Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia
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Recent Submissions
- As TIC na escola: influência educativa e lúdicaPublication . Sampaio, Fabiana Rita Conceição; Pacheco, Nuno; Barbas, Maria PotesNo âmbito do Mestrado de Educação e Comunicação Multimédia, lecionado na Escola Superior de Educação de Santarém, é desenvolvido o Projeto “As TIC na Escola: Influência educativa e lúdica”. Este tem como objetivo demonstrar a importância e utilidade que as Tecnologias de Informação e Comunicação, (TIC), assumem cada vez mais no meio escolar, principalmente, no 1ºCiclo. Aspeto que é apresentado através do produto que divulga o objetivo principal do projeto desenvolvido, o qual consiste na aplicação de um jogo, simultaneamente, educativo e lúdico, intitulado de “Aprender com a Música”, numa das disciplinas que constituem as atividades extra – curriculares, a Expressão Musical, ligando a música às Tecnologias de Informação e Comunicação. Ligação através da qual se demonstra um novo conceito que as TIC podem assumir, pois atualmente estas são usadas apenas nas aulas que lhes são destinadas e o modo como estas poderão contribuir para autonomia de cada aluno e a sua segurança a nível informático e educativo.
- Voluntariado online: construção, partilha e descobertaPublication . Góis, Ana Catarina Asseiro da Luz Lopes Geraldes; Barbas, Maria PotesO presente relatório teve como principal objetivo dar resposta à análise das funções introduzidas na plataforma e-raizes.redes, e tentar relacionar a interação dos vários eee’s (e-plataforma; e-comunicação; e-tutor e e-professor e outras valências) com os convidados e-especialista e e-professor voluntário. Nesta medida, assumiu como objeto de estudo a questão principal que lhe está inerente: “Será que se pode constituir um banco de e-especialistas e eprofessores voluntários, na plataforma e-raizes.redes, no âmbito do voluntariado científico online ao nível da educação?”. Nesta ordem de ideias, abordar o Voluntariado Online, numa perspetiva educacional, significa neste projeto direcioná-lo para a recolha de dados relevantes de modo a enriquecer a aprendizagem em formato e-learning. Todo o estudo, através de uma metodologia de estudo de caso, que decorreu durante o segundo ano do Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia, teve como eixo orientador a seleção de contributos de excelência no meio nacional e internacional. Importa salientar que visámos o Ano Europeu do Voluntariado 2011. Este projeto culmina com a descoberta da riqueza de se ser voluntário na plataforma e-raizes.redes, segundo o modelo de ensino e aprendizagem em e- Learning.
- Cordinha Virtual 2.0: implementação de ferramentas da Web 2.0 para a construção de projetos escolaresPublication . Rodrigues, Jorge Filipe Ferreira; Soares, JoséA Web 2.0 é mais do que um conjunto de ferramentas disponíveis na rede, é também um conceito que vai para além das fronteiras do mundo digital. A ideia de aprendizagem colaborativa, de partilha ou de interacção são competências fundamentais na sociedade actual. Este relatório resultou da experiência realizada com alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico que tiveram oportunidade de explorar e utilizar diversas ferramentas da Web 2.0 para elaborarem pequenos projectos escolares. Desta experiência foi possível fazer um retrato do tipo de utilização da Internet por parte dos alunos e uma avaliação das potencialidades de diversas ferramentas Web 2.0 para o contexto escolar.
- Projecto TV.Community - Plataforma Web com serviço de televisão comunitária e interativaPublication . BRANCO, PAULO; Barbas, Maria PotesEste projeto pretende combinar, numa mesma plataforma, a apresentação de conteúdos vídeo e animações RIA (Rich Internet Application), permitindo interação com serviços externos e a comunicação simultânea com grupos com os mesmos interesses, em vários domínios (e.g. Desporto, política) e em diferentes mercados/posicionamentos (e.g. comercial, académico ou de serviço público). A componente de comunicação na Internet (e os novos modos de comunicação e interação atualmente utilizados: e.g. a utilização simultânea de ferramentas de conversação, vídeo para efeitos de lazer ou educativos e serviços de diversos tipos) constitui a linha de orientação principal para a concretização do projeto. Assim, estudou-se as redes sociais, potencialidade e tendência das mesmas, tendo-se elaborado uma lista de redes com as quais deveremos criar interoperabilidade. Também foram feitos estudos relativos às tecnologias de interação Homem-computador, tendo em conta outros dispositivos (e.g. telemóveis, PDA’s) e/ou dispositivos com ecrãs tácteis.
- Culture_Arte - A Web 2.0 ao serviço das Artes VisuaisPublication . Mendes, Milene Sofia Gonçalves; Soares, JoséO projeto Culture_Arte – A web 2.0 ao serviço das Artes Visuais, nasce da forte influencia que a web 2.0 e as suas ferramentas comunicativas têm vindo a exercer na nossa sociedade e na forma como comunicamos, interagimos, trabalhamos e mesmo como consumimos. O presente relatório visa a exposição da utilização destas potencialidades comunicativas para a divulgação das Artes Visuais, através da criação de uma rede de interação entre a plataforma oficial Culture_Arte e as Redes Sociais mais utilizadas de momento, considerando ainda, a criação de uma aplicação para telemóveis com software Android. Para além da divulgação efetuada através das diversas ferramentas da web 2.0, serão também evidenciadas, quais as plataformas que proporcionam uma maior comunicação e interação com a comunidade, quais as principais vantagens e desvantagens encontradas e quais as potenciais perdas, ganhos e transformações sofridas pelos conteúdos artísticos através da divulgação digital.
- SOS AmbientePublication . Atalaia, Luis António Ferreira da Costa; Pacheco, NunoO presente Relatório de Estágio refere-se às actividades programadas e realizadas durante o ano lectivo de 2009 – 2010 no âmbito Mestrado de Educação e Comunicação Multimédia da Escola Superior de Educação de Santarém. O Relatório de Estágio reporta-se a um Projecto de Intervenção, que apelidámos de SOS Ambiente, na Escola Secundária da Marquesa, através do qual procurámos aprofundar e aplicar os conhecimentos adquiridos no MECM. Para o desenvolvimento deste Projecto de intervenção contámos com o apoio dos alunos, que se envolveram nas várias actividades propostas, com o apoio de muitos colegas da mesma Escola, que articularam o desenvolvimento das suas actividades curriculares com a importância de actividades e comunicações multimodais de articulação a nível de Escola, com o apoio da Direcção da Escola, que nos deu as devidas autorizações e, finalmente, com o apoio da Câmara Municipal de Almeirim, que, mais uma vez, foi inexcedível.
- A importância dos conteúdos multimédia para as redes sociaisPublication . Abreu, Afonso Miguel Marques de; Soares, JoséCada vez mais as empresas, PME ou grandes empresas, recorrem às redes sociais e ao marketing digital para atingir potenciais clientes. Estes recursos não necessitam de grandes investimentos para ter algum retorno, no entanto, muitas vezes o desconhecimento dos indicadores e métricas não permite que este potencial seja explorado da melhor maneira. Um dos problemas que a maioria das empresas apresenta é saber quais os conteúdos que precisa de desenvolver para poder construir uma rede de utilizadores. Outro, a necessidade de compreender como funcionam as redes sociais, em particular o facebook, que cada vez mais limita a ação das empresas e páginas a todos os conteúdos que não sejam pagos, tornando-se assim mais difícil que os conteúdos alcancem o público-alvo. Deste modo pretendeu-se com este trabalho, não só desenvolver conteúdos para uma campanha específica, o projeto “Expedição Mare Nostrum”, como analisar os respetivos resultados em termos de engagement, viralidade e crescimento da página na rede social facebook. Foram desenvolvidos vários documentários em vídeo, todos relacionados com a temática Mar, que foram publicados nas redes sociais youtube e facebook. Após análise dos resultados dos mesmos, conclui-se que, para a criação duma comunidade de utilizadores numa rede social, os conteúdos são essenciais. Quer em termos quantitativos, quer qualitativos. A publicidade ajuda a superar a falta de visibilidade das publicações e subir no algoritmo do facebook (edge rank), mas os conteúdos necessitam de suscitar a atenção dos utilizadores para interagir e se interessar, e permitir assim o crescimento duma comunidade ativa e dinâmica.
- POIPeniche - Base de dados Georreferenciada do Comércio Tradicional de PenichePublication . Sampaio, Pedro José Valinha; Pacheco, NunoPretendemos fazer um levantamento das coordenadas geográficas e criar uma base de dados de pontos de interesse dos lojistas do comércio tradicional do concelho de Peniche, com o objetivo de dinamizar e revitalizar o comércio local. Este projeto surge para promover e aproximar, através da utilização das tecnologias, o turista ao pequeno comércio tradicional dinamizando o comércio como entidade empreendedora que contribui para o desenvolvimento socioeconómico da região Peniche. A ideia é criar uma base de dados de POI’s – points of interests, pontos de interesse – com as referências dos comerciantes, as respetivas coordenadas de GPS e disponibilizá-la num espaço Web em forma de ficheiro standard CSV – comma-separated values, valores separados por vírgula – para importação e uso nos diversos dispositivos de GPS existentes no mercado, e também, para poder ser consultada numa estrutura de diretórios, através de seleção ou pesquisa, para visualização automática da sua informação e localização no Google Maps.
- Nós e os avós: partilha entre gerações com recurso à multimédiaPublication . Valadares, Maria Aurélia Rosália da Costa; Soares, JoséO tema deste estudo está relacionado com a comemoração do Ano Europeu do Envelhecimento ativo e da solidariedade entre gerações e tem como título: “Nós e os avós: partilha entre gerações com recurso à Multimédia.” A área de investigação escolhida foi a da conceção, desenvolvimento e avaliação de um projeto que utiliza os recursos educativos da Multimédia para a integração dos idosos na sociedade, de forma a evitar a sua infoexclusão. Souza (2005) afirma que é na educação que o uso das tecnologias faz mais sentido, na medida em que se podem aplicar em diferentes contextos, criando situações de aprendizagem. Desta forma, pensámos desenvolver um projeto que implicasse diferentes gerações (pais, netos e avós) e parte da comunidade educativa da Escola E.B. 2/3 de Vialonga, na qual a investigadora leciona. O projeto foi implementado nas turmas - 5ºE, 6ºB e 6ºC e teve como finalidade promover, junto dos avós destes alunos, uma inclusão na escola para que estes possam “envelhecer melhor” na atual sociedade de informação e, simultaneamente, partilhar saberes “do antigamente” com a geração mais nova. Para tal, foi dinamizado um Atelier de Informática a um grupo de 12 idosos. Este projeto pretende contribuir, de forma relevante, no âmbito da Educação e Comunicação Multimédia, no sentido em que procura constituir uma resposta educativa e principalmente social, para alguns dos problemas que atualmente se fazem sentir: envelhecimento populacional; aumento da esperança média de vida; aumento do tempo livre; iliteracia digital; infoexclusão. Estes fatores, acrescidos do facto de considerar que o ensino com o auxílio das ferramentas web 2.0 potencia o gosto pela aprendizagem e contribui para tornar todo o processo de relacionamento entre gerações mais vivo, interessante e produtivo, proporcionaram a elaboração do presente estudo. Os métodos de recolha de dados foram a observação sistemática e os questionários (inicial e final). Os dados obtidos foram analisados quantitativamente. A investigação realizada permitiu apurar que a idade não é um fator limitativo da aprendizagem das TIC pelos idosos. A partilha entre gerações, com recurso à Multimédia, contribui para que os idosos se sintam mais autónomos, ativos e intervenientes na atual sociedade.
- e-Portefólio Mahara: um espaço de construção de uma identidadePublication . Pereira, David Alexandre Januário; Barbas, Maria PotesEste relatório de estágio profissionalizante, pretende dar a conhecer as potencialidades da plataforma Mahara, na construção de e-portefólios, relativamente a outras já existentes. Para isso, será implementada no espaço privilegiado de aprendizagem em regime de elearning denominado e.raizes_redes, do Instituto Politécnico de Santarém. Este espaço usa o Moodle, com aplicativos adicionais, onde esta plataforma pode ser uma mais-valia, tanto para estudantes como para docentes.