Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.77 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta publicação é a primeira de uma coleção sobre Formação & Educação nas primeiras idades que a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém está a organizar no âmbito dos mestrados que habilitam para a docência com a finalidade de divulgar trabalhos de pesquisa de docentes e formandos/as. Enquadrada pelo processo de Bolonha, a componente investigativa dos planos de estudo destes mestrados tem permitido uma maior articulação entre os processos formativos e investigativos, capacitando o/as futuro/as profissionais a refletir de forma mais sistematizada procurando produzir conhecimento nas suas áreas de atuação, com o objetivo de resolver problemas, melhorar e compreender os contextos em que desenvolvem a sua intervenção. Os trabalhos apresentados refletem, deste modo, processos investigativos realizados em contextos de intervenção decorrentes da prática de ensino supervisionada, e constituem-se, como refere a Professora Lurdes Serrazina no prefácio, como relevantes no processo de desenvolvimento profissional deste/as futuro/as profissionais podendo ainda trazer importantes contributos na definição de trabalhos futuros.
Nesta primeira publicação são apresentados alguns trabalhos de pesquisa realizados por formandas e devidamente enquadrados pelos/as docentes orientadores.
Description
Keywords
ciências da educação supervisão investigação na educação pré-escolar ensino básico formação de educadores formação de professores prática supervisionada
Citation
Cardona, M.J. & Linhares, E. (coord.) (2020). Da prática de ensino supervisionada à investigação na educação pré-escolar e no ensino básico. Instituto Politécnico de Santarém - UI_IPS/ESE
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém - UI_IPS/ESE