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- Aprender matemática através do brincar: situações da prática no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Caetano, Diana Polido; Branco, NeusaO presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da Escola Superior de Educação de Santarém, sendo composto por duas partes principais. A primeira parte contempla a descrição e a reflexão sobre o percurso realizado nas práticas de ensino supervisionadas na Educação Pré-Escolar, nas valências de creche e jardim-de-infância e no 1.º CEB, em dois anos de escolaridade. A segunda parte respeita a componente investigativa em que é realizada uma investigação sobre a própria prática profissional que teve como objetivo compreender de que forma a utilização de jogos e materiais matemáticos podem ajudar e contribuir para potenciar o desenvolvimento de ideias matemáticas nas crianças no Jardim-de-infância e no 1.º CEB. Ao nível empírico procedeu-se a um estudo de natureza qualitativa, na modalidade de investigação-ação, sustentado na intervenção educativa concebida e realizada pela autora num Jardim de Infância, numa sala com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, e no 1.º CEB, com uma turma de 1.º e 2.º anos e uma turma do 4.º ano de escolaridade. Os resultados obtidos permitem constatar que a atividade lúdica, assente na realização de jogos e uso de materiais manipuláveis, motiva os alunos para a aprendizagem Matemática, promove a participação ativa das crianças no seu processo de aprendizagem matemática, o que por consequência, contribui para o desenvolvimento integral da criança. Os resultados indicam que a maioria das crianças que realizaram o estudo revelou uma maior facilidade na aquisição de novos conhecimentos no que diz respeito à formação de padrões de identificação, à comparação de massas, à decomposição de números, à multiplicação através da soma de parcelas iguais, em relação à identificação dos conceitos de volume e de massa e ainda à conversão das diversas unidades de medida. É de salientar, a necessidade de continuar a desenvolver trabalhos deste cariz.
- Líderes dirigentes nas organizações da Economia Social:um desafio para voluntários ou para executivos? O paradoxo entre o amadorismo e o profissionalismoPublication . Machado, Mário Miguel Manso; Jorge, NunoA conceção e desenvolvimento deste trabalho visava problematizar um conjunto de questões ligadas à necessidade, ou não, de profissionalização dos dirigentes do Setor Social (SS) ou da Economia Social (ES). Neste âmbito, após uma abordagem à gestão das Organizações da Economia Social (OES), em especial à gestão das pessoas, elencaram-se um conjunto de questões e desafios para os dirigentes de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), especificamente, para as entidades que detêm valências / respostas sociais e a respetiva subvenção estatal. O objetivo central foi o de analisar o entendimento que os dirigentes das OES têm sobre a necessidade da sua profissionalização e as vantagens ou inconvenientes que associam ao voluntariado e amadorismo no desempenho dessas funções. A vertente empírica deste trabalho foi concretizada através de entrevistas e de um inquérito por questionário aplicado a 36 dirigentes de OES do distrito de Santarém. Os resultados apurados parecem indicar a necessidade de reforço do empoderamento e capacitação dos dirigentes, que promova a eficiência e eficácia no desempenho dessa função e, por conseguinte, a capacitação das OES.