Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia by advisor "Barbas, Maria"
Now showing 1 - 10 of 20
Results Per Page
Sort Options
- aiTutor : um etutor de agentes inteligentesPublication . Mascate, José Joaquim Leitão Nunes; Barbas, MariaOs Sistemas Multiagente são estruturas complexas que têm um conjunto próprio de objetivos e que interagem com o seu mundo dinâmico, através de um sistema organizacional, bastante complexo, que lhes permite atingir objetivos e resolver tarefas. Com o incremento de níveis de superiores de complexidade na estrutura destes sistemas, é fundamental usar metodologias, ferramentas e notações orientadas para o desenvolvimento de sistemas orientados a agentes. Desta forma a metodologia TROPOS vem acrescentar o método para o desenvolvimento de um SMA. Esta metodologia é apoiada na ferramenta i* e é constituída por quatro fases de desenvolvimento: Requisitos Iniciais (Early requirements), Requisitos Finais (Late requirements), Arquitetura de Projeto (Architectural design) e Projeto Detalhado (Detailed design). O objetivo deste relatório é o de apoiar um futuro desenvolvimento de um Sistema de Tutoria Inteligente que permita adequar as plataformas existentes, nomeadamente, o Moodle, a este tipo de interações.
- Blender 3D Open Source: potencialidades aplicadas ao ensinoPublication . Borislav, João; Soares, José; Barbas, MariaAs ferramentas 3D têm cada vez mais um papel preponderante em diversas áreas do saber, como são exemplo a medicina, arquitetura e engenharia. Como não poderia deixar de ser, a educação é também uma das áreas onde o 3D não poderá ser posto de parte, especialmente, no âmbito de Unidades curriculares e/ou cursos ligados à multimédia. Assim, este projeto visa introduzir o Blender 3D (Software Open-source) nas escolas, enquanto instrumento fulcral, capaz de enriquecer o aprendizado e criar oportunidades futuras para posterior inserção no mercado de trabalho. Tem como objetivo desenvolver diversos workshops, em regime presencial, na Escola Superior de Educação de Santarém e Escola Secundária Dr. Ginestal Machado.
- Construção da plataforma de e-Learning do Instituto Politécnico de SantarémPublication . Gouveia, Valter Elias Garrido; Barbas, MariaO presente projeto de investigação com vista à Construção da plataforma de e-Learning do Instituto Politécnico de Santarém teve como finalidade a adoção de práticas pedagógicas adequadas que conduzissem a uma exaustiva exploração da plataforma de e-learning como suporte a atividades educativas. Averiguando e analisando a melhor forma de comunicar a distância, foi objetivo desenvolver um espaço orientado para e-professores e e-estudantes através do qual pudessem partilhar conhecimento e experiências. Planeamento, intervenção, avaliação e reflexão ditaram as etapas deste projeto, quer a nível tecnológico, quer a nível pedagógico. A concreta implementação da plataforma foi desenvolvida ao longo do 2º ano do Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia, envolvendo os mestrandos deste curso inscritos na Unidade Curricular de Seminário: Análise, concepção e produção de relatórios de estágio I, lecionada no formato de e-learning. Importa salientar que todo o ambiente de estudo subjacente a este projeto primou por responder ao Contrato de Confiança firmado entre o Governo e o Sistema de Ensino Superior Português, a 11 de Janeiro de 2010.
- O contributo da fotografia na expressão de sentimentos e emoções na escola (estudo de caso)Publication . Costa, José Augusto Duarte; Soares, José; Barbas, MariaO estudo que apresentamos, “O Contributo da Fotografia na Expressão de Sentimentos e Emoções na Escola” integra-se no âmbito do estágio realizado e apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, para obtenção do grau de Mestre em Educação e Comunicação Multimédia. Tentámos pois, construir, observar e analisar alguns dos percursos de integração, expressão e aceitação das manifestações de emoções e sentimentos na escola. Procurámos que os alunos que frequentam o Clube de Fotografia, da Escola Básica 2, 3 D. João II – Santarém manifestem, compreendam e aceitem as suas emoções e sentimentos. Isto através da concretização de várias actividades dinamizadas no âmbito deste clube, em articulação com as solicitações e necessidades da escola e com temáticas e os valores veiculados na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica. Este trabalho colaborativo permitiu o envolvimento de todos, em actividades diversificadas, em torno da fotografia, nas suas mais variadas vertentes. Teve como suporte, o recurso a ferramentas informáticas, de acordo com a evolução e integração das tecnologias de informação e comunicação na sociedade actual. Através da realização deste projecto procurámos responder à questão: qual poderá ser o contributo da fotografia na expressão dos sentimentos e emoções dos alunos, na escola? Como é que podemos ajudar os alunos a viver, aceitar e manifestar as suas emoções e sentimentos na escola transformando-os em cidadãos mais felizes, justos, capazes, conscientes e interventivos na sociedade?
- e-Comunicação em espaço virtualPublication . Costa, Cátia Sofia Ferreira; Barbas, MariaO presente estudo e-Comunicação em espaço virtual, integra-se no âmbito do Projeto e-Raízes_Redes que tem como objetivos mostrar as potencialidades do Second Life® e compreender como este estimula a comunicação e a aprendizagem colaborativa, onde tentamos verificar a importância de um e-tutor em mundos virtuais e, também, o Facebook em oposição ao Moodle. A comunicação em espaço virtual tem vindo a evoluir com o surgimento de ferramentas como os Mundos Virtuais, Second Life® e as Redes Sociais, Facebook. Num ensino em formato e-learning, no ciberespaço, é possível recriar salas de aula com características de um ensino mais informal, onde os estudantes colaboram, cooperam, partilham e auto-aprendem. Desta forma, este estudo de caso realizado com o 1º e 2ºano do Mestrado de Educação e Comunicação Multimédia obteve resultados pertinentes na utilização destes ambientes virtuais em contexto do e-learning.
- e-Portefólio Mahara : um espaço de construção de uma identidadePublication . Pereira, David Alexandre Januário; Barbas, MariaEste relatório de estágio profissionalizante, pretende dar a conhecer as potencialidades da plataforma Mahara, na construção de e-portefólios, relativamente a outras já existentes. Para isso, será implementada no espaço privilegiado de aprendizagem em regime de elearning denominado e.raizes_redes, do Instituto Politécnico de Santarém. Este espaço usa o Moodle, com aplicativos adicionais, onde esta plataforma pode ser uma mais-valia, tanto para estudantes como para docentes.
- e-Tutor : papel e intervenção na aprendizagem colaborativa em ambientes híbridosPublication . Durão, Conceição Maria Assoreira; Barbas, MariaO presente projeto, e-Tutor: Papel e Intervenção na aprendizagem colaborativa em ambientes híbridos, foi realizado na plataforma “e-Raízes.Redes”, criada e desenvolvida pela equipa de e-Learning do Instituto Politécnico de Santarém (IPS) e teve por finalidade observar e analisar as diferentes formas de tutoria realizadas pelos tutores convidados, para percebermos o papel e competências necessárias a um e-tutor em ambientes híbridos de ensino-aprendizagem. Tentámos também verificar se o e-tutor foi dinamizador do processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento da comunidade de aprendizagem; e, se a sua intervenção facilitou ou impulsionou os e-estudantes para aprendizagens mais significativas, ajudando-os a atingir os objetivos e a desenvolver as competências previstas para a Unidade Curricular (UC) de Seminário I, dinamizada em formato on-line. Este estudo foi desenvolvido ao longo do 2º ano do Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia, envolvendo os mestrandos da 3ª Edição inscritos na Unidade Curricular de Seminário: Análise, conceção e produção de relatórios de estágio I, que decorreu num formato e-learning. O ambiente de estudo tentou ainda responder ao contrato de confiança firmado entre o Governo e o Sistema de Ensino Superior Português, em 11 janeiro de 2010.
- Estudo da conceção de um protótipo: Mestrado Europeu em Projetos Digitais para uma Sociedade InclusivaPublication . Matos, Pedro Jorge Quinta de; Barbas, MariaA presente dissertação é um estudo que se centra no protótipo do mestrado “Projetos Digitais para uma Sociedade Inclusiva”. Nesta dissertação procuramos investigar a seguinte questão: que vantagens competitivas a nível da formação e profissionalização apresenta este protótipo? Faremos uma descrição e análise dos diferentes elementos do protótipo: plano de estudos e curriculum; guia prático; página web; protocolos e parcerias. E para dar resposta à questão, além da investigação de fundamentação teórica (do protótipo), realizaram-se entrevistas, questionários e observação. No termo da investigação, e no âmbito dos estudos em educação e comunicação multimédia, podemos concluir que o presente projeto, denominado por ser um joint master degree em projetos digitais para uma sociedade inclusiva, reúne os requisitos fundamentais para aplicar uma estratégia formativa inovadora e necessária, de forma a corresponder aos critérios de empregabilidade digital definidos pelos diversos programas europeus como a DIGCOMP, framework oficial para o desenvolvimento e compreensão de competências digitais na Europa, e os e-skills for jobs, iniciativa da Comissão Europeia e do portal Schoolnet.
- Google Wave : ferramentas de partilha para o ensinoPublication . Henriques, Sandra Marina Abalde; Barbas, MariaO presente relatório apresenta o estudo efectuado no âmbito da disciplina de Seminário – Análise, Concepção e Produção de Relatórios de Estágio, inserida no plano curricular do Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia, da Escola Superior de Educação de Santarém. O mesmo tem como objectivo verificar e entender de que forma as ferramentas de partilha, focando em particular o Google Wave, podem ser um meio para a aprendizagem colaborativa na faixa etária dos dezassete aos vinte e um anos. A execução do estudo foi validada após apresentação da planificação das actividades a serem desenvolvidas e que foi cumprida ao longo do ano lectivo. Assim, propusemo-nos a avaliar a utilidade e perceber o potencial educativo das ferramentas de partilha, de forma a compreender a motivação do público-alvo para um modelo de aprendizagem colaborativa sob uma perspectiva construtivista a partir destas ferramentas. À priori, apresentaremos a justificação do estudo de forma a compreendermos as actuais tendências e potencialidades de exploração das ferramentas de partilha em modelos de ensino-aprendizagem colaborativa.O presente relatório apresenta o estudo efectuado no âmbito da disciplina de Seminário – Análise, Concepção e Produção de Relatórios de Estágio, inserida no plano curricular do Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia, da Escola Superior de Educação de Santarém. O mesmo tem como objectivo verificar e entender de que forma as ferramentas de partilha, focando em particular o Google Wave, podem ser um meio para a aprendizagem colaborativa na faixa etária dos dezassete aos vinte e um anos. A execução do estudo foi validada após apresentação da planificação das actividades a serem desenvolvidas e que foi cumprida ao longo do ano lectivo. Assim, propusemo-nos a avaliar a utilidade e perceber o potencial educativo das ferramentas de partilha, de forma a compreender a motivação do público-alvo para um modelo de aprendizagem colaborativa sob uma perspectiva construtivista a partir destas ferramentas. À priori, apresentaremos a justificação do estudo de forma a compreendermos as actuais tendências e potencialidades de exploração das ferramentas de partilha em modelos de ensino-aprendizagem colaborativa.O Google Wave é um projecto anunciado pela Google durante a conferência "Google I/O", realizada no dia 28 de Maio de 2009. Trata-se de uma plataforma para a Web cuja intenção é unir as características de serviços como e-mail, mensagem instantânea, plataformas de conteúdos e grupos de discussão num ambiente único, intensamente interactivo, funcionando a partir de qualquer browser, em qualquer sistema operativo, freeware e ainda em fase experimental, mas a evoluir rapidamente sobretudo devido a ser uma aplicação opensource, sendo que constantemente surgem novos widgets para o complementar. Algumas das características mais interessantes do Google Wave são os avançados sistemas de correcção ortográfica e tradução instantânea durante a comunicação em tempo real, o que permite, por exemplo, que estudantes de todo o mundo comuniquem entre si em tempo real sem necessidade de recorrer a tradutores para entender imediatamente o que está a ser dito pelo(s) seu(s) interlocutor(es). O Google Wave foi lançado no ano de 2009.
- História de vida : peça de empregabilidade?Publication . Bandarra, Alexandra Margarida Paisana Faria; Barbas, MariaO relatório de estágio que agora apresentamos, História de Vida: Peça de Empregabilidade?, enquadra-se no âmbito de um trabalho de investigação do Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Justifica-se na medida em que esta temática é trabalhada na modalidade Educação e Formação de Adultos Nível Secundário (EFA NS), onde a construção da História de Vida (HV) pode ser considerada como factor essencial para a certificação escolar equivalente ao 12º ano. Pretendemos aferir neste estudo o impacto que a História de Vida tem no futuro profissional dos adultos como peça de empregabilidade, bem como analisar o que incluem na sua História de Vida. Serviu de ponto de partida a este estudo a necessidade de verificar onde se situa a realidade Portuguesa (ANQ, 2007).Importou também o facto de a nossa realidade profissional contribuir para o Portefólio Reflexivo das Aprendizagens (PRA), no caso particular através da Língua Estrangeira – Inglês. Esta actividade profissional está, desde Março de 2004, ligada ao Centro de Formação Profissional de Tomar, quer enquanto Formadora, quer enquanto Responsável Pedagógica em várias modalidades, sendo uma delas a Educação e Formação de Adultos (EFA). O objectivo deste trabalho é contribuir para o estudo de uma questão relacionada com a nossa actividade profissional, o que foi também determinante para definir o objecto de estudo. Como tal, o presente relatório pretende contribuir, através de um estudo de caso, para a discussão das seguintes questões: 1. Que impacto percepcionam adultos na construção da História de Vida como uma “peça” de empregabilidade? 2. Qual é a pertinência desta “peça” para a empregabilidade de adultos que finalizaram a sua certificação?