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- Uma abordagem interdisciplinar à porosidade dos solos em contexto de formação de professoresPublication . Cavadas, Bento; Mestrinho, Nelson; Cunha, Juliana; Sousa, Maria Catarina; Laranginha, RitaO solo é um recurso natural complexo e não renovável, fundamental para a manutenção dos ecossistemas e para o fornecimento de alimento, energia e fibras para os seres humanos. Neste trabalho apresenta-se uma atividade de caráter experimental e investigativo designada "A porosidade dos solos", que possui a particularidade de proporcionar uma experiência de aprendizagem interdisciplinar entre a Matemática e as Ciências Naturais. Os participantes foram 28 estudantes de uma turma do 3.º ano da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Santarém (Portugal). Tiveram de dar resposta às seguintes questões: Qual é a porosidade de diferentes tipos de solos? Como representar quantitativamente a porosidade dos solos? Para tal, planificaram e implementaram investigações, com controlo de variáveis para recolher as evidências empíricas necessárias para avaliar a porosidade de três tipos de solos. A partir dos dados recolhidos empiricamente nas medições efetuadas, construíram e determinaram o índice de porosidade dos solos, enquanto medida da proporção de solo não ocupado por partículas sólidas. De seguida, analisaram os resultados e elaboraram conclusões e analisaram-nas criticamente para criarem explicações baseadas nas evidências recolhidas. O trabalho terminou com a comunicação dessas evidências e a justificação dos resultados e conclusões. Esta atividade interdisciplinar promoveu nos participantes a aprendizagem de conteúdo científico relacionado com os solos e de aspetos associados à planificação de atividades experimentais e investigativas, devido ao seu caráter prático e promotor das competências de raciocínio e resolução de problemas. Palavras-chave: ciências, investigação, interdisciplinaridade, matemática, porosidade, solos. Abstract Soil is a complex and non-renewable natural resource, essential for the equilibrium of the ecosystems and for the provision of food, energy and fibres to humans. This study presents an inquiry and experimental activity about soil porosity. This activity has the particularity of proportionate an interdisciplinary learning experience between mathematics and science. The participants were 28 students of an elementary teacher education degree. They had to answer these questions: What is the porosity of different soils? How to quantitatively represent soil porosity? With this focus, students planned and implemented an inquiry to collect evidences in order to evaluate the soil porosity of three soil samples, with variable control. Afterwards, formulate explanation from evidence. The inquiry was concluded with the exchange of those evidences and justification of the results and conclusions. This interdisciplinary activity promoted in the participants the learning of scientific content related to the soils and aspects associated to the planning of experimental and investigative activities, due to its practical nature and promoter of the skills of reasoning and problem solving.
- Apontamentos de Macroeconomia:Lições sobre Modelos Keynesianos e o Modelo IS-LM (análise de Mundell-Fleming)Publication . Oliveira, PedroNesta sebenta reúnem-se os conteúdos teóricos e práticos relacionados com a Teoria Keynesiana e a sua aplicação aos mercados de bens e serviços e ao mercado monetário, num contexto de economia fechada mas também de economia aberta. De forma minuciosa mas pedagogicamente muito acessível, sem descurar da formalização matemática, procura-se evidenciar a importância desta teoria ao nível da compreensão de questões como a influência das variáveis da procura interna e da procura externa nos equilíbrios interno e externo e o tipo de eficácia que as políticas orçamental e monetária poderão ter conforme o regime cambial considerado, num contexto de perfeita mobilidade de capitais.
- Contributos do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica na capacitação da mulher grávida para atividade físicaPublication . Figueiredo, Verónicaesenvolveu-se um estudo qualitativo, descritivo e exploratório, partindo da questão “Quais os contributos do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica (EEESMO) na capacitação da mulher grávida para a atividade física?”. Objetivos: identificar os conhecimentos do EEESMO e as estratégias utilizadas na capacitação da mulher grávida para a atividade física. Utilizaram-se duas abordagens de pesquisa, a revisão sistemática da literatura e um focus grupo. Na discussão recorreu-se à triangulação de dados com o objetivo de ampliar a compreensão do estudo. Conclui-se que os contributos do EEESMO na capacitação das mulheres grávidas para a atividade física, ficam muito aquém do esperado. O défice de conhecimento na área, limita a perspetiva do desenvolvimento da prática baseada na evidência. Emerge a necessidade de estratégias formativas dos EEESMO em contexto de trabalho, a atualização dos Curso de Preparação para o Nascimento e a introdução da temática nos currículos académicos nas áreas da saúde. A qualitative, descriptive and exploratory study has been carried out, having as starting point the question “what are the contributions of a midwife as far as the empowerment of expectant women for physical activity is concerned?” The main objectives were to identify the knowledge and skill level of the midwife, as well as the strategies followed to enable the pregnant woman to build the physical activity required capacity. For the purpose, two research approaches have been used, a systematic review of the literature available and a focus group. As a way of ensuring an increased understanding of the subject under study, the method used throughout the discussion was the data triangulation. In the light of the results, it was concluded that the contributions from the training of pregnant women for physical activity fall far below expectations. The deficit of knowledge on the area under study does limit the perspective of the practical development based on the evidence. There is, therefore, the need for further work-related formation/training of the midwife involved, updated Birth and Parenthood Preparation Courses as well as the introduction of the subject in the academic curriculums within the health-related areas.
- A influência das redes sociais na experiência de gravidez, trabalho de parto e parto - a intervenção do enfermeiro especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica.Publication . Violante, FilipaA utilização frequente das redes sociais pelas grávidas/parturientes suscitou interesse em contribuir para que possam utilizar este recurso positivamente. Foi efetuada uma ‘scoping review’ partindo da questão “Quais as intervenções do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica (EEESMO) face à influência das redes sociais, na gravidez, trabalho de parto e parto?”, da qual se obteve três artigos. Através de duas áreas de intervenção, a atuação individual (na prestação de cuidados à mulher) e a atuação social (atividade nas redes sociais), o EEESMO fornece um acompanhamento de proximidade e promove a literacia em saúde, objetivando capacitar a mulher para tomar decisões fundamentadas e reforçar a confiança. Estes resultados são relevantes para os cuidados de enfermagem nas diferentes tipologias de organizações de saúde. Sugere-se aprofundar investigação sobre o tema, e a emanação de um manual de conduta por parte das entidades que regulamentam o exercício de enfermagem em Portugal. The frequent use of social media networks by pregnant women/parturientes evoked the interest in contributing to their positive use. Research was done using Scoping Review, starting from the question “Which are the interventions of Midwifes, in view of the influence of social media networks, in pregnancy, labor and delivery?”, being selected three articles. Thought two areas of intervention, the personal level interventions (direct care to women) and the social level interventions (activities on social media networks), midwifes can give a proximity assistance and promote health literacy, seeking to empower women to make informed decisions and reinforce their confidence. These results are relevent for nursing care in different types of health settings. It is suggested to deepen the investigation on the topic and the release of a guide of conduct provided by the entities that regulate nursing’s practices in Portugal.
- Physical exercise and geriatric depression: an opinionPublication . Machado, Sérgio; Lima, João Lucas Maciel de; Paes, Flávia; Monteiro, Diogo; MOUTÃO, JOÃO; Cid, Luis; Murillo-Rodriguez, Eric; Yamamoto, TetsuyaDepression represents a common public health problem in the world. Depression in the elderly appears to follow a vulnerability-stress model, with an interaction between individual vulnerabilities, including genetic factors, age-related cognitive and neurobiological changes, and a variety of stressful events that occur more frequently in advanced ages, such as grief, financial problems, and reduction in autonomy/functionality. In the last decades, several studies have indicated that exercise can be effective in preventing or reducing depressive symptoms, both in healthy and psychiatric populations. Due to the scientific community’s interest in the efficacy and safety of physical exercise as complementary therapy for depressed elderly patients, we conduct an opinion study on the subject. Despite the researchers’ efforts, in the last decades little progress has been made in verifying the efficacy of exercise in geriatric depression.
- Literacia para a saúde na perspetiva das crianças de nove e dez anos, em meio escolar.Publication . Vieira, MariaA literacia para a saúde está associada à promoção da saúde e tem influência nos comportamentos, nos resultados e na cidadania em saúde. Com o objetivo de caraterizar a literacia para a saúde na perspetiva das crianças em meio escolar, desenvolveu-se um estudo de abordagem qualitativa, com orientação dedutivo-indutiva. Desenvolveram-se vinte entrevistas semiestruturadas, analisadas recorrendo à análise de conteúdo. A literacia para a saúde dos participantes carateriza-se pela capacidade de compreensão, gestão e investimento nas áreas da alimentação e controlo do peso, resultante da informação sobre saúde veiculada pelos profissionais de saúde, pais, professores e pares, o que permite promover a saúde e prevenir doenças através da adoção de estilos de vida saudáveis. Identifica-se a falta de conhecimento relativamente à informação sobre a prevenção do baixo peso. Conclui-se que a promoção da saúde contribui para a capacitação, ‘empowerment’, literacia para a saúde e cidadania em saúde. Health literacy is associated with health promotion and influences health behaviours, outcomes and citizenship. In order to characterize health literacy from the perspective of children in school, a study with a qualitative approach was developed, with a deductive-inductive orientation. Twenty semi-structured interviews were developed and analysed using the content analysis technique. The health literacy of the participants is defined by the ability to understand, manage and invest in the areas of food and weight control, resulting from health information conveyed by health professionals, parents, teachers and peers, which allows to promote health and prevent disease through the adoption of healthy lifestyles. We identified a lack of knowledge regarding information on the prevention of low weight. We concluded that health promotion contributes to training, empowerment, health literacy and health citizenship.
- Observação dos comportamentos técnicos de TaekwondoPublication . Sousa, José Luis Resende Ferreira e; Louro, HugoO presente estudo tem como objetivo verificar se durante a execução técnica, os atletas, possuem uma estabilidade comportamental dos gestos técnicos fundamentais realizados em três técnicas distintas, a saber: - Bandal, Yop e Dólio Chagi. A amostra é constituída por 7 (sete) atletas de Taekwondo, da disciplina de combates, a amostra de controlo da qualidade dos dados é composta por 5 (cinco) observadores sendo um deles o perito. Os outros observadores são, todos eles, treinadores com mais de 10 (dez) anos de experiência. A amostra observacional caracteriza-se pelos configurações de eventos e códigos alfanuméricos definidos previamente nos sistemas de observação do comportamento técnico das 3 (três) técnicas em estudo. Os valores totais, da análise de frequências e índice de estabilidade da amostra observacional de configurações de eventos e códigos alfanuméricos encontrados em cada uma das técnicas observadas, foram: Bandal Chagi com 45 configurações de eventos e 59 códigos alfanuméricos, Yop Chagi com 51 configurações de eventos e 58 códigos alfanuméricos e Dólio Chagi com 44 configurações de eventos e 57 códigos alfanuméricos. A variabilidade observacional encontrada é elevada nas fases de aceleração da perna, ou seja, no início da extensão da perna, momento de contacto e início da flexão da perna nos três movimentos analisados. Concluímos que os Sistemas de Observação do Comportamento Técnico são válidos e fiáveis em condições similares. Não encontramos uma estabilidade comportamental correspondente a cada movimento estudado.
- Intervenção profissional numa equipa feminina de Sub-19 – Construção, validação e aplicação de um sistema de observação num estudo piloto sobre o processo ofensivoPublication . Cruz, Lara Andreia Viegas da; Teixeira, EduardoO presente relatório de estágio visa a obtenção do grau de Mestre em Desporto, com especialização em Treino Desportivo na modalidade de Futebol. São apresentadas as práticas pedagógicas vivenciadas durante o processo de estágio, bem como o desenvolvimento de um estudo aplicado em três equipas da Liga BPI (1ª divisão de futebol feminino em Portugal), durante a época de 2018/2019. O trabalho organiza-se em três capítulos. Inicialmente é realizado um enquadramento pessoal e uma contextualização do Futebol Feminino. De seguida é realizado um enquadramento profissional, onde se exploram temas relacionados com a posterior análise do estágio realizado no Grupo Desportivo e Cultural de A-dos-Francos, na equipa de Juniores Femininos sub-19. Nesta análise refere-se as funções, principais e secundárias, dentro da entidade como treinadora principal da equipa de juniores femininos, seniores masculinos e de benjamins “A” sub-10. No segundo capítulo desenvolve-se um estudo caso, compreendendo as várias etapas de criação, validação e aplicação de um instrumento ad hoc. Este, através da Metodologia Observacional, é desenvolvido com parâmetros adequados em contextos naturais ou ambientais em função de objetivos planeados onde se manifesta a ocorrência de condutas percetíveis para se proceder a um registo organizado (Anguera & Hermández-Mendo, 2013). O sistema de observação permitiu registar as ações relacionadas com o Processo Ofensivo, o que revela que o instrumento é eficiente em relação ao objetivo para o qual foi desenvolvido. A análise dos dados foi suportada pela perspetiva descritiva dos resultados relativos aos lances decorrentes da competição. A fiabilidade intra-observadores, enquanto requisito para se obter validade, foi atendida na sua totalidade, com todos os critérios a apresentarem um valor de k superior a 0.75. Foram definidos e desenvolvidos 4 critérios, 22 subcritérios e 145 categorias, analisando 6 jogos. Esta análise teve como resultado 893 ações, com uma média de 148,8(3) de ações por jogo.
- E-Sports: a legitimate sport?Publication . Cerqueira, Matheus; Monteiro, Diogo; Travassos, Bruno; Machado, SergioCurrently, our society is facing an increase in the levels of physical inactivity in the world population especially an increase in screen time, causing potential adverse effects in the short and long term to health (Stiglic & Viner, 2019; Domingues‐Montanari, 2017). Several institutions, such as the World Health Organization (WHO), American College of Sports Medicine (ACSM), and National Institute for Health and Care Excellence (NICE), recognize the importance of physical exercise as a potential tool against the risks associated with sedentary behavior (Piercy et al., 2018). And within that context, a question must be asked; can screen time be considered time spent on sports?
- From fans to buyers: antecedents of sponsor's products purchase intentionPublication . Silva, A.; Verissimo, Jose Manuel CristovaoPurpose – This study aims to explore the indirect and direct effect of perceived congruence between fans’ identification with a team and the intention to buy sponsor’s products. The level of perceived congruence between the sponsor and the sports team, as well as fans’ attitude toward the sponsor and their purchase intention toward products from the sponsoring company are analyzed. Design/methodology/approach – A sample of 2,647 football fans who support two well-known Portuguese professional football teams completed a questionnaire. Structural equation modeling with multigroup analysis was carried out to test the model and the hypotheses. Findings – Team identification has an effect on perceived congruence, on attitude toward sponsors and on intention to buy. The results also show the positive direct and indirect effects of both perceived congruence on attitude toward the sponsoring company and on purchase intention of sponsors’ products. However, neither congruence nor attitude show significant results on purchase intention. Originality/value – This study departs from previous studies, in that it investigates the direct and indirect (i.e. mediated) effects of perceived congruence. Firstly, it analyzes the mediating effect of perceived congruence between team identification and purchase intentions. Secondly, it explores the mediating effect of perceived congruence between team identification and attitude toward the sponsor.