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- Conceções dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre o sistema digestivoPublication . Moreira, Dalila; Almeida, Liliana; Lopes, Mónica; Veiga, Vânia; Cavadas, BentoEste estudo exploratório teve como objetivo determinar os conhecimentos dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) sobre o sistema digestivo. Usou-se uma adaptação do método seguido por Dantas (2006). O instrumento de recolha de dados utilizado foi o desenho. Solicitou-se a 69 alunos (37 raparigas e 32 rapazes) do 4.º ano, de quatro escolas do distrito de Santarém, que elaborassem um desenho sobre a constituição do aparelho digestivo humano. Os alunos fizeram os desenhos em sala de aula individualmente e legendaram os órgãos ilustrados. Posteriormente, os orgãos de cada desenho foram classificados em duas categorias: órgãos do tubo digestivo e órgãos anexos. Conclui-se que a maioria dos alunos adquiriram os conhecimentos básicos sobre o sistema digestivo. No entanto, apesar da maioria representar a sequência correta dos órgãos do tubo digestivo, alguns deles não foram ilustrados com a forma ou a posição relativa adequadas, como o caso de ambos os intestinos e, principalmente, do ânus e do reto. Os órgãos anexos, à exceção do fígado, foram menos representados e a sua localização também teve algumas incorreções. Estes resultados, ao mostrarem as lacunas de uma amostra de alunos quanto aos seus conhecimentos sobre a composição do sistema digestivo humano, podem ser relevantes para a prática dos professores do 1.º CEB, na medida em que podem contribuir para aperfeiçoar o ensino desse sistema. (Abstract: This exploratory research aimed to assess the knowledge of primary schools students about the digestive system. We used an adaptation of the method followed by Dantas (2006). The instrument for data collection used was drawings. We asked 69 students (37 girls and 32 boys) at key stage two, from 4 schools of Santarém, to draw the human digestive system. The students have done the drawings individually and titled the organs illustrated. Then, the organs of each drawing were classified in two categories: digestive tract and the digestive accessory organs. We have concluded that the majority of students acquired the basic knowledge about the digestive system. Although the majority have represented the correct sequence of the digestive tract organs, some of them were not illustrated with the right shape or position, such as both intestines and mainly the anus and the rectum. The digestive accessory organs, except the liver, were less represented and their location also had some mistakes. Nevertheless, its location was not always the correct one. These results, by showing the gaps of a sample of students about their knowledge about the composition of the human digestive system, could be relevant to improve the teaching of that system.)
- Colorectal cancer incidence: a spatio-temporal analysis in Southern Portugal 1998-2006Publication . São João, Ricardo; Papoila, Ana Luisa; Amaral Turkman, Antónia; Ribeiro, Conceição; Geraldes, Carlos; Miranda, AnaInvestigate the influence of geographical environment in colorectal cancer (CRC) incidence in Southern Portugal. Due to the important role of socioeconomic status in the risk of CRC, this variable has also been taken into account.
- Culture_Arte : a Web 2.0 ao serviço das artes visuaisPublication . Soares, Milene Sofia Gonçalves; Soares, JoséO projeto Culture_Arte – A web 2.0 ao serviço das Artes Visuais, nasce da forte influencia que a web 2.0 e as suas ferramentas comunicativas têm vindo a exercer na nossa sociedade e na forma como comunicamos, interagimos, trabalhamos e mesmo como consumimos. O presente relatório visa a exposição da utilização destas potencialidades comunicativas para a divulgação das Artes Visuais, através da criação de uma rede de interação entre a plataforma oficial Culture_Arte e as Redes Sociais mais utilizadas de momento, considerando ainda, a criação de uma aplicação para telemóveis com software Android. Para além da divulgação efetuada através das diversas ferramentas da web 2.0, serão também evidenciadas, quais as plataformas que proporcionam uma maior comunicação e interação com a comunidade, quais as principais vantagens e desvantagens encontradas e quais as potenciais perdas, ganhos e transformações sofridas pelos conteúdos artísticos através da divulgação digital.
- Um LMS ao serviço da educação: o caso da Escola Secundária de Sá da BandeiraPublication . Pereira, Gonçalo Cortez Simões Tavares; Pacheco, NunoA plataforma Moodle da Escola Secundária com 3º Ciclo de Sá da Bandeira veio permitir, tanto a professores como alunos, um espaço de disponibilização de conteúdos, tornando-se imprescindível aos utilizadores, uma vez que se habituem a usar esta plataforma. Este é um espaço colaborativo online privilegiado, seja como auxiliar das aulas, seja como espaço de partilha de conhecimentos e saberes. O Moodle permite, por um lado, que os professores disponibilizem conteúdos, realizem testes, recebam trabalhos, etc. e, por outro lado torna o acesso a estas informações mais fácil e rápido aos alunos, visto que, em qualquer lugar e a qualquer hora, têm acesso às mesmas, sendo também um meio privilegiado para comunicarem com os professores e colegas. Face ao exposto, o Moodle é um espaço colaborativo online por excelência, que as escolas não devem descurar e no qual devem, cada vez mais, apostar, como forma de melhorarem a sua prática letiva.
- e-Portefólio Mahara : um espaço de construção de uma identidadePublication . Pereira, David Alexandre Januário; Barbas, MariaEste relatório de estágio profissionalizante, pretende dar a conhecer as potencialidades da plataforma Mahara, na construção de e-portefólios, relativamente a outras já existentes. Para isso, será implementada no espaço privilegiado de aprendizagem em regime de elearning denominado e.raizes_redes, do Instituto Politécnico de Santarém. Este espaço usa o Moodle, com aplicativos adicionais, onde esta plataforma pode ser uma mais-valia, tanto para estudantes como para docentes.
- Virtual Worlds as an extended classroomPublication . Loureiro, Ana; Santos, Ana; Bettencourt, TeresaThere is a growing trend in education and training towards the use of online and distance learning courses. This delivery format provides flexibility and accessibility; it is also viewed as a way to provide education in a more effective way to a broader community. Online courses are comfortable, they are built under the missive of “anyone, anywhere, anytime”. Everyone can participate from home or workplace. Online courses can be developed in a variety of ways, for example, using a LMS (Learning Management System), a LCM (Learning Content System), or a Web 2.0 tool (or some mixture). These options, however, show limitations in terms of communication and interaction levels that can be achieved between students. Most learning systems are asynchronous and don't allow an effective real-time interaction, collaboration and cooperation. Whilst they typically have synchronous chats and whiteboards, these capabilities are often sterile and don’t stimulate the appropriate interactions that enhance learning. A rich interaction does not necessarily involve just verbal exchange since there is an huge learning value to be gained from interacting with the learning content in a more visual and practical way. For instance, imagine the learning benefits from collaborating on a 3D construction jointly and in real-time? Imagine watching the impact of soil erosion, or building and walking inside an heart model or a car engine? All this is possible in a 3D immersive virtual world. Students can engage at a distance building content in real-time, collaboratively and interactively. On the net there can be found an array of virtual worlds, however we have chosen Second Life® (SL®) to show how teaching and learning can be enhanced through the use of this platform. Second Life® is immersive, enabling users to interact, communicate and collaborate as if in the real world. SL® is a model of the real world, it shows an accurate physics simulation and it includes a meteorological and gravitational system; as such, anything can be modelled and simulated. Each user in the environment is represented by an avatar with all the features of a human being and avatars can manipulate the environment. Scientific experiments can be held in a very safe and controlled environment, and can be directly conducted by the scientist in charge. Scientific fields such as architecture, history, medicine, biology, sociology, programming, languages learning among many others can all be tested and researched through this virtual world.
- A conceção dos bebés: As ideias existentes num grupo de alunos do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Almeida, Andreia; Godinho, Maria; Cordeiro, Sónia; Filipe, Verónica; Linhares, ElisabeteA implementação da educação sexual continua a ser um processo difícil, no entanto, a sua promoção visa ser garantida desde a Lei n.º 120/99, regulamentada pelo Decreto-Lei nº 259/2000 de 17 de outubro, nomeadamente através do estabelecimento de um programa para a promoção da saúde e sexualidade humana desde o ensino básico. Segundo Frade, Marques, Alverca e Vilar (2006) a educação sexual pode ser encarada como a realização de atividades com carater informativo, versando temas relacionados com a saúde reprodutiva, ou seja, a anatomia, a fisiologia da reprodução humana e a contraceção. A educação sexual nas escolas tem assim como objetivo transmitir conhecimentos, educar para uma sexualidade potencialmente gratificante e responsável. No 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) as crianças começam a ter contacto com o tema da sexualidade no 3º ano de escolaridade. Desta forma, considerou-se pertinente aferir os conhecimentos que alunos do 4º ano apresentam sobre fecundação. Os dados para esta investigação foram obtidos através do recurso ao desenho. O desenho é, para alguns autores (Barbosa-Lima & Carvalho, 2008; Costa, Costa, Lima, & Leite, 2006; Pereira, s.d), um instrumento de recolha de dados que permite aceder às representações individuais de quem o realiza, permitindo ao professor ou investigador compreender o que os alunos sabem sobre um determinado tema. Por outro lado, as representações iconográficas são, para esta faixa etária, uma boa forma de expressar o que as crianças sabem, pensam ou compreendem. Os participantes deste estudo foram alunos com idades compreendidas entre os 9 e 10 anos de uma turma do 4º ano do 1.º CEB de uma escola do distrito de Santarém, no concelho de Coruche. Os resultados obtidos evidenciam que, para a maioria das crianças, a progenitora tem um papel relevante no processo reprodutivo visto que a figura feminina tem uma presença marcante na maioria dos desenhos. Foram poucos os alunos que souberam explicitar a ocorrência de fecundação através da representação da união dos gâmetas masculino e femino. Foram identificadas algumas conceções alternativas (CA) quanto à forma como se concebe um bebé. Alguns desenhos representam espermatozoides 3 distribuídos pelo corpo da mulher. Observa-se ainda uma ligação indevida do embrião ao umbigo da mãe pelo cordão umbilical. Simultaneamente, alguns registos personificam o gâmeta masculino atribuindo-lhe características físicas humanas como a existência de olhos e boca. No entanto, muitas crianças têm a perceção que o tempo de gestação do bebé é de 9 meses. Em suma, e em consonância com o estudo de Menino e Correia (2001), é possível referir que o sistema reprodutor é entendido como uma “máquina” que fabrica o novo ser. Após a análise dos desenhos, constata-se que grande parte dos intervenientes da referida investigação ainda não desenvolveu conceitos explícitos sobre a fecundação. De acordo com o estudo realizado, considera-se pertinente apostar em metodologias de ensino propícias a um conhecimento científico mais ajustado ao nível da educação sexual para o 1.º CEB.
- Perceções de responsabilidade social, capital psicológico e desempenhoPublication . Leal, SusanaPretendemos mostrar como as perceções dos colaboradores quanto à RSE da empresa onde trabalham predizem o seu desempenho individual(e.g., CCO), tanto diretamente quanto através do efeito mediador do Psycap e do empenhamento afetivo (EA).
- Multimédia em contexto educacional: projeto de (re)construçãoPublication . Silva, Neuza Joana de Jesus Viterbo; Soares, JoséNo ano letivo 2011/2012 a Escola Secundária de Peniche abriu pela primeira vez o Curso Profissional de Técnico de Multimédia. A proposta da sua abertura partiu do grupo 550, ao qual pertence a investigadora e também docente, sendo baseada na realidade atual dos mercados, e na inexistência desse tipo de técnicos no concelho. Este relatório de estágio pretende descrever as experiências durante o primeiro ano de existência do curso, quer como diretora do mesmo, quer como docente da unidade curricular de Técnicas de Multimédia. O estudo da implantação do curso na escola e da sua evolução, assim como o “trabalhar” com os estudantes e verificar a sua postura perante o curso, suas espectativas e progressos, pensamos que levará à sua melhoria ao longo dos seus três anos de existência. Poderá proporcionar também o reforço junto dos responsáveis da escola secundária de Peniche, para a sua continuação e reabertura ao fim deste ciclo de estudos. O estágio passará também pela análise da unidade curricular a lecionar nos próximos três anos, Técnicas de Multimédia, módulos, horas atribuídas, e modos de melhor captar a atenção dos estudantes. Finalmente, este relatório, tenciona expor os trabalhos realizados pelos estudantes, junto da comunidade escolar, de modo a demonstrar a pertinência do curso e da multimédia em geral.
- Nós e os avós: partilha entre gerações com recurso à multimédiaPublication . Valadares, Maria Aurélia Rosália da Costa; Soares, JoséO tema deste estudo está relacionado com a comemoração do Ano Europeu do Envelhecimento ativo e da solidariedade entre gerações e tem como título: “Nós e os avós: partilha entre gerações com recurso à Multimédia.” A área de investigação escolhida foi a da conceção, desenvolvimento e avaliação de um projeto que utiliza os recursos educativos da Multimédia para a integração dos idosos na sociedade, de forma a evitar a sua infoexclusão. Souza (2005) afirma que é na educação que o uso das tecnologias faz mais sentido, na medida em que se podem aplicar em diferentes contextos, criando situações de aprendizagem. Desta forma, pensámos desenvolver um projeto que implicasse diferentes gerações (pais, netos e avós) e parte da comunidade educativa da Escola E.B. 2/3 de Vialonga, na qual a investigadora leciona. O projeto foi implementado nas turmas - 5ºE, 6ºB e 6ºC e teve como finalidade promover, junto dos avós destes alunos, uma inclusão na escola para que estes possam “envelhecer melhor” na atual sociedade de informação e, simultaneamente, partilhar saberes “do antigamente” com a geração mais nova. Para tal, foi dinamizado um Atelier de Informática a um grupo de 12 idosos. Este projeto pretende contribuir, de forma relevante, no âmbito da Educação e Comunicação Multimédia, no sentido em que procura constituir uma resposta educativa e principalmente social, para alguns dos problemas que atualmente se fazem sentir: envelhecimento populacional; aumento da esperança média de vida; aumento do tempo livre; iliteracia digital; infoexclusão. Estes fatores, acrescidos do facto de considerar que o ensino com o auxílio das ferramentas web 2.0 potencia o gosto pela aprendizagem e contribui para tornar todo o processo de relacionamento entre gerações mais vivo, interessante e produtivo, proporcionaram a elaboração do presente estudo. Os métodos de recolha de dados foram a observação sistemática e os questionários (inicial e final). Os dados obtidos foram analisados quantitativamente. A investigação realizada permitiu apurar que a idade não é um fator limitativo da aprendizagem das TIC pelos idosos. A partilha entre gerações, com recurso à Multimédia, contribui para que os idosos se sintam mais autónomos, ativos e intervenientes na atual sociedade.