Mestrado em Enfermagem de Saúde da Criança e Jovem
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Browsing Mestrado em Enfermagem de Saúde da Criança e Jovem by advisor "Ferreira, Regina"
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- Aquisição de competências em emergência pediátricaPublication . Henriques, Filipa; Ferreira, Regina; Amendoeira, JoséO pensamento crítico e julgamento clínico são dimensões essenciais na gestão de situações complexas, em que a simulação é uma estratégia de desenvolvimento profissional que possibilita a aquisição e desenvolvimento de competências relacionadas com melhoria da qualidade dos cuidados de enfermagem e da segurança dos mesmos. Sentimos necessidade de pesquisa sobre simulação de emergência, qualidade e segurança dos cuidados de enfermagem em situação de emergência pediátrica. Recorremos à revisão sistemática de literatura de modo a responder à pergunta "Qual a influência da simulação de enfermagem em emergência em contexto pediátrico na melhoria da qualidade dos cuidados de enfermagem?" Enquadrando com os modelos de Parceria de cuidados de Anne Casey e da aquisição e desenvolvimento de competências de Dreyfus de Patrícia Benner. Os modelos referidos são mobilizados, respetivamente, com o objetivo de permitir o envolvimento da família no despiste de situações potencialmente geradores de emergência pediátrica e permitir que o enfermeiro possa desenvolver o conhecimento e habilidades necessárias numa situação de reanimação cardiorrespiratória. Na pesquisa encontramos 20 artigos e selecionamos os 3 que melhor respondiam à pergunta PI (C) O através de critérios de inclusão e exclusão. As intervenções do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica neste contexto torna possível a aquisição e desenvolvimento de competências do domínio da responsabilidade profissional, ética e legal, da melhoria da qualidade, da gestão dos cuidados, do desenvolvimento das aprendizagens profissionais e no domínio da assistência à criança/jovem com a família na maximização da sua saúde. Estas integram as competências específicas legisladas no regulamento das competências comuns do enfermeiro especialista e regulamento das competências do enfermeiro especialista em saúde da criança e do jovem. Desta forma dão contributo à consolidação da autonomia profissional, nomeadamente nas dimensões: especialização do conhecimento; meta competência; ética e profissional idade, prática baseada na evidência e transferibilidade do conhecimento A oportunidade de treinar e simular, no local onde as crianças em situação critica são atendidas, promove a aquisição de competências técnicas, habilidades, competências emocionais em ambientes seguros, permitindo a reciclagem de conhecimentos, desenvolver o autoconhecimento , o trabalho de equipa, a segurança de cuidados e a eficiente gestão do risco bem como intervir antecipadamente, treinando o reconhecimento de sinais de instabilidade e reforçando a tomada de decisão em situação de emergência. Critical thinking and clinical judgment are essential dimensions in the management of complex situations; in the simulation is a professional development strategy that enables the acquisition and development of skills related quality improvement of nursing care and safety. We feel the need of research on simulation of emergency, safety and quality of nursing care in pediatric emergencies. Resorted to the systematic review of the literature in order to answer the question "What is the influence of emergency nursing simulation in pediatric settings to improve the quality of nursing care?" Fitting with the models of care Partnership Anne Casey and the acquisition and skills development Dreyfus Patricia Benner. The models listed are mobilized, respectively, with the goal of allowing family involvement in screening for potentially generating pediatric emergencies and allow nurses to develop the knowledge and skills needed in a situation of cardiopulmonary resuscitation. In the survey, we found 20 articles and selected the three that best answered the question PI(C) through the inclusion and exclusion criteria. The interventions of the nurse specialist in pediatric and child health in this context enables the acquisition and development of skills in the field of professional ethics and legal responsibility, improving the quality of care management, the development of professional learning and assistance in the field of the child / young person with family in maximizing their health. These take up the specific skills legislated in the common skills of specialist nurses and skills of specialist nurses in the health of children and young Ordinances. Thus give contribution to the consolidation of professional autonomy, particularly in dimensions: specialization of knowledge; meta competence; ethical and professional age, evidence-based practice and transferability of knowledge. The opportunity to train and simulate, the place where children in critical condition are met, promotes the acquisition of technical skills, skills, emotional skills in safe environments, enabling the recycling of knowledge, developing self-awareness, teamwork, safety care and the efficient management of risk and intervene early, training to recognize signs of instability and enhancing decision making in emergency situations.
- Brincar, arte de fazer sonhar! relação de amor entre pais e filhosPublication . Gonçalves, Maria; Ferreira, Regina; Torcato, Maria LurdesA dinâmica familiar tem vindo a alterar-se deixando cada vez menos tempo livre para que pais e filhos interajam. Efetuou-se uma revisão sistemática de literatura para encontrar a resposta à questão “Que resultados, ao nível da interação, advêm da intervenção do enfermeiro na promoção da brincadeira entre pais e filhos?”. Os resultados encontrados demonstraram que a relação lúdica entre pais e filhos poderia iniciar-se com diferentes objetivos mas que os resultados passariam pela promoção da relação,da comunicação edo desenvolvimento físico, cognitivo, da linguagem, e emocional e social. O enfermeiro ao promover a relação lúdica entre pais e filhos está a desenvolver uma competência específica do enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem, que é prestar cuidados específicos em resposta às necessidades do ciclo de vida e de desenvolvimento da criança e do jovem, maximizando o potencial do desenvolvimento infantil. The family dynamics has changed, leaving increasingly less time for parents and children to interact. A systematic reviewof literature took place to find the reply to the question “. What role does the nurse have when promoting play between children and parents “. The results have shown that the playful relationship between parents and children could be initiated with different objectives but that these results would pass through the promotion of the relationship, the communication and the physical, cognitive, of the language, emotional and social development. When the nurse promote the playful relationship between parents and children, she/he is developing a specific ability related to Specialization of Nursing of Child and the Youth, Health and is giving specific care in reply to the necessities of the cycle of life and development of the child and the youth maximizing the potential of the infants development.
- Cuidar de crianças em risco: papel do enfermeiro na prevenção e tratamento de situações de maus-tratosPublication . Gonçalves, Joana; Ferreira, Regina; Duarte, JoaquimAtualmente, embora as políticas nacionais e internacionais sejam cada vez mais pautadas pelo investimento na área da proteção da criança, na realidade, os números estatísticos dos maus-tratos contra crianças e jovens, continuam a crescer. Prevenir a sua ocorrência, identificar precocemente as situações e encaminhá-las, são objetivos major da intervenção do enfermeiro, nesta área. Metodologia: RSL, com pesquisa em bases de dados científicas (2008 a 2013). Objetivo: Analisar as intervenções desenvolvidas pelo enfermeiro considerando a PBE na área de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria. Resultados: Conhecer o enquadramento legal é uma mais-valia para garantir a qualidade dos cuidados e a proteção da criança em risco. A notificação de maus-tratos é obrigatória. Adquirir competências nesta área específica é fundamental para promover medidas preventivas. ABSTRACT Currently, although national and international policies have put an increasingly greater emphasis on the investment in child protection, in fact the statistical figures on child and teenager’s abuse are still increasing. Prevention of its occurrence, early identification of the situations and their referral are main goals of the nurse’s intervention in this area. Methodology: Systematic review of the literature, with research on scientific databases (2008 to 2013). Goal: Analyze the nurse’s interventions considering the evidence-based practice in the field of Paediatric and Child Health Nursing. Results: Knowing the legal framework is an advantage to guarantee the quality of the care and the protection of the child at risk. The notification of abuses is mandatory. Acquiring skills in this specific field is essential to promote preventing measures. Conclusions: Mobilize evidence-based practice at the nursing care provided to the child at risk contributes to a competent, scientific and modern intervention.
- A disciplina no exercício da parentalidadePublication . Lopes, Nuno; Ferreira, ReginaEste relatório resulta da aprendizagem no Estágio de Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem II e no Mestrado em Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem. O objetivo é fundamentar as competências desenvolvidas no sentido de uma enfermagem avançada, através da prática baseada na evidência com recurso à Revisão Sistemática de Literatura, subordinada ao tema da disciplina no exercício da parentalidade. Inclui o enquadramento teórico sobre as áreas da parentalidade, a disciplina, o impacto no desenvolvimento das crianças em idade pré-escolar e a avaliação das competências parentais. A reflexão sobre as aprendizagens e atividades desenvolvidas. A Revisão Sistemática de Literatura, que questiona “Quais as competências parentais na área da disciplina, nos pais de crianças em idade pré-escolar?” com as evidências encontradas e a ligação à prática dos cuidados de enfermagem. Conclui-se que os enfermeiros têm um papel importante no apoio aos pais no exercício da parentalidade durante o desenvolvimento da criança, com consequente impacto no seu futuro e que se traduz em benefícios no comportamento das crianças e na relação pais-filhos. A avaliação das competências parentais contribui para a melhoria dos cuidados, permitindo desenvolver intervenções baseadas nas necessidades dos pais. Esta avaliação permite atestar o resultado das intervenções efetuadas e demonstrar ganhos em saúde sensíveis aos cuidados de enfermagem. This report is the result of the apprenticeship in the Child and Youth Health Nursing Internship II and the Master in Child and Youth Health Nursing. The objective is to base the competences developed towards an advanced nursing, through the practice based on evidence using the Systematic Review of Literature, subordinated to the subject of discipline in the exercise of parenting. It includes the theoretical framework on the areas of parenting, discipline, the impact on the development of pre-school children and the evaluation of parental competences. The reflection on the learning and activities developed. The Systematic Review of Literature, which questions "What are the parental competences in the area of the discipline, in the parents of preschool children?" with the evidence found and the connection to the practice of nursing care. It is concluded that nurses have an important role in supporting parents in the exercise of parenting during the development of the child, with a consequent impact on their future and that translates into benefits in children's behavior and parent-child relationship. The evaluation of parental competences contributes to the improvement of the care, allowing to develop interventions based on the needs of the parents. This evaluation allows to certify the results of the interventions carried out and to demonstrate health gains sensitive to nursing care.
- A intervenção do enfermeiro na promoção da parentalidade: pais com criança em situação de doençaPublication . Silva, Elsa; Ferreira, Regina; Torcato, Maria LurdesCuidar em Pediatria remete para uma filosofia de cuidados centrada na criança/jovem e família. Considerando os pais, os melhores prestadores de cuidados, constituem-se parceiros na prestação de cuidados à criança. Assim, é fundamental que os Enfermeiros apoiem os pais durante as transições do ciclo de vida e desenvolvam intervenções que promovam a parentalidade com o objetivo de os dotar de competências parentais e de conhecimentos, para cuidarem dos seus filhos em situação de doença. Metodologia: RSL, com pesquisa em bases de dados científicos (2009 - 2014). Objetivo: Analisar as intervenções desenvolvidas pelo Enfermeiro na promoção da parentalidade através da PBE. Resultados: Evidências revelam a importância dos cuidados centrados na família, embora complexos. O apoio aos pais, a relação de parceria e de confiança e a capacitação, são cruciais na promoção da parentalidade. Conclusões: Mobilizar a PBE na área da Parentalidade contribui para uma intervenção de enfermagem competente, científica e atual. Care in Paediatrics relates to a philosophy of care focused on the child/young person and their family. Being the parents the best caregivers, they become partners in the child caring. Hence, it is essential that Nurses support parents during lifecycle transitions and develop interventions that promote parenthood, aiming at equipping them with parental skills and knowledge so they can take care of their children in a disease situation. Methodology: Systematic review of the literature, with research on scientific databases (2009 - 2014). Goal: Analyze the Nurse’s interventions when promoting parenthood through evidence-based practice. Results: Evidences show the importance of caring focused on the family, although complex. The support given to the parents, the partnership and trust relationship, as well as the empowerment are crucial in the promotion of parenthood. Conclusions: Mobilize evidence-based practice at Parenthood contributes to a competent, scientific and current nursing intervention.
- Um olhar sobre o desenvolvimento das crianças em idade pré-escolar - Uma perspectiva da intervenção do enfermeiroPublication . Moita, Helena; Ferreira, Regina; Carreira, TeresaO desenvolvimento da criança é uma área pela qual os pais manifestam, frequentemente, particular preocupação. O Enfermeiro com competências em Enfermagem de Saúde da Criança e Jovem (ESCJ) tem um papel preponderante na avaliação, diagnóstico e promoção do desenvolvimento da criança em idade pré-escolar, bem como no estabelecimento de parcerias com os pais/família para obter o máximo potencial de saúde e bem-estar. Metodologia: RSL, com pesquisa em bases de dados científicas (2005 a 2015). Objetivo: Analisar as intervenções de enfermagem em estágio com recurso à Prática Baseada na Evidência (PBE) na área da ESCJ. Resultados: Conhecer as principais características do desenvolvimento da criança em idade pré-escolar, para o poder avaliar, acompanhar e promover junto da criança/pais. Conclusões: A intervenção do enfermeiro com recurso à PBE na promoção e acompanhamento do desenvolvimento da criança é o caminho para uma intervenção atual com qualidade. Palavras-Chave: Enfermeiro, desenvolvimento infantil, idade pré-escolar, pais. ABSTRACT Children development is an area in which parents often express particular concerns. Nurse with expertise in Child and Youth Health Nursing plays an important role in the assessment, diagnosis and promoting the development of children of preschool age, as well as establishing partnerships with parents/family to reach the maximum potential of health and wellness Methodology: Systematic Literature review, with research in scientific databases (between 2005 and 2015). Objective: To analyse the nursing interventions with the use of evidence-based practice in Health Nursing Area, for Children and Youth. Results: Knowing the main characteristics of child development at preschool age, to be able to evaluate, monitor and promote with the child/parents. Conclusions: Nurse's intervention using evidence-based practice in the promotion and monitoring of child development is the way to an updated and quality intervention. Keywords: Nurse, child development, preschool age, parents.
- Papel do enfermeiro nos maus tratos/negligência das crianças - Preocupação contínuaPublication . Carvalho, Bruno; Ferreira, ReginaOs maus tratos à criança e jovem são um problema constante na nossa era atual, envolvendo diferentes formas de agressão: física, psicológica, negligência e abuso sexual. Assumindo com a evolução da situação contornos de gravidade progressiva consideramos fundamental a importância da identificação precoce e intervenção imediata nos serviços de saúde. Metodologia: Revisão Sistemática da Literatura, com pesquisa em bases de dados científicos (2012 - 2017). Objetivo: Conhecer a intervenção do enfermeiro na prevenção e encaminhamento de situações de maus tratos nas crianças e jovens, com recurso à prática baseada na evidência. Resultados: Evidências revelam a importância do alerta e da notificação o mais precoce possível por toda a equipa multidisciplinar. É importante o envolvimento e conhecimento da família em redor da criança e jovem. Os pares devem estar despertos para a problemática, desenvolvendo competências e formação na área. Conclusões: Mobilizar a prática baseada na evidência na área dos maus tratos a crianças e jovens contribui para uma intervenção de enfermagem de excelência. Child abuse is a constant problem in our present age, involving different forms of aggression: physical aggression, neglect, psychological aggression and sexual abuse. Assuming with the evolution of the situation contours of progressive gravity necessitating therefore early identification and immediate intervention in the health services. Methodology: Systematic Review of Literature, with research in scientific databases (2012 - 2017). Objective: To know the importance of nurses intervention in the prevention and referral of situations of abuse in children and young people, using recourse based on evidence. Results: Evidence reveals the importance of early warning and notification by the multidisciplinary team. It is important the involvement and knowledge of the family around the child and young person. The peers must be awake to the problem, developing skills and training in the area. Conclusions: Mobilizing evidence-based practice in the area of child and youth maltreatment contributes to a nursing intervention of excellence.
- Promoção da saúde: intervenção de enfermagem para promover a adesão a comportamentos de saúde na criança e familiaPublication . Nunes, Sandra; Ferreira, Regina; Esparteiro, Maria JoãoO presente relatório consiste numa reflexão de todo o processo de aprendizagem que resultou do meu desenvolvimento pessoal e profissional ao longo do estágio II. Objetivos: Enquadrar a prática clínica baseada na evidência, com recurso à revisão sistemática da literatura; avaliar e divulgar os resultados das ações de enfermagem e fundamentar as competências adquiridas no sentido de uma enfermagem avançada. Metodologia: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura e foi formulada a pergunta: “Que intervenções de enfermagem na promoção da saúde promovem a adesão a comportamentos de saúde na criança e família?” Principais Resultados: Intervenções que proporcionem às crianças oportunidades de socializar e divertimento; atividades em grupo com os pares; envolvimento dos pais em todo o processo; estabelecer uma relação de parceria com a família, promovendo a parentalidade; suporte e apoio à família da criança hospitalizada. SUMMARY This report is a reflection of the whole process of learning that resulted from my personal and professional development during the stage II. Objectives: To frame the clinical practice based on evidence, using a systematic literature review; evaluate and disseminate the results of nursing actions and support the acquired skills towards advanced nursing. Methodology: A systematic literature review was performed and the question was formulated: “What nursing interventions in health promotion promote adherence to health behaviors?” Main Results: Interventions that provide children with opportunities to socialize and fun; group activities with peers; parent involvement in the entire process; establish a partnership with the family, promoting parenthood and familysupport of hospitalized children.
- Promoção de perceções parentais adequadas na obesidade infantil: que intervenções de enfermagemPublication . Escudeiro, Catarina; Ferreira, ReginaA obesidade tem vindo a aumentar drasticamente em Portugal, afetando com especial relevo cada vez mais crianças e adolescentes. A participação dos pais no processo de acompanhamento e intervenção de enfermagem à criança com problemas de obesidade é, assim, de fundamental importância. Estes nem sempre têm perceções adequadas do peso da criança o que dificulta uma intervenção válida Metodologia: RSL, com pesquisa em bases de dados científicas (2011 a 2016). Objetivo: Refletir criticamente as intervenções de enfermagem atendendo à PBE na área da Obesidade Infantil Resultados: O envolvimento dos pais é garantia para uma melhor prestação de cuidados à criança obesa. Evidenciam-se perceções muitas vezes inadequadas do excesso de peso ou obesidade por parte dos pais. Conclusões: Mobilizar a PBE nos cuidados de enfermagem à criança com obesidade torna-se fulcral para perceber as razões das perceções parentais inadequadas e atuar sobre elas. Obesity has been increasing drastically in Portugal, especially affecting an escalating number of children and teenagers. Thus, it is of the utmost importance that parents take an active part in all nurse-led monitoring and assistance processes related to addressing child obesity. There are instances in which parents do not have an adequate perception of their children’s weight, making a valid nursing practice more difficult. Methodology: Systematic Literature Review, researching 2011-2016 data in scientific databases. Objective: To reflect critically nursing interventions given the evidence-based practice in the area of Childhood Obesity. Results: Parental involvement is a guarantee for better care for obese children. Evident perceptions often inadequate overweight or obese by the parents. Conclusions: Mobilizing evidence-based practice in child nursing care obesity becomes central to understand the reasons of inadequate parental perceptions and act on them.