos para ambos os lados do Atlântico. Neste enquadramento, é de assinalar um estudo que se debruça sobre o impacto dos trabalhos de projeto dos alunos do primeiro curso de Mestrado em Administração Educacional da Escola Superior de Educação nas suas instituições de contexto laboral, propondo a uma atitude institucional de autorreflexão e oferecendo pistas para a melhoria, numa perspetiva de eficácia dos percursos formativos.Por último, esta publicação, de forma transversal, valoriza o papel das instituições educativas no combate às desigualdades sociais, no reforço das competências individuais e coletivas, no contributo para a formação de cidadãos mais críticos, mais conhecedores e mais capazes de fazer face aos desafios do mercado de trabalho. É, em suma, o trabalho das instituições educativas que é analisado no conjunto das investigações apresentadas, onde a preocupação central é a melhoria da qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem suportada por dimensões organizacionais como a importância da biblioteca, a avaliação e controlo de processos como ferramenta de apoio à decisão, o trabalho dos agentes educativos, sem excluir os estudantes, as suas circunstâncias e expectativas face aos processos formativos.
- Contributos para a história do grupo dos profissionais de educação de infância em PortugalPublication . Cardona, Maria JoãoPartindo da análise de algumas das questões subjacentes à história da educação de infância em Portugal, neste artigo é analisado o processo de profissionalização da/os educadora/es de infância. Nesta análise destaca-se o papel da formação, como factor determinante da história deste grupo profissional, sendo apresentadas as principais etapas desta história. Por fim é feita uma reflexão final sobre a relação entre formação e desenvolvimento profissional. - Starting from the analysis of some of the issues underlying the history of preschool education in Portugal, this article analyzes the process of kindergarten teachers' training. This analysis stresses the key-role of training in this professional group history and presents the main steps of this history. Finally, some final considerations are made about the relation between training and professional development.
- Da autonomia da escola ao sucesso educativo, obstáculos e soluçõesPublication . Formosinho Sanches Simões, João Manuel; Machado, Joaquim; Simões, Graça; Ferreira, Henrique; Pinhal, João; Dias, Paulo Coelho; Bento, António V.; Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Sousa, Jesus Maria; Seabra, Teresa; Marques, Ramiro; Cardona, Maria JoãoEsta nova publicação que a ESE tem vindo a realizar em parceria com Editora Cosmos pretende refletir questões sobre as implicações da autonomia da escola nos resultados dos seus alunos e alunas, quais os obstáculos e aspectos positivos que se refletem no sucesso educativo. Resumindo um conjuntos de textos, na sua maioria organizados na sequência de seminários que integraram a primeira edição de Mestrado de Administração Educacional da ESE, este livro tem o privilégio de juntar uma diversidade de autores e pontos de vistas.
- Da autonomia da escola ao sucesso educativo. Obstáculos e soluções: introduçãoPublication . Cardona, Maria João; Marques, Ramiro
- Da prática de ensino supervisionada à investigação na educação pré-escolar e no ensino básicoPublication . Cardona, Maria João; Linhares, ElisabeteEsta publicação é a primeira de uma coleção sobre Formação & Educação nas primeiras idades que a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém está a organizar no âmbito dos mestrados que habilitam para a docência com a finalidade de divulgar trabalhos de pesquisa de docentes e formandos/as. Enquadrada pelo processo de Bolonha, a componente investigativa dos planos de estudo destes mestrados tem permitido uma maior articulação entre os processos formativos e investigativos, capacitando o/as futuro/as profissionais a refletir de forma mais sistematizada procurando produzir conhecimento nas suas áreas de atuação, com o objetivo de resolver problemas, melhorar e compreender os contextos em que desenvolvem a sua intervenção. Os trabalhos apresentados refletem, deste modo, processos investigativos realizados em contextos de intervenção decorrentes da prática de ensino supervisionada, e constituem-se, como refere a Professora Lurdes Serrazina no prefácio, como relevantes no processo de desenvolvimento profissional deste/as futuro/as profissionais podendo ainda trazer importantes contributos na definição de trabalhos futuros. Nesta primeira publicação são apresentados alguns trabalhos de pesquisa realizados por formandas e devidamente enquadrados pelos/as docentes orientadores.
- A definição de projetos na administração educacionalPublication . Ferreira, Ana; Galinha, Sónia Alexandra; Pereira, Cristina; Cardona, Maria João; Vitório, Anabela; Fonseca, P.; Branco, Neuza; Júlio, Lina; Fernandes, Vânia; Piscalho, Isabel; Castro, Edna Ornelas de; Barroso, Isabel; Cardona, Maria João; Linhares, ElisabeteEste ebook compõe-se de sete textos elaborados no âmbito do mestrado em Administração Escolar, desenvolvido pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Em comum, os textos apresentam projetos de intervenção que têm como objetivo a melhoria da qualidade da escola pública, embora estejam focados em diferentes graus de educação e ensino (do pré-escolar ao superior). São o resultado de trabalhos de investigação, enquadrados numa metodologia qualitativa e quantitativa e obedecem a uma estruturação comum: levantamento da problemática, e da sua pertinência, apresentação do enquadramento teórico, apresentação da metodologia da pesquisa, análise e comentário dos dados recolhidos à luz do suporte teórico, apresentação de propostas de intervenção e conclusões. Os textos, para além dos pontos em comum de âmbito formal, incidem sobre os elementos fundamentais que constituem a organização escola e que são o seu objeto de estudo: docentes, alunos, pessoal não docente, recursos, praticas letivas e de gestão, relações internas, relações com a comunidade próxima (autarquia) e internacional. Havendo variedade temática nos sete textos, esta é analisada e enquadrada por denominadores comuns: a administração educacional e a gestão organizacional.
- Diferenciação pedagógica nas primeiras idades para a construção de uma prática inclusivaPublication . Clérigo, Bruna; Alves, Rita; Piscalho, Isabel; Cardona, Maria JoãoEste estudo de natureza qualitativa centra-se na temática da diferenciação pedagógica (DP) na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico de modo a promover uma prática inclusiva. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas a sete educadoras de infância e a sete professoras em que se procuraram identificar as suas conceções sobre DP e de que forma a implementam na sua prática. Da análise dos dados pode perceber-se que as docentes procuram implementar estratégias de DP de forma a responder às necessidades e capacidades de cada criança, respeitando os seus ritmos de aprendizagem. Neste sentido realçam o papel do planeamento da avaliação e organização do ambiente educativo. Verificam-se, no entanto, que são várias as dificuldades sentidas na implementação de estratégias de DP, o que nos leva a refletir sobre a necessidade de um maior apoio formativo nesta área, para o desenvolvimento de práticas que respondam efetivamente às necessidades específicas de cada criança.
- Do institucional ao pedagógico: pesquisas e práticas em administração educacionalPublication . Pires, Carlos; Dias, Paulo Coelho; Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Machado, Joaquim; Formosinho, João; Colaço, Susana; Cardona, Maria JoãoEsta publicação foi organizada no âmbito do Mestrado em Administração Educacional da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém e integra vários textos que visam refletir diferentes questões da atualidade através da apresentação de pesquisas significativas para refletir a influência de questões politicas e institucionais que condicionam as práticas educativas dos estabelecimentos de ensino dos vários níveis de ensino. Pretende-se que este livro seja o primeiro de uma coleção que integre pesquisas de seminários realizados no âmbito do Mestrado ou de relevância para as problemáticas abordadas no âmbito do curso; assim como a publicação dos trabalhos finais realizados pelos formandos e formandas, devidamente enquadrados pelo/as docentes que os orientaram. Refletir a dimensão política e institucional é o ponto de partida que orienta os diferentes textos deste livro que serviram, ou vão servir de base ao trabalho formativo e de pesquisa realizado. As temáticas são diversas, as metodologias de estudo seguidas também, mas têm em comum a sua atualidade e pertinência no atual contexto socioeducativo. Começando pelo estudo da Escola a Tempo Inteiro em Portugal, realizado por Carlos Pires, no âmbito da Administração Educacional, parte de um mapeamento dos principais estudos realizados sobre esta temática analisando as suas características e fundamentos a nível teórico e metodológico e reflete aspetos que carecem de ser aprofundados. No segundo texto, Paulo Coelho Dias analisa a problemática: Tipo de professor e tipo de turma apresentando um estudo realizado em Portugal no âmbito do ensino básico e analisa, entre outros aspetos, a organização das turmas e a necessidade da contextualização relacional da eficácia pedagógica do professor. Se a variável tipo de professor é fundamental esta variável interage com o tipo de turma, não podendo a eficácia do professor ser desligada das características da turma com a qual trabalha. Sónia Galinha, baseando-se na disciplina que leciona no mestrado apresenta diferentes perspetivas sobre o estudo da Psicossociologia das instituições educativas. 7 O quarto texto, escrito pelos professores Joaquim Machado e João Formosinho abordam as atuais características e a evolução que está subjacente à formação especializada em administração e gestão escolar em Portugal, colocando questões sobre as perspetivas futuras a que esta deve obedecer para dar resposta às questões que na atualidade afetam os estabelecimentos educativos. Susana Colaço e Maria João Cardona, com base na sua experiência como docentes do mestrado refletem questões relativamente à forma como a formação para a investigação em administração educacional é abordada, dando um particular destaque ao trabalho realizado no âmbito e uma parceria estabelecida com o Instituto Federal de Brasilia. Neste texto para além de serem destacadas algumas das metodologias de formação seguidas, são analisadas as principais temáticas que têm vindo a ser escolhidas pelos formandos e formandas para os trabalhos finais do mestrado. Por ultimo é apresentado o trabalho realizado no âmbito da formação de diretores de escolas do ensino básico, no âmbito do Projeto RIQUEB - Reforço Institucional e Qualitativo do Ensino Básico, projeto desenvolvido em São Tomé e Príncipe, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian em parceria com uma equipa de trabalho designada pelo Ministério da Educação deste país, entre 2013 e 2016. É com muito orgulho que apresentamos o primeiro número desta nova coleção que a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém inicia sobre práticas de investigação e formação na área da Administração Educacional.