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Advisor(s)
Abstract(s)
Esta publicação foi organizada no âmbito do Mestrado em Administração Educacional
da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém e integra vários
textos que visam refletir diferentes questões da atualidade através da apresentação de
pesquisas significativas para refletir a influência de questões politicas e institucionais
que condicionam as práticas educativas dos estabelecimentos de ensino dos vários
níveis de ensino.
Pretende-se que este livro seja o primeiro de uma coleção que integre pesquisas
de seminários realizados no âmbito do Mestrado ou de relevância para as problemáticas
abordadas no âmbito do curso; assim como a publicação dos trabalhos finais realizados
pelos formandos e formandas, devidamente enquadrados pelo/as docentes que os
orientaram.
Refletir a dimensão política e institucional é o ponto de partida que orienta os
diferentes textos deste livro que serviram, ou vão servir de base ao trabalho formativo
e de pesquisa realizado. As temáticas são diversas, as metodologias de estudo seguidas
também, mas têm em comum a sua atualidade e pertinência no atual contexto
socioeducativo.
Começando pelo estudo da Escola a Tempo Inteiro em Portugal, realizado por
Carlos Pires, no âmbito da Administração Educacional, parte de um mapeamento dos
principais estudos realizados sobre esta temática analisando as suas características e
fundamentos a nível teórico e metodológico e reflete aspetos que carecem de ser
aprofundados.
No segundo texto, Paulo Coelho Dias analisa a problemática: Tipo de professor
e tipo de turma apresentando um estudo realizado em Portugal no âmbito do ensino
básico e analisa, entre outros aspetos, a organização das turmas e a necessidade da
contextualização relacional da eficácia pedagógica do professor. Se a variável tipo de
professor é fundamental esta variável interage com o tipo de turma, não podendo a
eficácia do professor ser desligada das características da turma com a qual trabalha.
Sónia Galinha, baseando-se na disciplina que leciona no mestrado apresenta
diferentes perspetivas sobre o estudo da Psicossociologia das instituições educativas.
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O quarto texto, escrito pelos professores Joaquim Machado e João Formosinho
abordam as atuais características e a evolução que está subjacente à formação
especializada em administração e gestão escolar em Portugal, colocando questões sobre
as perspetivas futuras a que esta deve obedecer para dar resposta às questões que na
atualidade afetam os estabelecimentos educativos.
Susana Colaço e Maria João Cardona, com base na sua experiência como
docentes do mestrado refletem questões relativamente à forma como a formação para a
investigação em administração educacional é abordada, dando um particular destaque
ao trabalho realizado no âmbito e uma parceria estabelecida com o Instituto Federal de
Brasilia. Neste texto para além de serem destacadas algumas das metodologias de
formação seguidas, são analisadas as principais temáticas que têm vindo a ser
escolhidas pelos formandos e formandas para os trabalhos finais do mestrado.
Por ultimo é apresentado o trabalho realizado no âmbito da formação de diretores
de escolas do ensino básico, no âmbito do Projeto RIQUEB - Reforço Institucional e
Qualitativo do Ensino Básico, projeto desenvolvido em São Tomé e Príncipe, com o
apoio da Fundação Calouste Gulbenkian em parceria com uma equipa de trabalho
designada pelo Ministério da Educação deste país, entre 2013 e 2016.
É com muito orgulho que apresentamos o primeiro número desta nova coleção
que a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém inicia sobre
práticas de investigação e formação na área da Administração Educacional.
Description
Keywords
ciências da educação professor administração educacional formação investigação em educação
Citation
Pires,C.; Dias,P.C.; Galinha, S.; Machado,J.; Formosinho,J.; Colaço,S. & Cardona,M.J. (2019). Do institucional ao pedagógico: pesquisas e práticas em administração educacional. Instituto Politécnico de Santarém. UI-IPS/ESES
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém - UI_IPS/ESE