Mestrados da ESES
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Browsing Mestrados da ESES by advisor "Branco, Neusa"
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- A análise de sequências pictóricas por alunos do 4.º anoPublication . Correia, Filipa; Branco, Neusa; Colaço, SusanaO presente relatório está organizado em dois capítulos, o primeiro diz respeito ao meu percurso enquanto aluna do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB, nos diferentes contextos de estágio, e o segundo foca a promoção do pensamento algébrico nos primeiros anos no âmbito do trabalho de pesquisa com sequências pictóricas. Os estágios realizados ocorreram no contexto de jardim-de-infância, 1.º Ciclo do Ensino Básico e creche, onde são mencionadas algumas das aprendizagens adquiridas no decorrer cada um. O estudo visa compreender como é que alunos do 4.º ano analisam e generalizam sequências pictóricas crescentes, nomeadamente como determinam termos próximos, distantes e como expressam as suas generalizações. A metodologia é qualitativa de cariz interpretativo na modalidade de estudo de caso com três alunos. A recolha de dados é efetuada através de entrevistas clínicas gravadas em áudio e vídeo e das produções escritas destes alunos em duas tarefas que envolvem a descoberta de um termo próximo e um termo distante e uma generalização para determinar qualquer termo de sequências. Os resultados mostram que os três alunos utilizaram estratégias distintas em ambas as tarefas mas cada um determina de modo semelhante termos próximos e distantes. Todos manifestam dificuldade em expressar a generalização.
- Aprender matemática através do brincar: situações da prática no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Caetano, Diana Polido; Branco, NeusaO presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da Escola Superior de Educação de Santarém, sendo composto por duas partes principais. A primeira parte contempla a descrição e a reflexão sobre o percurso realizado nas práticas de ensino supervisionadas na Educação Pré-Escolar, nas valências de creche e jardim-de-infância e no 1.º CEB, em dois anos de escolaridade. A segunda parte respeita a componente investigativa em que é realizada uma investigação sobre a própria prática profissional que teve como objetivo compreender de que forma a utilização de jogos e materiais matemáticos podem ajudar e contribuir para potenciar o desenvolvimento de ideias matemáticas nas crianças no Jardim-de-infância e no 1.º CEB. Ao nível empírico procedeu-se a um estudo de natureza qualitativa, na modalidade de investigação-ação, sustentado na intervenção educativa concebida e realizada pela autora num Jardim de Infância, numa sala com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, e no 1.º CEB, com uma turma de 1.º e 2.º anos e uma turma do 4.º ano de escolaridade. Os resultados obtidos permitem constatar que a atividade lúdica, assente na realização de jogos e uso de materiais manipuláveis, motiva os alunos para a aprendizagem Matemática, promove a participação ativa das crianças no seu processo de aprendizagem matemática, o que por consequência, contribui para o desenvolvimento integral da criança. Os resultados indicam que a maioria das crianças que realizaram o estudo revelou uma maior facilidade na aquisição de novos conhecimentos no que diz respeito à formação de padrões de identificação, à comparação de massas, à decomposição de números, à multiplicação através da soma de parcelas iguais, em relação à identificação dos conceitos de volume e de massa e ainda à conversão das diversas unidades de medida. É de salientar, a necessidade de continuar a desenvolver trabalhos deste cariz.
- A avaliação formativa por meio do feedback escrito no processo de ensino-aprendizagem de alunos de 2.º ciclo em matemáticaPublication . Bento, Ana; Branco, NeusaO presente relatório de estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo e do 2.º Ciclos do Ensino Básico na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Foca diversas experiências, trabalhos e atividades desenvolvidos nos estágios em 1.º ciclo e 2.º ciclo do ensino básico, que contribuíram para a minha formação profissional. Além disso, contempla uma componente investigativa que, através de um estudo caso, visa identificar o contributo da avaliação formativa, com enfoque no feedback dado pelo professor, para o processo de ensino-aprendizagem de alunos de 5.º ano em Matemática. Os participantes são 45 alunos que realizaram tarefas matemáticas em três momentos. Primeiro realizaram uma ficha com quatro questões que foram avaliadas e comentadas com feedback escrito, encaminhando os alunos para a sua posterior reformulação e melhoria. Por fim resolveram uma nova ficha com questões de natureza idêntica. Os resultados revelam a pertinência e eficácia do feedback escrito para a melhoria das aprendizagens relativamente a procedimentos e à resolução de problemas. Contudo, alguns alunos ainda não revelam ser autónomos na análise do feedback dado, destacando-se a importância de este se tornar um prática regular na sala de aula.
- O bem-estar e o envolvimento da criança em contexto de crechePublication . Luís, Susana Filipa Ribeiro; Branco, NeusaEste relatório de estágio decorre da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado de Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Além da apresentação dos três estágios realizados em contextos de creche, jardim-de-infância e 1º ciclo do Ensino Básico, este relatório contempla uma componente investigativa referente aos níveis de bem-estar e de envolvimento apresentado por duas crianças (em contexto de creche) durante a exploração de diferentes materiais didáticos. O estudo é de natureza qualitativa na modalidade de estudo de caso. A análise dos dados é baseada nas escalas de bem-estar e de envolvimento criadas por Ferre Laevers. Os resultados revelaram que o facto de conhecerem ou não os materiais não influencia o envolvimento das crianças durante a sua exploração. Além disso, verifica-se que as características individuais das crianças não foram um fator diferenciador dos seus níveis de envolvimento. O percurso realizado e as conclusões obtidas foram fundamentais para o meu desenvolvimento profissional.
- Conexões matemáticas com o quotidianoPublication . Guedes, Maria Inês Sousa Casaca Abrantes; Branco, NeusaO presente relatório final surge da prática pedagógica realizada no decorrer do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, e encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte foca-se na prática de ensino supervisionada, nos diversos contextos, evidenciando dificuldades e aprendizagens sustentadas poe evidências do trabalho realizado. A segunda parte apresenta a componente investigativa que se centra na importância das conexões entre a matemática e o quotidiano dos alunos. O estudo, de natureza qualitativa, centra-se no trabalho realizado com os alunos de uma turma de 3º ano do Ensino Básico. Os dados foram recolhidos através da observação direta e participante, registos fotográficos e notas de campo. Os resultados evidenciam o estabelecimento conexões matemáticas com o quotidiano dos alunos, contribuindo para a sua aprendizagem e motivação
- Contributos da coavaliação entre pares na resolução de problemasPublication . Carreira, Liliana Pessegueiro; Branco, NeusaO presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e deMatemática e Ciências no 2.º Ciclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém e integra duas partescentrais. A primeira foca o percurso realizado na prática de ensino supervisionada baseado nas experiências nos estágios em 1.º Ciclo e Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. A segunda parte comtempla a componente investigativa que, através de uma investigação-ação, visa conhecer o contributo da coavaliação entre pares na resolução de problemas matemáticos. Os participantes do estudo principal foram 22 alunos do 5.º ano e os participantes do estudo piloto foram 23 alunos do 3.º ano. Foi realizado um estudo piloto de modo a permitir melhorar e refletir sobreo processo de intervenção e de recolha de dados a aplicar no estudo principal. Foram propostastrês tarefas, tendo os alunos de resolver umproblema,apropriar-se dos critérios de avaliação e avaliar a resolução de colegas. Os resultados salientam contributos da coavaliação na resolução de problemas, tais como a aquisição de novas estratégias, melhoria da análisedos dados do problema, entre outros.
- Contributos da programação e da robótica para o ensino-aprendizagem da matemáticaPublication . Oliveira, Mafalda Ramos de Carvalho Ayres d´; Branco, NeusaO presente relatório de estágio decorre da prática pedagógica realizada no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico e organiza-se em duas partes. A primeira parte reflete as etapas percorridas ao longo dos estágios, evidenciando as aprendizagens adquiridas nos variados contextos de prática profissional. A segunda parte centra-se na componente investigativa, apresentando um estudo focado na articulação entre a Programação e Robótica (PR) e a Matemática no processo de ensino- aprendizagem que decorre numa proposta de trabalho baseada na utilização de robôs e de um software educativo, o Scratch. O estudo é de natureza qualitativa, decorrendo da investigação na própria prática desenvolvida no contexto de estágio de 1.º Ciclo, numa turma do 4.º ano. Os dados obtidos através de notas de campo, observação participante e análise documental foram submetidos a uma análise de conteúdo. Os resultados indicam contributos no processo de ensino-aprendizagem da Matemática, quando articulado com a programação e robótica, evidenciando-se, ainda assim, a necessidade de se continuar a desenvolver trabalhos deste cariz. A implementação deste projeto contribuiu para os alunos desenvolverem a sua aprendizagem relativamente à orientação e visualização espacial, cálculo de áreas e perímetros de retângulos, propriedades de figuras no plano, o seu raciocínio lógico na programação de robôs para resolver desafios simples e a sua comunicação matemática.
- Contributos do espaço exterior e da natureza para o desenvolvimento infantilPublication . Bizarra, Raquel Maria Peres; Branco, Neusa; Luís, HelenaEste relatório final da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação de Santarém, contempla, numa primeira parte, a análise e a reflexão das aprendizagens proporcionadas pelas práticas pedagógicas desenvolvidas nos estágios em Creche e em Jardim de Infância. A segunda parte consiste na componente investigativa que teve como objetivo compreender a importância do espaço exterior e da natureza para o desenvolvimento infantil. O espaço exterior é potencializador do desenvolvimento de competências sociais e do conhecimento do mundo nas crianças. Assim, foi realizado um estudo de natureza qualitativa e interpretativa que envolveu crianças de dois grupos de educação de infância. Os dados foram recolhidos através de observação participante, registos fotográficos, notas de campo e análise documental. Os resultados evidenciaram as competências promovidas a partir de atividades que promoveram a utilização do espaço exterior como ambiente educativo. Essas propostas pedagógicas contribuíram para o desenvolvimento do conhecimento do mundo, uma vez que as crianças contactaram com materiais naturais, percebendo qual a diferença entre estes e materiais fabricados, descobriram que existem variadas cores e texturas das folhas das árvores e aprenderam ainda o que são seres vivos e seres não vivos. Em relação ao desenvolvimento de competências pessoais e sociais, foi possível verificar que através de momentos de discussão, as crianças partilharam o trabalho realizado, os materiais utilizados e o que observaram, desenvolveram a entreajuda e a cooperação, e ainda a capacidade de observação e concentração. No que diz respeito ao desenvolvimento de autonomia e da criatividade, estes foram notórios uma vez que existiram momentos de exploração do espaço e as crianças foram autónomas na sua realização e elaboraram as tarefas de artes visuais.
- Contributos do jogo e dos materiais manipuláveis para o ensino-aprendizagem da matemáticaPublication . Alcobia, Verónica Ferreira; Branco, NeusaO presente relatório final de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da Escola Superior de Educação de Santarém, integrando duas partes principais. A primeira parte centra-se na análise descritiva e reflexiva do percurso realizado no âmbito das Práticas de Ensino Supervisionadas (PES), em contexto de creche, educação pré-escolar e 1.º CEB. A segunda parte apresenta um estudo sobre a própria prática profissional que tem como foco o contributo do jogo e dos materiais manipuláveis para o ensino-aprendizagem da Matemática. Esta investigação de natureza qualitativa e interpretativa, na modalidade de investigação-ação, teve como objetivo compreender de que forma a dinâmica do jogo e a utilização de materiais matemáticos podem contribuir para o desenvolvimento de ideias matemáticas na Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. A investigação envolveu 54 participantes, 22 do jardim de infância e 32 do 1.º CEB. Os dados recolhidos através da observação participante, da entrevista semiestruturada e da análise documental permitiram verificar que, no processo ensino aprendizagem a realização de jogos e a utilização de materiais manipuláveis proporcionam aprendizagens ativas e estimulantes, dando suporte a conceitos e procedimentos, bem como promovem momentos de partilha, de cooperação e de comunicação e fomentam o interesse e envolvimento dos participantes, servindo de estímulo para o desenvolvimento integral de cada um.
- Desafios matemáticos com materiais manipuláveis no Pré-Escolar: análise de uma IntervençãoPublication . Bairreiro, Ana Catarina Ferreira; Branco, NeusaO presente relatório de estágio integra a fase final da conclusão do Mestrado em Educação Pré-Escolar e centra-se na descrição e reflexão da intervenção desenvolvida no contexto de prática de ensino supervisionada nas valências de creche e de jardim de infância, bem como na componente investigativa que decorre da prática pedagógica, seguindo o tema de “Desafios Matemáticos com materiais manipuláveis no Pré- Escolar: Análise de uma intervenção”. O objetivo principal deste relatório é o de analisar numa estratégia de intervenção a importância da existência de materiais manipuláveis, bem como a presença de desafios com que as crianças pudessem explorar e adquirir competências em matemática. Traduz-se num projeto investigativo, dividido em duas partes distintas: numa primeira fase encontra-se o trajeto realizado ao longo dos estágios e numa segunda parte é apresentado e desenvolvido a componente empírica e investigativa associada à prática pedagógica que se pretendeu estudar. Os resultados obtidos revelam que as estratégias utilizadas para a aquisição e desenvolvimento destas competências estão relacionadas com o processo de aprendizagem, bem como a sua influencia é uma presença constante. A importância atribuída à matemática é também uma factor a ter em consideração e a sua valorização deve ser feita de forma consciente e precisa. A utilização e manipulação de materiais são também outro fator que se revelou relevante para suscitação do interesse por parte das crianças para a sua exploração.