Mestrados da ESES
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Mestrados da ESES by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 601
Results Per Page
Sort Options
- Adequar a ação pedagógica: explorando modos de organização diferenciada do trabalho educativoPublication . Dinis, Liliana Gonçalves; Luis, Helena; Hamido, GracindaO trabalho desenvolvido contempla os estágios nos diferentes contextos (jardim de infância, 1º ciclo do ensino básico e creche) dos quais emergiu a questão investigativa, cuja temática está centrada na organização do trabalho educativo relacionando a mesma com a diferenciação pedagógica. No desenvolvimento desta problemática optei por duas técnicas de recolha: as narrativas (construídas durante os estágios) e as entrevistas semiestruturadas a dois cooperantes (um professor do 1º ciclo do Ensino Básico e uma educadora de infância). A análise permitiu a recolha de vários exemplos de adequação e, assim, refletir sobre a organização do trabalho educativo. Bem como, compreender as conceções dos profissionais de educação sobre os conceitos de adequação e diferenciação, e de que forma se revelavam na prática. Após o confronto com a fundamentação teórica, saliento o conceito de adequação que surge intimamente relacionado com os instrumentos concebidos na gestão do currículo e na organização do trabalho educativo. - The developed work gathers the internships in their different contexts (Kindergarten, Primary School and Daycare center) from which the research question emerged, its theme is focused on the organization of the educational work related to the learning differentiation. In the problem development I chose between two information gathering techniques: the narrative (built during the internships) and the semi-structured interviews to two collaborating people (a Primary School teacher and a Kindergarten teacher). The analysis allowed the gathering of multiple adaptation examples, therefor, helping to reflect over the organization of the educational work. As well as understand the education professionals’ conceptions about the adaptation and differentiation concepts, and in what way they reveal themselves in practice. After the confrontation with the theoretical foundation, I highlight the adaptation concept that comes up closely related to the instruments conceived in the curriculum management and in the organization of educational work.
- Concepções e Práticas de Avaliação de Professores de Ciências Físico-Químicas do Ensino BásicoPublication . Correia, MarisaEste estudo teve como objectivo identificar e caracterizar as concepções e práticas de avaliação de professores de Ciências Físico- Químicas do Ensino Básico e conhecer como estes integram a avaliação nas suas aulas. No contexto de uma recente mudança curricular, este estudo procura compreender as práticas dos professores e que concepção de ensino evidenciam, partindo do confronto entre os seus discursos e as suas práticas, e da articulação entre práticas de ensino e práticas de avaliação. Realizaram-se três estudos de caso, em que participaram professores com menos de três anos de serviço. A recolha de dados consistiu na observação naturalista de aulas, entrevistas semi-estruturadas e documentos fornecidos pelos participantes. Os resultados evidenciam duas concepções de avaliação das aprendizagens: avaliação da aprendizagem e avaliação para a aprendizagem. Um dos participantes evidencia uma concepção de avaliação da aprendizagem, valorizando uma avaliação de natureza sumativa. Os professores com uma concepção sobre avaliação para a aprendizagem promovem uma avaliação orientada para a melhoria das aprendizagens, valorizando o carácter formativo da avaliação. Relativamente às práticas avaliativas dos três participantes, verificou- se que os critérios de avaliação não são explicitados aos alunos, o feedback é pouco frequente e os alunos têm um papel reduzido no processo de avaliação. Todos os professores demonstram dificuldades na avaliação das competências atitudinais e processuais, sendo que, apenas um dos participantes elabora registos de observação para avaliar estas competências. Os testes constituem o principal instrumento de avaliação nas aulas dos professores participantes neste estudo, o que é coerente com uma concepção de ensino e aprendizagem ainda, marcadamente tradicional. Os resultados do estudo apontam para a necessidade de formação dos professores a nível da avaliação. A formação inicial e contínua, assim como o trabalho em colaboração entre professores poderão ser determinantes para mudança e melhoria nas práticas de ensino dos professores.
- Seniors in Second LifePublication . Pinto, Alexandra; Barbas, MariaEste relatório visa apresentar o projecto Seniors in Second Life. O presente projecto surgiu no âmbito das disciplinas de Seminário – Análise, Concepção e Produção de Relatórios de Estágio – e na disciplina de Estágio Profissionalizante, inseridas no plano curricular do Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia, da Escola Superior de Educação de Santarém. Ao longo do relatório, tentaremos responder a determinadas questões, relacionadas com a integração do mundo virtual Second Llife na sociabilização entre adultos com mais de 50 anos de idade, que enunciaremos mais à frente, através da definição de objectivos a atingir e da concretização de actividades desenvolvidas e a desenvolver. Apresentaremos alguns autores que serviram de referência para a definição e caracterização de conceitos-chave do projecto. No mundo em que vivemos, o impacto das tecnologias de informação e comunicação (TICs) é sentido sobre toda a actividade económica e social, seja no trabalho, no lazer ou nas relações entre os indivíduos, com principal relevo para a sua forma de comunicar. A utilização de tais tecnologias cria e recria novas formas de interacção, novas identidades, novos hábitos sociais, ou seja, novas formas de sociabilidade. As relações sociais já não decorrem, necessariamente, do contacto físico entre os indivíduos. Na sua maioria passaram a ser mediadas pelo computador, independentemente do espaço e do tempo em que ocorrem. Neste âmbito, surgem as Redes Sociais Virtuais que, hoje em dia, são o principal motivo de navegação na Internet, quer por motivos afectivos, quer profissionais. Do Facebook ao Twitter, passando pelos mundos virtuais como o Second Life são vários os exemplos de inovação e adaptação dos indivíduos às novas tecnologias. O Second Life (SL) sugere uma nova forma de relacionamentos, que ocorrem pela mediação de personagens (avatares1), simulação de seres humanos. Segundo Bransford e Gawel (2006), este ambiente virtual é caracterizado pelo sentido de partilha entre grupos e comunidades, pela interoperabilidade, pela possibilidade de serem implementadas situações de ensino inviáveis na vida real e pelo espírito de colaboração subjacente. Foram estas características que nos levaram à criação de uma comunidade no Second Life, enquanto projecto de estudo. O objectivo geral deste estudo é criar uma comunidade virtual sénior que disponha de instrumentos educativos, sociais e culturais de modo a que o SL e as tecnologias funcionem como um desafio a enfrentar pela terceira idade.
- Metodologia do Projecto Tecnológico : estudo comparativo de várias plataformas digitais (Moodle, Second Life e Sloodle) na aprendizagem dos mestrandos de ECMPublication . Cortesão, Ângelo da Costa; Barbas, MariaAs plataformas digitais MOODLE, SECOND LIFE® e SLOODLE, constituem uma base de recursos educativos cada vez mais utilizada no ensino superior nas modalidades de elearning e b-learning. O mestrado em Educação e Comunicação Multimédia da Escola Superior de Educação de Santarém tem sido desenvolvido em regime de b-learning, disponibilizando o acesso ao conjunto das suas disciplinas na plataforma MOODLE. O SECOND LIFE® tem vindo a constituir um complemento no conjunto de espaços educativos disponibilizados, inicialmente com a criação da ilha “SLESES”, e recentemente, com a “Ilha da Educação e Inovação”. O SLOODLE veio garantir a continuidade dos recursos do MOODLE no ambiente 3D do SECOND LIFE®. Esta diversidade de recursos levou à reformulação e desenvolvimento da disciplina de «Metodologia do Projecto Tecnológico» do 1º ano de mestrado em Educação e Comunicação Multimédia, nas plataformas MOODLE, SECOND LIFE® e SLOODLE, a desenvolver no segundo semestre. A proposta de desenvolvimento de uma disciplina curricular em ambiente virtual 3D surge no seguimento do estudo desenvolvido por José Nunes sobre o SLOODLE (Simulation Linked Object Oriented Dynamic Learning Environment) e sua divulgação junto da comunidade educativa da Escola Superior de Educação de Santarém. As duas plataformas de comunicação que têm vindo a cativar a atenção de todos os professores inovadores, o MOODLE e o SECOND LIFE®, encontram-se interligadas através do SLOODLE. Reconhecidas as potencialidades educativas dos Mundos Virtuais, verifica-se a necessidade de uma análise dos formatos dos documentos, que sofreram naturais transformações, nos domínios técnicos e pedagógicos, ao passar do papel para o digital. Assim, na elaboração dos documentos digitais foram considerados a legibilidade do documento no monitor, a inserção da imagem, o hipertexto, os mapas de navegação, os guiões de interfaces. Estas características condicionarão a recepção da informação e a motivação do cibernauta. Com o desenvolvimento dos Mundos Virtuais, os documentos digitais sofreram mudanças que pressupõem novas alterações dos formatos. As constantes inovações, quer ao nível das plataformas digitais quer dos formatos dos documentos, remetem para a questão da interoperabilidade dos espaços virtuais na partilha de recursos e documentação, assim como para um conhecimento aprofundado das suas características técnicas e pedagógicas, com vista a uma utilização adequada destes recursos no domínio da educação.
- História de vida : peça de empregabilidade?Publication . Bandarra, Alexandra Margarida Paisana Faria; Barbas, MariaO relatório de estágio que agora apresentamos, História de Vida: Peça de Empregabilidade?, enquadra-se no âmbito de um trabalho de investigação do Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Justifica-se na medida em que esta temática é trabalhada na modalidade Educação e Formação de Adultos Nível Secundário (EFA NS), onde a construção da História de Vida (HV) pode ser considerada como factor essencial para a certificação escolar equivalente ao 12º ano. Pretendemos aferir neste estudo o impacto que a História de Vida tem no futuro profissional dos adultos como peça de empregabilidade, bem como analisar o que incluem na sua História de Vida. Serviu de ponto de partida a este estudo a necessidade de verificar onde se situa a realidade Portuguesa (ANQ, 2007).Importou também o facto de a nossa realidade profissional contribuir para o Portefólio Reflexivo das Aprendizagens (PRA), no caso particular através da Língua Estrangeira – Inglês. Esta actividade profissional está, desde Março de 2004, ligada ao Centro de Formação Profissional de Tomar, quer enquanto Formadora, quer enquanto Responsável Pedagógica em várias modalidades, sendo uma delas a Educação e Formação de Adultos (EFA). O objectivo deste trabalho é contribuir para o estudo de uma questão relacionada com a nossa actividade profissional, o que foi também determinante para definir o objecto de estudo. Como tal, o presente relatório pretende contribuir, através de um estudo de caso, para a discussão das seguintes questões: 1. Que impacto percepcionam adultos na construção da História de Vida como uma “peça” de empregabilidade? 2. Qual é a pertinência desta “peça” para a empregabilidade de adultos que finalizaram a sua certificação?
- O contributo da fotografia na expressão de sentimentos e emoções na escola (estudo de caso)Publication . Costa, José Augusto Duarte; Soares, José; Barbas, MariaO estudo que apresentamos, “O Contributo da Fotografia na Expressão de Sentimentos e Emoções na Escola” integra-se no âmbito do estágio realizado e apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, para obtenção do grau de Mestre em Educação e Comunicação Multimédia. Tentámos pois, construir, observar e analisar alguns dos percursos de integração, expressão e aceitação das manifestações de emoções e sentimentos na escola. Procurámos que os alunos que frequentam o Clube de Fotografia, da Escola Básica 2, 3 D. João II – Santarém manifestem, compreendam e aceitem as suas emoções e sentimentos. Isto através da concretização de várias actividades dinamizadas no âmbito deste clube, em articulação com as solicitações e necessidades da escola e com temáticas e os valores veiculados na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica. Este trabalho colaborativo permitiu o envolvimento de todos, em actividades diversificadas, em torno da fotografia, nas suas mais variadas vertentes. Teve como suporte, o recurso a ferramentas informáticas, de acordo com a evolução e integração das tecnologias de informação e comunicação na sociedade actual. Através da realização deste projecto procurámos responder à questão: qual poderá ser o contributo da fotografia na expressão dos sentimentos e emoções dos alunos, na escola? Como é que podemos ajudar os alunos a viver, aceitar e manifestar as suas emoções e sentimentos na escola transformando-os em cidadãos mais felizes, justos, capazes, conscientes e interventivos na sociedade?
- Google Wave : ferramentas de partilha para o ensinoPublication . Henriques, Sandra Marina Abalde; Barbas, MariaO presente relatório apresenta o estudo efectuado no âmbito da disciplina de Seminário – Análise, Concepção e Produção de Relatórios de Estágio, inserida no plano curricular do Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia, da Escola Superior de Educação de Santarém. O mesmo tem como objectivo verificar e entender de que forma as ferramentas de partilha, focando em particular o Google Wave, podem ser um meio para a aprendizagem colaborativa na faixa etária dos dezassete aos vinte e um anos. A execução do estudo foi validada após apresentação da planificação das actividades a serem desenvolvidas e que foi cumprida ao longo do ano lectivo. Assim, propusemo-nos a avaliar a utilidade e perceber o potencial educativo das ferramentas de partilha, de forma a compreender a motivação do público-alvo para um modelo de aprendizagem colaborativa sob uma perspectiva construtivista a partir destas ferramentas. À priori, apresentaremos a justificação do estudo de forma a compreendermos as actuais tendências e potencialidades de exploração das ferramentas de partilha em modelos de ensino-aprendizagem colaborativa.O presente relatório apresenta o estudo efectuado no âmbito da disciplina de Seminário – Análise, Concepção e Produção de Relatórios de Estágio, inserida no plano curricular do Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia, da Escola Superior de Educação de Santarém. O mesmo tem como objectivo verificar e entender de que forma as ferramentas de partilha, focando em particular o Google Wave, podem ser um meio para a aprendizagem colaborativa na faixa etária dos dezassete aos vinte e um anos. A execução do estudo foi validada após apresentação da planificação das actividades a serem desenvolvidas e que foi cumprida ao longo do ano lectivo. Assim, propusemo-nos a avaliar a utilidade e perceber o potencial educativo das ferramentas de partilha, de forma a compreender a motivação do público-alvo para um modelo de aprendizagem colaborativa sob uma perspectiva construtivista a partir destas ferramentas. À priori, apresentaremos a justificação do estudo de forma a compreendermos as actuais tendências e potencialidades de exploração das ferramentas de partilha em modelos de ensino-aprendizagem colaborativa.O Google Wave é um projecto anunciado pela Google durante a conferência "Google I/O", realizada no dia 28 de Maio de 2009. Trata-se de uma plataforma para a Web cuja intenção é unir as características de serviços como e-mail, mensagem instantânea, plataformas de conteúdos e grupos de discussão num ambiente único, intensamente interactivo, funcionando a partir de qualquer browser, em qualquer sistema operativo, freeware e ainda em fase experimental, mas a evoluir rapidamente sobretudo devido a ser uma aplicação opensource, sendo que constantemente surgem novos widgets para o complementar. Algumas das características mais interessantes do Google Wave são os avançados sistemas de correcção ortográfica e tradução instantânea durante a comunicação em tempo real, o que permite, por exemplo, que estudantes de todo o mundo comuniquem entre si em tempo real sem necessidade de recorrer a tradutores para entender imediatamente o que está a ser dito pelo(s) seu(s) interlocutor(es). O Google Wave foi lançado no ano de 2009.
- As tecnologias da informação e da comunicação como facilitadoras da aprendizagem no 1º CEB : estudo de caso utilizando a plataforma Moodle na aprendizagem da matemáticaPublication . Samartinho, Ana Catarina Oliveira Galrinho Fernandes; Pacheco, Nuno; Barbas, MariaEste relatório apresenta o estudo realizado no âmbito do Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia. Teve como objectivo verificar e perceber de que forma a plataforma Moodle pode ser um meio para a aprendizagem colaborativa e ao mesmo tempo um complemento aos modelos de aprendizagem da Matemática no 1º CEB, em particular na Escola EB1 de Asseiceira do Agrupamento de Marinhas do Sal. A execução do estudo foi validada após apresentação da planificação das actividades a serem desenvolvidas e que foi cumprida ao longo do ano lectivo (anexo 3). Assim propusemo-nos avaliar a usabilidade e entender as potencialidades educativas da plataforma Moodle, tentar compreender a motivação dos alunos para um modelo de aprendizagem colaborativa a partir desta plataforma e, ainda, efectuar uma análise comparativa entre o trabalho das aulas tradicionais e as aulas recorrendo à plataforma Moodle procurando enquadrar os resultados num modelo de tratamento estatístico que nos ajude a extrair resultados que permitam interpretações ao estudo efectuado no âmbito da Investigação-Acção (action research) realizada. Antes de entrar no primeiro capítulo iremos apresentar a justificação do estudo de forma a melhor compreendermos as actuais tendências e potencialidades de exploração das plataformas de e-Learning em modelos de ensino-aprendizagem colaborativa. A partir deste enquadramento abordaremos os objectivos a que nos propomos e a forma como este relatório é apresentado.
- As Tecnologias de Informação e Comunicação na formação de professores de Educação Moral Religiosa CatólicaPublication . Picão, Fernanda Maria Severo; Pacheco, Nuno; Barbas, MariaCom este estudo pretende-se contribuir para a formação dos professores de Educação Moral Religiosa Católica (EMRC) na área das TIC. Este estudo incidiu sobre o grupo de professores de EMRC da Diocese de Santarém. O professor tem de enfrentar o desafio constante de se adaptar às novas necessidades da sociedade e, forçosamente, acompanhar o aperfeiçoamento das tecnologias da informação e comunicação, sob o risco, se o não fizer, de ser tornar pouco atractivo e desactualizado, não formando adequadamente cidadãos aptos a enfrentar os novos desafios da sociedade do conhecimento. Segundo Pierre Lévy “Importa acompanhar consciente e deliberadamente uma mudança de civilização que está verdadeiramente questionando as formas institucionais, as mentalidades e a cultura dos sistemas educativos tradicionais e, nomeadamente, os papéis de professor e aluno”. Urge eleger uma nova forma de nos relacionarmos com o conhecimento, elegendo estratégias inovadoras de aprendizagem. O professor já não é mais um mero transmissor de conhecimento mas um assistente da construção do conhecimento. E facilitador da aprendizagem. Através da realização deste estudo procurámos responder às questões: Como sensibilizar os professores de Educação Moral religiosa Católica (EMRC) da Diocese de Santarém, para a utilização das TIC no processo ensino-aprendizagem? Os materiais de apoio à disciplina de EMRC divulgados pelo Secretariado Nacional de Educação Cristã (SNEC) são suficientes e satisfatórios?
- Projecto ColmeiaPublication . Ferreira, ClaraEste estudo de investigação insere-se no âmbito do Mestrado de Educação e Comunicação em Multimédia. Interroga-se acerca da capacidade de um jogo educativo imersivo presente numa rede social se tornar numa ferramenta efectiva de transmissão de conhecimentos-conteúdos. A aplicação foi construída para a Graph Api do Facebook, embebendo PHP; MySQL e Flash CS5. Foram analisadas todas as características que transformam uma aplicação na escolha de um utilizador desta faixa etária e seguidamente, testou-se da sua efectividade.