Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
13.2 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório apresenta o estudo efectuado no âmbito da disciplina de Seminário –
Análise, Concepção e Produção de Relatórios de Estágio, inserida no plano curricular do
Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia, da Escola Superior de Educação de
Santarém.
O mesmo tem como objectivo verificar e entender de que forma as ferramentas de
partilha, focando em particular o Google Wave, podem ser um meio para a aprendizagem
colaborativa na faixa etária dos dezassete aos vinte e um anos. A execução do estudo foi
validada após apresentação da planificação das actividades a serem desenvolvidas e que
foi cumprida ao longo do ano lectivo.
Assim, propusemo-nos a avaliar a utilidade e perceber o potencial educativo das
ferramentas de partilha, de forma a compreender a motivação do público-alvo para um
modelo de aprendizagem colaborativa sob uma perspectiva construtivista a partir destas
ferramentas.
À priori, apresentaremos a justificação do estudo de forma a compreendermos as actuais
tendências e potencialidades de exploração das ferramentas de partilha em modelos de
ensino-aprendizagem colaborativa.O presente relatório apresenta o estudo efectuado no âmbito da disciplina de Seminário –
Análise, Concepção e Produção de Relatórios de Estágio, inserida no plano curricular do
Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia, da Escola Superior de Educação de
Santarém.
O mesmo tem como objectivo verificar e entender de que forma as ferramentas de
partilha, focando em particular o Google Wave, podem ser um meio para a aprendizagem
colaborativa na faixa etária dos dezassete aos vinte e um anos. A execução do estudo foi
validada após apresentação da planificação das actividades a serem desenvolvidas e que
foi cumprida ao longo do ano lectivo.
Assim, propusemo-nos a avaliar a utilidade e perceber o potencial educativo das
ferramentas de partilha, de forma a compreender a motivação do público-alvo para um
modelo de aprendizagem colaborativa sob uma perspectiva construtivista a partir destas
ferramentas.
À priori, apresentaremos a justificação do estudo de forma a compreendermos as actuais
tendências e potencialidades de exploração das ferramentas de partilha em modelos de
ensino-aprendizagem colaborativa.O Google Wave é um projecto anunciado pela Google durante a conferência "Google I/O",
realizada no dia 28 de Maio de 2009. Trata-se de uma plataforma para a Web cuja
intenção é unir as características de serviços como e-mail, mensagem instantânea,
plataformas de conteúdos e grupos de discussão num ambiente único, intensamente
interactivo, funcionando a partir de qualquer browser, em qualquer sistema operativo,
freeware e ainda em fase experimental, mas a evoluir rapidamente sobretudo devido a
ser uma aplicação opensource, sendo que constantemente surgem novos widgets para o
complementar. Algumas das características mais interessantes do Google Wave são os
avançados sistemas de correcção ortográfica e tradução instantânea durante a
comunicação em tempo real, o que permite, por exemplo, que estudantes de todo o
mundo comuniquem entre si em tempo real sem necessidade de recorrer a tradutores
para entender imediatamente o que está a ser dito pelo(s) seu(s) interlocutor(es). O
Google Wave foi lançado no ano de 2009.
Description
Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém para a Obtenção do grau de mestre em Educação e Comunicação Multimédia
Keywords
aprendizagem colaborativa Google Wave Moodle redes sociais