Browsing by Issue Date, starting with "2014-07"
Now showing 1 - 10 of 18
Results Per Page
Sort Options
- Promoção da saúde: intervenção de enfermagem para promover a adesão a comportamentos de saúde na criança e familiaPublication . Nunes, Sandra; Ferreira, Regina; Esparteiro, Maria JoãoO presente relatório consiste numa reflexão de todo o processo de aprendizagem que resultou do meu desenvolvimento pessoal e profissional ao longo do estágio II. Objetivos: Enquadrar a prática clínica baseada na evidência, com recurso à revisão sistemática da literatura; avaliar e divulgar os resultados das ações de enfermagem e fundamentar as competências adquiridas no sentido de uma enfermagem avançada. Metodologia: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura e foi formulada a pergunta: “Que intervenções de enfermagem na promoção da saúde promovem a adesão a comportamentos de saúde na criança e família?” Principais Resultados: Intervenções que proporcionem às crianças oportunidades de socializar e divertimento; atividades em grupo com os pares; envolvimento dos pais em todo o processo; estabelecer uma relação de parceria com a família, promovendo a parentalidade; suporte e apoio à família da criança hospitalizada. SUMMARY This report is a reflection of the whole process of learning that resulted from my personal and professional development during the stage II. Objectives: To frame the clinical practice based on evidence, using a systematic literature review; evaluate and disseminate the results of nursing actions and support the acquired skills towards advanced nursing. Methodology: A systematic literature review was performed and the question was formulated: “What nursing interventions in health promotion promote adherence to health behaviors?” Main Results: Interventions that provide children with opportunities to socialize and fun; group activities with peers; parent involvement in the entire process; establish a partnership with the family, promoting parenthood and familysupport of hospitalized children.
- A parentalidade positiva rumo à capacitação parentalPublication . Brás, Maria Salomé; Ferreira, Maria ReginaEste relatório assenta sobre a temática da parentalidade positiva rumo à capacitação parental. Assume como objetivo geral a compreensão das intervenções desenvolvidas pelo enfermeiro, assentes na parentalidade positiva, que fomentam a capacitação parental junto da criança doente. A análise emerge da reflexão crítica da prática de cuidados, enquadrando a mesma num contexto mais abrangente que se alia ao exercício da prática baseada em evidências. Através da Revisão Sistemática da Literatura, mobilizam-se contributos que potenciam a qualidade dos cuidados de enfermagem prestados às crianças e seus pais. Conclui-se que as intervenções utilizadas pelo enfermeiro podem ser implementadas em distintas esferas do cuidado à criança e à sua família, apelando a uma intervenção com os pais, alicerçada no potencial parental. A promoção da parentalidade positiva pressupõe apoio, suporte e reforço positivo no papel parental, no sentido da sua responsabilização e participação ativa.
- Learning and teaching statistical investigations: a case study of a prospective teacherPublication . Santos, Raquel; Ponte, João Pedro daMore than a collection of tools to deal with problems, statistics provides a comprehensive framework to think about the world. One way of using it is doing statistical investigations (SI). In this communication, we present a case study of a prospective primary school teacher regarding her perspective on teaching and learning SI. To do so, we analyze her written report of a SI, a questionnaire, observation of a SI she carried out in a grade 3 class, and interviews. Results show that this prospective teacher has difficulty in planning a SI for her students, mainly because she sees this activity as a sequence of techniques to be applied. This suggests that in teacher education programs, the analysis of what is involved in teaching statistical concepts through SI must receive specific attention, instead of using SI only as a context to apply concepts and work with data.
- Desenvolver Competências Psicológicas para Potenciar a Performance dos Atletas na NataçãoPublication . Pinto, Rafaela; Cid, LuísResumo Este relatório de estágio insere-se na Unidade Curricular de Estágio, do 2ºano do Mestrado de Psicologia do Desporto e do Exercício, da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, realizado entre o mês de Setembro de 2013 e Julho de 2014, no Clube dos Galitos de Aveiro – Secção de Natação, mais propriamente no escalão de Infantis. A faixa etária centra-se entre os 11 e os 14 anos. O principal objetivo deste estágio foi desenvolver competências psicológicas nos atletas na natação. Após uma avaliação inicial feita através de questionários como o QMAD (Questionário de Motivação para as Atividades Desportivas) de Gill, Gross e Huddleston (1983), OMSAT (Inventário de Avaliação das Habilidades Mentais para Desporto) de DurandBush, Salmela e Green-Demers (2001) e ICPD ou PSIS (Inventário de Competências Psicológicas para o Desporto) de Mahoney, Gabriel e Perkins (1987), observação e troca de informações com os treinadores, o estágio baseou-se em sessões de Treino de Competências Psicológicas, uma ou duas vezes por semana, dependendo da aproximação das competições, e do restante planeamento anual. Em relação à área da comunidade foi realizado um dia aberto para os pais dos atletas, em que estes passavam por um dia de treino dos filhos, isto é, treino dentro de água seguido de Treino de Competências Psicológicas. O principal objetivo era que os pais percebessem o esforço pelo qual os atletas passam e perceber o que trabalham, tanto a nível psicológico como físico. No que diz respeito à área complementar, fiz uma pequena formação sobre Educação e Inteligência Emocional, e planeei algumas atividades no clube em parceria com a minha orientadora no local.
- Importância da comunicação na vivência das transições do adolescente hospitalizadoPublication . Gabriel, Maria João; Serrano, TeresaO presente relatório pretende dar visibilidade às intervenções e estratégias mobilizadas durante a unidade curricular Estágio II do curso de mestrado em Enfermagem de Saúde da Criança e Jovem e fundamentar a aquisição de competências de Enfermeiro Especialista com recurso à prática baseada na evidência. As idades de atendimento nos serviços de Pediatria em Portugal variam conforme o hospital, no entanto a legislação determina o alargamento deste até aos 17 anos e 364 dias. Esta situação implica a criação de estruturas físicas adequadas e a formação de profissionais de saúde de modo a que estes desenvolvam competências no atendimento dos adolescentes, destacando-se a comunicação. Sendo a adolescência um dos períodos do ciclo vital mais conturbados em que a construção da identidade é a tarefa principal, a hospitalização será um fator que irá dificultar esse processo. Segundo Meleis o adolescente hospitalizado encontra-se a vivenciar várias transições. A hospitalização torna-o vulnerável. Atendendo a estes fatores deve ser dada especial atenção à comunicação com o adolescente. Através da análise dos artigos selecionados pelo protocolo de pesquisa nas bases de dados científicas, procurou-se encontrar a melhor evidência da importância da comunicação com o adolescente hospitalizado.
- Erros ortográficos - de que modo um professor pode contribuir para a redução dos erros ortográficos dos alunosPublication . Escórcio, Maria Emanuela Viveiros; Teixeira, MadalenaIntitulado, “ Erros Ortográficos: De que modo um Professor pode contribuir para a redução dos erros ortográficos dos alunos”, o presente relatório visa apresentar de uma forma reflexiva o trabalho desenvolvido nos estágios realizados no Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico. Este relatório encontra-se dividido em duas partes, uma relativa aos estágios cumpridos e uma outra relativa à componente investigativa. A primeira parte encontra-se por sua vez, subdividida em duas partes, uma relativa aos estágios de 1º ciclo e outra relativa aos estágios que realizei no 2º ciclo. Em ambas as partes serão caraterizadas as instituições e os contextos em que se inserem, a prática de ensino que desenvolvi, nomeadamente a caraterização curricular, a reflexão sobre o planeamento e a operacionalização da atividade educativa, assim como a avaliação efetuada. A segunda parte elucida o estudo realizado sobre os erros ortográficos, em que os sujeitos do estudo são duas turmas do 3º ano de escolaridade do 1º ciclo, do ensino básico. Com o intuito de contextualizar o objeto de estudo deste trabalho, realizarei um enquadramento teórico, o qual abrangerá uma reflexão sobre o erro ortográfico, suas causas, origens e tipologias na perspetiva de alguns autores. Em seguida, farei uma análise aos dados colhidos e darei a conhecer as estratégias que na minha opinião poderão contribuir para combater o erro ortográfico. Os resultados revelam que a implementação de estratégias de supressão do erro em sala de aula são favoráveis, permitindo aos alunos melhorar significativamente a escrita de palavras sem erros ortográficos.
- Como se articula a imagem e os textos escritos, nos manuais de português?Publication . Almeida, Leonor Monteiro; Teixeira, MadalenaEste relatório foi elaborado, no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada do 2º Ciclo – Matemática e Ciências, para a obtenção do grau de mestre em ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Neste mestrado, o estágio dividiu-se em duas fases: a primeira fase foi na valência de 1.º ciclo, no primeiro ano de mestrado e a segunda, na valência de 2.º ciclo, no segundo ano. Relativamente à parte I, deste relatório, apresentamos a caraterização dos contextos de estágios, das turmas e refletimos acerca do trabalho desenvolvido ao longo dos estágios, na área do Português, Matemática, Estudo do Meio, História e Geografia de Portugal e Ciências Naturais, apontando aspetos positivos e estratégias utilizadas para tentar ultrapassar dificuldades que se forma sentindo. Na parte II introduzimos a problemática surgida durante a prática letiva - Como se articula a imagem e os textos escritos, nos manuais de português? - , na qual destacamos os objetivos: i) analisar a (des)articulação entre a imagem e texto e ii) averiguar a existência de possíveis interferências na compreensão textual, bem como a opção metodológica adotada. Os dados obtidos apontam para a falta de articulação e, consequentemente, em nosso entender, para a indução de incompreensão textual. Finalmente terminamos o presente relatório, com uma reflexão de todo o percurso, na qual apresentamos os aspetos que mais contribuíram para o nosso progresso pessoal e profissional.
- A influência da publicidade no consumo de bebidas alcoólicas dos estudantes do Instituto Politécnico de SantarémPublication . Mesquita, Sancho Filipe Ferreira; Gaspar, Fernando C.; Pinho, Luis Fé deO consumo de bebidas alcoólicas pelos jovens do Instituto Politécnico de Santarém é considerado por vezes excessivo e pode ser influenciado pela publicidade das marcas de bebidas alcoólicas. Existem diversos estudos que incidem sobre os comportamentos de consumo dos estudantes do Ensino Superior, contudo, são escassos os que focam a exposição à publicidade. O objetivo do presente estudo é examinar a associação entre a exposição à publicidade e o envolvimento com o álcool, através de uma coleta de dados sobre estudantes do Instituto Politécnico de Santarém, expostos a diferentes tipos de publicidade de bebidas alcoólicas. O método utilizado foi o estudo transversal com uma amostra de 190 jovens do Instituto Politécnico de Santarém com idades entre os 17 e mais de 25 anos, que responderam a uma série de perguntas de modo a avaliar a exposição dos jovens à publicidade de bebidas alcoólicas em diferentes meios de comunicação (televisão, internet, outdoors, flyers, publicidade de rua e festas temáticas de bebidas). O consumo de álcool foi avaliado por meio de nove perguntas (iniciação ao consumo, frequência recente, tipologia de bebidas consumidas, razão pela intensão do consumo, quantidade ingerida e grupos de referência). O instrumento de colheita de dados utilizado foi o questionário baseado em vários autores e adaptado pelo investigador a esta realidade, estes foram analisados com o auxílio do programa estatístico SPSS de investigação quantitativa e qualitativa. Após o tratamento estatístico e análise dos resultados obtidos, podemos concluir que, o sexo, se relaciona com o grau de envolvimento com o álcool dos jovens; que os jovens do 1º e 2º ano da licenciatura estão mais envolvidos que os restantes e que os jovens passam mais tempo na internet, do que qualquer outro meio de comunicação. Nesta sequência, considera-se que a utilização de estratégias na comunicação por parte das marcas de bebidas alcoólicas, não são as mais eficazes.
- Supervisão e orientação pedagógica como processo de formação contínua: caso de São Tomé e PríncipePublication . Rodrigues, Teodolinda Mendes Santos; Guimarães, António MesquitaO presente trabalho de investigação desenvolve-se em torno da temática da Supervisão de Professores considerada como processo que intervém, tanto na Formação Inicial como na Contínua, ligada ao desenvolvimento profissional com vista à construção de uma identidade própria, na medida em que o profissional reflexivo, ao atuar e refletir na ação e sobre a ação, constrói o próprio conhecimento profissional, como refere Belo F. (2008), citando A. Pérez Gómez. A Supervisão deve distinguir-se das tarefas inspetivas, na medida em que elege como objetivo fundamental o da formação em contexto, na base de estratégias reflexivas (Alarcão & Roldão, 2008), práticas colaborativas e mediadoras (Formosinho, 2002), reconhecendo os saberes e a experiência docente bem como os ciclos de vida dos docentes. Para ganhar a adesão dos professores, para as mudanças almejadas pelo processo de reforma que se vive em S. Tomé e Príncipe, justificam os processos de reflexão e colaboração, pois podem aumentar o grau de participação ativa dos professores, tendo em conta os novos paradigmas da educação e da sociedade. Com esta investigação pretendemos conhecer as Práticas de Formação e Supervisão de professores em S. Tomé e Príncipe, perceber as conceções que lhes estão subjacentes e propor as linhas gerais de um Programa de Formação e Supervisão de professores adequado às características sociológicas do País. O estudo insere-se num tipo de Pesquisa Descritiva, de natureza qualitativa com características etnográficas realizado nas escolas do Ensino Básico e nos Departamentos do Ministério da Educação de S. Tomé e Príncipe, e assume como fontes de informação os professores do ensino básico obrigatório, os diretores das respetivas escolas, os orientadores pedagógicos e inspetores de ensino e os responsáveis pela formação de professores nos últimos anos. Recorre-se, igualmente à análise de Documentos. Os Instrumentos de Recolha de informação são a Entrevista e o Questionário, os dados foram tratados recorrendo a Processos Indutivos de Análise de Conteúdo, bem como a Estatísticas Descritivas. Concluímos que, segundo a opinião dos inquiridos, o sucesso do Sistema de Ensino depende, em grande medida, da formação e qualificação do corpo docente. As Reuniões de Preparação Metodológica, têm sido momentos de partilha de ideias e troca de experiência entre os professores, tem contribuído consideravelmente para a melhoriada prática docente. No que toca ao processo de orientação e supervisão dos professores, a maioria dos entrevistados admite que o seu procedimento deve ser ajustado.
- O impacto da Publicidade televisiva no consumo infantil (O caso do McDonald´s em Portugal)Publication . Rodrigues, Sara Catarina Cardoso; Gaspar, Fernando C.Nesta Dissertação são apresentados os resultados de uma investigação sobre o impacto que a Publicidade televisiva tem no consumo infantil de Fast Food, reportando-nos especificamente ao caso do McDonald´s em Portugal. Ou seja, pretende-se perceber efetivamente se uma variável tem influência direta sobre a outra, e se esse nível de influência é ou não relevante. Trata-se de um projecto de pesquisa qualitativo e quantitativo, cujo principal objetivo é identificar a forma como as crianças absorvem e percecionam as mensagens publicitárias sobre a comida Fast Food e, por outro lado, perceber também de que forma a Publicidade exerce influência sobre as crianças e molda os seus gostos. A ideia desta temática surge associada ao facto de a obesidade ser um tema cada vez mais polémico e alvo de debates constantes e associada também à importância de ter uma alimentação saudável. No seguimento desta temática verifica-se a necessidade de ter uma visão concreta a este nível, nomeadamente no que diz respeito ao caso português, ou seja, perceber em que medida a Publicidade em Portugal influencia o consumo infantil de Fast Food, visto que não existem ainda estudos concretos em relação a esta temática.Só através da obtenção dos resultados principais desta análise é possível ter a perceção do impacto que a Publicidade tem sobre o consumo infantil de Fast Food e só a partir daí é possível tentar criar novas estratégias ou melhorar as já existentes e, por outro lado, através das conclusões retiradas é, também, possível criar campanhas ao nível da saúde, alimentação saudável e bem-estar físico, ou seja, porventura campanhas de prevenção da obesidade que façam frente às do McDonald´s. Como resultado final foi possível confirmar a ideia geral da temática desta dissertação, ou seja, foi possível verificar que a Publicidade televisiva tem realmente impacto no que diz ao consumo infantil, particularmente ao consumo de alimentos McDonald´s. O nível de impacto revelado não se revelou extremamente alto, mas a dúvida quanto ao fato de a variável Publicidade ter influência direta no que diz respeito ao consumo infantil de Fast Food McDonald´s em Portugal ficou clara. Através deste estudo foi possível concluir que as crianças absorvem e percepcionam a Publicidade, sabem identificá-la, sabem qual a sua preferida, sabem até que a Publicidade nãoé linear nem transparente, mas mesmo assim vêm-na, assistem Televisão muitas horas e a maioria das vezes sozinhas. Da mesma forma que sabem identificar a Publicidade as crianças sabem também identificar o McDonald´s, e a preferência por esta cadeia alimentar e pelo tipo de produtos desta cadeia alimentar, em detrimento de outras, é indiscutível a partir dos resultados efectivos. Os pais têm também noção do que é a Publicidade e em que consiste a mesma, mas fica claro que a Televisão e a Publicidade fazem inquestionavelmente parte do dia-a-dia e da casa de todas as famílias, na maioria dos casos mais horas até do que seria de esperar.