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Nelson José Mestrinho Lopes

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  • Corrida no Jurássico
    Publication . Mestrinho, Nelson; Cavadas, Bento
    O CreativeLab_Sci&Math é uma iniciativa didática do Departamento de Ciências Matemáticas e Naturais da Escola Superior de Educação de Santarém (ESES) que, entre outros objetivos, visa a construção, implementação e avaliação de atividades interdisciplinares em Ciências Naturais e Matemática, desenvolvidas em ambientes educativos inovadores. A Corrida no Jurássico foi uma atividade interdisciplinar dinamizada nesse contexto e integrada no trabalho de duas unidades curriculares do 3.º ano da Licenciatura em Educação Básica – Ciências da Terra e da Vida e Modelação Matemática. O trabalho foi organizado segundo uma estratégia Inquiry5 e o modelo de ensino 6E6. Tendo como enquadramento uma visita ao Museu da Lourinhã e o estudo dos métodos usados pelos paleontólogos na reconstituição da história da vida na Terra, as estudantes foram colocadas perante uma pista simulada de pegadas de um dinossauro terópode recriada na escola. A questão levantada foi: A que velocidade se deslocou o dinossauro responsável pela pista? Esta atividade proporcionou às estudantes o aprofundamento de conteúdos da geohistória, a recolha e partilha de dados da dinâmica da locomoção bípede, a discussão e o debate de ideias, a construção e o uso de modelos matemáticos para responder ao problema.
  • Uma abordagem interdisciplinar à porosidade dos solos em contexto de formação de professores
    Publication . Cavadas, Bento; Mestrinho, Nelson; Cunha, Juliana; Sousa, Maria Catarina; Laranginha, Rita
    O solo é um recurso natural complexo e não renovável, fundamental para a manutenção dos ecossistemas e para o fornecimento de alimento, energia e fibras para os seres humanos. Neste trabalho apresenta-se uma atividade de caráter experimental e investigativo designada "A porosidade dos solos", que possui a particularidade de proporcionar uma experiência de aprendizagem interdisciplinar entre a Matemática e as Ciências Naturais. Os participantes foram 28 estudantes de uma turma do 3.º ano da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Santarém (Portugal). Tiveram de dar resposta às seguintes questões: Qual é a porosidade de diferentes tipos de solos? Como representar quantitativamente a porosidade dos solos? Para tal, planificaram e implementaram investigações, com controlo de variáveis para recolher as evidências empíricas necessárias para avaliar a porosidade de três tipos de solos. A partir dos dados recolhidos empiricamente nas medições efetuadas, construíram e determinaram o índice de porosidade dos solos, enquanto medida da proporção de solo não ocupado por partículas sólidas. De seguida, analisaram os resultados e elaboraram conclusões e analisaram-nas criticamente para criarem explicações baseadas nas evidências recolhidas. O trabalho terminou com a comunicação dessas evidências e a justificação dos resultados e conclusões. Esta atividade interdisciplinar promoveu nos participantes a aprendizagem de conteúdo científico relacionado com os solos e de aspetos associados à planificação de atividades experimentais e investigativas, devido ao seu caráter prático e promotor das competências de raciocínio e resolução de problemas. Palavras-chave: ciências, investigação, interdisciplinaridade, matemática, porosidade, solos. Abstract Soil is a complex and non-renewable natural resource, essential for the equilibrium of the ecosystems and for the provision of food, energy and fibres to humans. This study presents an inquiry and experimental activity about soil porosity. This activity has the particularity of proportionate an interdisciplinary learning experience between mathematics and science. The participants were 28 students of an elementary teacher education degree. They had to answer these questions: What is the porosity of different soils? How to quantitatively represent soil porosity? With this focus, students planned and implemented an inquiry to collect evidences in order to evaluate the soil porosity of three soil samples, with variable control. Afterwards, formulate explanation from evidence. The inquiry was concluded with the exchange of those evidences and justification of the results and conclusions. This interdisciplinary activity promoted in the participants the learning of scientific content related to the soils and aspects associated to the planning of experimental and investigative activities, due to its practical nature and promoter of the skills of reasoning and problem solving.
  • Uma abordagem interdisciplinar à porosidade dos solos em contexto de formação de professores
    Publication . Cavadas, Bento; Mestrinho, Nelson; Cunha, Juliana; Sousa, Maria Catarina; Laranjinha, Rita
    O solo é um recurso natural complexo e não renovável, fundamental para a manutenção dos ecossistemas e para o fornecimento de alimento, energia e fibras para os seres humanos. Neste trabalho apresenta-se uma atividade de caráter experimental e investigativo designada “A porosidade dos solos”, que possui a particularidade de proporcionar uma experiência de aprendizagem interdisciplinar entre a Matemática e as Ciências Naturais. Os participantes foram 28 estudantes de uma turma do 3.º ano da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Santarém (Portugal). Tiveram de dar resposta às seguintes questões: Qual é a porosidade de diferentes tipos de solos? Como representar quantitativamente a porosidade dos solos? Para tal, planificaram e implementaram investigações, com controlo de variáveis para recolher as evidências empíricas necessárias para avaliar a porosidade de três tipos de solos. A partir dos dados recolhidos empiricamente nas medições efetuadas, construíram e determinaram o índice de porosidade dos solos, enquanto medida da proporção de solo não ocupado por partículas sólidas. De seguida, analisaram os resultados e elaboraram conclusões e analisaram-nas criticamente para criarem explicações baseadas nas evidências recolhidas. O trabalho terminou com a comunicação dessas evidências e a justificação dos resultados e conclusões. Esta atividade interdisciplinar promoveu nos participantes a aprendizagem de conteúdo científico relacionado com os solos e de aspetos associados à planificação de atividades experimentais e investigativas, devido ao seu caráter prático e promotor das competências de raciocínio e resolução de problemas.
  • Inovação no ensino da matemática e das ciências: livro de resumos
    Publication . Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Martins, Maria Clara; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Branco, Neusa Cristina Vicente; Santos, Raquel; Colaço, Susana
    O encontro “Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2022” pretendeu constituir-se como um espaço para a partilha de práticas, projetos e investigações em inovação pedagógica no ensino da Matemática e das Ciências, e tem como objetivos: - Divulgar práticas e projetos de inovação no ensino da Matemática e das Ciências; - Promover a reflexão crítica sobre estratégias de ensino-aprendizagem orientadas para a interdisciplinaridade na formação inicial e contínua de educadores e professores; - Contribuir para a reflexão sobre a flexibilidade curricular, autonomia e inovação pedagógica em Matemática e das Ciências; - Compreender as potencialidades das ferramentas digitais em contexto educativo e, em particular, no ensino da Matemática e das Ciências.
  • Exploração de situações aleatórias com jogos
    Publication . Branco, Neusa Cristina Vicente; Colaço, Susana; Martins, Maria Clara; Mestrinho, Nelson; Santos, Raquel; Garcia, Ana Paula; Bruno, Cátia
    Sendo as situações aleatórias um tema matemático que surge nos documentos curriculares portugueses e internacionais logo desde os primeiros anos do ensino básico, a sua introdução através de jogos apresenta um fator de motivação extra para os alunos. Além disso, permite abordar a probabilidade como uma medida, promovendo-se comparações. Neste artigo discute-se uma intervenção numa sala de aula do 4.º ano de escolaridade, utilizando um jogo, onde os alunos refletem sobre a probabilidade de ganhar de cada jogador. Observamos que a simulação e a discussão na implementação do jogo ajudam os alunos a fazer a ligação entre o modelo matemático e o contexto do jogo. Adicionalmente, o trabalho da professora é crucial tanto na organização de todos os dados da turma a fim de ajudar na colocação de inferências mais fundamentadas, como na sistematização em esquema que concede aos alunos mais argumentos na justificação da justiça do jogo.
  • Creative lab_sci&math: inovação no ensino da matemática e das ciências físico-naturais
    Publication . Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Santos, Raquel
    CreativeLab_Sci&Math is a didactic initiative within the department of Mathematical and Natural Sciences of the School of Education of the Polythecnic Institute of Santarém, that aims the innovation of the pedagogical practices in Higher Education, particularly in teacher education. Our didactic approach is based on following principles: use of 7E instructional model and Inquiry-Based Learning, use of innovative educational environments and curricular integration of digital technologies. Other goals of CreativeLab_Sci&Math are the dissemination of these innovative teaching practices in scientific events, development of initiation activities in programming and robotics, development of educational resources for mathematics and science and the provision of these resources to teachers on online platforms with peer review, such as Casa das Ciências®. Some activities are implemented in CreativeLab_Sci&Math with two teachers, one of each subjects, science and mathematics. This collaboration has the advantage of diverse skills in students, such as scientific, technical and technological knowledge, critical and creative thinking, reasoning and problem-solving skills, through their involvement in interdisciplinary tasks that relate content and processes of learning of the two areas.
  • Exploração de situações aleatórias com jogos
    Publication . Colaço, Susana; Branco, Neusa Cristina Vicente; Martins, Maria Clara; Mestrinho, Nelson; Santos, Raquel; Garcia, Ana Paula; Bruno, Cátia
    Sendo as situações aleatórias um tema matemático que surge nos documentos curriculares portugueses e internacionais logo desde os primeiros anos do ensino básico, a sua introdução através de jogos apresenta um fator de motivação extra para os alunos. Além disso, permite abordar a probabilidade como uma medida, promovendo-se comparações. Neste artigo discute-se uma intervenção numa sala de aula do 4.º ano de escolaridade, utilizando um jogo, onde os alunos refletem sobre a probabilidade de ganhar de cada jogador. Observamos que a simulação e a discussão na implementação do jogo ajudam os alunos a fazer a ligação entre o modelo matemático e o contexto do jogo. Adicionalmente, o trabalho da professora é crucial tanto na organização de todos os dados da turma a fim de ajudar na colocação de inferências mais fundamentadas, como na sistematização em esquema que concede aos alunos mais argumentos na justificação da justiça do jogo.
  • Rede Curricular Interdisciplinar: uma proposta para a integração entre a matemática e as ciências
    Publication . Cavadas, Bento; Mestrinho, Nelson
    A interdisciplinaridade é um tema central da reflexão sobre a renovação das abordagens pedagógicas em todos os níveis de ensino (Raynaut, 2018). A investigação mostra que há necessidade de contemplar experiências relacionadas com projetos interdisciplinares nos processos de formação inicial e contínua de professores (Lima & Ramos, 2017). O CreativeLab_ Sci&Math® é um projeto do Departamento de Ciências Matemáticas e Naturais da Escola Superior de Educação/ Instituto Politécnico de Santarém (ESE/IPSantarém) que visa a inovação das práticas pedagógicas no ensino superior através da integração da matemática e das ciências na formação de professores. Contudo, o trabalho interdisciplinar é um processo complexo e de difícil concretização (Pombo, 2005) e a alteração do quadro disciplinar para um interdisciplinar continua a ser objeto de múltiplos debates e controvérsias (Raynaut, 2018). Para dar resposta a essa problemática, no enquadramento do CreativeLab_Sci&Math®, os docentes de Ciências da Terra e da Vida (CTV) e Modelação Matemática (MM) do 2.º semestre do 3.º ano do curso de licenciatura em Educação Básica da ESE/ IPSantarém (Despacho n.º 15080/2014), realizaram um processo de desenvolvimento curricular. Essa colaboração traduziu-se num conjunto de propostas de trabalho interdisciplinar no âmbito dos objetivos de aprendizagem das duas unidades curriculares que, posteriormente, originaram a construção do conceito de Rede Curricular Interdisciplinar (RCI).
  • Livro de resumos - Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências
    Publication . Cavadas, Bento (ed.lit.); Linhares, Elisabete (ed.lit.); Martins, M. Clara( ed.lit.); Correia, Marisa (ed.lit.); Mestrinho, Nelson (ed.lit.); Branco, Neusa Cristina Vicente (ed.lit.); Santos, Raquel ed.lit.); Colaço, Susana (ed.lit.); Ribeirinha, Teresa (ed.lit.)
    O Encontro “Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2024 (IEMC 2024)” realiza-se nos dias 15 e 16 de março de 2024 na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (ESE-IPSantarém). Este evento científico decorre do trabalho que os docentes do Departamento de Ciências Matemáticas e Naturais da ESE-IPSantarém têm vindo a desenvolver no âmbito do projeto CreativeLab_Sci&Math. A 3.ª edição do evento centra-se na inovação em educação em matemática e ciências, decorrente de práticas interdisciplinares colaborativas, do uso de tecnologias digitais, da exploração de ambientes educativos inovadores e diferentes contextos associados à formação integral do aluno, como a educação para o desenvolvimento sustentável. Nesse evento será também promovida a reflexão sobre o futuro da formação de professores de matemática e de ciências. O encontro “Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2024” pretende constituir-se como um espaço de partilha e discussão de práticas, projetos e investigações em inovação pedagógica no ensino da Matemática e das Ciências, tendo como objetivos: • Divulgar práticas, recursos educativos e projetos de inovação, nacionais ou internacionais, no ensino presencial ou a distância da matemática ou das ciências, nos diferentes níveis de ensino; • Promover a reflexão crítica sobre abordagens educativas interdisciplinares na formação inicial e contínua de educadores e professores; • Contribuir para a reflexão sobre a flexibilidade curricular, colaboração e inovação pedagógica em matemática e ciências; • Compreender as potencialidades dos ambientes educativos inovadores no ensino da matemática e das ciências; • Discutir as implicações das inteligências artificiais no ensino da matemática e das ciências. O Encontro envolve dinâmicas diversificadas, como sessões plenárias, sessões práticas e simpósios de comunicações, prevendo-se a existência de momentos presenciais e a distância. Tem como destinatários estudantes de licenciatura e mestrado, educadores, professores, formadores de professores e outros profissionais interessados nesta temática.
  • Predação no Jurássico: a utilização de pegadas de dinossauros como contexto interdisciplinar entre as ciências e a matemática
    Publication . Cavadas, Bento; Mestrinho, Nelson
    Este relato apresenta uma prática interdisciplinar entre as ciências e a matemática, em contexto de formação inicial de professores, nas unidades curriculares de Ciências da Terra e da Vida e Modelação Matemática, do curso de licenciatura em Educação Básica. A partir do estudo de pistas de pegadas de dinossauros simuladas no espaço exterior da instituição, as estudantes, organizadas em grupos de trabalho, realizaram uma sequência de tarefas com o objetivo de apresentar hipóteses sobre o comportamento de um dinossauro terópode (carnívoro) e de um saurópode (herbívoro) e determinar a velocidade do dinossauro terópode através da implementação de um processo de modelação matemática.