Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Barradas, Luís Cláudio dos Santos

Search Results

Now showing 1 - 10 of 24
  • Towards an information system for social value creation
    Publication . Nascimento, João; Barradas, Luís Cláudio; Martins, Luís
    Purpose: This research is scoped in the Project “VOLTO JÁ: PROGRAMA DE INTERCÂMBIO SÉNIOR” and objects the development of an Information System, which aims to support the social business model of the Project. Design/methodology/approach: This research is conceived according to the Design Science framework in Information Systems. The Design Cycle is concerned with the development of a software artefact and an instantiation that will operationalise the VOLTO JÁ Business Model in a real scenario of elderly mobility, aiming to assess the utility, efficiency and quality of the artefact in order to achieve the goals of the project. The design of the software artefact was guided by the Dynamic Systems Development Method framework. This work encompasses only the Business study, the functional model iteration, and implementation iteration. The Business study comprised the definition of the Business Process Model and the requirements management: (1) the requirement elicitation; (2) specification and (3) validation. The Information System being developed comprises a Web platform and a Mobile application, structured on a multi-layered architecture of six layers. The Web platform is being developed with the Yii framework 2.0. The PhoneGap and Nativescript frameworks are under consideration for the development of the Mobile application. Findings: The software artefact is already on the development stage. The proposed software architecture has already been validated and some of the business processes are already supported. Originality/value: As far as we know, there are no other similar projects to compare to. We might remotely compare our project to with Travel 2.0 systems, such as Booking.com. However, we are focused on a very specific target with peculiarities that these systems are not prepared to deal with. This attests to the relevance and uniqueness of our proposal.
  • Volto Já - Programa de Intercâmbio Sénior:Projeto na Área do Turismo Social Sénior
    Publication . Bernardes De Oliveira, Sandra Margarida; Leal, Susana; Vivas, C.; Nascimento, João António Marujo do; Barradas, Luís Cláudio; São João, Ricardo; Passarinho, Aldo; Santos, Cristina; Amaral, Marta; Rodrigues, Ana; Ferreira, Maria Regina
    O Volto Já pretende operacionalizar um programa de cooperação entre organizações de Economia Social que promova o intercâmbio de seniores institucionalizados, proporcionando lhes experiências culturais, turísticas e artísticas. Os seus principais objetivos são: (i) fomentar o envelhecimento ativo e melhorar a qualidade de vida (bem estar, satisfação com a vida, felicidade, etc.) dos seniores institucionalizados; (ii) desenvolver um modelo de negócio de turismo social dirigido aos seniores institucionalizados em lares ou centros de dia, na região do Alentejo; (iii) desenvolver uma plataforma informática que permita às instituições de Economia Social aderir ao programa de intercâmbio sénior, divulgar as experiências socioculturais oferecidas e estabelecer parcerias que efetivem o intercâmbio. A participação no Volto Já permite aos seniores: (a) terem acesso a experiências turísticas e culturais de elevada qualidade, demasiado dispendiosas se adquiridas individualmente; (b) expandirem o seu círculo social; (c) combaterem o isolamento social; (d) contactarem com a cultura e as tradições de outras regiões do país; (e) promoverem a estimulação cognitiva; (f) melhorarem a sua qualidade de vida; (g) contribuírem para práticas de consumo sustentáveis. Para as instituições de Economia Social, participar no projeto permite-lhes: (a) acederem a uma oferta de serviços diferenciada a baixo custo; (b) expandirem a sua rede de parceiros; (c) melhorarem o reconhecimento social; (d) fortalecerem a ligação à academia; (e) inovarem socialmente; (f) aumentarem o seu capital reputacional. O projeto é suportado por uma equipa multidisciplinar do Instituto Politécnico de Santarém e do Instituto Politécnico de Beja, com a colaboração da Santa Casa da Misericórdia de Santarém. Os outputs previstos são: (a) diversas parcerias entre a academia e as instituições de Economia Social; (b) um modelo de negócio de turismo social sénior; (c) realizar uma prova de conceito/teste piloto; (d) uma plataforma informática para dinamização do modelo de negócio; (e) uma conferência internacional.
  • Revisão da literatura sobre conhecimentos, atitudes e comportamentos dos estudantes do ensino superior sobre o desenvolvimento sustentável
    Publication . Leal, Susana; Oliveira, Sandra; Loureiro, Ana; Messias, Inês; Barradas, Luis CS; Nascimento, João
    As Instituições de Ensino Superior (IES) têm um papel a desempenhar na Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) uma vez que podem promover a sensibilização, a compreensão e a ação em prol do Desenvolvimento Sustentável (DS) e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). As IES contribuem para provocar mudanças e transformações na sociedade, promovendo políticas, estratégias e métodos que permitam a construção de um mundo mais sustentável. Identificar os conhecimentos a adquirir e as atitudes e os comportamentos a desenvolver, pelos estudantes do Ensino Superior no âmbito do DS, é um desafio que merece ser prosseguido. Os estudantes das IES devem estar conscientes dos ODS e da forma como podem contribuir para a sua prossecução, não só enquanto estudantes, mas também como futuros profissionais e decisores em diferentes áreas (Bello et al., 2020; Leal Filho et al., 2019). O objetivo desta revisão da literatura é identificar os estudos existentes que abordam os conhecimentos, as atitudes e os comportamentos dos estudantes do ensino superior em relação ao DS e/ou aos ODS e sintetizar os seus principais resultados. Vários estudos têm-se centrado em fatores diretamente relacionados com os estudantes do ensino superior, contribuindo para medir os seus conhecimentos, atitudes e comportamentos em relação ao DS: (i) Borges (2019) mostrou que havia conhecimentos e atitudes muito favoráveis em relação ao DS entre estudantes do ensino superior, porém os comportamentos foram menos favoráveis; (ii) Balakrishnan et al. (2020) verificaram que os inquiridos tinham perceções e atitudes positivas em relação a todas as dimensões da sustentabilidade - ambiental, económica e social; (iii) Eagle et al. (2015) revelaram com o seu estudo que os estudantes mostram uma tendência para considerar que as questões fundamentais estão fora do seu controlo pessoal e acreditam que as soluções têm de ser encontradas por outros; (iv) em Al-Naqbi e lshannag (2018) os estudantes demonstraram uma elevada compreensão, atitudes positivas muito fortes e comportamentos moderadamente positivos em relação à EDS e ao ambiente; (v) os resultados de Zamora-Polo et al. (2019) mostram que o conhecimento dos ODS é baixo; foram encontradas diferenças significativas entre as pontuações obtidas nas implicações profissionais e pessoais dos ODS; (vi) segundo Leiva-Brondo et al. (2022) muitos estudantes afirmam estar cientes dos ODS, mas a maioria não tem uma compreensão completa destes 17 objetivos e da sua implementação atual, apesar de acreditarem que os ODS são importantes na sua vida quotidiana; (vii) Afroz e Ilham (2020) mostraram que os inquiridos têm um elevado conhecimento e uma atitude positiva em relação aos ODS. Neste trabalho, após a sistematização das principais conclusões dos estudos selecionados, apresenta-se algumas lacunas existentes na investigação, bem como orientações para estudos futuros.
  • A medição do impacto do turismo social na qualidade de vida dos idosos:o caso do projeto Volto Já
    Publication . Leal, Susana; Bernardes De Oliveira, Sandra Margarida; Vivas, Carla; Barradas, Luís Cláudio; Nascimento, João António Marujo do
    Introdução: O projeto Volto Já é um programa de intercâmbio sénior no âmbito do turismo social. Um dos seus objetivos (Oliveira et al., 2019) é melhorar a qualidade de vida dos idosos e promover o seu envelhecimento ativo (e.g., aumentar o bem-estar, a satisfação com a vida, a alegria, entre outros fatores). Objetivo: Esta investigação visa: (a) explorar a forma de como a qualidade de vida pode ser medida no contexto do referido projeto e (b) avaliar, para as medidas selecionadas, a evolução dos indicadores numa amostra de seniores que tenham participado em programas de turismo social. Metodologia: Desenvolveu-se um estudo quasi-experimental sem grupo de controlo numa amostra de 23 seniores (idade média de 78,6 anos, DP: 10,4). A medição do impacto do projeto Volto Já foi concretizada através das seguintes escalas: (a) qualidade de vida (Power, 2003); (b) satisfação com a vida (Diener, 1985); (c) item de felicidade; e (d) bem-estar emocional (European Social Survey, citado por Michaelson et al., 2009). Todas as medidas foram aplicadas antes e depois da participação dos seniores no programa de turismo social. Resultados: Os resultados antes e depois da participação no programa foram avaliados através do teste de Wilcoxon para amostras emparelhadas. Os resultados sugerem que apesar de se observar melhorias nos indicadores, não há diferenças estatisticamente significativas na qualidade de vida dos seniores (Z=139,0; p=0,68), na satisfação com a vida (Z=168.5; p=0,065) e na alegria (Z=112,5; p=0,775). Verifica-se, porém, uma diferença positiva, e estatisticamente significativa, no bem-estar emocional (Z=172,5; p=0,046). Conclusão: A participação dos idosos nas atividades de turismo social revelou um impacto positivo no seu bem-estar emocional. É provável que estas atividades contribuam para o desenvolvimento de emoções positivas que, por sua vez, contribuem para maior bem-estar emocional (Fredrickson & Joiner, 2002). As relações não significativas encontradas podem dever-se a: (a) curta duração da mobilidade, (b) aumento da consciência dos seniores, pela participação na experiência, aumentando a sua exigência quanto às escalas medidas. Relevância para a academia ou implicações nas políticas: A medição é fundamental para melhor compreender e gerir o impacto que a participação dos seniores em atividades turísticas tem nalguns aspetos da sua vida, em particular na sua qualidade de vida. Os resultados também podem contribuir para ajustar o modelo de negócio do projeto.
  • A Social Business Model for Active Ageing:The Case of the Volto Já Project
    Publication . Bernardes De Oliveira, Sandra Margarida; Leal, Susana; Vivas, C.; Nascimento, João; Barradas, Luís Cláudio; Amaral, Marta; Rodrigues, Ana; São João, Ricardo; Santos, Cristina; Passarinho, Aldo; Ferreira, Maria Regina
    This paper presents the social business model of the VOLTO JÁ Project. The project aims to implement a senior social exchange programme in social economy organisations, seeking to promote tourism experiences for the elderly and highlighting active ageing. The business model is based on the sharing of resources to enhance the value proposition and will be supported by an information and communication technologies (ICT) platform. This research followed a two-phase data collection process. In the first phase, two focus groups were conducted with the participation of six social economy organisations (represented by their respective technical director) and ten academics. The goal in this phase was to understand the conditions they can offer and their willingness to have elderly people in the social exchange programme, and to develop key inputs for the social business model design. The model was built on the premise that the creation of social value is based on the sharing of existing resources. In the second phase, a third focus group was conducted with the participation of six social economy organisations (represented by ten professionals) and five academics. In this phase the aim was to validate the business model with relevant stakeholders.
  • Documento de análise da plataforma de suporte ao modelo de negócio do Volto Já
    Publication . Nascimento, João António Marujo do; Barradas, Luís Cláudio; Martins, Luís; Leal, Susana; Vivas, C.; São João, Ricardo; Bernardes De Oliveira, Sandra Margarida
  • Virtual Tourism Business Networks in Developing Countries
    Publication . Barradas, Luís Cláudio; Ferreira, J. J. P.
    Since the rising of Computer and Information Technologies, that enterprises and organizations explore them to run their businesses, in order to explore new business opportunities, increase profits and decrease costs. Due several reasons, most of micro, small and medium enterprises located in remote communities, especially those located in developing countries, face a number of obstacles and difficulties due to their business structure and limited access to information and communication infrastructures. This paper presents the conclusive remarks of a master thesis that aims the development of a model for a virtual business network, bringing together tourism industry players located in remote communities, in order to provide them the opportunity to, at a low cost, join to the information society, explore new business opportunities and acquire global visibility. This virtual business network is fostered and relies on a JXTA P2P distributed e-marketplace model that seems to be an effective and alternative way to overtake the presented problem.
  • Projeto TIME2ACT@SD – time to act through sustainable experiences for higher education students
    Publication . Leal, Susana; Oliveira, Sandra; Nascimento, João; Barradas, Luis CS; Loureiro, Ana; Messias, Inês; Gonçalves, Catarina; Piki, Andriani; Flouraki, Katerina; Gelfgren, Veronica; Mongelli, Tito Livio; Güzel, Alper
    A Agenda 2030 das Nações Unidas definiu 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que devem ser implementados a vários os níveis: internacional, nacional, regional e local CCS2023 – 5ª Conferência Campus Sustentável 190 (United Nations, 2015). A educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) tem um papel importante na concretização dos 17 ODS (UNESCO, 2017). Pretende-se apresentar as metas e os objetivos do projeto Erasmus+ TIME2ACT@SD, enquanto contributo para a EDS no contexto do ensino superior europeu (Time2Act@SD, 2023). O TIME2ACT@SD tem como objetivo atuar nos ambientes de aprendizagem, apoiando professores e estudantes do ensino superior na melhoria ao nível dos conhecimentos, das competências e das atitudes no domínio da EDS e dos ODS, independentemente da área de formação e dos currículos dos estudantes. O projeto adota uma abordagem holística, incluindo a sustentabilidade ambiental, social e económica, envolvendo Instituições de Ensino Superior (IES) de Portugal, Bélgica, Chipre e Turquia. Os estudantes e professores das IES serão envolvidos no desenvolvimento de todo o projeto, desde a fase de diagnóstico de necessidades até ao teste dos outputs. Este é, aliás, um dos elementos inovadores do projeto, assim como a garantia de maior adesão e impacto do projeto. O TIME2ACT@SD procura produzir recursos educativos abertos e promover iniciativas para colmatar a falta de conhecimentos e competências, bem como mudar atitudes em relação ao Desenvolvimento Sustentável (DS), dos jovens que frequentam o ensino superior. Através de práticas inovadoras de formação e educação (recorrendo a MOOC e estratégias de gamificação) e de metodologias ativas (workshops e bootcamps, enquanto atividades de carácter experimental), o projeto pretende promover a literacia do grupo-alvo no domínio do DS/ODS, bem como alterações comportamentais no que respeita a preferências individuais, sensibilização para o DS, hábitos de consumo e estilos de vida. Os outputs do projeto serão desenvolvidos para promover os três níveis de aquisição de competências de sustentabilidade: conhecimento (aprendizagem conceptual), saber-fazer (competências práticas) e fazer (ligado à demonstração em ação e à sua transferibilidade para situações da vida real).
  • Management, Technology and Tourism: Social Value Creation
    Publication . Leal, Susana; Nascimento, João António Marujo do; Vivas, Carla; Barradas, Luís Cláudio; Bernardes De Oliveira, Sandra Margarida
    The 1st International Conference on Management, Technology, and Tourism: Social Value Creation (ICOMTT2020), which took place on 6 and 7 of February, 2020, emerged as an outcome of the Volto Já Project - Senior Exchange Program, developed by Instituto Politécnico de Santarém, Instituto Politécnico de Beja, and Santa Casa da Misericórdia de Santarém. During those two days, the ICOMTT2020 provided an opportunity for national and international researchers, academics, experts, entrepreneurs, and community leaders, to exchange and share their experiences, results and deepen the debate on social value creation. Value creation is a cornerstone of corporate sustainability, but it is not enough. The challenges of the next decades require a change in the dominant paradigm for the creation of social value that is the guarantee of the regions' sustainability. This paradigm shift will be analysed and debated thoroughly according to the major areas of ICOMTT2020: Management, Technology, and Tourism. This e-book presents diverse articles, all outputs from the Volto Já project and ICOMTT2020. The first article, entitled Volto Já - Senior Exchange Program: From idea to implementation, aims to present the main outputs of the Volto Já project. In this article, the authors organize the results obtained in the project around the three areas, management, technology, and tourism, with special emphasis on the participation of 24 seniors and six social economy organizations in the test of senior exchanges. The second article, entitled The role of social tourism in the satisfaction of elderly customers: the case of the Volto Já project, seeks to capture the perceived value given by the elderly to participation in social tourism programmes, and the link between the social tourism experience and their satisfaction as customers of social welfare services. The third article, entitled Industry 4.0 and Knowledge Management practices, has as main objective to highlight the role of the technologies that support Industry 4.0 in facilitating the knowledge management process. The article outlines how Industry 4.0’s components are useful to overcome several stages of the process and improve the performance of the organization. The fourth article, entitled A systematic literature review of the quality of working life and employee outcomes, presents a systematic literature review regarding the consequences of quality of working life. The results show how a higher level of quality of life at work can improve several relevant employee outcomes at work. Organizational commitment was found to be the most relevant employee outcome. Other core outcomes are job satisfaction, turnover intention, and burnout. The fifth article, entitled Comparison of the level of disclosure of elements of statement of financial position of the PSI-20 entities, aims to analyse the levels of disclosure of the components of the statement of financial position following International Accounting Standard 1, through the compliance indices found for the companies of the Portuguese Stock Index (PSI 20). The sixth and final article, entitled Youth's education for social entrepreneurship: Outcomes and pitfalls of an applied project, aims to analyse the impact of an educational project aiming to create social value through governance mentoring. The project consisted of designing an original programme for the curricular unit “Citizenship and Development” and applied it to a Portuguese group of students enrolled in a school of basic education. Social value creation can be achieved in various ways, mainly by integrating contributions from different scientific areas, such as management, technology, and tourism. In this e-book three of the articles show how to increase social value through applied projects. In this context, the role of the Volto Já project is highlighted, not only for proposing a social business model, but also for contributing to active ageing, reducing social inequalities, and improving the quality of life of the elderly.
  • Fostering Sustainability Competencies in Higher Education: a Multimodal Approach Through Time2Act@SD MOOC
    Publication . Loureiro, Ana; Leal, Susana; Bernardes De Oliveira, Sandra Margarida; Messias, Inês; Barradas, Luís Cláudio; Tekerek, Adem; Güzel, Alper; Piki, Andriani; Gonçalves, Catarina; Simons, Joke; Mongelli, Tito; Gelfgren, Veronica; Michiels, Xander
    The Time2Act@SDG Erasmus+ project aims to give higher education institutions the know-how and expertise they need to tackle the Sustainable Development Goals (SDGs) head on. The project offers three MOOC on the environment, the economy, and social issues. They provide a comprehensive approach to sustainability education that aligns with the principles of Education for Sustainable Development (ESD). The MOOC use new and creative ways to teach, including interactive content, digital tools, and hands-on learning. This helps students to think critically, solve problems, communicate, and work together. This paper looks at how the MOOC are designed and taught to see how they help students at HEIs to develop the skills they need to achieve the SDGs.