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Revisão da literatura sobre conhecimentos, atitudes e comportamentos dos estudantes do ensino superior sobre o desenvolvimento sustentável

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Susana_Leal etal_CCS2023_Oral_Communication.pdf2.59 MBAdobe PDF Download

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Abstract(s)

As Instituições de Ensino Superior (IES) têm um papel a desempenhar na Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) uma vez que podem promover a sensibilização, a compreensão e a ação em prol do Desenvolvimento Sustentável (DS) e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). As IES contribuem para provocar mudanças e transformações na sociedade, promovendo políticas, estratégias e métodos que permitam a construção de um mundo mais sustentável. Identificar os conhecimentos a adquirir e as atitudes e os comportamentos a desenvolver, pelos estudantes do Ensino Superior no âmbito do DS, é um desafio que merece ser prosseguido. Os estudantes das IES devem estar conscientes dos ODS e da forma como podem contribuir para a sua prossecução, não só enquanto estudantes, mas também como futuros profissionais e decisores em diferentes áreas (Bello et al., 2020; Leal Filho et al., 2019). O objetivo desta revisão da literatura é identificar os estudos existentes que abordam os conhecimentos, as atitudes e os comportamentos dos estudantes do ensino superior em relação ao DS e/ou aos ODS e sintetizar os seus principais resultados. Vários estudos têm-se centrado em fatores diretamente relacionados com os estudantes do ensino superior, contribuindo para medir os seus conhecimentos, atitudes e comportamentos em relação ao DS: (i) Borges (2019) mostrou que havia conhecimentos e atitudes muito favoráveis em relação ao DS entre estudantes do ensino superior, porém os comportamentos foram menos favoráveis; (ii) Balakrishnan et al. (2020) verificaram que os inquiridos tinham perceções e atitudes positivas em relação a todas as dimensões da sustentabilidade - ambiental, económica e social; (iii) Eagle et al. (2015) revelaram com o seu estudo que os estudantes mostram uma tendência para considerar que as questões fundamentais estão fora do seu controlo pessoal e acreditam que as soluções têm de ser encontradas por outros; (iv) em Al-Naqbi e lshannag (2018) os estudantes demonstraram uma elevada compreensão, atitudes positivas muito fortes e comportamentos moderadamente positivos em relação à EDS e ao ambiente; (v) os resultados de Zamora-Polo et al. (2019) mostram que o conhecimento dos ODS é baixo; foram encontradas diferenças significativas entre as pontuações obtidas nas implicações profissionais e pessoais dos ODS; (vi) segundo Leiva-Brondo et al. (2022) muitos estudantes afirmam estar cientes dos ODS, mas a maioria não tem uma compreensão completa destes 17 objetivos e da sua implementação atual, apesar de acreditarem que os ODS são importantes na sua vida quotidiana; (vii) Afroz e Ilham (2020) mostraram que os inquiridos têm um elevado conhecimento e uma atitude positiva em relação aos ODS. Neste trabalho, após a sistematização das principais conclusões dos estudos selecionados, apresenta-se algumas lacunas existentes na investigação, bem como orientações para estudos futuros.

Description

Keywords

Desenvolvimento Sustentável Educação para o Desenvolvimento Sustentável Ensino Superior Estudantes

Citation

Leal, S., Oliveira, A., Loureiro, A., Messias, I., Barradas, L., Nascimento, J. (2023, October 26-27). Revisão da literatura sobre conhecimentos, atitudes e comportamentos dos estudantes do ensino superior sobre o desenvolvimento sustentável [Conference presentation abstract]. 5ª Conferência Campus Sustentável, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Viana do Castelo, Portugal. https://prometheus.ipvc.pt/conferences/ccs2023/papers/7526CCS2023.pdf

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Instituto Politécnico de Viana do Castelo

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